Empregos de informática no estrangeiro

Como é que conseguem pensar em trabalhar no estrangeiro? Epa eu não consiga, tenho os meus amigos todos cá, conhecidos, família, namorada.
Não é que acabei por ir para o estrangeiro? (Espanha 1 ano Mini projecto + Alemanha 4 anos Projecto que seria de 2 anos mas...)
Mas já voltei ahaha :)

PS: o post que citei é de 2010 da 1º página ahah
 
Boas malta,

Não sei se é o post ideal para a minha questão. Mas tem haver com o facto de poder vir a trabalhar remotamente para uma empresa com sede em Londres(contrato direto com eles e não contractor).

Gostava de saber se alguém já passou por esta experiência e como funcionam os descontos etc. Isto porque como sabemos Brexit veio atrapalhar.

Por lapso não perguntei como é que o contrato vai funcionar etc. :facepalm:

Desde já agradeço o vosso tempo.
 
Se quiseres ser duplamente tributado, é uma boa óptima opção. :)

Por lei, se viveres mais de 6 meses em Portugal, a tua morada fiscal é aqui. E caso a tua morada fiscal for cá, tens que pagar impostos cá. Claro que não és obrigado a fazer o teu IRS e declarar esses rendimentos, mas tem noção que há leis que permitem comunicação entre o UK e Portugal de forma a evitar evasão fiscal. Se fizeres um contrato no UK, tens que pagar National Insurance assim como os impostos no UK.

O Brexit não trouxe nenhuma alteração ao de trabalhar para lá. O UK passa a ser como o Brasil em termos de prestação de serviços.
Para trabalhar remotamente para o UK, apenas com prestação de serviços (empresa ou recibos verdes).
 
Se quiseres ser duplamente tributado, é uma boa óptima opção. :)

Por lei, se viveres mais de 6 meses em Portugal, a tua morada fiscal é aqui. E caso a tua morada fiscal for cá, tens que pagar impostos cá. Claro que não és obrigado a fazer o teu IRS e declarar esses rendimentos, mas tem noção que há leis que permitem comunicação entre o UK e Portugal de forma a evitar evasão fiscal. Se fizeres um contrato no UK, tens que pagar National Insurance assim como os impostos no UK.

O Brexit não trouxe nenhuma alteração ao de trabalhar para lá. O UK passa a ser como o Brasil em termos de prestação de serviços.
Para trabalhar remotamente para o UK, apenas com prestação de serviços (empresa ou recibos verdes).
E não sei se no caso dele, ele não está englobado no IR35 também.
Contrators que residam fora do UK e prestem o serviço fora do UK estão isentos, mas no caso de se fazer um contrato direto não tenho a certeza.
 
Boas malta,

Não sei se é o post ideal para a minha questão. Mas tem haver com o facto de poder vir a trabalhar remotamente para uma empresa com sede em Londres(contrato direto com eles e não contractor).

Gostava de saber se alguém já passou por esta experiência e como funcionam os descontos etc. Isto porque como sabemos Brexit veio atrapalhar.

Por lapso não perguntei como é que o contrato vai funcionar etc. :facepalm:

Desde já agradeço o vosso tempo.

Depende da empresa, mas tudo e' possivel: fazerem descontos directamente em portugal para retencao na fonte e SS, fazer descontos no UK e depois tu pedires relief e pagar o imposto em Portugal. Pedir relief de NI no UK e pedir a empresa guito extra para a contribuicao da SS, etc..

https://www.gov.uk/guidance/paying-employees-working-abroad
 
@juveleo85 obrigado.

Neste momento estou a espera de fazer o passaporte e talvez em setembro vá ter com uns amigos que vivem no UK. Penso que assim será mais fácil uma vez que estou fisicamente presente no país.
 
Boas,
Estou neste momento a pensar em relocar em Berlim, e gostaria de saber se alguém aqui pode me recomendar uma boa agência para ajudar a encontrar um emprego na área de dot.net ou frontend.

Qualquer ajuda é bem vindo. Podem me mandar por PM.
 
Boas,
Estou neste momento a pensar em relocar em Berlim, e gostaria de saber se alguém aqui pode me recomendar uma boa agência para ajudar a encontrar um emprego na área de dot.net ou frontend.
Perdoa um jovem ignorante, mas quais as vantagens e desvantagens em utilizar uma agência para arranjar emprego na área de IT? Por que não apostar apenas no LinkedIn para contactar as empresas diretamente?
Já reparei que na Holanda parecem haver bastantes agências de IT, mas fico um pouco reticente.
 
Perdoa um jovem ignorante, mas quais as vantagens e desvantagens em utilizar uma agência para arranjar emprego na área de IT? Por que não apostar apenas no LinkedIn para contactar as empresas diretamente?
Já reparei que na Holanda parecem haver bastantes agências de IT, mas fico um pouco reticente.

Talvez eu não seja a melhor pessoa para responder isto mas pela minha experiência que tive com algumas agências de recrutamento de IT em Malta, foi o seguinte:

Vantagens :
- As agências já têm contacto com várias empresas;
- os Consultores dessas agências têm o conhecimento detalhado de todo processo de recrutamento;
- se fores tu a enviar o CV para a empresa que queres candidatar, é provável que eles não te respondem ou demorem mais tempo para dar uma resposta.
- As agências têm capacidade de dar pressão à empresa para acelerar o processo.
- as empresas têm uma maior confiança nas agências e não no candidato
- as agências ajudam a vender o teu CV para empresa.
- conseguem dar uma estimativa exacta do salário e benefícios.
- procuram as melhores ofertas e projectos que enquadram ao teu perfil.
- conseguem estimar se a empresa está mais receptivo em recrutar pessoas do país de origem.

Desvantagens :
- eles têm sempre o interesse em vender o teu perfil, porque é o trabalho de deles e é assim que ganham comissões.
- por vezes tentem prever se a tua qualidade de vida é melhor cá por teres casa própria, família, amigos, mais pessoas conhecidas e um salário acima dos 2500 euros brutos e portento evitam e impedem que emigres para um outros país só porque o salário é superior.
 
Perdoa um jovem ignorante, mas quais as vantagens e desvantagens em utilizar uma agência para arranjar emprego na área de IT? Por que não apostar apenas no LinkedIn para contactar as empresas diretamente?
Já reparei que na Holanda parecem haver bastantes agências de IT, mas fico um pouco reticente.


Difícil ver desvantagens em usar uma agência. É literalmente o trabalho deles. E como eles funcionam com base em comissão tendo em conta a offer que recebes, terão todo o interesse em conseguir-te o melhor salário possível.

Na empresa em que estava, para além de terem uma equipa de recrutamento, tinham acordos com agências, e sempre que precisavam usavam-nas como recurso. Por exemplo, o mercado é extremamente complicado no UK, com uma falta de mão de obra brutal, por isso as empresas até agradecem e não se importam de as usar como recurso.

A única desvantagem que vejo, será sempre para a empresa que terá que pagar uma comissão à agência. Como o ChildrenOfBodom mencionou, não há razões para se limitarem a uma forma.
 
A minha empresa no Reino Unido está a procura de Engineering Managers, Software Engineers (Senior e nao Senior), Senior Data Analysts e Product Managers. A empresa paga visto para o UK e as ofertas de trabalho tem Stock Options. Se alguém estiver interessado eu posso dar mais informações por mensagem privada. Eu nao trabalho na área de informática mas trabalho na empresa em questão.
 
Onde estou também temos uma grande variedade de oportunidades:
Backend
Full Stack
Frontend
Android
iOS

Tanto quanto sei temos oportunidades para vários níveis de experiência. Se quiserem mais detalhes avisem.
 
Entre Amesterdão, Berlim (não saber alemão no resto do país, senti que é para esquecer) e Londres (ou outra cidade de UK), qual era a cidade que escolheriam para seguir carreira no estrangeiro?

É realmente uma escolha difícil.

Valorizo:
- salário vs custo de vida
- a facilidade de comunicação (portanto que seja english friendly)
- saúde (quer em custos quer em qualidade)
- baixa criminalidade
- facilidade em ter crianças (custos de creches e afins e variedade de espaços para as crianças)
- espaços verdes como parques/jardins
- Tech scene apelativa a nível de desenvolvimento de carreira, salários, quantidade de oferta e facilidade em arranjar emprego, visto que tanto eu, como a namorada somos desta área.

Em salário vs custo de vida, acho que Berlim ganha, depois Londres e depois Amesterdão (as coisas são muito caras, senti que eram mais caras do que em Londres).

Em termos de acessibilidade, Amesterdão e Berlim, não precisam de visto, Londres ou outra cidade do UK precisa e isso é um entrave e mais euros para vistos e ainda pagar a taxa de saúde extraordinária.

Em termos de comunicação, Londres fala-se inglês, depois Amesterdão parece-me mais english friendly, e depois vem Berlim em último, porque fiquei com a ideia de que em Berlim nem todas as pessoas dominavam o inglês, em Amesterdão, senti como se fosse uma segunda língua oficial, praticamente todos falavam bom inglês inclusive pessoas mais velhas, o que me surpreendeu.

Saúde parece-me melhor em Berlim (pelo que me falaram), depois Londres, depois Amesterdão (só há seguro de saúde privado acho eu).

A criminalidade, parece-me mais baixa em Amesterdão, depois em Berlim e a mais elevada em Londres.

Londres não me parece nada uma cidade apropriada para ter crianças, para o comum dos mortais parece-me mais adequada para solteiros ou casais jovens sem filhos, enquanto que Berlim parece-me a mais adequada pelos preços mais baixos de creches e disponibilidade de escolas bilingues a preços acessíveis, depois escolheria Amesterdão.

As três cidades estão bem dotadas de espaços verdes e parques, proporcionalmente à sua dimensão.

Quanto à Tech scene, parece-me que Londres é a mais apelativa, depois Berlim e depois Amesterdão.

Posso estar enganado em algumas coisas, mas foi o que senti ao visitar as três cidades e a falar com quem lá vive, qual seria a vossa escolha e porquê?
 
Concordo um pouco com a tua visão em relação a Londres. Não é uma cidade para toda a gente, e depende sempre do que uma pessoa pretende.
Pessoalmente, sempre achei uma cidade demasiada caótica para se viver. Adorava lá ir para visitar ou para cenas de lazer, mas depois quando voltava a casa sentia um alívio.

Eu vivi 6 anos em Reading e gostei imenso. Estava a 30min de Paddington, por isso sempre tive todas as boas coisas de Londres perto sem ter que viver lá.

Tenho amigos a viver em Londres e alguns gostam, como tenho alguns que viveram lá e detestaram.
Uns já compraram casa e fazem a sua vida normal. Se trabalhares relativamente perto de onde vives (e aqui o perto é relativo, já que a cidade é gigante) não me parece tão mau quanto isso.

Em relação à cena Tech, o UK no geral é excelente, e principalmente Londres. Startups são como cogumelos, todos os dias aparece uma nova, mas provavelmente umas 70% ao fim de 2 anos desaparecem. Mas isto da oferta de emprego também acaba por ser relativo, se víveres mais a Sul e arranjares uma offer a Norte da cidade estás disposto a 1h20 de underground? Com pandemia as coisas melhoraram e hoje em dias as offers para remote são frequentes, mas ainda vejo isto muito defensivamente, visto acreditar que algumas assim que isto acalmar, comecem a mandar a malta para os offices.

Em relação à vida no UK, independente de Londres ou não, pessoalmente adorei. O custo de vida é alto? É. Mas os salários para tech são estupidamente altos e dá para ter uma vida bastante confortável.

Agora tudo depende de cada um e das expectativas e daquilo que são as prioridades. Pessoalmente, apesar de ter adorado lá viver, senti a certa altura que era o momento de regressar. Mas como experiência a curto, médio ou longo prazo, recomendo vivamente.
 
Última edição:
"Estupidamente altos" parece-me um pouco exagerado :P... Ao ler isso, se nao soubesse nada do assunto, pensaria que daria para fazer uma vida numa casa porreira com alguns filhos e um porsche a porta, o que nao é bem o que acontece :D
 
Pode ser exagerado, mas isso que descreves não é nada descabido no UK dentro da nossa área. Principalmente para malta com uns bons anos de experiência.
Trabalhei 1 ano e meio com um contractor que vivia em Londres e ia diariamente para Reading de Porsche. O tipo fazia £650 diárias e era Mobile Dev, por isso quando digo que os salários são estupidamente altos, não me parece desfasado da realidade.

Hoje em dia qualquer senior consegue um salário de 50k/60k em Londres, e aqui falo em malta com uns 5-8 anos de experiência. Para dar outro exemplo, um ex-colega meu saiu da empresa para ser Solutions Architect para ir ganhar £115k (em Bristol). É verdade que é um tipo com 25 anos de experiência, mas mesmo assim dá uma ideia do que o UK tem para oferecer.

Quando o salário médio no UK deve rondar os 30k e qualquer tipo com meia dúzia de anos de experiência já anda a ganhar 60k, acho que dá uma perspectiva do que a cena Tech é neste momento no UK.

Atenção que claro que isto é como tudo, e não quero dar a ideia que tudo que seja dev esteja com as conta bancárias a rebentar, mas aquilo que pretendo dizer, é que o UK que oferece oportunidades de se atingir esses salários sem que seja algo considerado fora do normal e que mesmo que não se tenham um salário brutal, aquilo que oferece é o suficiente para ter um vida bastante boa.
 
A mim parece-me que Berlim, é a cidade mais vantajosa em salário versus custo de vida e aluguer de apartamento.

Conheço um Senior contractor, com 10 anos de experiência com rate de 900€/dia, e diz-me ele que tem um colega que chega aos 1200€/dia, tem fortes conhecimentos de AWS.

Também me disse que um Junior em Berlim, facilmente consegue 50k€, não sei se é verdade ou não, mas se for compensa mais do que Londres, porque o custo de vida é mais baixo em Berlim.

O mal mesmo é a língua, demasiado difícil, apesar de nos podermos safar em inglês, e no trabalho ser praticamente 100% inglês, parece-me que é sempre um stress no dia-a-dia, porque nem toda a gente fala inglês, nem em serviços públicos de atendimento e burocracias, às vezes têm de chamar alguém que fale inglês...
 
Back
Topo