1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Emuladores

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Skyz0r, 28 de Outubro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 744)

1. Skyz0r

Skyz0r Power Member

Afinal emuladores de jogos são considerados pirataria ou não? Eu digo que não, mas existem gajos que teimam em dizer que sim, que são considerados pirataria. Alguém me esclarece isto?

2. XtremuZ

XtremuZ I'm cool cuz I Fold

Retirei isto de outro site:

fonte: http://forum.clubedohardware.com.br

3. Mavors

Mavors Power Member

Teres um emulador não é ilegal.

Mas teres ROM's de jogos comercializados é. Senão era tudo mto simples. Tenho um PC, saco um emulador da PS2 e jogo todos os jogos da PS2 no PC sem pagar um tusto. Portanto o programa base não é ilegal, mas o facto de teres jogos licenciados a correr sobre esse emulador é.

Tens aqui umas qtas referencias:
    http://www.cnn.com/TECH/computing/9806/02/game.emulators.idg/index.html
    http://forums.emulator-zone.com/archive/index.php/t-1816.html
    http://forums.tweaktown.com/f65/console-emulators-legal-25368/

Inclusíve pelo que li, a própria BIOS é ilegal pq é uma cópia directa da BIOS desenvolvida para as consolas. Portanto se a intenção é jogar jogos comerciais, sim é ilegal.

4. Skyz0r

Skyz0r Power Member

Essa info é de confiar? É que vindo de um fórum brasileiro...

EDIT:

Mavors, se for por exemplo eu ter um jogo de PS2 e querer jogar com ele a partir de um emulador é ilegal?

5. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Antes do mais tens de dividir a emulação por duas épocas antes e depois da 5ª geração de consolas (a 5ª geração é a da Saturn e da Playstation 1)

Antes da 5ª geração

A emulação por si só é legal já que não há nada que te impeça de criar um programa que emule o funcionamento de uma ou mais peças de hardware (como e' o caso de uma consola).

A questão está na utilização que fazes desse mesmo emulador, normalmente para utilizares um emulador para consolas antes da 5ª geração precisas de roms, roms esses que para obteres legalmente precisas de ter uns conhecimentos razoaveis de informática e electrónica.

Contrariamente ao que muita gente pensa nem tendo os cartuchos dos jogos é legal descarregar esses roms da internet para os jogar nos emuladores, e a regra das 24 horas também não existe, a única forma legal de usares roms num emulador é se fores tu próprio a criar o rom.

5ª geração e posteriores

A emulação de hardware (como disse acima) é legal, no entanto as consolas dessa geração e as que vieram depois dela não fazem nada sem o "sistema operativo" que ela tem (se ligares uma megadrive sem um cartucho ela funciona, não te dá é nada, enquanto que se ligares uma saturn aparece-te um software que te permite por exemplo por um cd de som a tocar, esse software está protegido por direitos de autor pelo que para teres um emulador funcionar de uma consola dessa geração ou posteriores precisas de fazer uma cópia da tua consola para o teu PC e mais uma vez isso é algo de complicado e que não está ao alcance de todos.

Portanto resumindo:

Não é ilegal emular hardware
    Não é ilegal fazer um dump do conteudo de um cartucho ou do sistema operativo de uma consola para o PC (podemos considerar isso como uma cópia de segurança)
    É ilegal a utilização de imagens de jogos (vulgo roms) que não tenham sido criados pelo próprio
    É ilegal a utilização do sistema operativo das consolas a menos que o dump tenha sido feito pela própria pessoa.

Este assunto já foi mais do que debatido no fórum de jogos e consolas

6. Mavors

Mavors Power Member

Podes ler o Post do Triston. Tudo o que precisas de saber acerca de emulação e rips's de roms está lá descrito. :)

7. Skyz0r

Skyz0r Power Member

Significa que as imagens de jogo são os jogos que por exemplo tenho para Xbox e meto a rodar no pc a partir de um emulador, correcto? E como não foram feitos por mim é ilegal. É isto não é?

8. Skyz0r

Skyz0r Power Member

Alguém me confirma isto?

Partilhar esta Página