Empregos de informática no estrangeiro

Nunca vivi la mas ja la estive varias vezes em projectos e conheço malta q vivia la. O que queres saber?
O estilo de vida, as facilidades em arranjar trabalho na área, o custo de vida, etc...

Pelo que ouvi dizer dá para fazer bom dinheiro e ter uma vida relativamente boa apesar de ser um sítio caro. Para não falar que aparentemente os impostos são baixos e suponho que não haja a crise imobiliária que temos atualmente na europa. Acrescento ainda o clima quente que para mim também é uma mais valia.
Não sei, parece-me ser um bom sítio a explorar para quem tenciona ir para fora do país. Uma vez que estou a explorar essa opção gostava de ter mais informações.

Obrigado desde já.
 
@BatBoy999 nao ha impstos sobre o rendimento la. Ou pelo menos nao havia ate 2019.
Implementaram um imposto de 5% para certos serviços ou para produtos de supermercado (aqui nao me lembro bem).

Aquilo é um bom sitio para se viver se a pessoa gostar de paises quentes. Dá para juntar muito dinheeiro porque apesar das coisas serem ligeiramente mais caras (estou a falar das coisas "normais"), nao é assim TAO mais caro. Claro que ha coisas em que se sente uma diferença, mas estou a falar no geral.
Atençao, com filhos deixa de compensar minimamente, porque as escolas sao carissimas.

Em termos de horarios e isso, achei muito mas muito mais relaxado do que em Portugal. Trabalhar de domingo a 5a, sendo que 5a à tarde quase nao se via ninguem pelos escritorios e era um dia quase parado, e sendo que ao domingo tambem se via menos gente. Dava quase a falsa sensaçao que so trabalhavam de 2a a 4a. Tem uma comunidade indiana enorme, portanto quem nao lida bem a trabalhar com malta da India, ja sabe que nao se vai dar bem ali.

Ha tambem uma outra vantagem enorme em estar ali, dá para viajar imenso e conhecer muitos países porque acaba por estar mais perto.
Qualquer duvida mandem mensagem q eu respondo o que souber.
 
@BatBoy999 nao ha impstos sobre o rendimento la. Ou pelo menos nao havia ate 2019.
Implementaram um imposto de 5% para certos serviços ou para produtos de supermercado (aqui nao me lembro bem).

Aquilo é um bom sitio para se viver se a pessoa gostar de paises quentes. Dá para juntar muito dinheeiro porque apesar das coisas serem ligeiramente mais caras (estou a falar das coisas "normais"), nao é assim TAO mais caro. Claro que ha coisas em que se sente uma diferença, mas estou a falar no geral.
Atençao, com filhos deixa de compensar minimamente, porque as escolas sao carissimas.

Em termos de horarios e isso, achei muito mas muito mais relaxado do que em Portugal. Trabalhar de domingo a 5a, sendo que 5a à tarde quase nao se via ninguem pelos escritorios e era um dia quase parado, e sendo que ao domingo tambem se via menos gente. Dava quase a falsa sensaçao que so trabalhavam de 2a a 4a. Tem uma comunidade indiana enorme, portanto quem nao lida bem a trabalhar com malta da India, ja sabe que nao se vai dar bem ali.

Ha tambem uma outra vantagem enorme em estar ali, dá para viajar imenso e conhecer muitos países porque acaba por estar mais perto.
Qualquer duvida mandem mensagem q eu respondo o que souber.
Posso dizer algo mais, nao sei que proposta tiveram, mas a que tive e nao tenho filhos mas a empresa iria pagar o seguro privado para mim e parceira e miudos se tivesse, tambem pagariam a escola para eles. Basicamente eles tomam conta de tudo. Pelo menos para mim foi assim
 
Em relação a esta conversa de Emirados Árabes Unidos. Quem já trabalhou lá como é que consegui, foi através da empresa onde trabalhava ou simplesmente enviaram cv via sites de emprego?
 
Obrigado pelo feedback @tampaoCongelado .

Quero acreditar que a comunidade indiana lá tem mais competência que o normal...
Como tem todo lado, ha uns bons e uns maus, e uns pessimos.
Em relação a esta conversa de Emirados Árabes Unidos. Quem já trabalhou lá como é que consegui, foi através da empresa onde trabalhava ou simplesmente enviaram cv via sites de emprego?
No meu caso eram projectos que tinhamos lá (pela empresa onde estava)
 
Como era a nível de per diem e/ou outros benefícios quando ias para esses projetos?

Tinha "só" 80€ por dia, que antes de ir achei muito pouco.
Depois lá percebi que dava para almoçar e jantar por 15-20€, portanto ainda sobrava metade (ficava em hotel com peq-almoço).

Normalmente costumava trazer de volta metade do per diem que recebia (ja contando com fins de semana e prendas que trazia para os putos).
Costumava comprar um cartao SIM q depois metia nas despesas do projecto, e das vezes que tinha carro a gasolina tambem era reembolsada. Portanto nao tinha grandes beneficios mas tambem nao tinha despesas extra.

EDIT: atençao que eu nunca vivi lá nem estive periodos longos. As coisas do dia a dia que ia sabendo (tipo escolas, saúde, etc) era em conversa com colegas que la viviam.
 
Bom dia.
Algumas dicas para tentar a minha sorte pela Suiça?
Tenho cerca de 2 anos e meio de experiência e considero que tenho um CV minimamente interessante. No entanto ultimamente tenho voltado a mandar uns CVs e não tenho sido chamado para nenhuma entrevista. Em comparação há um ano atrás ainda ia conseguindo uma ou outra.
Tenho usado praticamente só o LinkedIn com o easy apply. Também já andei pelo swissdevjobs. De resto continuo só a receber mensagens no LinkedIn de propostas para Portugal, maioritariamente consultoras. É raro receber algo pra fora.
 
De resto continuo só a receber mensagens no LinkedIn de propostas para Portugal, maioritariamente consultoras. É raro receber algo pra fora.
Talvez porque tens a localização em Portugal no teu perfil de Linkedin, eu tenho o meu na Polónia (trabalho lá) e recebo propostas só da Polónia, mas quando pûs o meu perfil em Portugal começaram-me a contactar de Portugal. O problema de proporem proposta de trabalho num país estrangeiro é a relocação, muitas empresas não estão dispostas a escolher um candidato numa situação parecida como a tua, pelo menos de minha experiência quando candidatei para EUA.
 
Bom dia.
Algumas dicas para tentar a minha sorte pela Suiça?
Tenho cerca de 2 anos e meio de experiência e considero que tenho um CV minimamente interessante. No entanto ultimamente tenho voltado a mandar uns CVs e não tenho sido chamado para nenhuma entrevista. Em comparação há um ano atrás ainda ia conseguindo uma ou outra.
Tenho usado praticamente só o LinkedIn com o easy apply. Também já andei pelo swissdevjobs. De resto continuo só a receber mensagens no LinkedIn de propostas para Portugal, maioritariamente consultoras. É raro receber algo pra fora.
Para anuncios de emprego na Suíça, vê no jobup e indeed igualmente.

No entanto, dependendo da tua especialidade poderá haver mais ou menos procura. E claro há empresas que simplesmente vão preferir alguém de local, que já cá está instalado, do que correr o risco de perder tempo e $$, e depois a pessoa não se adaptar e ir embora..

Podes também escrever uma carta de motivação, basicamente bullshit mas em que vais poder dizer porque é que te devem contactar a ti, as tuas motivações, etc... óbvio que deve ser personalizada consoante o anuncio a que estás a responder, é não uma copia em que envias para todas.. hoje em dia com chatgpt podes fazer algo simpático, eficaz e rápido. Depois é só dar um toque pessoal e pronto.

Não é que seja obrigatório, mas tendo eu estado varias vezes no papel de recrutador é algo que faz destacar os candidatos..

Btw, a Suíça hoje em dia já não é uma galinha de ovos de ouro.. tudo está caríssimo e continua tudo a aumentar, rendas, eletricidade, seguros de saúde..
Talvez uma pessoa sozinha com um bom salário, consiga se safar e juntar algum, mas já é a contar com salário net de +4000.- no mínimo dos minimos..

Uma renda, conta a volta de 1000.- para um estúdio (depende da zona claro), depois mais eletricidade, internet + telefone, seguro de saúde obrigatório (depende do cantao, franchise escolhida, etc..., ) mas conta já com uns 350.- por mes.
 
Antes de mais obrigado aos dois pelas respostas.

Isso da localização faz sentido. Não me parece é que deva mudar para outro lado estando eu localizado em Portugal. Não há outra alternativa?

A minha especialidade é principalmente backend (Java), com muita AWS à mistura. Também me safo em frontend com React e Angular.

Eu tenho noção que as coisas não estão assim tão fácil lá fora. No entanto de certeza que consigo poupar mais numa Suiça desta vida, mesmo gastando bem mais, do que em Portugal. Eu neste momento gostava de ir pra fora, falo da Suiça porque neste momento é a que mais me cativa. No entanto também tenho outros países em mente, nomeadamente a Suécia, Dinamarca, Noruega e Países Baixos.
 
@BatBoy999 a nível de línguas, falas francês ou alemão?

Porque aqui na maior parte dos casos pedem pelo menos a língua local ..

Se procurares no jobup, ofertas de emprego como developper fullstack / Java vais ver alguns anúncios com salário superior a 80k anuais, o que é um bom salário. A questão é que como disse, não há cá muito a cultura de contratar alguém que esteja no estrangeiro a não ser que fosse algo muito de nicho..

Por vezes para emigrar é preciso se sujeitar a trabalhar em outras áreas, e depois sim começar a procurar trabalho na área.
Se tivesses algum familiar cá que pudesse te ajudar os primeiros tempos talvez fosse mais fácil, mas se não tens ninguém cá é mais chato.. para arranjar casa é preciso papeis, e muitas vezes para arranjar trabalho também é preciso ser residente..
 
Back
Topo