1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discussão Encontrei uma maneira de reduzir o noise em High ISO 8000+

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Ignis, 20 de Setembro de 2012. (Respostas: 13; Visualizações: 1314)

  1. Ignis

    Ignis Power Member

    Boas,

    Na fotografia onde é regra geral, tenta-se fotografar para as zonas de maior brilho e não para as sombras, ou seja, um histograma puxado para a direita é melhor que um para a esquerda, pois quando um histograma está mais orientado para a direita sem clippar os tons claros, ganha-se muito mais com isso. A fotografia fica com mais informação, ou seja, não fica com tanto ruído, porque o que acontece quando se quer recuperar uma área que está sub-exposta, introduz-se ruído na mesma, mesmo a ISO base. E quando um foto está ligeiramente sobre-exposta sem clippar nada, não se perde, depois um pequeno ajuste no lightroom e fica tudo bom. Isto é muito importante em fotografia onde se usa altos ISO's e por isso esta tem que ficar bem exposta ou um pouco sobre-exposta com o histograma orientado para a direita. Como eu fotografo maioritariamente natureza nunca utilizei altos ISO's, mas numa experiência aqui em casa num ambiente com pouca luz, fiz uma foto com ISO a 8000 a 0EV e depois tirei outra com o mesmo ISO a +1EV e quando fiz o ajuste no lightroom essa foto de+1EV ficou com muito menos ruído, nem parecia que tinha sido tirada a 8000! Nas sombras onde estas são mais visíveis o noise, ficou muito melhor. Porque a camera mesmo utilizando ISO iguais, na exposição +1EV capturou muito mais detalhe. E por isso eu digo que, mais vale tirar uma foto com ISO6400 mas com uma excelente exposição com o histograma para a direita, do que tirar uma a ISO3200 mas com o histograma para a esquerda, nesse caso a foto com ISO3200 vai ficar com mais ruído. Se estão com medo de subir o ISO numa situação de pouca luz, não fiquem, melhor a foto ficar bem exposta do que sub-exposta com um ISO mais baixo, depois na edição vai se notar muito mais noise. Por isso é que em festas em ambientes fechados não tenham medo de usar ISO de 12000 desde que a foto fique com uma exposição aí de +1EV, claro que depende das situações em que +1EV pode ser overkill, mas depois na edição ao fazer o ajuste na exposição até vão ficar pasmados com a qualidade que a foto ficou. Eu tirei com a minha D5100! fotos a 8000 e 12000 de ISO perfeitamente usáveis, até fiquei pasmado. Just my 2 cents.
     
  2. tiberiumwars

    tiberiumwars Power Member

    Obrigado pela partilha tenho de experimentar isso! Não tens exemplos que possas colocar? Do género pré-edição e pós-edição?
     
  3. Jedi_Master

    Jedi_Master Power Member

    Por falares nisso...também podes fazer o inverso ou seja: Imagina uma máquina que só faz iso 1600. Baixas 2 stops e depois na edição aumentas +2 Stops. É como se tivesses tirado a ISO 3200. Claro que o ruido já se sabe.

    Mas também há casos e casos e certas câmeras lidam melhor com o ruido do que outras como sabemos. Mas esta "Técnica" costumo usar em sitios com pouca luz onde não tenho tripé nem velocidade suficiente. Assim baixas 2 stops ganhas velocidade...e ruido também heheheh. Experimentei uma vez em grutas mas o ruido era tanto que acabei por deitar fora as fotos...lol
     
  4. 7kman

    7kman Power Member

    Isso não é tão linear assim, porque ao subires um Stop no iso vais também perder 1 Stop na DR, pelo que o "truque" poderá ser válido, mas para uma cena com uma gama dinâmica reduzida.
     
  5. Jedi_Master

    Jedi_Master Power Member

    Exacto...isto não é assim tão linear hehehe
     
  6. Ignis

    Ignis Power Member

    Tu assim vais estar a introduzir muito mais ruído, se não todos os fotógrafos faziam isso, era como aumentar o ISO magicamente, era uma festa. Se tiras um foto sub-exposta e já estás a clippar os darks, se quiseres recuperar vais ter muita dose de ruído, muito mais do que se fizesses uma boa exposição com ISO elevado. Portanto não é igual ao fazer o inverso, porque uma foto com um pouco sobre-exposta, não estás a perder detalhe, tens é de estar atento ao histograma.

    Tens de estar a visualizar o histograma, podes tirar uma foto sobre-exposta mas sem clippar os brancos, basta o histograma estar orientado para a direita mas sem exageros e isso é fácil de ver quando um histograma já está a clippar ou não.
     
  7. Ulpianus

    Ulpianus Power Member


    Descoberta muito interessante e com potencial
    Ignis - estou com o tiberiumwars, podes postar aí uns comparativos.
     
  8. Wildstar

    Wildstar Power Member

    Isto. Se bem percebi, o que estás a fazer na prática é baixar o ISO, e obviamente só funciona se a cena tiver pouca dinâmica. Até diria que, em certas circunstancias, isto é exactamente a mesma coisa que usar Auto ISO.
     
  9. Jedi_Master

    Jedi_Master Power Member

    O que é que eu escrevi...não disse que até tive que deitar fora as fotos com tanto ruido? Nunca mais fiz isto só estava a dizer que pode ser feito. Vai a uma gruta sem tripé com iso 1600 em partes quase sem luz sem uma lente rápida e depois diz se conssegues fazer uma boa exposição.
     
  10. Ignis

    Ignis Power Member

    Nessas grutas existe muitos tripés naturais como pedras e isso. Para não falar que a camera tem o flash, para as grutas tens de ter uma fonte de luz artificial.
     
  11. o problema e quando as pedras e paredes nao estão no sitio certo para um bom enquadramento :)

    uma flashada pode (vai) mudar por completo o ambiente (especialmente o popup)
     
  12. Jedi_Master

    Jedi_Master Power Member

    Nem mais!
     
  13. Drackey

    Drackey Power Member

    usar flash numa gruta já iluminada so o faz uma vez pois a pessoa descobre que o tripé é que é. Caso seja uma gruta natural sem iluminação ai tudo é válido para que se obtenha luz mas o tripé é preciso na mesma...lol
     

Partilhar esta Página