Empresas Criação de Websites

Não vou estar aqui a continuar a defender os sites 100% flash (EM DETERMINADAS SITUAÇÕES) porque já o fiz várias vezes e é um debate que abunda pela net fora...

Vou só deixar aqui um site para os críticos visitarem porque me parece que não o conhecem... http://www.thefwa.com
 
Vou só deixar aqui um site para os críticos visitarem porque me parece que não o conhecem... http://www.thefwa.com

Código:
$ lynx --dump www.thefwa.com

   You need to upgrade your Flash Player.
   FWA requires Macromedia Flash, version 7 or greater. Please click
   [1]here to download.
   Or, if you're absolutely positive you have Flash 7 or greater, click
   [2]here to force the site to load.

References

   Visible links
   1. http://www.adobe.com/products/flashplayer/
   2. http://www.thefwa.com/index.asp?detectflash=false

   Hidden links:
   3. http://www.thefwa.com/

Era precisamente a isso que me referia: partem do princípio que os utilizadores têm instalado um plugin. Se não o têm, não brincam no site. Neste caso, nem sequer ficam a saber sobre o que trata o dito site.

Por outro lado, vendo o site com o plugin, pergunto: o que há ali que não poderia ser feito com (X)HTML/CSS/Javascript?
 
Última edição:
Viva,

Tenho que dar razão ao slack_guy, ainda existem pessoas que nao fazem a mínima ideia do que é um plguin e de como insta-la-lo

É claro que "nós" sabemos e temos sempre a versão mais recente.

Mas ainda no outro dia fui a uma empresa e fiquei espantado quando eles ainda tinham o Internet Explorer 5.0

É por isso que programar para a web é difícil por causa da retro-compatibilidade.

Se nos podermos manter pelas normas w3c, tanto melhor.

Mas quem não gosta de um bom site em flash???

Saudações
 
Bem, claro que esta "guerra" flash ou não-flash nunca há-de ter fim, nem é minha intenção mudar a opinião de ninguém, mas aqui ficam mais umas ideias sobre o assunto :)

O flash não é a solução para tudo - como já foi dito por aqui, há que ter em consideração os requisitos do projecto e saber avaliar quais as ferramentas melhores para cada situação. De qualquer maneira, em geral, dizer que o flash é a ferramenta certa para "aquilo que é acessório", parece-me muito redutor e, na minha opinião, completamente errado. E não é verdade que a Macromedia nunca tenha sugerido que o flash era a ferramenta ideal para fazer um site. Talvez na altura do Flash 3 isso fosse verdade, mas já lá vão os tempos.

Quanto aos problemas de usabilidade... Há sites em flash e sites em flash... Um bom site em flash usa a navegação do browser sem problemas, tem deeplinking e tudo o resto que um site "normal" tem. Podem fazer-se bons ou maus sites em flash, da mesma maneira que se podem fazer bons ou maus sites em HTML 4.0/CSS/....

Quanto à questão de ter plugin instalado, realmente, quanto a isso não há muito a fazer. Eu, pessoalmente, já vejo o Flash como um standard. Obviamente que isso é discutível, mas se os números que a Adobe apresenta relativamente à taxa de penetração do player forem correctos, não andará muito longe da verdade. De qualquer maneira, mais uma vez voltamos à questão inicial - o tipo de projecto e o público a atingir. Se for um site que *deva* ser visto por qualquer pessoa e que, o facto de não ser, resulte em prejuízo para o utilizador, então nesse caso sim, é esquecer o flash. Mas nesse caso provavelmente também é esquecer o HTML 4.0/CSS/Javascript...

slack_guy, respondendo directamente à tua pergunta quanto ao thefwa.com, e porque este meu argumento é normalmente o que me leva a escolher o flash: o "feeling". Toda a experiência de utilizar o site, todas as interacções, todo o feedback ao utilizador... Muito dificilmente conseguirias alcançar isso da mesma forma com um site não-flash. E desconfio que, mesmo que conseguisses, o tempo que o levarias a fazer seria tanto que qualquer vantagem deixaria de fazer sentido.

Para finalizar e porque isto já vai longo... Acho muito bem que defendam os standards e a utilização de HTML/CSS, etc para desenvolver sites, porque só assim podem evoluir (os standards) e só assim podemos ver cada vez mais melhores sites. Da mesma maneira que acho bem que haja pessoas que defendam a utilização do Flash, porque é graças a isso que o Flash hoje é o que é e que já há sites excelentes em Flash. Digamos que eu simplesmente estou do lado do Flash :)

Há e haverá, sem dúvida, espaço para tudo e para todos. Flash ou HTML para mim é irrelevante, desde que o resultado final seja excelente.

//Ricardo
 
RE:

Eu, pessoalmente, já vejo o Flash como um standard.

Viva,

Vês tu, mas nao vê a mozilla nem a Microsoft, já que temos que instalar a plugin quando instala-mos o browser. Se ela viesse com o navegador ainda era aquela, mas não vem.

Eu sei que a tenho que instalar, mas a minha irmã não sabe, e tb não sabe porque é que certos sites apenas funcionam em IE e em firefox não, ou em Windows e não em MAC.

Depois temos o problemas das actualizações.

Instalas-te o flash, mas e quando é que vais fazer a actualização para uma versão mais recente?

Provavelmente quando sair, mas a minha irmã não sabe fazer isso. E se a minha irmã, não fosse minha irmã havia sites que ela não haveria de ver na "vida".

Eu digo isto, mas também gosto de ver sites em flash. Existem alguns que são fantasticos...

Vocês já imaginaram como serial mais fácil programar se os utilizadores estivessem todos nas ultimas versões dos browsers/plugins??!!!

Saudações
 
Vocês já imaginaram como serial mais fácil programar se os utilizadores estivessem todos nas ultimas versões dos browsers/plugins??!!!
oh... a vida seria muito mais fácil!
e se todos os utilizadores usassem o mesmo sistema operativo, os mesmos programas, os mesmos monitores e placas gráficas com a mesma resolução, os mesmos ratos e teclados, todos tivessem a mesma capacidade visual e de movimentos... ah, seria tudo tão mais fácil! :-)

Trabalhar para a web significa excluir utilizadores. Se se excluem mais ou menos utilizadores depende de várias coisas: das técnicas, dos idiomas, dos conteúdos. Quando se define o target de um site está, simultaneamente, a definir-se quem fica excluído - só que não se pensa nessa parte.
 
Então mas quem é que não tem o plugin de flash ?

Devem ter quantidades infinimas de plugins de Yahoo's toolbars e afins e flash não ?

Até o msn (> 8.0) precisa de flash por isso, devem ser poucas as pessoas que nao têm, alem disso são apenas uns cliques para instalar.
 
Última edição:
Então mas quem é que não tem o plugin de flash ?

Devem ter quantidades infinimas de plugins de Yahoo's toolbars e afins e flash não ?

Até o msn (> 8.0) precisa de flash por isso, devem ser poucas as pessoas que nao têm, alem disso são apenas uns cliques para instalar.

Conheço quem não use flash por ser uma tecnologia proprietária. Simplesmente não instalam o plugin do flash no browser. Claro que são poucas pessoas.

Seja como for eu nunca fui a favor do flash em sites, eu procuro num site informação e não *****. As vezes pode dar jeito mas na maior parte das vezes não dá. Trabalho numa empresa e o flash é usado com moderação, algumas animações de topo ou uma apresentação inicial. Tirando isso só me lembro de um site que fizemos e que tem menus em flash, no entanto nem sequer precisava na minha opinião. Estamos a falar num universo de centenas de sites.
 
Quem navega na internet tem de obrigadoriamente usar flash. Basta olhares para o topo da techzone ou vais dizer que prefere nao instalar um plugin free e não ver cenas em flash ?

Um bom exemplo de sites em que procuras informação em flash

http://www.rr.com/flash/index.cfm?rev=10242&division=279

Só um exemplo (talvez o melhor).

Só uma coisa importante eu não estou a dizer que flash é melhor que outra coisa qualquer simplesmente acho impossível alguém hoje em dia dizer não ao instalar um plugin de flash.
 
Eu pessoalmente sou anti sites completamente em flash. Mas não quer dizer que não o usem para aquilo em que o flash traz vantagens, nomedamente jogos, imagens 3d e streaming de video.

Vejam o exemplo do youtube, usa flash, mas so para aquilo que realmente precisa.

Tanto se aplica ao flash, como shockwave, como silverlight, como outra treta kker.

Eu gosto de navegar na net no meu PDA e passo-me com os sites em frames ou em flash :/

Pensem que cada vez mais pessoas usam os PDAs, telemoveis, origamis, iCoisos e isso pa navegar na net :S
 
CoolMaster, depende dos sites... Em muitos sites concordo, a informação é o mais importante. Mas também há muitos outros em que a forma é tão ou mais importante que o conteúdo. Mais uma vez digo que relacionar flash com "*****", como dizes, é muito redutor. O flash serve para muito mais do que isso. Também eu trabalho numa empresa, e também nós usamos o flash com moderação, embora os nossos sites sejam 100% flash. E digo que usamos com moderação porque fugimos exactamente dessas tais "*****", animações desnecessárias, etc. Aliás, considero até que são essas "animações de topo ou apresentações iniciais" que são completa e normalmente dispensáveis e não trazem nada de novo ou informativo ao utilizador. Bem pelo contrário, só costumam atrapalhar.

O exemplo que o sike deu é provavelmente um dos melhores exemplos de um bom site em flash. Só é pena que eles já não tenham online a versão em HTML, porque aí é que dava bem para ver a diferença. Comparando as duas versões, à primeira vista, eram practicamente iguais... No entanto era a pequena diferença entre as duas que fazia a grande diferença. O tal "feeling" que normalmente me faz optar pelo flash.

Preatorian, realmente para PDAs e dispositivos móveis os sites em flash, a não ser que tenham sido desenvolvidos especificamente para isso, não são muito amigáveis. Mas penso que a web, em geral, não é muito amigável nessas situações, certo? Lá está, mais uma vez penso que tudo se resume ao objectivo e ao público a atingir. Mas de qualquer maneira, se a ideia é usarmos a web no PDA ou telemóvel da mesma forma que usamos no PC, então são os próprios fabricantes que têm que se adaptar. E, felizmente, penso que é nesse sentido que as coisas estão a evoluir. O iPhone e outros dispositivos que têm aparecido recentemente são um bom exemplo disso.

//Ricardo
 
Por acaso conheço quem não use o youtube por isso mesmo, por ser preciso flash.

@ rmoutinho

É obvio que o flash tem as suas vantagens, eu é que não gosto porque para mim a nivel pessoal um site é para ter conteúdo e ser facil de usar, raramente encontro um site em flash (totalmente) facil de usar. Normalmente quem faz um site em flash é mais para o show off do que para o que me interessa, que é conteúdo.. vamos pensar. Se um site é bonito e tal a gente aprecia e até fala que aquele site em flash esta muito interessante, passado 1 semana nunca mais la voltamos porque é sempre a mesma coisa.

É mais facil a nivel de soluções web (CMS, shops), ou seja, conteúdo dinâmico é mais facil NÃO fazer em flash, claro que há maneiras de colocar esse conteúdo dinâmico mas não me parece a melhor solução. Normalmente os sites em flash são aquilo e acabou. Acredito que existam sites em flash que sejam muito bons e estejam sempre actualizados (e que sejam faceis de actualizar) no entanto estes casos são mesmo muiiiiiiiito raros.

Agora usar flash para fazer certas coisas acho que sim, o youtube é um bom exemplo disso.. sou completamente a favor, é claro que se usasse uma tecnologia livre era melhor, mas nem embirro muito com o facto do flash ser proprietário ao contrário de algumas pessoas que conheço, e como já disse não têm sequer o plugin instalado e possivelmente nunca vão ter.

Depois há a desvantagem de o flash pesar, há muita gente que não sabe optimizar as coisas e já vi simples flashes a me comerem 100% do cpu e eu tenho um core 2 duo, por isso imagino alguem com um pc muito mais fraco.

Mas claro que isto é tudo muito subjectivo, bottom line: eu sou a favor do uso em moderação para coisas que são MESMO precisas, mais do que isso não.


Ja repararam que este topic entrou rapidamente em off-topic? :002:
 
Back
Topo