1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Encriptar ficheiros

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por PsySc0rpi0n, 24 de Setembro de 2018. (Respostas: 15; Visualizações: 631)

1. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Boas.

Muito resumidamente, recentemente alterei todas as passwords de todos os sites onde ainda mantenho registo e usei um determinado programa para fazer a gestão dessas passwords. Este programa permite exportar as passwords em plain text para um ficheiros e pretendo encriptar este ficheiro para ter de backup em caso de algum desastre.

Que programas recomendam para encriptar e que algoritmo recomendam usar?
    Estou a pensar em usar openssl mas não faço idea do algoritmo a usar!

O que me aconselham?

2. ptfuzi

ptfuzi Power Member

3. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Alguma razão em específico? E que algoritmo? E alguma razão para não usar openssl?

4. Coimbra

Coimbra Power Member

do site do truecrypt

"WARNING: Using TrueCrypt is not secure as it may contain unfixed security issues

por estes lados uso veracrypt

5. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

O Truecryt acho que deixou de ser desenvolvido e o pessoal de lá migrou todo para o Veracrypt senão me engano. Por isso é que poderá ter problemas por resolver.

Neste momento estou a usar o tcplay que usa volumes virtuais para fazer encriptação on the fly.

6. reise

reise Power Member

Eu uso o KeePass para guardar as minhas passwords todas, porque não vês isso.
    De vez em quando copias a DB para um sitio qq para teres um backup e pronto.

7. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Eu uso o Last Pass mas a base de dados vem em Plain text. Obviamente não quero ter este file assim em plain text, seja onde for.
    Por isso estou a tentar usar o tcplay para encriptar.
    Mais logo quando chegar a casa já tento explorar mais um pouco o tcplay.

8. reise

reise Power Member

Nunca usei esses, mas já usei no passado o TrueCrypt para ter um volume que parecia um ficheiro de uma VM mas afinal era outra coisa!
    Se calhar o substituto VeraCrypt seria uma boa opção.

9. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Sim, o tcplay é também baseado no Truecrypt e partilha o conceito de volume virtual encriptado. Mas estou com algumas dificuldades em entender as opções do tcplay.

10. z0mbi3

z0mbi3 Power Member

mas queres cifrar apenas um ficheiro? why not openssl ou openpgp nisso? usas uma cifra simetrica qualquer que usa a tua password para cifrar e esta feito. Se te esqueceres da password, os dados tambem se vao a vida...

11. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Também podia usar. Mas assim acabo por ter algo mais robusto e mais flexível. Posso encriptar tudo o que eu quiser "de uma só vez" nesse tal volume virtual encriptado em vez de andar a encriptar um ficheiro aqui, outro ali, mais um directório acolá, etc! E para não correr o risco de eventualmente perder a password de encriptação do volume virtual, criei um outro ficheiro com a password lá dentro, esse sim com o gpg e guardei-a numa pen.

E para agilizar o processo, estou a (aprender a) escrever um script para me fazer o trabalho apenas com um comando que é o de executar o script.

12. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Sim, há sempre várias soluções para o mesmo problema. PGP dava se fosse só um ficheiro. Mas neste momento já lá tenho mais conteúdo.

13. Quando são muitos ficheiros prefiro um device so para eles encriptado e por vezes mesmo dentro do device uso gpg para alguns ficheiros.

14. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Pois, eu fiz mais ou menos isso mas com um device virtual. Ou melhor um Virtual Volume encriptado com o Truecrypt (ou uma variante dele). E numa pen, tenho um file encriptado com a password para desencriptar este volume.

Partilhar esta Página