Avaria empresa de recuperação de dados?

Boas pessoal, o portátil da minha rapariga basicamente morreu para a vida e ela tem lá dados extremamente importantes que ainda não tinha backup.
O erro que dá é o SMART Hard Disk Error 301;
O computador está de momento com uma empresa de informática aqui local e tudo o que sei é que o rapaz disse que já consegui-o por o disco a trabalhar mas que não consegue passar informação; e que até ao fim da tarde já diz se consegue salvar alguma coisa ou não.

(no caso do pior) Gostaria de saber se alguém já teve experiências com alguma empresa especializada nestas coisas, e qual é a mais fiável para mandar o disco?
 
As empresas de recuperação de dados são pagas a peso de ouro, se fosse a ti tentava ver se o portátil arranca e instalava por exemplo
o Ease US Data Recovery Wizard para ver se consegues recuperar alguma coisa
 
O computador está de momento com uma empresa de informática aqui local e tudo o que sei é que o rapaz disse que já consegui-o por o disco a trabalhar mas que não consegue passar informação; e que até ao fim da tarde já diz se consegue salvar alguma coisa ou não.
Essas empresas não vao fazer muito mais que ele, o problema é se os dados ficaram corrompidos e se assim foi não ha milagres.
 
Na empresa ja mandamos varios discos para recuperacao e foi tudo recuperado mas eram discos IDE. O unico que nao conseguiram foi um SSD devido a tecnologia de gravacao. Foi cerca de 500 euros se nao estou em erro para empresa e o orcamento é gratis. Mas se ja foi mexido vai ser mais dificil.
 
Na empresa ja mandamos varios discos para recuperacao e foi tudo recuperado mas eram discos IDE. O unico que nao conseguiram foi um SSD devido a tecnologia de gravacao. Foi cerca de 500 euros se nao estou em erro para empresa e o orcamento é gratis. Mas se ja foi mexido vai ser mais dificil.
Os discos ditos normais são relativamente fáceis de recuperar.
Compras outro igual, abres os dois e metes os pratos no disco novo. Isto é o que é feito por essas empresas.

Os SSD são mais complicados de recuperar os dados porque se se avariar a placa, têm de dessoldar as memórias da placa e soldarem em nova placa. Obviamente que o risco de avariar é muito reduzido, dado que não é fisico, mas acontecendo é muito chato de recuperar!

Da minha experiência conhecido meu teve de recuperar um SSD e uma empresa em Carcavelos levou 1.600€!
 
Os discos ditos normais são relativamente fáceis de recuperar.
Compras outro igual, abres os dois e metes os pratos no disco novo.
Isto é o que é feito por essas empresas.

Os SSD são mais complicados de recuperar os dados porque se se avariar a placa, têm de dessoldar as memórias da placa e soldarem em nova placa. Obviamente que o risco de avariar é muito reduzido, dado que não é fisico, mas acontecendo é muito chato de recuperar!

Da minha experiência conhecido meu teve de recuperar um SSD e uma empresa em Carcavelos levou 1.600€!
You Serious?!

E das coisas mais descabidas que ja vi por aqui... Quase ao nivel de cortar uma memoria de desktop a meio e colocar num laptop...

Por favor nao induzas o used em erro.
 
Ambos.

Em primeiro lugar, para abrires um disco necessitas de um local dust free, ou seja, um local controlado. As particulas de po nos pratos sao suficientes para danificar os mesmos.

Em segundo lugar, para poderes mudar de pratos de um disco para o outro a controladora tera de ser a mesma (nem sempre o mesmo modelo possui a mesma controladora). Muitas das vezes basta apenas a mudanca de controladora (depende sempre do problema do disco).

Isto apenas para enumerar o obvio, depois ha outras variaveis mais tecnicas que deverao ser analizadas, para isso existem softwares proprios para analize de erros do disco, que indicarao qual a melhor abordagem para recuperacao de dados.

Quanto aos SSD's, nao tem ponta por onde se lhe pegue!
 
Em primeiro lugar, para abrires um disco necessitas de um local dust free, ou seja, um local controlado. As particulas de po nos pratos sao suficientes para danificar os mesmos.

Já experimentei e correu bem. Devo ter tido sorte...
Há três opções quando um disco avaria:
1) Deixamos morrer e esquecemos o que lá está;
2) Fazemos nós e se correr bem, boa, se correr mal, avariado já estava;
3) Se falharem todos os passos anteriores podemos sempre mandar para as empresas de recuperação de discos.

Quanto ao SSD tenho um familiar que pagou 1.600€ para recuperar um disco SSD, e foi isso que lhe disseram que fizeram ao disco - vi o disco e realmente vinha "soldado". Não faço ideia se foi ou não o que foi feito ... Imagino que uma empresa não iria queimar um disco SSD para dar a ideia de que tinha feito algo, mas...
Esta parte realmente foi só do que vi.
 
@motorider tudo depende da importancia dos dados que se tem no disco. Muitas das vezes pagar o valor que uma empresa especializada cobra para a recuperacao dos dados pode ser bastante barato tendo em conta o que se quer recuperar.

Quanto as opcoes, andar a mexer nos discos sem conhecimento do que se esta a fazer e meio caminho andado para perder os dados irremediavelmente. E ai nenhuma empresa vai poder recuperar os mesmos.

Por experiencia propria nao recomendo abrir nenhum HDD, as possibilidades de correr mal sao bastante grandes.
 
@VelhoDoRestelo , tens muita razão no que dizes, embora haja alguns passos que não são bem como dizes.
@motorider , há aí muita má informação. A mudança de pratos é feita em casos extremos de motores que deixam de trabalhar (o caso do que colocaste do video, é disso exemplo). Não se trocam pratos como se troca um vinil num leitor de discos. Se as recuperações fossem simples toda a gente as fazia. Ou pensas que quando se debita 200/500/1000€, é apenas por que "nos apetece" e é para xular o cliente?
 
@Larbac nao sou expert na materia, sempre que tive clientes a solicitar servicos semelhantes os mesmos eram reencaminhados para empresas da especialidade (por norma nao queriamos actuar como 3rd party nestas situacoes dado o valor envolvido).

Como sei que e a tua area, podes so me corrigir nos passos que indiquei erradamente (e sim, e mesmo por curiosidade, pois a alguns anos que tenho este processo como mais ou menos correcto, e por isso quero corrigir essa linha de raciocinio!).

Se nao o quiseres fazer aqui no topico, por favor envia PM.
 
@VelhoDoRestelo , tens muita razão no que dizes, embora haja alguns passos que não são bem como dizes.
@motorider , há aí muita má informação. A mudança de pratos é feita em casos extremos de motores que deixam de trabalhar (o caso do que colocaste do video, é disso exemplo). Não se trocam pratos como se troca um vinil num leitor de discos. Se as recuperações fossem simples toda a gente as fazia. Ou pensas que quando se debita 200/500/1000€, é apenas por que "nos apetece" e é para xular o cliente?
Não disse isso.
Disse que uma empresa levou 1.600€ para um SSD mas para o trabalho feito não me pareceu excessivo.
Até porque em PT não havia grande know how na altura (algumas recusaram).

Quanto ao resto, devia ter dito que a questão da substituição do prato só se aplica se tudo o resto falhar.

Mas sim, é complexo e só o fiz porque me pediram muito e não era assim tão importante o que tinha no disco.
 
Ambos.

Em primeiro lugar, para abrires um disco necessitas de um local dust free, ou seja, um local controlado. As particulas de po nos pratos sao suficientes para danificar os mesmos.
Certissimo!

Em segundo lugar, para poderes mudar de pratos de um disco para o outro a controladora tera de ser a mesma (nem sempre o mesmo modelo possui a mesma controladora). Muitas das vezes basta apenas a mudanca de controladora (depende sempre do problema do disco).

Deves-te estar a referir à placa electronica, essa sim, pode ser substituida, mas normalmente a simples troca não funciona, sendo necessario substituir uma ROM, que costuma ser unica de disco para disco.


Isto apenas para enumerar o obvio, depois ha outras variaveis mais tecnicas que deverao ser analizadas, para isso existem softwares proprios para analize de erros do disco, que indicarao qual a melhor abordagem para recuperacao de dados.

Correcto, há hardware especifico. O melhor é a AceLabs.


Quanto aos SSD's, nao tem ponta por onde se lhe pegue!

Depende um pouco da controladora que se usa e se eventualmente há algum tipo de encriptação, mas já foram recuperados muitos.
E não, não é preciso soldar ou dessoldar nada (normalmente....)
 
Alguém recomenda uma casa destas em Lisboa/Grande Lisboa? Precisava de verificar o disco do meu portátil que tive há momentos a confirmação da minha loja de informática que não está mesmo a dar sinais de vida (experimentou inclusivamente retirar o disco do Lenovo e colocar noutra máquina e não arranca). Precisava de recuperar alguns ficheiros e já me estou a tentar preparar mentalmente para o estrago, mas queria saber se alguém conhecimento de alguém que seja referência nisto. obrigado!
 
Back
Topo