1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Encoding de àudio

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Untouchable, 11 de Janeiro de 2007. (Respostas: 2; Visualizações: 452)

1. Untouchable

Untouchable Power Member

Boas! Eu não percebo muito do assunto, por isso decidi vir pedir ajuda aos experts :003:

É assim, segundo o que apanhei das pesquisas que fiz quanto maior for o bitrate de uma música, melhor é a qualidade e consequentemente maior será o tamanho do ficheiro certo? Ou estou enganado? É que eu não percebo mesmo patavina do assunto...

Mas a minha dúvida não se centra só aí... É assim, há algum programa que permita converter/editar/"reencodar" uma música de um certo bitrate para um bitrate maior? E posteriormente melhorar a qualidade da mesma? Ou isso só é possível quando passamos as pistas de áudio do cd para mp3? Obrigado desde ja.

2. Whooper

Whooper Power Member

Bom...

quanto maior o bitrate, maior será o ficheiro, mas a sua qualidade será melhor.

Se tiveres um ficheiro codificado em 128kbps,e recodificares esse ficheiro para um bitrate maior (por exemplo: 160kbps ou 192kbps), so vais estar a perder tempo, e qualidade.

O ideal será quando convertes WAVE para Mp3 (a isto chama se codificação) será usares um VBR, ou seja Variable Bit Rate de 192~ ou superior. O VBR será sempre melhor q um CRB (Constante bit rate). Pela razão de q a musica tem fazes em que precisa de maior bitrate, e fazes em que precisa de menos, mas isto é o codec que analisa, quando faz a conversão. O melhor codec de Mp3 é sem sobra de duvida o LAME: http://lame.sourceforge.net/index.php

O melhor programa para converteres CD's (ou ficheiros) de Wave para Mp3 será o EAC (Exact Audio Copy), mas sse nao te ententeres com ele sempre podes usar o CDex, que ja traz a ultima versão do LAME

Nos dias que correm nao se justifica haver ficheiros codificados en 128kbps ou 160 kbps. A internet esta rapida e os disco rigidos estao gigantes, por isso usa se sempre bitrates de alta qualidade, de preferencia em VBR. MaS mp3 é um formato velho (ja tem mais de 10 anos), e hoje em dia ja existem melhores formatos de audio comprimidos. EU gosto bastante do OGG Vorbis.

Googla um pouco,:)

3. Untouchable

Untouchable Power Member

Thks a lot ;) Fiquei esclarecido!

Partilhar esta Página