Empresas portuguesas não investiram no transístor em papel

(...) quando nos deslocámos à Portucel nem o almoço nos ofereceram...



Tudo bem que se possam sentir "desapoiados" pela indústria nacional, mas uma frase dessas está ao nível de um "mãe, aquele menino não gosta de mim e deitou-me a língua de fora".

Será que o Dialmedia oferece o lanche aos vendedores da Clix/Sapo/Zon/enciclopédias/whatever que lhe batem à porte de casa? :D
 
Pego nas minhas palavras anteriores e volto a repetir. É o tipo de empresários que temos, querem o lucro imediato sem esforço nenhum e depois dá nisto.
E eu volto a dizer, isto é Portugal, não somos nenhuma super-potência e neste momento há uma crise económica gravíssima, neste momento os gestores apenas querem passar a crise sem males de maior, como raio ainda podem pensar em investir numa tecnologia futura, em que os yelds ainda são baixos?
Ainda não está aperfeiçoada, e quem te diz que essa mesma tecnologia não irá ser mais tarde fabricada em Portugal e mesmo assim dar lucro a empresas portuguesas?

Eu tb gostava de dizer que era bom ficar com tecnologia de ponta, ainda mais criada por Portugueses... mas não temos poderio económico para comprar essas patentes...

10 Milhões de € cada patente ou parte da patente (como estava na historia, não me lembro bem), mas isso não é o custo total... Tens de fazer ainda mais pesquisa a fim de melhorar o processo de fabrico, tens de mudar as maquinarias todas, formar pessoal...

Milhões, Milhões, Milhões de €... Que não há...
 
Última edição:
Isto é no minimo de uma pessoa se sentir enojada.

Gostaria de saber que raio de plano tecnológico é este que o Socrates (coveiro) tanto apregoa. Deve ser o plano de "Agora os americanos já não nos vendem mais aviões milítares com 40 anos porque gastamos o stock então compramo-lhes computadores com 10 (aka Magalhães/Classmate)".

É que as empresas papeleiras (Portucel, Papelaco etc.) são empresas de vanguarda a nivel europeu, quiçá mundial (nunca se perguntaram porque é que vêm tanto eucalipto plantado onde deveria haver floresta/mato autóctone?!
Nesse role também entram as empresas cerâmicas e até a a vidreira (embora esteja a ficar muribunda), a industria dos moldes, completamente de topo, que poderia fazer parceria com uma industria de plasticos para desenvolverem usos nesta área.

Estas empresas e uma participação (€€€€) do que seria o verdadeiro plano tecnologico poderiam criar um consorcio de R&D para futuros productos a serem por estas empresas produzidos.
Assim portugal passsaria a ter productos unicos e aumentar exponêncialmente as exportações com productos e tecnologias próprias sem ter de recorrer a mais ninguêm, seria puras exportações. Exactamente o que este pais precisa.

Ainda estou para ver para quê é que eles construiram o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia em Braga, deve ser para desenvolverem novas tecnologias para depois serem vendidos os resultados da investigação a outros, para depois os outros produzirem productos baseados naquelas tecnologias e nós importarmos os mesmos productos.... pelo menos no que toca ao quinhão português, pois duvido que os espanhois não aproveitem bem o que sacarem de lá.

É uma pena o défice de governamentação e de bom tecido empresarial com visão.

P.S. - Pelo que vi os 10 milhões de € eram para a compra total da patente, mas depois foi fatiada, ou seja as empresas ou o plano tecnologico poderia ter comprado as fatias que interessam a elas próprias ou à industria portuguesa abaixo dos 10 milhões de €, e lembrem-se que só para a segunda fase do plano tecnologico em 2007 foram disponibilizados 18milhões de €, logo penso que se encontraria aqui uma solução com um pouco de vontade e sentido de cooperação.
 
Última edição:
Gostaria de saber que raio de plano tecnológico é este que o Socrates (coveiro) tanto apregoa. Deve ser o plano de "Agora os americanos já não nos vendem mais aviões milítares com 40 anos porque gastamos o stock então compramo-lhes computadores com 10 (aka Magalhães/Classmate)".

Epá não sabia que era o Sócrates que geria estas empresas todas! Tem a mão em tudo, irra! :001:
 
E eu volto a dizer, isto é Portugal, não somos nenhuma super-potência e neste momento há uma crise económica gravíssima, neste momento os gestores apenas querem passar a crise sem males de maior, como raio ainda podem pensar em investir numa tecnologia futura, em que os yelds ainda são baixos?
Ainda não está aperfeiçoada, e quem te diz que essa mesma tecnologia não irá ser mais tarde fabricada em Portugal e mesmo assim dar lucro a empresas portuguesas?

Eu tb gostava de dizer que era bom ficar com tecnologia de ponta, ainda mais criada por Portugueses... mas não temos poderio económico para comprar essas patentes...

10 Milhões de € cada patente ou parte da patente (como estava na historia, não me lembro bem), mas isso não é o custo total... Tens de fazer ainda mais pesquisa a fim de melhorar o processo de fabrico, tens de mudar as maquinarias todas, formar pessoal...

Milhões, Milhões, Milhões de €... Que não há...


Andamos em crise desde o tempo das caravelas... Basta ler Eça de Queirós para ver que o retrato que ele faz da sociedade da altura é o mesmo que fazemos agora, só muda mesmo a época. E se continuarmos sem investir no que é nacional e a ignorar o nacional estamos bem feitos ao bife. Somos o pais com um povo que só compra se tiver um nome estrangeiro na marca... enfim. Se estamos em crise, é com investimento e diferença que a ultrapassamos, não é a ficar à sombra da bananeira. Deveriamos de investir agora mais do que nunca, em produção nacional e em consumo de produtos nacionais. Já que não exportamos quase nada, ao menos que se consuma o que é nacional. Isto é a minha opinião, se calhar estou enganado...
 
Essa frase do "estamos em crise e não há dinheiro" é exactamente o argumento típico do patrão "tuga".

Até parece que é só Portugal que sofre a crise e lá fora não se passa nada... A Samsung está num sector onde se anda a reduzir postos de trabalho e no entanto aplicou esta tecnologia numa das suas televisões.

A própria Suzano que se mostrou interessada no projecto não é assim tanto maior que a Portucel, e esta última ainda é controlada pela Semapa. A Portucel há um ano atrás investiu 500 milhões de euros numa máquina para... aumentar a produção. Tanto dinheiro e não vejo nenhuma inovação aqui... mas para receber condignamente estes investidores já não mexem uma palha.

Ainda me deu para rir quando dizem que são os investigadores a terem que fazer de vendedores cá em Portugal, quando as empresas asiáticas e brasileiras andam-se a atirar todas ao mesmo osso. Absolutamente irrealista, mas enfim...

Cumps.
 
Com tanta gente aqui revoltada por nenhum português ter pegado na ideia, por que não o fizeram vocês?
Pediam um empréstimo ao banco, e estava o assunto resolvido. Ou até os autores da ideia podia ter feito isso. É claro que dizer o que os outros devem fazer com o dinheiro deles é mais fácil :rolleyes:
 
O patrão português quer é sacar o dele o mais rápido possível e com o minimo investimento.
É o pensamento de que o que vem de fora é melhor.
 
É um bocado engraçado estas criticas...
Olhem para esta frase que transmite a ideia ja passada varias vezes aqui: " É mesmo mentalidade à portugues, pensar que o que vem la de fora é que é bom!!"

O engraçado é que na realidade é uma autocritica, ja que acabam por dizer que os estrangeiros é que são bons e os portugueses "burros". Ou seja "o que vem la de fora é que é bom!!"

Por vezes as coisas não acontecem como queremos. Por exemplo, no caso da Qimonda, quem é que são os "burros" os portugueses ou os "estrangeiros"? Uma tecnologia daquelas não tinha futuro?
 
A Portucel há um ano atrás investiu 500 milhões de euros numa máquina para... aumentar a produção. Tanto dinheiro e não vejo nenhuma inovação aqui... mas para receber condignamente estes investidores já não mexem uma palha.

Ainda me deu para rir quando dizem que são os investigadores a terem que fazer de vendedores cá em Portugal, quando as empresas asiáticas e brasileiras andam-se a atirar todas ao mesmo osso. Absolutamente irrealista, mas enfim...

Cumps.

Essa máquina dos 500 milhões... vai estar parada... Giro não é? Enterrar 500milhões em empréstimos e agora estar "à rasca" para ver como o mercado mundial evolui a fim de obter retorno...

Como disse, aparecem dezenas de "investigadores" por ano às portas da Portucel... isso de pagar almoços e serem todos compinchas... só se for na tua empresa... :D Neste momento a tecnologia não é rentável... é preciso pensar muito? Deves pensar que lá por uma empresa ser grande não tem custos, e que tem um granda saco de dinheiro para investir...

Eu já disse que é 1 pena a tecnologia ir para mãos estrangeiras, mas nenhuma empresa em Portugal tem poder económico para comprar as patentes!

Fiz-me entender? A tecnologia pode ser boa, é interessante, mas não há bolsos para isso...
 
Sabem porque é que os portugueses são "pequeninos"?

Que tal sairem desse ciclo de auto-minimização e atribuir culpas aos outros? Que tal provarem a vossa indignação e as vossas intenções de apoiar a inovação e usar um sub-forum onde discutem as vossas proprias ideias. Ou falarem exclusivamente de produtos portugueses?

Já viram como se comportam os Alemães, Espanhois, Holandeses? Arrogantes, não são? Não é possivel criar uma espiral negativa ou de miserabilismo com esses povos. É essa uma das diferenças de potencial, não a inteligencia ou que gostemos mais de beber imperiais e ir ver as meninas para a praia enquanto os outros trabalham.

Parem de avaliar os Portugueses como superiores se tudo corre bem, e inferiores se corre mal. Sim, nós temos que lutar 120 enquanto os outros só precisam de 100, or temos um pouco mais lixo no nosso tecido empresarial, mas nós não somos melhores ou piores que o resto da Europa. Técnicos, mas também empresários. Parem de ser bipolares.

A outra diferença de potencial é esta: se eu tiver uma ideia e tiver dificuldade em explica-la ou for tão lunatica que é dificil de "convencer" alguém, em que parte deste forum poderei ter atenção e possibilidade de sucesso? Primeiro que tudo, em que sub-forum posso começar a thread? Depois de olhar para o "Guia de Participação", até isso é um desafio burocratico. Com toneladas de universitarios, onde estão os exemplos? E a motivação, quantas vezes vou ouvir "isso vai funcionar" vs "não vai funcionar"?


É de ficar indignado com a situação apresentada nesta thread, sim. Mas que tal lerem isto? http://en.wikipedia.org/wiki/Proof_by_example

Não tenho nada a acrescentar, porque para mim este forum é uma desilusão. As únicas discussões são excitadas mas curriqueiras de como é avançado o hardware, software, produtos... dos outros.

Já agora, não é preciso lutar tanto como julgam. Vocês são universitarios e os empresarios visitam este forum. Dá jeito saberem ...

Sendo isto um assunto respeitante á minha propria universidade só te digo que ... está-se mesmo a vêr porque é que investiram estrangeiros em vez de portugueses ...

Fonte: Expresso

Reparem na diferença: Uma empresa estrangeira é que convidou os investigadores a irem ao Brasil com tudo pago, enquanto que em Portugal foram os investigadores que se tiveram que se deslocar às empresas e não receberam o mínimo de atenção que era prevista.

Tirem as vossas ilações.

E o que tem ser uma estrangeira ??? as coisas mudam de empresa para empresa.


Enquanto uma empresa portuguesa do ramo do papel tem que fazer pela vidinha do dia a dia .. .lá pelos brasis são eles que "alimentam" os politicos.


Googla um pouco por "suzano" e percebes do que estou a falar. :rolleyes:

Pego nas minhas palavras anteriores e volto a repetir. É o tipo de empresários que temos, querem o lucro imediato sem esforço nenhum e depois dá nisto.


Sim ... a RENOVA que até nem inventou o papel higienico preto nem nada só quer o lucro facil e não inova. :rolleyes:




Por outro lado ... é a historia do costume ...


Se até a SOLBI se chamava Luso-Britanica porque se fosse só luso estava f***** logo á partida. :D



E de facto os que falam mal de portugal tem total razão ... não vos vemos a voçês irem-se lá auto-propor para investir na tecnologia do transisto em papel. :lol:
 
eu estive numa conferencia dada pela Elvira Fortunato(aka lider do grupo de investigação) deu para ver a quantidade de empressas envolvidas todas elas de ponta e apesar de nao serem portugues estao a trabalhar com dependencias portuguesas (pelo que percebi) saint gobain(vidros) samsung e lg foram umas das que reti mas havia mais...

uma das perguntas que fiz foi acerca da quantidade de transistores que cabiam numa folha de papel A4 e ela disse me que ainda nao tinham feito a conta(mas seriam varios)

outra foi relativa ao topico que e o investimento portugues nesta tecnologia (nomeadamente patente) e ela disse que a patente podia sair de portugal mas que a insvestigaçãao e desemvolvimento nao por isso apesar da patente poder vir a sair de portugal numa futura frabrica essa vai ser em portugal
 
A patente é apenas um direito, pode ser explorado por uma entidade tanto portuguesa, como o que for, não é necessário ser comprada. Basta que haja um acordo com o proprietário para ser utilizada ou desenvolvida. Portanto esse argumento que não há dinheiro para comprara a patente não é totalmente real, uma vez que ela não precisa de ser necessariamente comprada.

Quanto ao papel preto da renova, não percebo o que o meu nome está lá a fazer no meio uma vez que não falei nada sobre a renova, apenas falei acerca do tipo de gestão das empresas portuguesas no geral. É óbvio que há excepções, mas apenas isso excepções.

E parece que não sou o único a dizer isso, basta ver o discurso do nosso presidente na Sessão de Abertura do 4º Congresso da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).

Desculpem o offtopic.
 
Back
Topo