Empregos de informática no estrangeiro

Uma pequena duvida, indo para UK (ou eventualmente outro pais europeu) trabalhar é possível levar as minhas gatas ou tenho que passar por montes de burocracias e deixá-las lá em quarentena, etc?
 
Acho que varia com o país.
Segundo me disseram, na Noruega tens a burocracia toda e tens de os deixar de quarentena, não sei de mais nenhum..
 
Obrigado. Estive a investigar um pouco e parece que é possível entrar com gatos em UK sem ir para quarentena se eles vierem de Portugal, desde que tenham toda a documentação em dia. Já é bom saber isto, mas se houver algum stress ou algo estiver errado sou obrigado a deixar as gatas 6 meses em quarentena. Acho que voltava para trás, não consigo deixá-las tanto tempo em quarentena. :(
 
Obrigado. Estive a investigar um pouco e parece que é possível entrar com gatos em UK sem ir para quarentena se eles vierem de Portugal, desde que tenham toda a documentação em dia. Já é bom saber isto, mas se houver algum stress ou algo estiver errado sou obrigado a deixar as gatas 6 meses em quarentena. Acho que voltava para trás, não consigo deixá-las tanto tempo em quarentena. :(

Quarentena = 40 dias...
 
Boas pessoal,

Permitam-me fazer uma pergunta breve. Vocês que receberam telefonemas do estrangeiro, neste caso, por exemplo, Irlanda ou UK, para fazerem entrevista, numa fase posterior tiveram que ir obrigatoriamente lá? Não se pode fazer por skype apenas?

Ab.
 
Boas pessoal,

Permitam-me fazer uma pergunta breve. Vocês que receberam telefonemas do estrangeiro, neste caso, por exemplo, Irlanda ou UK, para fazerem entrevista, numa fase posterior tiveram que ir obrigatoriamente lá? Não se pode fazer por skype apenas?

Ab.

Ninguem contrata ( que eu saiba...) sem conhecer pessoalmente quem está a contratar. Em alguns casos a entrevista até pode ser em Portugal mas existe sempre uma entrevista presencial.

Muitas vezes as viagens são pagas, pois são a convite, outras vezes devolvem x%, já depende da politica de cada empresa e restrições legais do pais.
 
Boas pessoal,

Permitam-me fazer uma pergunta breve. Vocês que receberam telefonemas do estrangeiro, neste caso, por exemplo, Irlanda ou UK, para fazerem entrevista, numa fase posterior tiveram que ir obrigatoriamente lá? Não se pode fazer por skype apenas?

Ab.

Em relação à tua pergunta. Tive 3 entrevistas skype, numa delas tive que programar via remote desktop connection para eles verem o código e aminha maneira de pensar. De resto, sempre que me pediam entrevistas pessoais e eu não podia estar presente, tentei sempre dar a volta por skype com webcam e nunca fui bem sucedido.

Poupa uns trocos para deslocações. Se queres levar isto adiante vais ter que as fazer.

---

Este é o meu conselho:

Mete o CV a rodar no destino ( inglaterra/irlanda nos sites todos ).
Arranja um numero de telemovel de lá. Se veem o numero tuga desce brutalmente o numero de contactos, pelo menos comigo foi assim.
"Dá bola" a todos os que te ligarem ( guarda os emails, contactos, etc )
Ao fim de 2 meses, deverás ter uns 30, 40 contactos ( nem que seja por empresas de recrutamento ).
Marca uma semana de ida ao destino que pretendes ir ( irlanda/uk )
uma semana antes de partires, spamma toda a gente que entrou em contacto contigo a dizer que vais la estar naqueles dias e que estas 100% disponivel para entrevistas pessoais. Spamma também os anuncios de recrutamento mais recentes, dizendo que vais lá estar.

Usando este método por duas vezes, numa semana tive 11 entrevistas pessoais e noutra semana tive 8 entrevistas pessoais.
 
Conheço pessoalmente 2 casos que as ditas entrevistas foram feitas via Skype ..

todas as fases? contrato enviado pelo correio? e quando chegaram lá foi logo para começar a trabalhar?

Não digo que não exista, mas não conheço nenhum caso e acho muito estranho alguém contratar uma pessoa que nunca viu ao vivo...


Eu no meu caso, tive 2 entrevistas telefonicas, uma por skype, uma entrevista presencial em Lisboa atraves de uma agência de recrutamento a qual a empresa estrangeira trabalhava, depois ainda tive uma entrevista presencial na Alemanha (com tudo pago). E depois sim, contrato pelo correio e quando lá voltei foi para trabalhar.

Entre a primeira entrevista e a ultima presencial nem 2 semanas passou.

Não conheço alguém que tenha começado a trabalhar sem uma entrevista presencial em alguma das fase, mas se dizem que existem quem sou para negar...
 
Em relação à tua pergunta. Tive 3 entrevistas skype, numa delas tive que programar via remote desktop connection para eles verem o código e aminha maneira de pensar. De resto, sempre que me pediam entrevistas pessoais e eu não podia estar presente, tentei sempre dar a volta por skype com webcam e nunca fui bem sucedido.

Poupa uns trocos para deslocações. Se queres levar isto adiante vais ter que as fazer.

---

Este é o meu conselho:

Mete o CV a rodar no destino ( inglaterra/irlanda nos sites todos ).
Arranja um numero de telemovel de lá. Se veem o numero tuga desce brutalmente o numero de contactos, pelo menos comigo foi assim.
"Dá bola" a todos os que te ligarem ( guarda os emails, contactos, etc )
Ao fim de 2 meses, deverás ter uns 30, 40 contactos ( nem que seja por empresas de recrutamento ).
Marca uma semana de ida ao destino que pretendes ir ( irlanda/uk )
uma semana antes de partires, spamma toda a gente que entrou em contacto contigo a dizer que vais la estar naqueles dias e que estas 100% disponivel para entrevistas pessoais. Spamma também os anuncios de recrutamento mais recentes, dizendo que vais lá estar.

Usando este método por duas vezes, numa semana tive 11 entrevistas pessoais e noutra semana tive 8 entrevistas pessoais.

Okay. Obrigado pela dica.

@VodkaPT, mas as empresas que se prontificam a pagar a viagem e etc avisam na entrevista ou num segundo contacto a referir que estão interessados na entrevista pessoal? E quando falamos destas empresas, qual é o calibre das mesmas? Tipo pequena, media ou grandes empresas?
 
Okay. Obrigado pela dica.

@VodkaPT, mas as empresas que se prontificam a pagar a viagem e etc avisam na entrevista ou num segundo contacto a referir que estão interessados na entrevista pessoal? E quando falamos destas empresas, qual é o calibre das mesmas? Tipo pequena, media ou grandes empresas?

No meu caso foi uma multi-nacional, e o convite apareceu poucas horas depois por e-mail. Mas se compreendi bem, na Alemanha as empresas têm que assumir os custos de deslocação a uma entrevista, seja um bilhete de comboio ou de avião.


No Reino-Unido pelo que colegas meus lá foram, no melhor caso apenas têm um plafond/% e devolvem baseado nisso.

Mas normalmente, nos casos que conheço, quando existe uma deslocação já estamos na fase final e só não se fica contratado se algo correr desastrosamente mal.
 
a mim pagaram-me a viagem de aviao, hotel, comboio e autocarro até chegar do aeroporto ao emprego e regressar...

sim, acabei por ser contratado.

Não é empresa grande ( tem menos de 50 colaboradores ) mas faz parte de um grupo com sede no dubai.
 
Como recém-licenciado, o quão dificil seria conseguir arranjar um "primeiro" emprego logo no estrangeiro(Estando mais concretamente a pensar nos lados das Irlandas e Reinos Unidos)? Não tenho absolutamente dificuldade nenhuma com o inglês, nem falado nem escrito. Estou de momento a fazer um estágio pela faculdade, mas sabendo o valor que nos é dado cá comparativamente ao que é dado lá fora... faz-me sentir que podia estar bem melhor. Ainda por cima sendo o meu principal forte o Java, que é agora procurado com força...
 
Como recém-licenciado, o quão dificil seria conseguir arranjar um "primeiro" emprego logo no estrangeiro(Estando mais concretamente a pensar nos lados das Irlandas e Reinos Unidos)? Não tenho absolutamente dificuldade nenhuma com o inglês, nem falado nem escrito. Estou de momento a fazer um estágio pela faculdade, mas sabendo o valor que nos é dado cá comparativamente ao que é dado lá fora... faz-me sentir que podia estar bem melhor. Ainda por cima sendo o meu principal forte o Java, que é agora procurado com força...

Há muitas procuras de "junior" no entanto, acho que "junior" implica ter "alguma experiencia"... Não me recordo de ver muita procura de recem-licenciados quando eu andava á procura de emprego... não custa nada entrares em contacto com agencias de recrutamento inglesas e tiras essas duvidas com eles.

:)
 
Há muitas procuras de "junior" no entanto, acho que "junior" implica ter "alguma experiencia"... Não me recordo de ver muita procura de recem-licenciados quando eu andava á procura de emprego... não custa nada entrares em contacto com agencias de recrutamento inglesas e tiras essas duvidas com eles.

:)

Penso que poderá pesquisar por ofertas com o titulo "Graduate".

Pelo que vi, ofertas com esse título correspondem às nossas de "Recém-Licenciado" ou "Recém-Mestre". :)
 
Graduate, pelo menos na minha empresa, e mesmo o titulo de malta recem-licenciada. Pelo que percebo durante os primeiros 12 meses são considerados com esse estatuto.
 
A minha questão era mais relativamente até que ponto as empresas (mantendo a ideia de que estava interessado mais em Irlanda/Reino Unido) aceitam pessoal recém licenciado de fora, ou simplesmente não lhes faz diferença. Porque uma coisa, do meu ver, é contratar alguém vindo de fora que já tem experiência de mercado e que já está mais habituado ao ritmo de trabalho (apenas se tem que adaptar ao país), e outra é alguém que, de uma só vez, tem que se habituar ao país e ao ritmo de trabalho(O que no meu caso não seria tão drástico dado que já tenho alguma, apesar de que pouca, experiência de trabalho).
Claro que isto de certa forma sou eu a "imaginar problemas" e talvez não lhes faça diferença, apenas gostava de conhecer a opinião/relato de quem já passou por este processo.

Mas sem dúvida alguma que depois de ter acabado o meu estágio irei seguir a recomendação do spinal2k e começar a contactar agências/enviar CVs. Por muito que custe, trabalhar cá dentro de momento é ser explorado (apesar da nossa área ainda ser das que se melhor safa).
 
Malta,

Regressei agora da Letónia ( regressei ao Reino Unido ) e houve uma mudança porreira na minha empresa. A empresa aderiu ao "Cycle Scheme" então quando fui á casa de banho reparei que colocaram lá um chuveiro (imaginem a minha cara ao ver um chuveiro agora quando não havia lá nada naquele canto) e cacifos para incentivar a malta a vir de bicicleta para o emprego. O governo paga parte da bicicleta.

Mais informações aqui: http://www.cyclescheme.co.uk/

Muito fixe.
 
A minha questão era mais relativamente até que ponto as empresas (mantendo a ideia de que estava interessado mais em Irlanda/Reino Unido) aceitam pessoal recém licenciado de fora, ou simplesmente não lhes faz diferença. Porque uma coisa, do meu ver, é contratar alguém vindo de fora que já tem experiência de mercado e que já está mais habituado ao ritmo de trabalho (apenas se tem que adaptar ao país), e outra é alguém que, de uma só vez, tem que se habituar ao país e ao ritmo de trabalho(O que no meu caso não seria tão drástico dado que já tenho alguma, apesar de que pouca, experiência de trabalho).
Claro que isto de certa forma sou eu a "imaginar problemas" e talvez não lhes faça diferença, apenas gostava de conhecer a opinião/relato de quem já passou por este processo.

Mas sem dúvida alguma que depois de ter acabado o meu estágio irei seguir a recomendação do spinal2k e começar a contactar agências/enviar CVs. Por muito que custe, trabalhar cá dentro de momento é ser explorado (apesar da nossa área ainda ser das que se melhor safa).

O perigo de alguém que se vai ter de mudar é sempre o mesmo - se nao gostarem vao-se embora e só dao despesa. Dito isto eu mudei-me já com alguma experiencia (4 anos e qualquer coisa) portanto nao te sei quao dificil é entrar no mercado na Irlanda como júnior (aqui é comum fazer um estagio a meio da faculdade, pelo que quase todos os new grads tem alguma experiencia).
 
Back
Topo