Empresas: Trabalho Remoto/ TeleTrabalho/Trabalhar a Partir de Casa

Pixar

Membro
Boas,

Gostaria de saber se aqui alguém teve a experiência de trabalhar para uma empresa em regime de teletrabalho/trabalho remoto (vulgo 'trabalhar a partir de casa'). Ou se conhecem alguém que o tenha feito. Gostava de ouvir opiniões.
Já vi ofertas de emprego na Net neste regime. Sei também que há empresas 'de maior fama' que permitem que se trabalhe desta forma. Ora, eu gostaria de saber que tipo de condições é que este regime costuma envolver... enfim, gostava de ouvir opiniões e experiências...

Cumprimentos
 
Tens SLA's a cumprir e tens que ter o telemóvel/PC sempre ativado nas horas de expediente para que de imediato atendas, senão estás fdd. Recebes o mínimo, pois se não tens despesas, não precisas de muito mais (o que faz sentido). O SLA traduz-se num tempo de resposta para um trabalho que tem que ser escrupulosamente cumprido.

Sentes-te alienado pois não tens identificação com a empresa e pouco conheces os colegas de trabalho (não passarão de imagens/vozes).

É bom, mas tem muito de mau.
 
Entendi mal. Eu já fiz trabalho a partir de casa, mas apenas à noite. No meu caso não era para firmas, mas sim para clientes que foi conhecendo e que tinham confiança no meu trabalho. Conversão de discos de vinil para formato digital - cópia de segurança, não era pirataria e também muito trabalho gráfico.
Mas apenas e só como um complemento do salário que auferia numa empresa.
 
Tens SLA's a cumprir e tens que ter o telemóvel/PC sempre ativado nas horas de expediente para que de imediato atendas, senão estás fdd. Recebes o mínimo, pois se não tens despesas, não precisas de muito mais (o que faz sentido). O SLA traduz-se num tempo de resposta para um trabalho que tem que ser escrupulosamente cumprido.
Obrigado pelo teu feedback!
Suponho que SLA seja um conceito relacionado com a gestão/trabalho por objectivos, certo?

Sentes-te alienado pois não tens identificação com a empresa e pouco conheces os colegas de trabalho (não passarão de imagens/vozes).
É bom, mas tem muito de mau.
Eu sei, e é por isso que muitas pessoas que conheço não seriam capazes de se meter nisto. Mas eu até me aguento bem com a questão da alienação.

Já agora, que tipo de projectos é que se fazem neste regime? E trabalhamos nos projectos sozinhos desde o início ou só fazemos uma parte (por exemplo, imaginemos que é uma aplicação web, fazemos o design e a programação ou apenas uma das partes)? É que, especialmente neste regime em que há menor contacto directo com os colegas, fica mais difícil trabalhar em projectos feitos 'às fatias'.
 
Nunca trabalhei exclusivamente a partir de casa, mas o meu emprego é flexível nesse aspecto e portanto faço-o esporadicamente. Às vezes é só um dia um dois (quando tem de ir alguém a casa entregar ou reparar alguma coisa, por exemplo, e tenho de lá estar o dia todo). Às vezes são vários dias seguidos, normalmente quando vou a Portugal mas não quero tirar muitos dias de férias.

O principal problema é que te sentes longe de tudo e todos. És, essencialmente, um estranho. Isso pode não ser um problema no sentido em que não tens problemas em não ter relações pessoais com o resto da equipa, mas pode ser um problema a nível profissional. É impressionante a diferença que um simples "olá" cara a cara pode fazer! Muitas vezes tive de trabalhar com equipas de outros escritórios, e a diferença entre o "antes de os visitar" e "depois de os visitar" é abissal. Antes eu era um estranho, portanto as minhas perguntas e os meus pedidos eram simplesmente chatices vindas de um tipo qualquer. Depois de os conhecer, e establecer alguns laços pessoais, passo a ser "*o* batatafrita" e é muito mais provável que me respondam e ajudem. Não devia ser assim, pode até nem fazer muito sentido, mas acontece.

Outro problema é quando trabalhas em equipa podes simplesmente virar-te para o teu colega ou ir até ao lugar dele e fazer uma pergunta no momento. Pode estar outro ao lado a ouvir que por acaso até sabe a resposta à tua pergunta, e mete-se na conversa. Em poucos minutos tens o problema resolvido, ou sabes que mais ninguém na equipa o sabe resolver e que portanto não estás só a perder tempo. Ao trabalhar em casa não tens nada disso - podes mandar emails, podes telefonar, podes falar por chat... mas não é a mesma coisa. Demora mais tempo, e não é tão claro.

Se a acrescentar à distância física houver uma distância temporal (e.g. tu estás na Europa e eles na Ásia ou na América), pior ainda. Já tive projectos onde era o único no meu escritório a trabalhar naquilo, e todas as outras pessoas estavam num continente diferente. Acaba por ser o equivalente a trabalhar em casa, com a "agravante" de que o resto da equipa está 8 horas atrás de mim... está o meu dia a acabar ao mesmo tempo que o deles está a começar.

Se as tuas perguntas ou problemas forem simples, no melhor dos casos tens a resposta no mesmo dia ao fim da tarde ou à noite. Num caso normal, tens a resposta no dia seguinte. No pior caso, a tua pergunta fica perdida lá no meio e tens de a repetir. Uma coisa que com pessoal ao pé de ti ficava resolvida em 30 minutos passa a levar várias horas, às vezes dias.

Em suma, tem coisas boas (mais flexibilidade no que fazes e onde o fazes) mas também tem coisas más (a comunicação é muito mais difícil, e se for uma equipa disfuncional e/ou que simplesmente não quer saber de ti fica muito difícil fazer o que quer que seja).

O funcionar ou não depende tanto de ti como deles...
 
Acho que já tens aqui uns bons testemunhos mas vou deixar o caso que conheço.
Tenho um amigo do tempo da universidade que está a trabalhar remotamente para a Red Hat. O salário é excelente e ele não tem que se preocupar com todas aquelas coisas que, para quem trabalha no regime presencial, é normal, por exemplo: apanhar transposte para ir para o trabalho, dress-code, etc. Sinceramente, não sei bem como funciona o horário dele mas sei que tem prazos e esses não podem falhar. De vez em quando, pagam-lhe uma viagem para ir a uma reunião importante e coisas do género. No caso dele é um trabalho bastante técnico que faz, maioritariamente, sozinho.

Agora, pelo que eu vejo, eu acho que ele se sente um pouco "abandonado". Podemos não dar importância ao contacto humano mas a verdade é que, mais cedo ou mais tarde, vamos sentir falta dele (e ele até é uma daquelas pessoas bastante tímidas e metidas no seu próprio mundo). Depois é aquela questão: ele até pode ter um horário muito porreiro, mas as pessoas com quem ele se dá não têm: têm horário "normais". Ou seja, se quiser conviver a coisa fica complicada e acaba por não conseguir aproveitar essa flexibilidade da forma que ele gostaria.


Acho que é um trabalho para o qual é preciso estar muito bem mentalizado pois é socialmente oco, o que acaba por nos afectar. No caso dele, acaba por compensar pela remuneração, mas não sei se será sempre assim.
 
Para quem é programador, há por aqui alguém que trabalhe ou conhece quem trabalhe em casa? Que sites utilizam para ver/subscrever projectos?
 
Em termos de condições legais creio que os trabalhadores em regime de teletrabalho têm os mesmos direitos que os restantes. Depois claro, há algumas particularidades quanto aos instrumentos de trabalho (computadores, etc.) e quanto às despesas com Internet... Creio também que pode depender das funções em concreto, isto é imagino que alguém do suporte IT consiga facilmente desempenhar as funções em casa.
 
Back
Topo