Empregos de informática no estrangeiro

A pergunta não diz especificamente para que país, mas vendo pela conversa onde esta pergunta foi colocada devo assumir que é Inglaterra.

Moro no UK, fora de Londres. Concordo com os 3000€ que quase toda a gente falou. Na altura em que me mudei, 2013 (muito antes do referendo do brexit) a libra estava muito alta (+/- 1.48€) e 3000€ valia muito menos.

Comecei em Oxford, fiz a viagem de permanência em finais de Agosto e comecei a trabalhar a meio de Setembro (estive 3 semanas a tratar de casas, bancos, seg. social, etc). Portanto, estive praticamente 5 semanas com 3000€ até cair o primeiro ordenado inglês.

Chegou para tudo.

Tiveste alguma ajuda para tratar desses assuntos todos?
 
Para a malta que foi para o estrangeiro, o quão melhor ficaram monetariamente? Conseguiram poupar muito mais dinheiro mensalmente?
Conseguiram comprar coisas boas para vocês logo no 1º ou 2º mês? ;)
 
Tiveste alguma ajuda para tratar desses assuntos todos?

Nope, fiz tudo sozinho.

Para a malta que foi para o estrangeiro, o quão melhor ficaram monetariamente? Conseguiram poupar muito mais dinheiro mensalmente?
Conseguiram comprar coisas boas para vocês logo no 1º ou 2º mês? ;)

1) muito melhor. em PT se tivesse uma multa, consulta, imposto ou despesa imprevista gastava logo mais do que ganhava nesse mês.

2) sim, sobra-me mais de metade de do ordenado todos os meses (vivo e trabalho fora de Londres, não tenho um ordenado de Londres, mas também a vida é muito mais barata). quando comecei a trabalhar no UK, estava a pagar dois carros (o carro PT e carro no UK) e duas "casas/alojamento" (a minha casa em PT que comprei e o aluguer do meu quarto no UK)

3) Não sei o que defines como "coisas boas"... Estás a falar de um telemovel de £500? Sim, é possível mas não terás outras prioridades antes como amealhar algum dinheiro para algum imprevisto?
 
Dependendo do lugar para onde vais na europa da para juntar muito guito claro depende tambem do teu estilo de vida. No primeiro mes vais sempre gastar mt guito com viagens, alojamento, etc mas depois e meter no bolso. E estando fora depois podes sempre mudar de emprego como ai e nestas mudancas consegues grandes aumentos
 
Nope, fiz tudo sozinho.



1) muito melhor. em PT se tivesse uma multa, consulta, imposto ou despesa imprevista gastava logo mais do que ganhava nesse mês.

2) sim, sobra-me mais de metade de do ordenado todos os meses (vivo e trabalho fora de Londres, não tenho um ordenado de Londres, mas também a vida é muito mais barata). quando comecei a trabalhar no UK, estava a pagar dois carros (o carro PT e carro no UK) e duas "casas/alojamento" (a minha casa em PT que comprei e o aluguer do meu quarto no UK)

3) Não sei o que defines como "coisas boas"... Estás a falar de um telemovel de £500? Sim, é possível mas não terás outras prioridades antes como amealhar algum dinheiro para algum imprevisto?

Tenho pensado bastante em ir para fora.

Como procuraste trabalho? Através do linkedin ou sites de emprego (indeed, reed,...)?
 
Para a malta que foi para o estrangeiro, o quão melhor ficaram monetariamente? Conseguiram poupar muito mais dinheiro mensalmente?
Conseguiram comprar coisas boas para vocês logo no 1º ou 2º mês? ;)
Em portugal estava a poupar prai 5mil por ano... aqui em 3 meses comprei carro (que sao muito mais baratos, um mini cooper com 10 anos 2mil libras)
 
ya os carros usados em UK sao mt baratos nem tem comparacao. Se o volante fosse do lado esquero colocava um em portugal para quando vou la. La esta a vantagem e que mesmo que fora do pais a vida seja mais cara o que ja nao sei se sera tanto assim pois morar em lisboa hoje em dia ta impossivel rendas abusivas, imagina que poupas 10% do teu salario em Pt em estando fora uma coisa e poupar 10% de 1500 ou 10% de 5000. Estou a atirar os 10% para o ar e so para mostrar a proporcao
 
Como procuraste trabalho? Através do linkedin ou sites de emprego (indeed, reed,...)?

Nos sites do costume, monster, reed, etc.

aqui em 3 meses comprei carro (que sao muito mais baratos, um mini cooper com 10 anos 2mil libras)

O meu primeiro carro aqui no UK custou "uma playstation".

Um Peugeot 206D de 2001 pela módica quantia de £300 (trezentas libras)
 
O tema do tópico está a ficar um bocado desvirtuado, se calhar era melhor ter um tópico do género "Empregos de Informática no Estrangeiro - Dúvidas" ou semelhante.

De qualquer maneira, eu tenho uma dúvida (várias talvez, mas vou manter as coisas simples):
- Para a malta que já tem família (mulher, filhos, etc), deixaram PT e a família para trás e foram para o estrangeiro? Se sim, qual foi o motivador para essa decisão? Os salários são assim tão mais altos lá fora? E eventualmente acabaram por levar a Maria e os filhos também ou ficaram eles ficaram em PT?

Eu sei que em PT não ganhamos fortunas e o custo de vida está cada vez pior, principalmente em Lisboa (onde vivo). Não me dou a grandes luxos e poupanças vêm apenas com algum cuidado na gestão do dinheiro (por exemplo, para comprar carro esperámos até poder ter os 2 filhos em escolas públicas e não ter que andar a pagar creches), mas não ando preocupado a contar dinheiro para ver se chego ao fim do mês.

Vale assim tanto a pena deixar a família longe? Já passo algum tempo fora do país em trabalho, mas para o patrão português, e nem sempre é fácil passar muito tempo longe, mais do que não fosse porque não é fácil para a Maria cuidar da criançada sozinha (banhos, lanches, jantares, limpar casa, loiça, etc, etc, etc) em adição ao trabalho dela
 
Boas,

eu tenho a minha familia td em PT, sou o unico q estou aqui no Uk, ja la vao uns anos, mas vou com frequencia a PT pelo menos 1/2 vezes por mes, vou aos periodos de 4 dias de cada vez quarta a domingo.

A minha principal motivacao de sair foi pq eu ja tava a sair com mta frequencia para o estrangeiro com a diferenca q o salario era 1 um salario Portugues, epa mal por mal mais vale vir logo e ganhar o salario de ca.

Tenho amigos em varios paises Uk/Holanda/Espanha/Alemanha etc e tds que tem familia, a familia foi com eles, normalmente o que acontece eh ele sai, ta fora uns meses ou no max um ano prepara td junta algum dinheiro e tras o resto da familia.

epa se vale a pena ou nao depende de cada situacao, chamo a atencao eh para os salarios e a forma como se calcula, mta gente so olha pro salario bruto e depois compara com salario liquido em PT, esquece se de subsidios etc portanto eh ter atencao, cada casa eh um caso.

e no final eh sabido que deixas td a familia e amigos para tras e se tens criancas ao fim de uns anos se quiseres voltar pode se dar o caso de ficares tu com a familia ca porque entretanto as criancas cresceram e depois ja nao querem elas voltar para PT.

Ab,
 
O tema do tópico está a ficar um bocado desvirtuado, se calhar era melhor ter um tópico do género "Empregos de Informática no Estrangeiro - Dúvidas" ou semelhante.

De qualquer maneira, eu tenho uma dúvida (várias talvez, mas vou manter as coisas simples):
- Para a malta que já tem família (mulher, filhos, etc), deixaram PT e a família para trás e foram para o estrangeiro? Se sim, qual foi o motivador para essa decisão? Os salários são assim tão mais altos lá fora? E eventualmente acabaram por levar a Maria e os filhos também ou ficaram eles ficaram em PT?

Eu sei que em PT não ganhamos fortunas e o custo de vida está cada vez pior, principalmente em Lisboa (onde vivo). Não me dou a grandes luxos e poupanças vêm apenas com algum cuidado na gestão do dinheiro (por exemplo, para comprar carro esperámos até poder ter os 2 filhos em escolas públicas e não ter que andar a pagar creches), mas não ando preocupado a contar dinheiro para ver se chego ao fim do mês.

Vale assim tanto a pena deixar a família longe? Já passo algum tempo fora do país em trabalho, mas para o patrão português, e nem sempre é fácil passar muito tempo longe, mais do que não fosse porque não é fácil para a Maria cuidar da criançada sozinha (banhos, lanches, jantares, limpar casa, loiça, etc, etc, etc) em adição ao trabalho dela

Eu acho que nao vale a pena pelo dinheiro, mas cabe a ti decidir. Agora ha muita malta que ja esta a trabalhar no estrangeiro mas continua com patroes portugueses, ai se calhar faz mais sentido pensar em mudar-se permanentemente e levar a familia atras, mas e' uma decisao muito dificil.
 
@Seeba @Son Gohan # Não se esqueçam também do Liechtenstein. É na mesma zona, os salários não são tão altos como em Zurich mas a vida é mais calma e fiquei com a ideia de que os projectos são sempre de longo prazo.
 
Última edição:
+1 nisto

Quando sair do UK, Suíça (Zurich) parece-me a melhor opção financeiramente.

A diferença é que eu ainda nem acabei o curso :P
Mas estou quase a terminar o mestrado (é mestrado integrado).
Tenho medo de ir para fora (especialmente paises como Suíça que são caríssimos) sem experiência e algum dinheiro no bolso.
Portanto devo ficar cá 1 aninho e meio a trabalhar e juntar algum :)
Já agora, fazes intenção de sair do UK... por questões de qualidade de vida, medo do brexit ou simplesmente procuras melhores salários?
 
Não necessariamente melhores salários per se... Melhor racio ganho/gasto. Não me interessa ganhar 200k se gasto 160k. Preferia ganhar 100k e gastar 50k apenas.

Segundo percebi uma das melhores localizações para tal seria a Suíça. Por favor digam outras. Eu sei que Zurich é carote, mesmo não sendo eu pessoa de gastar muito dinheiro.


Em relação a sair do UK eu sei que não irei ficar aqui na reforma e quero reformar relativamente cedo. Na altura surgiu oportunidade para cá e era melhor do que em PT então siga. Atualmente o plano é aprender mais (chegar até sénior, eventualmente) e depois procurar melhor "savings rate"
 
Tenho medo de ir para fora (especialmente paises como Suíça que são caríssimos) sem experiência e algum dinheiro no bolso.
Só deves fazer isso em última instância. Não é impossível encontrar empregos entry-level sem nenhuma experiência. Vai procurando anúncios nos sítios do costume e no portal eures por exemplo.

Outra coisa que deves ter mente é que o mercado Inglês, Suiço e afins é muito diferente do nosso. Há muita mobilidade. Não te prives de responder por exemplo a um anúncio de system operator porque depois de 6 mesitos e toda a papelada tratada saltas logo para outro trabalho que requeira mestrado por exemplo.

P.S: Não uses o modelo europass para o CV. Tens muitos outros modelos em Latex por exemplo.
 
Boa noite, pessoal.
Fugindo um pouco do assunto... Mas esse foi o tópico mais próximo que achei...
Sou do Brasil e achei uma indicação no Vida Hacker sobre dois sites chamados Usertesting e Testingtime, em que você ganha dinheiro testando sites e aplicativos, e recebe em euros...Alguém conhece? Já testou? Funciona mesmo?
Estou procurando dicas de como ganhar dinheiro trabalhando de casa pela internet... Achei essa uma boa forma de complementar a renda...
Obrigada!

Segue a fonte do artigo que falei: https://vidahacker.io/como-ganhar-dinheiro-internet/
 
Pessoal, tenho neste momento ofertas de Inglaterra, Irlanda e Holanda.

Por um lado, já rejeitei a Irlanda porque quando fui lá, embora tivesse gostado, não me pareceu o melhor país para se viver.
Estou entre a Holanda e Inglaterra, que são dois paises que eu gosto bastante e embora sejam diferentes, penso que os apela a mim, são bastante identicos (não são ofertas de Londres ou Amsterdão).

Embora inicialmente estivesse mais inclinado para a Holanda, os salários e progressão salarial como developer, não me parecem os mais apelativos, embora ninguém tenha mencionado isso.

Parece-me que a Holanda será melhor para quem procura efetivamente ficar na Holanda durante uma boa parte da sua vida ou até criar familia mas se estivermos a falar de qualidade de vida também como fazer dinheiro, Inglaterra parece-me o melhor lugar entre estas ou estou errado?
 
Back
Topo