empresa baseada num só programa? [ou como comercializar um software?]

crossroads

Power Member
Espero que este seja o sitio ideal para a minha questão.

Precisava de saber qual a opinião de quem sabe sobre uma questão que me surgiu.
Em primeiro lugar não sou programador, mas quero aprender. Tenho uma ideia desde há algum tempo de preparar um programa de gestão direccionado para um nicho de mercado muito específico. Será um projecto para talvez ir trabalhando nele nos próximos dois anos, mas gostava de saber quais são as expectativas que poderei ter sobre criar uma empresa e viver disso com base neste programa.
O nicho é um tanto pequeno, mas a nível mundial ainda haverão muitos clientes. E o melhor é que não há programas semelhantes, sem concorrência portanto.
Quanto à empresa que tenho em mente é uma pequena empresa, nada de muito sofisticado.
Basicamente o programa é um gestão com uma base de dados em mySQL e um GUI.
Mas como saber se é uma ideia com potencial ou não?

Obrigado por qq dica!
 
Última edição:
Como o software é para um mercado muito específico, como tu dizes, deves pensar nos seguintes pontos:
- Quais são as minhas empresas alvo?
- Utilizarão elas já algum software para o que pensas fazer?
- Se sim, o que poderá levar a que mudem para o teu?
- Que outros softwares já existem que façam o mesmo que o teu?
- Terás capacidade para convencer as empresas a adquirirem o meu software?

Muitos dos problemas das empresas que abrem e depois vão à falência em pouco tempo é porque quem as cria faz numa óptica de "o que eu gostaria de vender" em vez de pensar no que o público quer que possa ser fornecido.

Boa sorte no teu projecto.
 
Pessoalmente acho que necessitas de criar um produto inovador, que simplifique os processos das empresas ao maximo. No fundo o que necessitas é de "descobrir a polvora" novamente. É um mercado muito competitivo e dificil.
 
Muitos dos problemas das empresas que abrem e depois vão à falência em pouco tempo é porque quem as cria faz numa óptica de "o que eu gostaria de vender" em vez de pensar no que o público quer que possa ser fornecido.

Boa sorte no teu projecto.

Boas questões!...
Começando pelo fim não é tanto "o que eu gostaria de vender" mas sim "o que eu gostaria de usufruir e ainda ninguém fez". Não existem outros softwares parecidos que eu saiba.

- Quais são as minhas empresas alvo?
> Na maior parte micro e pequenas empresas (com orçamentos normalmente limitados).

- Utilizarão elas já algum software para o que pensas fazer?
> Não. Aliás, normalmente fazem tudo "manualmente".

- Se sim, o que poderá levar a que mudem para o teu?
-

- Que outros softwares já existem que façam o mesmo que o teu?
> Nenhum. Encontrei uma vez um baseado no MS Access mas era tão mauzinho que metia dó. Mas foi mesmo o único e ainda não encontrei outro.

- Terás capacidade para convencer as empresas a adquirirem o meu software?
> Boa pergunta! Será que elas quererão informatizar uma coisa que normalmente fazem à mão? Penso que sim, mas até tentar não poderei saber.

Obrigado! ;)
 
- Terás capacidade para convencer as empresas a adquirirem o meu software?
> Boa pergunta! Será que elas quererão informatizar uma coisa que normalmente fazem à mão? Penso que sim, mas até tentar não poderei saber.

Obrigado! ;)

Isso depende do risco.

Tens de vender bem o produto. Nenhuma empresa vai querer arriscar trocar uma coisa que já tem a funcionar (mesmo que não automatizadamente) por uma que pode trazer dissabores, tem um custo acrescido (investimento, manutenção, etc).

Um dos maiores problemas prende-se com o suporte. As empresas tendem a confiar pouco em organizações que são pouco conhecidas, porque têm medo que de um momento para o outro o suporte possa acabar e fiquem agarradas.

Tens de dar garantias de suporte e sobretudo, uma boa política, é um período de teste.

É sempre uma área complicada, uma vez que a não ser que tenhas um software muito revolucionário, se apostares apenas em micro empresas, terás dificuldades de penetração e tirarás pouco lucro em relação ao investimento feito em desenvolvimento e suporte dado.

Pensa bem os prós e os contras.
 
Já agora como técnica de marketing aconcelho-te a enviares uma demo limitada do programa com descrição das funcionalidades para as potenciais empresas interessadas seguida de um telefonema teu a perguntar se viram o software e se estariam interessados numa reunião para uma discussão do seu funcionamento e compra.

Infelizmente vais ter de gastar algum dinheiro para tornar o teu produto visivel.
 
xtr3me disse:
Um dos maiores problemas prende-se com o suporte. As empresas tendem a confiar pouco em organizações que são pouco conhecidas, porque têm medo que de um momento para o outro o suporte possa acabar e fiquem agarradas.

Tens de dar garantias de suporte e sobretudo, uma boa política, é um período de teste.

É sempre uma área complicada, uma vez que a não ser que tenhas um software muito revolucionário, se apostares apenas em micro empresas, terás dificuldades de penetração e tirarás pouco lucro em relação ao investimento feito em desenvolvimento e suporte dado.

Tenho que apostar em micro-empresas pois são essas o nicho ao qual o software se destina.
Quanto ao suporte claro que irá ser incluido, mas tb penso que o programa irá trabalhar por si próprio e que não vá ter grandes problemas nesse aspecto. "Penso eu de que"... mas já sei que não será bem assim.


Da Profezzur disse:
Já agora como técnica de marketing aconcelho-te a enviares uma demo limitada do programa com descrição das funcionalidades para as potenciais empresas interessadas seguida de um telefonema teu a perguntar se viram o software e se estariam interessados numa reunião para uma discussão do seu funcionamento e compra.
Sim, já me tinha lembrado disso. Em principio estava a pensar disponibilizar uma full version mas que não seja possível guardar dados. Mas até lá ainda posso mudar de ideias, claro.
Outra coisa, é que eu estou a pensar em desenvolver pequenas ferramentas mais ou menos simples, à medida que aprendo a programar (sim, ainda sou newbie mas já o tinha referido no meu 1º post), para depois as disponibilizar gratuitamente no site e assim fazer nome.
Já o da viagem pode ser difícil já que o mercado é internacional e bastante disperso...

Mas onde será que posso encontrar case studies de empresas para estudar isto melhor?

Obgd! :)
 
Boas espirito inovador e muita força para andar para a frente são sempre grandes qualidades neste tipo de projectos.

No entanto penso que o teu maior problema neste caso será o de ganhar a confiança dos clientes, porque podes ter um programa 5 estrelas...que bate toda a concorrencia, mas as empresas vao sempre preferir comprar a uma MS ou algo de genero, do que ir comprar ao zé da esquina.

Na minha opiniao existe sempre espaço para crescer, mas para isso precisas de ter um bom produto e por fim precisas de ter umas boas parcerias estratégicas que te garantam alguma margem de confiança junto dos clientes.
 
Última edição:
Back
Topo