Endereço de IP suspeito (Entraram na minha conta)

Jonnesii

Membro
Boas pessoal. Já aqui tenho conta há um ano mas confesso que muito raramente cá venho, por isso nem tenho bem a certeza se estou a colocar o post no sitio certo. Digamos que depois de tanto tempo ainda não conheço bem os cantos à casa. Por isso, se estiver no sitio errado, desculpem-me.

Então é assim, eu tenho uma duvida no que diz respeito aos endereços de IP. Costumo usar um site onde tenho algumas cripto-moedas (não sei se dizer o nome ajuda em algo por isso iremos-nos manter assim). Portanto, hoje eu estava logado nesse site, tanto no PC como na APP do telemóvel quando às tantas recebo uma notificação no telemóvel a alertar-me que alguém tinha acabado de aceder à minha conta através de um outro IP com localização em Guimarães (de salientar que eu vivo e estou actualmente em Lisboa). Nessa notificação, cliquei logo no botão que diz para fazer o logout dessa sessão e automaticamente a MINHA sessão no telemóvel fez logout, coisa que estranhei de imediato e que me apressou logo a voltar para o PC e tratar de alterar a password, mudar e-mail, criar autenticação de 2 factores do google, sendo que eu já tinha autenticação de 2 factores através de e-mail e SMS e ainda criei uma Whitelist de endereço de cryptos (isto faz com que caso desejem sacar as cryptos, apenas o possam fazer para um endereço em especifico de crypto que eu pré-defini, neste caso, para um endereço meu de uma outra correctora).

Na parte do site onde ficam registados os aparelhos que fazem login na minha conta, estão registados 2 IPs, sendo que um deles é o meu (Lisboa) e o outro é esse de Guimarães. E apercebi-me que esta não foi a primeira vez que um aparelho fez login na minha conta com esse mesmo IP de Guimarães, e curiosamente com um telemóvel igual ao meu.

Outra coisa que fiz, foi certificar-me que o meu IP não teria mudado (adianto desde já que não percebo nada de informáticas e como tal não faço ideia de como se muda um endereço IP nem se ele se muda sozinho ou não, por isso se eu disser aqui alguma bacorada, não liguem), por isso fui ao google a um daqueles sites que nos diz qual é o nosso endereço IP e qual a sua localização. Fiz isso para ambos os IPs e até várias vezes para ter a certeza, porque a localização que o site me deu, foi a mesmíssima localização E coordenadas para ambos os IPs, que foi, Lisboa.

Posto isto, eu lembrei-me quanto à questão do meu telemóvel ter feito logout da APP quando eu na notificação que recebi, ter carregado no tal botão para fazer logout da conta no aparelho com que supostamente me entraram de forma ilicita. E aqui ficam as minhas dúvidas...

- Porque é que isto acontece? É algo normal ou tenho mesmo alguém a entrar-me na conta?
- É possível que o meu telemóvel gere um outro IP que não o meu do PC? Se sim, porque é que no tal site dos IPs, se fizer a pesquisa no telemóvel me é mostrado o mesmo IP que me mostra no PC, e no site da correctora me diz que é de Guimarães?


EDIT: Reparei agora que na segunda correctora que utilizo, tenho também um login com o IP suspeito, mas com a diferença que diz que é de lisboa e também num telemóvel igual ao meu.


Desde já muito obrigado a quem me puder esclarecer, e qualquer coisa que não tenham percebido, perguntem que eu esclareço.
 
Última edição:
Tanta coisa e o mais provável é esse IP ser o da rede móvel do tlm.. O facto de dizer Guimarães não significa muito, a Vodafone não faltam gamas de ips em Lisboa que já foram de braga/porto
 
isso é normal, tu no acesso fixo dar a tua localização correta e no móvel dar outra muito longe, a titulo de exemplo nos acessos do meu face no pc com ligação fixa estou Torres novas, no telemóvel estou como se estivesse em Lisboa, quando na realidade estou em torres novas.

é claro que segurança não é de mais, mas o que importa é veres que dispositivos estão a aceder a essa conta, se não forem mais que o teu pc e smartphone está tudo ok. o IP já sabes que no móvel não corresponde à realidade.
 
Tal como já disseram, quase de certeza que é o ip do teu telemóvel a aceder via 4G (ou outro) e não WIFI. Consegues saber o teu ip actual visitando, por exemplo https://ifconfig.me/ no pc e no telemóvel.
O serviços de ip->localização não são 100% fiáveis e há sempre uma margem de erro. Se o serviço não fizer updates constantes, até pode dar países diferentes.
 
Obrigado pelo esclarecimento pessoal. Assim fico mais descansado. À medida que fui vendo as coisas, parecia-me que tudo se encaminhava para algo do estilo que vocês disseram, mas como não fazia ideia de como isso funcionava ficava sempre a pulga atrás da orelha, e saber alguma opinião de alguém mais entendido é sempre melhor.
 
Boas
Tenho visto em vários jornais que o site "Have I been Pwned.com" permite saber se o n. Email ou telem. foi comprometido.
Ora como já sabemos que muitas vezes esses endereços servem para captar os emails e depois bombardeá-los com spam, alguém sabe se aquele é confiável?
Obrigado
Cumps
 
Boas
Tenho visto em vários jornais que o site "Have I been Pwned.com" permite saber se o n. Email ou telem. foi comprometido.
Ora como já sabemos que muitas vezes esses endereços servem para captar os emails e depois bombardeá-los com spam, alguém sabe se aquele é confiável?
Obrigado
Cumps
Sim é
 
Back
Topo