Empregos de informática no estrangeiro

Para quem está ou pode vir a estar interessado em trabalhar na República Checa.

A minha empresa tem várias ofertas de trabalho para Fullstack, FE developer ou Java developer em aberto em Praga na República Checa (se alguém estiver interessado em vir para cá).

Alguns dos benefícios:

- Passe de desporto (Multisport) pago, isto permite entrar em qualquer ginásio, piscina, squash centrum, yoga, etc, etc
- Seguro de saúde excelente
- Aulas de Alemão pagas
- Internet móvel ilimitada com chamadas gratuitas para toda a UE
- 3 sick days
- 25 dias de férias

Já estou na empresa há mais de 5 anos, e tenho sido sempre revisões anuais, as últimas em mais de 10-15% a cada ano. (e nos primeiros 2 anos, mais de 50%)

E agora, sendo obviamente o mais transparente possível:

A empresa está a pagar 4000 EUR por referral. Dividimos o prémio a meias e têm os primeiros meses de alojamento pagos, etc ;) win-win cenário

Mais info, mp!

Outros fatores: Imposto na República Checa é dos mais baixos na UE 15% flat rate. Passe anual de transporte em Praga custa 130 EUR ... O único senão é o alojamento que é algo caro, mas podem sempre arranjar na periferia de Praga, dado que a empresa permite trabalho remoto ;)
Para Java developer ainda tem algo?
 
Como está a situação para o UK? Já não é tão facil ir para lá por causa do Brexit? Curtia ir para Londres.

Se vens para ser motorista de camiões ou enfermeiro, és mais do que bem-vindo (há uma procura enorme), o processo do visto deverá ser relativamente fácil.

Se vens para ser "+1" de um trabalho onde cada vez que aparece um emprego, são 20.000 candidatos a mandar CVs, acho que já não terás tanta sorte.
 
Se vens para ser motorista de camiões ou enfermeiro, és mais do que bem-vindo (há uma procura enorme), o processo do visto deverá ser relativamente fácil.

Se vens para ser "+1" de um trabalho onde cada vez que aparece um emprego, são 20.000 candidatos a mandar CVs, acho que já não terás tanta sorte.
Seria para analista BI já com uns 6 aninhos de experiencia. Mas entendo o que dizes, estarei a competir com milhares de indianos.
 
Um amigo meu está a trabalhar como contractor para o UK, conseguiu através de uma empresa (initi8recruitment).
Vocês sabem outro tipo de empresas como esta ou algum site especifico para esse tipo de contrato (trabalhar de PT para lá, embora eu também não me importo de ir para lá morar)?

Eu sou "DevOps".
 
Depois do Covid, ainda continuam a emigrar ao mesmo ritmo, ou tem-se conseguido alguns contratos remote onde não precisam de sair de PT?

Fora UK, qual é o país do momento? Alemanha? Suiça?
 
Eu trabalho no UK e um amigo meu conseguiu ainda agora trabalho remote de PT para cá tambem. Fora o UK pelo que vejo sim essas parecem ser boas alternativas, assim comp Holanda que teria sido provavelmente a minha segunda escolha.

O problema de trabalhar de PT a meu ver sao os impostos e nao apenas o salario, e disso um remote nao se livra...
 
Olá,
Fui abordado por um recrutador no linkedin a propôr uma vaga de software engineer na Sage.
É trabalho 100% remoto com uma equipa na França, sendo que falar francês para mim não é problema.
Não deu muito mais informação e queria marcar uma conversa para me dar mais pormenores.

Eu respondi que estava interessado e perguntei qual era a janela salarial (bruto anual), ao que ele retorquiu:
"About the salary range, I don't have a salary range established, this is a new role that we open, at this point we work with the salary expectations from the candidate."

Não gosto muito desta atitude, o que me aconselham a fazer? Insisto na minha ou aceito conversar? Queria evitar perder tempo inutilmente e ainda mais ser enganado.

Quem já tem mais experiência nestas andanças pode partilhar a sua estratégia para lidar com este tipo de propostas? Obrigado!
 
Não tens nada a perder em conversar... Pede um valor que esteja de acordo com o que praticam em França ou superior dependente do tipo de contrato que tiveres (se tiveres que criar empresa vais ter mais despesas e menos protecao, por exmplo)
 
Parecem estar a lançar o barro à parede, abrindo full remote para obter o mínimo custo pelo maior proveito de recursos de países com salários mais baixos.
 
Bom dia.

Gostava de me mandar para NL ou até mesmo UK e comecei esta semana a mandar CVs (maioritariamente Amsterdam). Até ver ainda não consegui nenhuma entrevista. Em comparação, mandei uns 3 ou 4 para empresas de Lisboa que me parecem ser acima da média (em termos de salários) e dessas consegui logo 2 entrevistas.
Tenho 1 ano de exp como FullStack (maioritariamente Java, Spring, React & Angular, AWS). Para além disso também tenho no CV um estágio curricular numa startup que fiz durante o mestrado.
Gostava de ficar pelo menos até ao final do próximo ano na minha empresa atual e tentar ganhar mais experiência. No entanto ultimamente tenho ficado um bocado desagradado com algumas situações e como tal queria acelerar o processo.

Há alguma dica para me tentar destacar lá fora? Até agora só tenho usado o linkedin para ver as vagas
É assim tão dificil conseguir algo visto a minha pouca experiência e o facto de ser tanto cão ao mesmo osso?
Por último, uma vez que não tenho muita noção do COL, não sei bem o que pedir lá fora. Qual será o melhor sitio para investigar?

Obrigado desde já malta

EDIT: Aproveito ainda para perguntar. O quão importante é ter uma cover letter?
 
Última edição:
Bom dia.

Gostava de me mandar para NL ou até mesmo UK e comecei esta semana a mandar CVs (maioritariamente Amsterdam). Até ver ainda não consegui nenhuma entrevista. Em comparação, mandei uns 3 ou 4 para empresas de Lisboa que me parecem ser acima da média (em termos de salários) e dessas consegui logo 2 entrevistas.
Tenho 1 ano de exp como FullStack (maioritariamente Java, Spring, React & Angular, AWS). Para além disso também tenho no CV um estágio curricular numa startup que fiz durante o mestrado.
Gostava de ficar pelo menos até ao final do próximo ano na minha empresa atual e tentar ganhar mais experiência. No entanto ultimamente tenho ficado um bocado desagradado com algumas situações e como tal queria acelerar o processo.

Há alguma dica para me tentar destacar lá fora? Até agora só tenho usado o linkedin para ver as vagas
É assim tão dificil conseguir algo visto a minha pouca experiência e o facto de ser tanto cão ao mesmo osso?
Por último, uma vez que não tenho muita noção do COL, não sei bem o que pedir lá fora. Qual será o melhor sitio para investigar?

Obrigado desde já malta

EDIT: Aproveito ainda para perguntar. O quão importante é ter uma cover letter?

Tens um portfolio? Fazes contribuição para open-source? Como está o teu CV? Eu estava como tu até começar a fazer isso. Já fui abordado por recruiters porque viram o meu código no Github... Fica a dica!

Cover letter é, no fundo, venderes as tuas capacidades. Por que é que a tua empresa ganhou com a tua contribuição? E não é dizeres que pensas "outside of the box" é mostares que pensas outside de box.

Estrutura:

1)
Começa por demonstrar o que tu fizeste e com o que fizeste (No meu trabalho da empresa X, nós lidamos com Y milhões de utilizadores, com um budget Z).

Essencialmente, estás a dizer-lhes que sabes trabalhar e que já o fizeste mas deste exemplos, histórias reais. Porque eu posso ter 10 anos de experiência numa coisa e não ter tido impacto nenhum. Ser só manutenção ou hotfixes.

2) Como é que a tua expertise resolveu problemas, teve impacto no produto e deu mais guito à empresa.

Exemplo: No projeto X, que tu implementaste situação Y, sugerida por ti, qual foi o impacto que isso teve no produto ou cliente em questões de tempo, dinheiro, usabilidade, etc?

Criamos um conjunto de tools para developers que tiveram um impacto mesurável de 27% de horas que se os próprios despendiam numa sprint.

Em conjunto com a minha equipa, reduzimos o Toil para cerca de 30% através de [falar o que fizemos]. O oncall passou de 100 chamadas mês para meia duzia por ano porque fizemos [falar do que fizemos].

Podes também falar do impacto que tu tiveste na tua equipa, como profissional e as tuas ótimas soft skills. Na minha equipa havia gajos que não sabiam nada mais do que o nome do outro e quando eu fui para lá, com as minhas excelentes habilidades sociais, começamos a ir até beber umas até às 2h.
Entre outros exemplos...Estou a falar-te mais numa vertente de Infra/Plataform porque é a minha área mas com certeza que tu já entendeste.


3) Demonstra que entendes o que a empresa faz, o que procuram fazer, qual o impacto que querem criar e dizer-lhes que é por isso que tu queres trabalhar lá.

Por exemplo, eu trabalho para uma empresa de crypto, eu já sigo crypto desde 2016, eu fiz muito dinheiro com crypto porque sou alguém que acredita no proposito de crypto e bla bla bla e quero me juntar a uma empresa com a mesma ideia que eu.

Basicamente é isso.

Espero que tenha ajudado.
 
Tens um portfolio? Fazes contribuição para open-source? Como está o teu CV? Eu estava como tu até começar a fazer isso. Já fui abordado por recruiters porque viram o meu código no Github... Fica a dica!

Cover letter é, no fundo, venderes as tuas capacidades. Por que é que a tua empresa ganhou com a tua contribuição? E não é dizeres que pensas "outside of the box" é mostares que pensas outside de box.

Estrutura:

1)
Começa por demonstrar o que tu fizeste e com o que fizeste (No meu trabalho da empresa X, nós lidamos com Y milhões de utilizadores, com um budget Z).

Essencialmente, estás a dizer-lhes que sabes trabalhar e que já o fizeste mas deste exemplos, histórias reais. Porque eu posso ter 10 anos de experiência numa coisa e não ter tido impacto nenhum. Ser só manutenção ou hotfixes.

2) Como é que a tua expertise resolveu problemas, teve impacto no produto e deu mais guito à empresa.

Exemplo: No projeto X, que tu implementaste situação Y, sugerida por ti, qual foi o impacto que isso teve no produto ou cliente em questões de tempo, dinheiro, usabilidade, etc?


Entre outros exemplos...Estou a falar-te mais numa vertente de Infra/Plataform porque é a minha área mas com certeza que tu já entendeste.


3) Demonstra que entendes o que a empresa faz, o que procuram fazer, qual o impacto que querem criar e dizer-lhes que é por isso que tu queres trabalhar lá.

Por exemplo, eu trabalho para uma empresa de crypto, eu já sigo crypto desde 2016, eu fiz muito dinheiro com crypto porque sou alguém que acredita no proposito de crypto e bla bla bla e quero me juntar a uma empresa com a mesma ideia que eu.

Basicamente é isso.

Espero que tenha ajudado.

Entretanto já consegui umas primeiras entrevistas :)
Não tenho nem portfolio, nem faço contribuição para projetos de open-source. Ando a pensar em criar um site pessoal, nem que apenas inicialmente apenas tenha o meu CV. Talvez seja melhor que nada e sempre consigo tirar o pó ao meu frontend que não tem sido muito utilizado ultimamente.
Quanto ao open-source, tenho de ver a melhor forma de me iniciar nesse mundo.

Obrigado pela resposta, sem dúvida que foi de grande ajuda e vou adotar algumas dessas dicas!
 
Não sei se é o melhor sítio para perguntar isto mas pareceu-me o mais indicado: preciso de um contabilista que perceba tanto de fiscalidade portuguesa como de alemã devido a ter começado a trabalhar no estrangeiro e parte da família continuar cá. Alguém conhece algum que me possa passar o contacto?
 
Back
Topo