Emuladores e Abandonware = ilegal? Digam de vossa justiça!

Será que o ABANDONWARE e os EMULADORES deviam ser PROIBIDOS?

  • Sim

    Votes: 0 0,0%
  • Não

    Votes: 25 89,3%
  • Só devem proibir os emuladores!

    Votes: 3 10,7%
  • Só devem proibir o abandonware!

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    28

Korben_Dallas

Zwame Advisor
Emuladores e Abandonware é ilegal? Digam de vossa justiça!

Votem e digam o que acham...

É uma questão polémica... eu pessoalmente sou a favor do abandonware... os emuladores é diferente porque emulam jogos mais recentes...

O bleem é bastante polémico... especialmente o BLEEMCAST...

Abandonware - DEFINITIVAMENTE porque os jogos já não podem ser encontrados à venda e não causa prejuízo a ninguém.

Emuladores - ADORO!!! mas alguns emulam jogos ainda recentes (Street Fighter EX 2 Plus)...

Se seguirmos a LEI à risca ambos seriam provavelmente proibidos mas será que prejudicam mesmo as empresas...

Esta thread vem no seguimento de uma com o nome "jogos antigos" - Poiuy acho que o fórum "Jogos" pode falar abertamente sobre estes assuntos porque mesmo a nível GERAL ainda não há LEIS ESTRITAMENTE DEFINIDAS para estes casos...

O QUE ACHAM?
 
Abandonware:

Não prejudica as empresas mas viola os seus direitos de propriedade intelectual - o copyright só expira passados prai 50 anos ou assim. A meu ver, portanto, é ilegal. Mas não acho que seja imoral ou viole a ética. Acho que devia haver legislação específica neste caso. Neste momento, legalmente, se uma empresa não vende um produto sobre o qual possua todos os direitos, nós não o podemos adquirir.
O que não quer dizer nada, não é... hehehe

Emuladores:

A plataforma é a chave da questão. Não há dúvida de que o dono legítimo de uma cópia de um software pode ter cópias do mesmo (já todos sabemos as condições para tal, vou saltar isso). Agora... se usar o software numa plataforma diferente daquela para a qual foi desenhado é ilegal ou não, deve depender da EULA do mesmo. Como não sei quais as implicações legais de violar a EULA, não posso argumentar mais.
Mas se me tentarem impedirem de jogar o StarWars da MasterSystem no PC corro-os à biqueirada!!

IMHO
 
Apesar de ser um 56Kb boy, consigo arranjar e interessa-me jogos antigos... nos sites em que arranjo vêm sempre referido que jogos considerados abandonware são sempre abaixo de um certo ano-1996 (mais ou menos isso)- e que não são suportados pelo autor... se não são mais suportados pelo autor porque é ilegal? Só se a venda do jogo não ter dado lucro... só se for isso porque de resto até esses sites que distribuem esses jogos dizem que não sites de warez e coisas do genéro...

Por acaso quando estava a arranjar o DOOM num site eles diziam isso... até o descarreguei no mesmo... Não é que passado algum tempo eles dizem que agora o jogo foi novamente suportado pela Id software e que agora se o quisermos descarregar temos de pagar uma pequena quantia de $ para o autor... LOL... é assim sem mais nem menos... e pelo que estou a ver esta-se a passar a mesma situação noutros site...
Ou seja o autor considerou que o jogo deu o que deu e quando começa a ver um descarregamento em massa do jogo começa outra vez a pedir $ e que suporta o jogo? Devem estar a gozar comigo... :eek:

Emuladores prá mim é polémico e prá mim deve ser proíbido... mal saem as consolas e já há um carradão de emuladores... poupem-se sff...
 
acho que esta questão vai correr muitas teclas do nosso teclado...

Emuladores/Abandonware = ilegal
Porquê?

1º nenhum respeita os direitos de copyright do software
2º apesar de "quase" nenhuma empresa ganhar dinheiro com os jogos emulados (a mair parte deles são antigos), isso não dá o direito de eles serem "violados" pelos encoders (a não ser por razões educacionais; mas isto é já um assunto á parte...).

Apesar destas razões, apoio o Abandonware/emu. Isto porque alguns jogos (antigos) são IMPOSSIVEIS de se encontrar tanto nas lojas como nas proprias editoras (falência/já não se fabricam).
Logo Emuladores é uma solução.
Abandonware é diferente, porque a questão é: o que é abandonware e o que não é?

Se um jogo é velho e já não se fabrica/a editora faliu/não se encontra em mais nenhum lugar, é abandonware.
Logo não se justifica ver jogos "recentes" como abandoware....e dai talvez não :P

Comments please :D
 
Entao e M.U.G.E.N. onde e que se situa no nivel legal?
O jogo em si parece nao ter problemas. Mas e os personagens que adicionamos ( falo no meu caso ). Se me poderem esclarecer agradecia.:001:
 
abandonware - o nome diz tudo

emuladores - não são iligais desde que não sejam distribuidos juntamente com roms

roms - ok, possui-las sem ter o original é ilegal (acho que relativamente a consolas antigas (ataris, spectrums, master systems e megas drives, nesta onda) já não, já são pertença de abandonware
 
Este fim de semana saquei uns 200 roms de SNES e queimei num CD com o DreamSNES...

Agora tou a jogar jogos da SuperNintendo numa DREAMCAST ehehhe :D Emu RULAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Próximo Fim de Semana é o de Mega Drive :D
 
CERTO!

E acho que esta legislação é excelente.

Emuladores - sózinhos não são ilegais.
Roms - Só os podes ter durante 24 e tens que ter o jogo original.

Fine by me :D
 
um emulador é tão ilegal quanto um gravador de CD's...depende do que fazes com ele.
se tiver o original é apenas uma questão de mudar de plataforma e já se pagou os direitos do jogo.
um emulador por si só não creio se seja ilegal mas n tenho um cú de conhecimentos do ponto de vista juridico.

quanto ao abandonWare, como lhe chamam, bem creio que legalmente deve ter problemas, mas é verdade que nao prejudicam ninguem, pelo contrario, consolas que cairiam no esquecimento, mantem-se imortais para os saudosistas como eu, e tantos outros e servem para mostrar a quem chega agora ao mundo informatico que houve coisas antes do Thunder Bird e pentes 4.
 
Back
Topo