empresa baseada num só programa? [ou como comercializar um software?]

crossroads

Power Member
Espero que este seja o sitio ideal para a minha questão.

Precisava de saber qual a opinião de quem sabe sobre uma questão que me surgiu.
Em primeiro lugar não sou programador, mas quero aprender. Tenho uma ideia desde há algum tempo de preparar um programa de gestão direccionado para um nicho de mercado muito específico. Será um projecto para talvez ir trabalhando nele nos próximos dois anos, mas gostava de saber quais são as expectativas que poderei ter sobre criar uma empresa e viver disso com base neste programa.
O nicho é um tanto pequeno, mas a nível mundial ainda haverão muitos clientes. E o melhor é que não há programas semelhantes, sem concorrência portanto.
Quanto à empresa que tenho em mente é uma pequena empresa, nada de muito sofisticado.
Basicamente o programa é um gestão com uma base de dados em mySQL e um GUI.
Mas como saber se é uma ideia com potencial ou não?

Obrigado por qq dica!
 
Última edição:
Como o software é para um mercado muito específico, como tu dizes, deves pensar nos seguintes pontos:
- Quais são as minhas empresas alvo?
- Utilizarão elas já algum software para o que pensas fazer?
- Se sim, o que poderá levar a que mudem para o teu?
- Que outros softwares já existem que façam o mesmo que o teu?
- Terás capacidade para convencer as empresas a adquirirem o meu software?

Muitos dos problemas das empresas que abrem e depois vão à falência em pouco tempo é porque quem as cria faz numa óptica de "o que eu gostaria de vender" em vez de pensar no que o público quer que possa ser fornecido.

Boa sorte no teu projecto.
 
Pessoalmente acho que necessitas de criar um produto inovador, que simplifique os processos das empresas ao maximo. No fundo o que necessitas é de "descobrir a polvora" novamente. É um mercado muito competitivo e dificil.