Encriptação do código de um site

mauronacosta

Power Member
Viva,

tenho em mãos um site para rever, cujo código de alguns dos ficheiros php surge na seguinte forma:

Código:
[...]
// Copyright (c) 2006 *NOMEOMISSO*.  All Rights Reserved.

// Redistribution in whole or in part is strictly prohibited. 
// Please contact us for full details.

//

   eval(gzinflate(base64_decode('HZzH  [...)]
sendo que a última e longa linha contém o código encriptado.

Gostaria de saber o que pensam os membros do fórum sobre este tipo de "protecção" e se consideram haver situações em que possa ser justificada.

Ps: Os interessados encontrarão um método de desencriptação aqui.
 
Acho que é importante proteger o que é nosso e é capaz de gerar valor para nós ou para a empresa em que trabalhamos, mas essa encriptação não serve para nada, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimentos consegue ver o código. Normalmente opta-se por colocar o código que não se quer acessível a todos em bibliotecas compiladas (tipo DLLs), pois assim já dá bastante mais trabalho a aceder...

Se todo o código do mundo fosse open source haveria muito menos emprego para nós, programadores, algumas empresas poderiam ter apenas alguns peritos em copy-paste-nem-que-seja-à-base-do-cuspo.
 
Se todo o código do mundo fosse open source haveria muito menos emprego para nós, programadores, algumas empresas poderiam ter apenas alguns peritos em copy-paste-nem-que-seja-à-base-do-cuspo.
Se todo o código do mundo fosse open source a informática estava mais desenvolvida: havia maior partilha de conhecimentos e de soluções, menos erros e melhores programadores.

No mundo inteiro existe mais software específico que software genérico, embora este último tenha, naturalmente, maior visibilidade que o primeiro. Existem e existirão sempre necessidades das organizações que lhes são específicas, onde software genérico não tem lugar. As empresas que vivem à custa do lock-in dos seus clientes é que poderão passar um mau bocado. Mudem de modelo de negócio e libertem os seus clientes. :-)
 
Última edição:
Se todo o código do mundo fosse open source a informática estava mais desenvolvida: havia maior partilha de conhecimentos e de soluções, menos erros e melhores programadores.

No mundo inteiro existe mais software específico que software genérico, embora este último tenha, naturalmente, maior visibilidade que o primeiro. Existem e existirão sempre necessidades das organizações que lhes são específicas, onde software genérico não tem lugar. As empresas que vivem à custa do lock-in dos seus clientes é que poderão passar um mau bocado. Mudem de modelo e negócio e libertem os seus clientes. :-)

Pois, esse discurso condiz com o avatar :P

Respeito a tua opinião e até acredito que a informática pudesse estar mais desenvolvida, por mais discutível que isso seja, pois haveria menos empresas a fazer negócios com software, e com menor volume de negócios haveria menos emprego para nós. Por outro lado, não acredito que isso gerasse menos erros e melhores programadores, porque se tivéssemos acesso a tudo já feito tinhamos menos desafios para ultrapassar, que são aquilo que nos torna melhores na medida em que temos que aprender muita coisa por nós próprios.
 
Pois, esse discurso condiz com o avatar :P

Respeito a tua opinião e até acredito que a informática pudesse estar mais desenvolvida, por mais discutível que isso seja, pois haveria menos empresas a fazer negócios com software, e com menor volume de negócios haveria menos emprego para nós. Por outro lado, não acredito que isso gerasse menos erros e melhores programadores, porque se tivéssemos acesso a tudo já feito tinhamos menos desafios para ultrapassar, que são aquilo que nos torna melhores na medida em que temos que aprender muita coisa por nós próprios.

A razão de levar a melhores programadores e a melhor qualidade é porque um programador que disponibiliza o código esta preocupado em fazer o seu melhor possivel, caso contrário vai ter mil gajos a criticar o seu trabalho! Costumo pensar que um programador programa bom código para os outros programadores, ou seja, programador programa para outros programadores! É obvio que isto é uma consequência da construção do programa, porque o programa é para toda a gente usar, mas o código não!

Quando o software é closed source, é mais facil de desleixares e fazeres uma ou outra coisa a martelada, em dias piores. A motivação para fazer bom código tambem pode não ser a melhor e neste esquema os programadores agricultores (ou trolhas como preferirem) não têm sucesso.


De referir que um programa pode ser opensource e ser vendido à mesma e ganhares dinheiro com ele, é preciso mudar a mentalidade que opensource ou que o software livre é igual a gratis, o que é de todo errado.

Relatativamente ao topico e apesar de ser a favor de software livre na maior parte dos casos, tambem faz sentido existir software proprietario, dependendo da filosofia do teu negocio.
Esse metodo de "encriptação" não é de todo fiavel, como já foi dito. A primeira vista parece-me PHP e para isso mais vale usar o zend optimizer.
 
Última edição pelo moderador:
Quando o software é closed source, é mais facil de desleixares e fazeres uma ou outra coisa a martelada, em dias piores.
Eu percebo-te, mas vou um bocadinho mais fundo.
Eu parto sempre do princípio que um programador faz o seu trabalho o melhor que sabe e pode, tendo em conta os constrangimentos do mundo que o rodeia. Se houver alguém (mais ou menos experiente que ele) que olhe para o código e lhe diga "epa... se calhar isto seria melhor se fosse feito de outra forma", e se o fizer de livre vontade e com espírito de ajuda, o programador (e o seu trabalho) só tem a ganhar com isso.
O modelo colaborativo tem tido melhores (e mais pacíficos) resultados - ao longo da história da humanidade - do que o modelo competitivo.

EDIT:
Um exemplo: numa aplicação Livre que estou a desenvolver (com +70.000 LOC) tenho algumas marcações no código com 'REFACTOR_THIS' :) Estou ciente da complexidade de algumas funções - apesar disso, a aplicação funciona -, mas o código deve/tem de ser melhorado - por mim ou por quem quiser pegar-lhe. Se fosse código fechado, nunca ninguém iria (também não sei se alguém o fará....) melhorar o código.
 
Última edição:
Então porque não pegam em todo o vosso dinheiro, chamam 3 ou 4 amigos para gastarem da melhor maneira que o grupo decidir...

O modelo cooperativo é muito eficaz, é impossível de não ver isso, mas para um mercado "comercial" não serve, pelo menos com a sociedade que temos.
 
O SugarCRM é um exemplo do que falei acima sobre aplicações generalistas. É um excelente CRM. Porém, para o nosso mercado (PMEs) é demasiado 'bloated', complexo e confuso. Em certos casos, é mais eficiente e mais barato desenvolver uma aplicação que responda às necessidades efectivas da organização do que moldar ou tirar certificações em ferramentas muito poderosas cuja utilidade real transcende as necessidades práticas a curto e médio prazo.
 
O SugarCRM é um exemplo do que falei acima sobre aplicações generalistas. É um excelente CRM. Porém, para o nosso mercado (PMEs) é demasiado 'bloated', complexo e confuso. Em certos casos, é mais eficiente e mais barato desenvolver uma aplicação que responda às necessidades efectivas da organização do que moldar ou tirar certificações em ferramentas muito poderosas cuja utilidade real transcende as necessidades práticas a curto e médio prazo.
No meu caso, eu também sou da tua opiniao, apesar de estar a desenvolver sobre o SugarCRM (contra a minha vontade).
Referia-me mais ao sucesso comercial (€€€) que a empresa SugarCRM tem, apesar de o software ser openSource. Ganham a vida nao com o software base em si (pq é opensource) mas sim com os serviços que eles conseguem vender associados ao software base
 
Back
Topo