Empregos de informática no estrangeiro

Olá, também gostava muito de ouvir a vossa opinião nesta última questão. Surgiu-me a oportunidade de trabalhar como Contractor para UK part-time 3 dias semana, com hourly-rate, em trabalho 100% remoto, continuar a viver em Portugal. Estou bastante interessado. Deram a possibilidade de ser Contractor ou Freelancer. Pensei que ambos fossem o mesmo. O que me aconselham? Nem entendo bem a diferença, mesmo em termos fiscais, isto é um mundo novo para o tuga. Muito obrigado!
 
A melhor resposta que vos podem dar aqui é que peguem em 100 euros e falem com um contabilista para vos explicar tudo e fazer as contas todas para o vosso caso em particular. Há demasiadas variáveis a considerar para dar uma resposta tão abrangente.

(os 100 euros podem parecer muito mas se realmente estão interessados neste mundo, recuperam os 100 euros em menos de nada).
 
Olá, também gostava muito de ouvir a vossa opinião nesta última questão. Surgiu-me a oportunidade de trabalhar como Contractor para UK part-time 3 dias semana, com hourly-rate, em trabalho 100% remoto, continuar a viver em Portugal. Estou bastante interessado. Deram a possibilidade de ser Contractor ou Freelancer. Pensei que ambos fossem o mesmo. O que me aconselham? Nem entendo bem a diferença, mesmo em termos fiscais, isto é um mundo novo para o tuga. Muito obrigado!
Devem ter-te dado a possibilidade de Contractor ou Permanent.
É impossível aconselhar-te como deve ser só com os detalhes que deste. Qual é a duração do contrato para o UK e a hourly-rate? Qual é o notice period?
Se quiseres posso ajudar-te por PM, sou contractor para o US/UK à 2+ anos ;)
 
Última edição:
Bom dia a todos.

Resumidamente, trabalho como Oracle Developer com 3 anos de experiência numa consultora. Tenho feito algumas formações avulso na área de ML mas ainda sem experiencia profissional para o comprovar.
Tenho ponderado sair do país e experimentar uma cultura de trabalho diferente mas não está a ser fácil encontrar oportunidades pois confesso que agora percebo que estou mesmo muito limitado a tecnologias Oracle.

Dito isto, aqui alguém passou pelo mesmo e pode recomendar empresas/sites a que devo estar mais atento ou partilhar o seu percurso?

Desde já obrigado!
 
Estive a ler este topico, e este pessoal que esta insesantemente a defender que "Portugal é que é bom" que os Tugas tds dizem que no estrangeiro é que é melhor, PT é miserável... (e é)...

Paguem uma casa/carro ou ambos + agua+electricidade+combustivel(do mais caro da EU estes 3 items), ha e claro esquecime que tens de comer para viver :p, com o salario minimo 550€, que é assim a realidade de mais de metade da população nacional e dps venham dizer que Portugal está acima da média em qualidade de vida.

Acho que tds tem razão mas cada caso é um caso, viver em Portugal requer sacrificios não é tudo um mar de rosas, no meu trabalho estou em contacto com mt tipo de pessoas e mts delas em grandes dificuldades (o que não quer dzr que tb nao aconteca noutros paises da UE) simplesmente aqui há mais gente a viver no limiar da probreza.
 
Parece-me que algumas das coisas que disseste não são verdade, entre elas o valor do ordenado mínimo e o nível de pobreza em Portugal (https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/Income_poverty_statistics).

Ignorando isso, lembra-te que isto é um tópico sobre emprego em informática, portanto as opiniões que aqui estão são sobre um grupo da população muito específico e é suposto serem interpretadas nesse contexto.
 
Estive a ler este topico, e este pessoal que esta insesantemente a defender que "Portugal é que é bom" que os Tugas tds dizem que no estrangeiro é que é melhor, PT é miserável... (e é)...

Paguem uma casa/carro ou ambos + agua+electricidade+combustivel(do mais caro da EU estes 3 items), ha e claro esquecime que tens de comer para viver :p, com o salario minimo 550€, que é assim a realidade de mais de metade da população nacional e dps venham dizer que Portugal está acima da média em qualidade de vida.

Acho que tds tem razão mas cada caso é um caso, viver em Portugal requer sacrificios não é tudo um mar de rosas, no meu trabalho estou em contacto com mt tipo de pessoas e mts delas em grandes dificuldades (o que não quer dzr que tb nao aconteca noutros paises da UE) simplesmente aqui há mais gente a viver no limiar da probreza.

Estás a deturpar. Nunca vi aqui ninguém a dizer que em Portugal é tudo bom, o que se diz é que não é tão mau como o pintam. Eu sou um dos que acham que Portugal tem muita coisa boa que não é valorizada, sendo uma delas a qualidade de vida, sendo que vivo e trabalho na Alemanha, mas também conheço relativamente bem outros países como a Holanda e a Bélgica.
O que há muito em Portugal, por experiência própria e dentro da minha própria família, é achar que nos países ditos desenvolvidos, é que é tudo espectacular e que em Portugal nada presta. A quantidade de vezes que ouço "isto só em Portugal", sobre coisas que vejo nos outros países, ou ainda pior, só me dá vontade de rir.
Muitas dessa pessoas nunca sequer sairam de Portugal, ou não sabem como é viver e trabalhar noutro país, só sabem o que vêm nas férias.

Tal como já referi aqui no forum mais que uma vez e repito, o poder de compra dos Portugueses de facto é baixo e a cultura de salarios baixos e horas extras é vergonhosa e sem qualquer sentido. Dito isto, acho que a qualidade de vida é bastante melhor do que se pensa, a meu ver melhor que na Alemanha, há muita coisa boa a que não se dá valor, sendo uma delas o Sistema Nacional de Saúde (embora ache que pode e deve melhorar), e se acham que em Portugal é tudo mau e que "lá fora" é só maravilhas, deviam ir viver e trabalhar para fora durantes uns tempos.
 
Última edição:
Eu so digo que em Oncall o que recebia em uma semana s (em UK) era maior que o meu primeiro salario em Lisboa de 1300 euros por isso ja da para ter uma ideia. E deste Oncall 24x7 pela noite so era mesmo chamado quando um servcio gold estava down se fosse silver so de manha se resolvia.

A mentalidade e mt diferente assim como reconhecimento e o dinheiro que se pode ganhar
 
Boas a todos,

A minha empresa abriu as seguintes vagas para a Varsóvia na Polónia.

  • iOS Developer (Qualificações: Knowledge of iOS SDK and the ability to create scalable applications using patterns (MV*, VIPER) - Knowledge of creating and automating unit and integration tests - Knowledge of the GIT version control system - Basic knowledge of SwiftUI, Combine and BitBucket, JIRA, Objective C or other languages (e.g. JavaScript), - Experiences with Firebase, CoreData, Core Animation, CoreLocation, Cocoapods, UserNotification, SnapKit will be appreciated)

  • Android Developer ( Independent implementation of tasks and experience in designing and building applications on the Android platform in Kotlin / Java languages - Knowledge of Android SDK and the ability to create scalable applications using MV* patterns - Knowledge of creating and automating unit and integration tests - Knowledge of the GIT version control system - Basic knowledge of Android JetPack, Jira, Jenkins - Experience with Firebase or libraries: Koin, Hilt, Dagger2, Android Data Binding, ArCore)

  • Back-end Developer Java/Node.JS/Python (At least 1 year of professional experience in Java/NodeJS/Python programming - Good understanding and knowledge of programming for back-end application - Familiar with microservice/serverless architectures and REST or GraphQL APIs - Familiar with both SQL and noSQL DBs and queueing mechanisms (OracleDB/MariaDB/Mongo RabbitMQ/Kafka etc))


Quem tiver interesse em se candidatar. PF envie uma MP.
Cumpz
 
A melhor resposta que vos podem dar aqui é que peguem em 100 euros e falem com um contabilista para vos explicar tudo e fazer as contas todas para o vosso caso em particular. Há demasiadas variáveis a considerar para dar uma resposta tão abrangente.

(os 100 euros podem parecer muito mas se realmente estão interessados neste mundo, recuperam os 100 euros em menos de nada).
Olá, tens alguma recomendações de contabilistas em Portugal especializados nestes tópicos? Preciso de ajuda para declarar o meu IRS este ano visto que passei a ser residente fiscal em Portugal e tenho um contracto com uma empresa no UK..
 
Olá, tens alguma recomendações de contabilistas em Portugal especializados nestes tópicos? Preciso de ajuda para declarar o meu IRS este ano visto que passei a ser residente fiscal em Portugal e tenho um contracto com uma empresa no UK..
Posso partilhar o meu. não é barato, mas é mt bom e esta acostumado com esta categoria de serviço.
 
Olá, tens alguma recomendações de contabilistas em Portugal especializados nestes tópicos? Preciso de ajuda para declarar o meu IRS este ano visto que passei a ser residente fiscal em Portugal e tenho um contracto com uma empresa no UK..
Também te posso enviar o contacto do meu contabilista, envia PM se ainda estiveres interessado.
 
Bom dia.
Provavelmente esta pergunta já passou várias vezes por aqui. Qual é a vossa opinião em procurar oportunidades logo como primeiro emprego lá fora? Para países como Bélgica, Holanda, Alemanha...
Isto para um recém mestre em Engenharia de Software.
O que vejo no linkedin parece promissor. No entanto não dá para ter ideia do ponto de vista dos recrutadores nesta situação.

Obrigado desde já.
 
Tendo feito isso(ir para o estrangeiro sem experiencia), recomendo que trabalhes pelo menos 1.5-2 anos em Portugal para teres algum traquejo quando fores para fora.
Há muita coisa a aprender nos primeiros tempos que já é suficientemente dificil quando consegues comunicar fluentemente, fará noutra língua. Falo de todo o processo desde procurar os melhores empregos, negociar contratos, assinar contratos, aprender o básico das dinâmicas de trabalho, negociar aumentos, etc.
Just my 2 cents.
 
Tendo feito isso(ir para o estrangeiro sem experiencia), recomendo que trabalhes pelo menos 1.5-2 anos em Portugal para teres algum traquejo quando fores para fora.
Há muita coisa a aprender nos primeiros tempos que já é suficientemente dificil quando consegues comunicar fluentemente, fará noutra língua. Falo de todo o processo desde procurar os melhores empregos, negociar contratos, assinar contratos, aprender o básico das dinâmicas de trabalho, negociar aumentos, etc.
Just my 2 cents.
Desde já obrigado pelo feedback.
Penso que percebi a mensagem que tentaste passar e sem dúvida que vou ter isso em conta.
Aproveito para perguntar. Será assim tão difícil encontrar emprego lá fora quando se está a entrar no mercado de trabalho? Pergunto isto tendo maioritariamente Portugal como termo de comparação.

Obrigado mais uma vez.
 
Acho que é muito como o @NightscreaM disse. É sempre mais fácil arranjar já com 1 ou 2 anos de experiência. No meu caso fui para o UK com 2 anos de experiência e arranjei trabalho ainda cá. O facto de teres alguma coisa já no teu CV vai despertar atenção da malta de recrutamento.

A parte do teres ou não teres mestrado, pelo menos no UK, é quase irrelevante.

Sinceramente, penso que a parte mais complicada não é o não teres experiência, é isso aliado com o facto de não estares lá a residir.
 
Bom dia

apesar de ter lido várias páginas gostava desta forma de pedir uma opinião, trabalho como field support num banco, e trabalho em informática desde 2011, suporte,Helpdesk, vendas, hardware. Não sou licenciado, mas gostava de ir para o estrangeiro não por não gostar do nosso país nada disso. O que gostaria de saber se alguém já passou por este processo , alguém me pode aconselhar ? Ou mesmo dar alguma ideia ? Obrigado a todos
 
Bom dia

apesar de ter lido várias páginas gostava desta forma de pedir uma opinião, trabalho como field support num banco, e trabalho em informática desde 2011, suporte,Helpdesk, vendas, hardware. Não sou licenciado, mas gostava de ir para o estrangeiro não por não gostar do nosso país nada disso. O que gostaria de saber se alguém já passou por este processo , alguém me pode aconselhar ? Ou mesmo dar alguma ideia ? Obrigado a todos
O conselho é mandar curriculos, estar visivel no linkedin etc. Assim que tiveres uma proposta é avaliar e se valer a pena fazer as malas.

A partida se te fazem uma proposta é porque sabem que tens as competencias necessárias. Convem ter uns 3mil euros no bolso para os gastos iniciais em alojamento/caucao, mais a comida/deslocacoes no primeiro mes.

E é isso... só sabes quando tentares...
 
Back
Topo