1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Emule e HDD's

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Balthar, 10 de Abril de 2006. (Respostas: 23; Visualizações: 1153)

1. Balthar

Balthar Power Member

Depois de um WD 80gb de vez em quando dar-me "delayed write failed" e como estava fora da garantia decidi investir num outro disco para a mula e meio a custo ( não havia o que queria ) comprei um WD 250gb ide, e não é que o raio do disco passado 20 dias pimba, novamente "write delayed failed" e este bem mais grave porque o smart acusa disco a encomendar a alma ao criador.

Vamos ao que interessa, gostaria de saber de ppl que use a mula 24/7 se os discos tb acusam alguns erros ou se sou eu que tenho tido azar.

2. SiliconeSoul

SiliconeSoul Power Member

Qual é a temperatura que tens dentro da caixa ? Discos a funcionar 24 horas por dia é aconselhavem terem uma boa refrigeração...

3. Balthar

Balthar Power Member

As temps são as normais, alem disso tenho uma ventoinha a puxar ar para dentro da caixa directamente para cima dos discos. E o maxtor de 80gb nunca se queixou e tb o uso para a mula, se bem que os temporarios ficam no WD.

4. God_Lx

God_Lx Folding Member

Se compraste o disco há 20 dias não há qq hipotese de ter sido o emule a marar-te isso tão depressa... Talvez já não viesse bom... Se dizes k o SMART não está nada bom vai JÁ à loja e troca-o com base nisso...

5. o_eRviNNhaS

o_eRviNNhaS Power Member

eu tenho o meu portatil ligado há 3 meses, so o desligo para reboots, e o disco não se quixa.

e sabem bem como são as refrigerações dos portáteis ;)

6. steelballzz

steelballzz Folding Member

a minha mula parou por agora.....não parava ha 2 anos.....hdd cooler em cada disco......nunca tive espigas.....sempre 24-7

ve la se a fonte nao e a responsavel por essa mortandade

cumps

7. Balthar

Balthar Power Member

Já foi para Rma, o WD Diagnostic dava erro, o chkdsk dava erro, não tive para me chatear mais, fiz backup dos ficheiros não estragados ( por sorte foram poucos ), e foi para a loja ( não tinham discos de 250gb mas mal cheguem trocam-me por um Maxtor a meu pedido, já estou a ficar um pouco escaldado com os WD ide )
    Já tive seagates, maxtor, e parece que só tenho azar com os WD.
    Neste caso devia ser mesmo defeito de fabrico.

Ps: Não é no pc da Sig que o disco pifou, é no dual athlon ( enermax eg465 )que o disco marou e a fonte não é a mesma da do disco de 80gb, esse já acontece isto desde o tempo da msi kt3 ultra com athlon xp 2000 ( fonte chieftec 350w ). Deve ser mesmo azar com WD ide, que o da sig ( wd 250gb sata2 ) até agora 5*

Última edição: 10 de Abril de 2006
  8. o_eRviNNhaS

o_eRviNNhaS Power Member

9. Balthar

Balthar Power Member

Tens razão :), já não está na sig mas no my system, é força do habito.

De qq maneira trocaram-me por um maxtor de 250gb ata, vamos lá a ver se aguenta mais tempo.
    E pelo sim pelo não vou passar a usar uma ferramenta para monitorizar constantemente o estado dos discos :)

Última edição: 11 de Abril de 2006
  10. ElvioNeto

ElvioNeto Power Member

ja vi o emule estragar discos de portateis

agora discos normais nao nem no meu velhito p3 700 que aguentou a mula por 4 anos

11. Balthar

Balthar Power Member

Boas novamente, e depois de ter passado a usar o HDDlife Pro descobri que o emule em principio sobrecarrega mesmo os discos.

Instalei um Maxtor 250gb ide para substituir o WD e de seguida instalei o Hddlife pro que monitoriza o estado do disco atraves do SMART e se ao principio me dava uma "health de 96% ) hoje passado 1 dia está com 87% se bem que acho que o programa deve ter em conta outros indices como a fragmentação, espaço disponivel, etc.
    O que é certo é que o velhinho Maxtor de 80Gb após ter instalado o programa estava com 66% e assim continua.

Por outro lado o PC principal com o WD sata II 250gb dá-me uma "health de 100%"

O programa é porreiro porque alem de monitorizar as temperaturas permite configura-lo para desligar o PC no caso de atingir uma certa temperatura definida pelo utilizador.

12. Balthar

Balthar Power Member

Para reaviver este topico e infelizmente para minha tristeza o Maxtor parece tambem não ter aguentado com o emule 24/7.
    Hoje de manhã tinha o server desligado e quando o liguei não tinha discos, desliguei o maxtor 250gb onde tenho os temporarios de emule e já reconhecia o maxtor 80gb ( so ), voltei a ligar o de 250gb e não reconhece nenhum disco.
    Como ia trabalhar não pude investigar mais, o que me lixa é se não consigo recuperar os dados que lá estavam ( + ou - 200gb ).
    O estranho é que o disco nunca aparentou problemas, o smart nunca acusou nada e de repente puff.

13. trek_b

trek_b Power Member

Eu tenho dois HITACHI de 250G em RAID1 no meu servidor a correr a mula 24/7. Até agora sem qualquer problema.
    Antes desta configuração, tive um Seagate de 120G em RAID1 com WD 120G, também sem qualquer tipo de problema.

Ou tens tido muito azar, ou algo se passa com o teu PC que está a marar os discos...

14. Hipop_Man

Hipop_Man Guest

wow

Epah n sei pk tens esse problemas :x o meu portatil velho mas ainda corre a mula e ja la vai um tempo k n a desligo :/

15. Balthar

Balthar Power Member

pois, se calhar desta vez nem foi o emule, lembrei-me agora que ontem quando cheguei a casa tinha o filtro do aquario a não puxar agua ( acontece quando falta a luz ), só se ao faltar a luz o disco passou-se, mas o disco de 80gb onde tenho o so instalado e os terminados está 5* e já vai com uns 3/4 anos de uso. Tenho que testar aquilo melhor, se tiver lixado rma com ele, mas que é estranho é.

16. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Já tive discos mortos e não foi de P2P (numa epoca onde ainda andava a 56k)!

A receita para os discos durarem o maximo é:
    * UPS/supressor de picos
    * Fonte de qualidade
    * refrigeração activa

17. Balthar

Balthar Power Member

A fonte é uma enermax eg475, tenho tomada com supressor de picos ( não é de marca, provavelmente vou comprar uma melhor ) e tenho um cooler akasa para discos justamente neste disco visto ser o mais "massacrado".

Alem disso o disco parece estar a funcionar bem como master, como slave nem é reconhecido na bios, pelo menos faço um backup e dados e depois logo testo o que se passa com o disco.

O HDDlife dá-me o disco a 84% exactamente o que tinha antes disto acontecer.

18. bomb

bomb I quit My Job for Folding

Tenho o meu Hitachi ja à 2/3 anos so para a mula, etc e ate agora sempre a funcar, às vezes quando vejo o estado de fragmentação do disco ate me passo, ta tudo vermelho, e nunca me deu erros.

19. Archangel

Archangel Power Member

Tenho um disco que já tem uns valentes anos de emule em cima, praticamente 24/7, e nunca me deu problemas. Um WD160GB SATA

20. Balthar

Balthar Power Member

Depois de investigar o problema verifiquei:

- o disco está bom visto que noutro pc funciona quer em slave quer em master
    - o outro disco de 80gb ligado ao server também só funciona como master
    - se ligar um disco em slave não é reconhecido
    - as drives de dvd/cd funcionam bem em slave

Daqui conclui:

- dos discos não é porque ambos funcionam em slave e master noutro pc
    - dos controladores ide da board não é porque quer os master quer os slave funcionam ( estes com discos não )

- A PORRA DOS DISCOS DUM MOMENTO PARA O OUTRO FICARAM IMCONPATIVEIS COM OS CONTROLADORES IDE EM SLAVE

Mais uma que não é para perceber, apesar de ir investigar na technet e afins se alguem tem um problema semelhante.

Última edição: 29 de Junho de 2006

Partilhar esta Página