1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

empresas open-source

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por heeven, 27 de Abril de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1098)

  1. heeven

    heeven Power Member

    boas, eu numa empresa queria ver se era viável por todos os SO com open-source. claro que nao vou fazer eu isso pois nao tenho experiencia. eu gostaria onde encontrar empresas que lidem e façam isso com open source. tipo de consultadoria.

    cumps
     
  2. xupetas

    xupetas Banido

    tens e n tens.... grande parte das fortune 500 companies fazem as suas proprias distros de software seja windows linux ou os2 por exemplo... é pratica corrente.
     
  3. msdevweb

    msdevweb Power Member

    Hum... empresas que façam isso?? como o próprio nome diz, open-source = sem lucros, não sei se será facil encontrares uma empresa que te preste esse serviço, possivelmente encontrarás empresas que possam vender "packs" de opensource-linux (normalmente a um preço razoavél) e que te dão suporte a ele, mas mesmo assim não sei se te vão instalar isso, mas nada como tentares. Procura uma loja de informatica que venda s.o.'s OpenSource, e talvez eles façam isso.

    Vê este site, talvez te possa ajudar. Software Livre Portugal http://oss.ine.pt/
    Um abraço.
     
  4. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Nao sei onde foste buscar a definiçao open-source = sem lucros... open source = distribuição gratuita. Não quer dizer que possas cobrar por apoio técnico por ex, como fazem várias empresas.
     
  5. msdevweb

    msdevweb Power Member

    Sim, talvez sem lucros não tenha sido o indicado, mas o que dizes de apoio tecnico eu referi, logo deves perceber em que sentido queria dizer sem lucros ;p

    Um abraço.
     
  6. [knap]

    [knap] Power Member

    Estão os dois errados, eu posso muito bem vender a ultima release do Ubuntu por 500€ se me apetecer, posso muito bem vender algum programa que alguém tenha criado e lançado sobre a licença GPL e lucrar com isso.

    Afinal é isso que a RedHat, Novell e companhia fazem. (Sim, também vendem suporte).
     
  7. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    Open Source = source code livremente distribuído e acessível e com direito a modificações. Não tem nada a ver com pagar ou não pelo produto final
     
  8. msdevweb

    msdevweb Power Member

    Ningém disse o contrario, ningém disse que não podias vender, como eu até disse no reply que possivelmente existem empresas que lhe poderão vender/oferecer suporte na compra de uma qualquer aplicação/s.o. opensource.

    Já respondi depois, e volto a responder... não me fiz perceber bem com aquela comparação.
    Peço desculpas pelas susceptibilidades feridas ;p

    Um abraço.
     
  9. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Viável é, 90% das vezes. Fácil não. E já nem contes com as questões técnicas pq essas são ultrapassáveis em 95% das ocasiões. Conta é com a famosa "resistência activa do elo mais forte" aka utilizadores.

    Se precisas de suporte ocasional em Windows por causa de bugs/vírus/etc vais precisar de suporte quasi-permanente para SO's OS, 90% das vezes derivado a perguntas/dificuldades (que raramente são justificadas) das ditas bestas.

    Infelizmente, mesmo uma coisa trivial como mudar o browser/mailer pode dar em revolução armada :D

    Vai dai pesa bem os prós/contras. Se tens users que alinhem e se sintam motivados a ter um melhor ambiente informático, força nisso. Se já à priori eles mostrarem resistência pensa duas vezes, pq podes dar por ti a empurrar a mudança pela goela abaixo dos ditos. Been there, done that, não foi bonito...

    Eu atm quando penso sequer em fazer isso em qqr sitio que já tenha o parque informático montdo penso logo em primeiro dar-lhes uns bons tempos de preparação. Felizmente atm é bastante mais fácil, podes por os users a usarem FF/TB/OpenOffice e outros ainda em Windows e quando os mudas para outra coisa pelo menos eles já levam algumas "core apps" aprendidas, depois é só habituarem-se ao OS novo.

    Qqr modo, não te metas nisso se não tiveres ideias de ter suporte permanente. Pelo menos durante uns tempos vão haver duvidas a toda a hora, algumas com fundamente, e têm de ser atendidas.
     
  10. [knap]

    [knap] Power Member

    Isso é free software, open source software não te garante esses direitos todos.

    Podem apenas dizer, aqui tens o source code, podes vê-lo mas não podes fazer nada com ele.

    free software != open source

    O meu post era mais direcionado para o AndreAPL erro meu.

    Mas ele disse que open source = distribuição gratuita, ora se eu estou a vender uma coisa não a estou a distribuir gratuitamente.
     
  11. heeven

    heeven Power Member

    é para uma empresa que vai abrir, uma clinica mais certamente. é coisa nova. e por saber que é preciso suporte, é que perguntei por empresas. encontrei duas, parece-me que fazem o que preciso. primeiro é preciso se é viável para esse tipo de empreendimento, ja que tera muitos programas relacionados com a saude.

    a ver vamos. obrigado na mesma
     
  12. Simao

    Simao Power Member

    Existem empresas que fazem isso que procuras sim.

    open source = free as in freedom

    Não quer dizer que seja gratis, quer dizer que podes fazer o que te der na telha com o software, desde que o faças de acordo com a licença.
     
  13. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    http://opensource.org/docs/osd
     
  14. ctrler

    ctrler Power Member

    Free Software é o termo que o Richard Stallman inventou para definir a GPL, mas que também se aplica a outras licenças (BSD por exemplo).

    Open Source foi um termo que o Eric S. Raymond e os amigos inventaram na altura do lançamento do Mozilla pq achavam que Free Software podia assustar a malta das empresas.

    Apesar de ambos os termos se referirem as mesmas licenças, normalmente usa-se Open Source e não Free Software para software que apesar de ser livre não é gratuito (Red Hat Enterprise Linux por exemplo), isto pq o Richard Stallman é completamente contra a comercialização de software livre (podem ouvir a entrevista dele no www.tllts.org).
     
  15. van_Zeller

    van_Zeller Power Member

    O nome free software foi um tiro nos pés como apenas um idealista poderia dar...
    Mas as diferenças são mais que apenas no nome...basicamente o FS está mais conotado como idealismo anti-comercial. Já o OSS é simplesmente uma abordagem pragmática à questão do código (aberto/fechado): aberto é melhor porque evolui, nada mais.
     

Partilhar esta Página