Empregos de informática no estrangeiro

Tive um familiar que trabalhava para a Continental que foi enviado para os escritórios da Alemanha e foi disso que ele e a esposa se queixaram.

Ainda chegaram a viver lá perto de 2 anos e a esposa dele apesar de não trabalhar, queixava-se imenso do dia a dia porque para as coisas básicas era bastante difícil sem saber Alemão e a adaptação foi bastante complicada. No caso dele foi mais fácil, porque era tudo à base do inglês e uma percentagem do trabalho dele requeria viajar.

Quanto à comparação em relação ao custo de vida/salário vs Londres, não sei dizer. Londres é uma das cidades mais caras para se viver.
 
Pode ser exagerado, mas isso que descreves não é nada descabido no UK dentro da nossa área. Principalmente para malta com uns bons anos de experiência.
Trabalhei 1 ano e meio com um contractor que vivia em Londres e ia diariamente para Reading de Porsche. O tipo fazia £650 diárias e era Mobile Dev, por isso quando digo que os salários são estupidamente altos, não me parece desfasado da realidade.

Hoje em dia qualquer senior consegue um salário de 50k/60k em Londres, e aqui falo em malta com uns 5-8 anos de experiência. Para dar outro exemplo, um ex-colega meu saiu da empresa para ser Solutions Architect para ir ganhar £115k (em Bristol). É verdade que é um tipo com 25 anos de experiência, mas mesmo assim dá uma ideia do que o UK tem para oferecer.

Quando o salário médio no UK deve rondar os 30k e qualquer tipo com meia dúzia de anos de experiência já anda a ganhar 60k, acho que dá uma perspectiva do que a cena Tech é neste momento no UK.

Atenção que claro que isto é como tudo, e não quero dar a ideia que tudo que seja dev esteja com as conta bancárias a rebentar, mas aquilo que pretendo dizer, é que o UK que oferece oportunidades de se atingir esses salários sem que seja algo considerado fora do normal e que mesmo que não se tenham um salário brutal, aquilo que oferece é o suficiente para ter um vida bastante boa.
Sim sim, esses ordenados estao corretos, o que queria dizer é que mesmo com esses ordenados (a nao ser que as 2 pessoas de um casal sejam ambos de tech) nao é assim tao confortavel como pode parecer à primeira vista. Claro que é muito melhor que Portugal, mas nao esquecer os T3 ou moradias em areas interessantes a 500k/600k, etc :p... Em relacao ao Porsche sim, tambem nao é dificil tendo em conta o mercado de usados :D, mas la esta depende das prioridades... Eu por exemplo com apenas 3 anos de experiencia vim ganhar 60k, mas mesmo admitindo que daqui a uns 5 anos consigo estar nos 90/100k, nao é o suficiente para fazer "vida de rico". É fazer uma vida normal, em que simplesmente consegues pagar mais rapido a mortgage :p
 
Entre Amesterdão, Berlim (não saber alemão no resto do país, senti que é para esquecer) e Londres (ou outra cidade de UK), qual era a cidade que escolheriam para seguir carreira no estrangeiro?

É realmente uma escolha difícil.

Valorizo:
- salário vs custo de vida
- a facilidade de comunicação (portanto que seja english friendly)
- saúde (quer em custos quer em qualidade)
- baixa criminalidade
- facilidade em ter crianças (custos de creches e afins e variedade de espaços para as crianças)
- espaços verdes como parques/jardins
- Tech scene apelativa a nível de desenvolvimento de carreira, salários, quantidade de oferta e facilidade em arranjar emprego, visto que tanto eu, como a namorada somos desta área.

Em salário vs custo de vida, acho que Berlim ganha, depois Londres e depois Amesterdão (as coisas são muito caras, senti que eram mais caras do que em Londres).

Em termos de acessibilidade, Amesterdão e Berlim, não precisam de visto, Londres ou outra cidade do UK precisa e isso é um entrave e mais euros para vistos e ainda pagar a taxa de saúde extraordinária.

Em termos de comunicação, Londres fala-se inglês, depois Amesterdão parece-me mais english friendly, e depois vem Berlim em último, porque fiquei com a ideia de que em Berlim nem todas as pessoas dominavam o inglês, em Amesterdão, senti como se fosse uma segunda língua oficial, praticamente todos falavam bom inglês inclusive pessoas mais velhas, o que me surpreendeu.

Saúde parece-me melhor em Berlim (pelo que me falaram), depois Londres, depois Amesterdão (só há seguro de saúde privado acho eu).

A criminalidade, parece-me mais baixa em Amesterdão, depois em Berlim e a mais elevada em Londres.

Londres não me parece nada uma cidade apropriada para ter crianças, para o comum dos mortais parece-me mais adequada para solteiros ou casais jovens sem filhos, enquanto que Berlim parece-me a mais adequada pelos preços mais baixos de creches e disponibilidade de escolas bilingues a preços acessíveis, depois escolheria Amesterdão.

As três cidades estão bem dotadas de espaços verdes e parques, proporcionalmente à sua dimensão.

Quanto à Tech scene, parece-me que Londres é a mais apelativa, depois Berlim e depois Amesterdão.

Posso estar enganado em algumas coisas, mas foi o que senti ao visitar as três cidades e a falar com quem lá vive, qual seria a vossa escolha e porquê?

(Falando sem conhecer o Pós Brexit, visto que deixei de morar no UK recentemente)

Eu, pessoalmente, aconselhava Inglaterra mas fora de Londres. O custo de vida é mais baixo que em Berlim ou Amsterdão, os ordenados são mais altos. O sistema de saúde, pelo menos da minha experiência, é bastante bom e eficaz, que infelizmente tive alguns problemas de saúde enquanto estive lá e não tenho uma única razão de queixa. O facto de toda a gente falar Inglês é excelente para a comunicação, que agora moro em Bruxelas e sinto muito a falta disso...
 
(Falando sem conhecer o Pós Brexit, visto que deixei de morar no UK recentemente)

Eu, pessoalmente, aconselhava Inglaterra mas fora de Londres. O custo de vida é mais baixo que em Berlim ou Amsterdão, os ordenados são mais altos. O sistema de saúde, pelo menos da minha experiência, é bastante bom e eficaz, que infelizmente tive alguns problemas de saúde enquanto estive lá e não tenho uma única razão de queixa. O facto de toda a gente falar Inglês é excelente para a comunicação, que agora moro em Bruxelas e sinto muito a falta disso...
Porque é que deixaste o UK?
Foi o Brexit que te fez mudar ou tiveste uma oportunidade mais vantajosa em Bruxelas?
 
@lusithanius, neither.

A mulher prefere trabalhar na Bélgica e está mais à vontade com o Francês. Happy wife, happy life.

No entanto continuo a trabalhar para o UK. Sou contractor e o meu cliente está no UK. O que tem as suas vantagens e desvantagens, mas isso é outro assunto.
 
@minezone X

Vivo em Berlim e a cidade já não é tão barata como era há uns anos. As rendas subiram consideravelmente nos últimos anos o que tornou a cidade menos apetecível.
Dá pare viver só com o Inglês, mas se souberes Alemão facilita bastante.
O meu Alemão ainda é bastante básico, tenho de recorrer ao Inglês com muita frequência mas tenho conseguido fazer a vida sem grandes problemas.
Fora de Berlim já não é bem assim.

Em termos da área de IT a cidade tem muitas oportunidades, não sei exactamente como se compara com Londres, mas tanto quanto sei neste aspecto está melhor que Amesterdão. É também a capital nº 1 das Startups a nível Europeu, com milhares de startups novas todos os anos, com tudo o que de bom e de mau isso acarreta.

Trabalho na área de IT e dependendo da empresa e função sim é possível ter um salário de junior, com pouca ou nenhuma experiência, que pode variar facilmente entre os 45 e os 55K ano. 55K talvez mais nas áreas de Data Science / Machine Learning, embora a concorrência nessa área também seja maior nos últimos 2 anos.

Com um salário a rondar estes valores, mesmo com as rendas a aumentar, dá para viver sem problemas em Berlim e ainda dá para juntar ao fim do mês.

Nunca vivi na Holanda, mas das muitas vezes que lá fui a titulo profissional e pessoal, acho que é um país onde me agradaria viver, até mais que na Alemanha. Para além de que saber só Inglês não é um problema.
Na Holanda, fora de Amesterdão, há cidades muito interessantes e com muito menos confusão. Não sei é muito bem como se comparam com Amesterdão em termos de IT.
Uma delas é Leiden, que gosto bastante e fica a 25-30 min de Amesterdão por comboio.
 
Última edição:
Também estou por Berlim agora e tive as minhas lutas à procura de casa agora, as rendas estão bem altinhas. Por exemplo o primeiro apartamento que aluguei em Agosto era 1400€ por um pequeno apartamento T1 (1 quarto, 1 sala). Era qb perto do centro.

Neste momento são muitos cães ao mesmo osso, por isso ou estás disposto a pagar mais, ou bom que tenhas onde ficar. Cheguei a fazer visitas em que era eu e mais 30.

Para além dos custos, depois também há outros inconvenientes no mercado do arrendamento. Sem contrato alemão por exemplo torna-se muito dificil. Não saber a lingua também não ajuda. No meu caso contratei uma relocation agency que tratou de praticamente tudo, agora tenho que ser eu a aprender a lingua e dar continuidade
 
E' sempre a mesma coisa com a historia do custo de vida... a UNICA coisa que interessa, em termos financeiros e' quanto conseguem poupar.

Depois ha os outros factores todos que nao tem a ver com o dinheiro.
 
Olá malta,

Tenho uma proposta para data engineer onsite para uma startup unicorn em Berlim de 56k + relocation 2k + insurance e falaram que estão a implementar um pension plan. Tentei puxar pelos 60k ou até mesmo 58k mas o recruiter diz que não consegue mesmo.
Tenho 3 anos de experiência e o tech stack será python, airflow, cloud data warehouses, dbt, etc

@Ethelred @JackFlash , penso que o valor não é mau pelo que estavam a falar há uns posts atrás, o que acham?

Cumprimentos
 
Olá malta,

Tenho uma proposta para data engineer onsite para uma startup unicorn em Berlim de 56k + relocation 2k + insurance e falaram que estão a implementar um pension plan. Tentei puxar pelos 60k ou até mesmo 58k mas o recruiter diz que não consegue mesmo.
Tenho 3 anos de experiência e o tech stack será python, airflow, cloud data warehouses, dbt, etc

@Ethelred @JackFlash , penso que o valor não é mau pelo que estavam a falar há uns posts atrás, o que acham?

Cumprimentos

Vou ser honesto, não me posso pronunciar sobre os salários de data engineer, não sei se é muito/pouco. Também não sei também da tua situação, se vens sozinho, gostas de sair, copos, comer fora, etc.

Mas 56k se fores solteiro irá dar 2.8k liquidos (se fores casado já dá 3.2k, podes fazer o calculo aqui).

Agora, dependendo do teu estilo de vida, isso pode ser muito bom como não ser suficiente. A minha primeira casa era 1.4k e era q.b. no centro e era com tudo incluido e mobilado. Tive só que dar 3 rendas de caução o que nao é incrivel, mas recebi tudo de volta depois. Neste caso, com um salário líquido de 2.8k ficavas com 1.4k a sobrar que eu diria não é nada mau, dá para teres uma vida tranquila e poupares, mas claro, isso é algo que depende de muita gente.
 
Olá malta,

Tenho uma proposta para data engineer onsite para uma startup unicorn em Berlim de 56k + relocation 2k + insurance e falaram que estão a implementar um pension plan. Tentei puxar pelos 60k ou até mesmo 58k mas o recruiter diz que não consegue mesmo.
Tenho 3 anos de experiência e o tech stack será python, airflow, cloud data warehouses, dbt, etc

@Ethelred @JackFlash , penso que o valor não é mau pelo que estavam a falar há uns posts atrás, o que acham?

Cumprimentos

56 foi a primeira proposta? Se sim, diria que devias ser mais insistente nos 60, para acabares nos 58+ (quem paga 56 paga de certeza 58 tb)
 
Olá malta, recebi uma proposta de cerca de 7000€-7700€ brutos, que me deu uns 4000€ limpos para trabalhar na dinamarca como senior developer, team leader numa empresa internacional.
A empresa fica em copenhagen e a ideia era ir com a minha namorada e ela arranjar trabalho lá.

Acham que é uma boa oferta? Já andei a pesquisar sobre o país e acho que sei o principal. Algo que deva saber? Ao que parece os estrangeiros pagam 32% de impostos nos primeiros 6 anos, alguém confirma?

Obrigado desde já por qualquer ajuda!
 
Entre uma proposta cá para receber 30k brutos ou uma proposta para receber ~45k brutos na Bélgica, em que cá não tenho despesas nenhumas e lá ia ter todas as despesas imaginárias, qual era melhor? (Tenho 8 meses de exp)
 
Entre uma proposta cá para receber 30k brutos ou uma proposta para receber ~45k brutos na Bélgica, em que cá não tenho despesas nenhumas e lá ia ter todas as despesas imaginárias, qual era melhor? (Tenho 8 meses de exp)
Financeiramente é uma questão que nem se põe. Obviamente que não vale a pena emigrar nessas condições. No entanto, depende muito do teu objetivo de vida/carreira. Se achares que é um desafio interessante para ti experimentar outra cultura e ter uma experiencia lá fora, força. Suponho que sejas novo, por isso, não tens muito a perder e podes ir trocando de emprego lá fora com melhores condições.

Em todo o caso, financeiramente é um redondo não.
 
Já para não falar que se é para pagares os impostos absurdos da Bélgica, mais vale pagá-los em Portugal :p

Lembro-me de fazer uma comparaçao entre os impostos em vários países e era o pior... Já basta o que o Costa tira :D

A Holanda ali ao lado é muito melhor...
 
Entre uma proposta cá para receber 30k brutos ou uma proposta para receber ~45k brutos na Bélgica, em que cá não tenho despesas nenhumas e lá ia ter todas as despesas imaginárias, qual era melhor? (Tenho 8 meses de exp)
Eu estou na Bélgica e até vi com uma proposta mais baixa que essa apesar de ter mestrado e 1 ano e meio de XP na altura. Se bem que agora passado 8 meses vou basicamente duplicar o valor líquido que recebia, mudando de empresa. 45k Brutos na Bélgica da qualquer coisa como 2150/2200 líquidos por mês, * 13.92, em PT 30k anda a volta de 1400€, claro que se não tens despesas em Portugal é difícil que compense, agora tendo despesas em ambos os países acabar por compensar do ponto de vista financeiro, e de possível progressão de carreira diria eu.

O custo de vida na Bélgica e em Bruxelas em particular, é superior ao de Portugal e Lisboa, mas não muito,+ 15-20% diria eu. Um TI aqui em Bruxelas anda entre os (750-850€) aqui o mais caro são os pequenos luxos, saídas a noite, ir a um bom restaurante. facilmente se gasta muito aí, de resto comparando com outras capitais europeias, até é das mais económicas.

Até acho esse valor estranho que te oferecem para júnior, porque normalmente aqui, dá-se muitos extras como carro, fuel card, telemóvel, para escapar a tributação (tem atenção que se isso for valores para trabalhar como freelance nem vale a pena). A Bélgica, pelo que li, tem cerca de 70% das pessoas a trabalhar como trabalhadores independentes, quantos tens XP é mais benefício trabalhar assim do ponto de vista financeiro.

A nível de IT sinceramente tem países mais interessantes isto aqui gira muito em torno das instituições europeias, NATO e Bancos, mas a nível de carreira trabalhando como freelance, ou entrando numa instituição europeia/NATO pode ser interessante. Ponto positivo para a Bélgica é estar no centro da Europa, (excelente ligação a varias cidades (Paris, Amesterdão…) no caso de Bruxelas onde estou, é uma cidade muito internacional com grande comunidade de xpats.
 
Olá malta, recebi uma proposta de cerca de 7000€-7700€ brutos, que me deu uns 4000€ limpos para trabalhar na dinamarca como senior developer, team leader numa empresa internacional.
A empresa fica em copenhagen e a ideia era ir com a minha namorada e ela arranjar trabalho lá.

Acham que é uma boa oferta? Já andei a pesquisar sobre o país e acho que sei o principal. Algo que deva saber? Ao que parece os estrangeiros pagam 32% de impostos nos primeiros 6 anos, alguém confirma?

Obrigado desde já por qualquer ajuda!
Alguém tem feedback?
 
boas

Por curiosidade, alguém aqui que trabalha com empresas da Suíça ?

se sim qual é a vossa experiência com eles (os que estão a trabalhar na suíça ou cá em remote) ?

obg
 
Back
Topo