1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas Endereço IP numa rede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por beherit, 15 de Junho de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 1126)

1. Boa noite

Ando com este problema já há um tempão e não consigo resolver... :mad: Agradeço a quem me poder ajudar. É o seguinte:

Tenho um webserver IIS a correr no XP Pro e um servidor de bases de dados ao qual acedo através do http://localhost/... Ora o que eu queria agora era aceder à mesma através de outros PCs.
    Se o fizer através da net móvel (no PC servidor), basta colocar o ip em vez de "localhost" (no PC cliente) no endereço e tudo funciona bem. O problema é que eu queria disponibilizar o acesso quando estou ligado via wireless a uma rede doméstica da MEO (router Thomson). Nesse caso o IP é do tipo 192.168.x.xxx e quando tento aceder a partir de outro PC, dá-me erro...

Gostaria então de saber o que preciso de fazer para resolver esta situação. :confused:

Obrigado!

Última edição: 16 de Junho de 2009
  2. kales

kales Power Member

Boas,
    A máquina onde corre o IIS é melhores colocares Ip fixo (IP interno). Depois no router tens de abrir a porta 80 para o Ip da máquina para que de fora possam aceder.

3. Boas Kales

Coloquei um ip fixo no pc (192.168.1.104), fiz um forward à porta 80

e adicionei o ip 192.168.1.104 a esse forward.

Mas mesmo assim não funciona...

Alguma sugestão? Estarei a fazer alguma coisa errado?

Obrigado!

Última edição: 17 de Junho de 2009
  4. MrRCS

MrRCS Power Member

experimenta http://192.168.1.104/ no próprio pc

isso pode estar a fazer bind só ao 127.0.0.1 (localhost)

5. Boas MrRCS

É como dizes, no próprio pc funciona!...

O que devo fazer?

Obrigado!

6. proactiv32

proactiv32 Power Member

Se estás a tentar aceder a partir de outro computador dentro da tua rede, não necessitas de fazer forward de porta nenhuma. :S

Se, efectivamente o servidor HTTP está a funcionar sem problemas (e à escuta na porta 80), deverá ser apenas necessário configurares a tua firewall para aceitar ligações a partir dessa porta.

Já se quiseres "abrir" o servidor para alguém de fora da tua rede interna (Internet), aí é que terás de realizar o forwarding da porta para o IP do teu computador. Mas pelo que entendi, não me parece ser o caso...

7. Boas proactiv32

Na verdade eu quero abrir o servidor para acesso externo, fora da rede interna. No entanto, nem consigo aceder a partir de pc's na rede nem fora dela... simplesmente não carrega. Se abrir no próprio pc funciona correctamente... :mad:

Imagino que o servidor esteja a funcionar correctamente, já que localmente, com localhost / 127.0.0.1 ou com o ip da máquina funciona bem...

Última edição: 17 de Junho de 2009
  8. Boas

Novos desenvolvimentos quanto a este assunto.

Desliguei a firewall do windows no computador server e neste momento consigo aceder à aplicação a partir de outros computadores sem problemas, quando estou com a net móvel.

Quando estou com ligado à rede e ainda com a firewall do windows desligada, consigo aceder à aplicação mas apenas dos computadores dentro da mesma rede, mas não consigo externamente...

O que é que este comportamento vos parece? Será que é a firewall do router? Mas com o forward não devia ter ultrapassado essa questão? É que o que se passa é exactamente o mesmo que acontece quando tenho a firewall do windows ligada e com a net móvel.

Agradeço a vossa ajuda!

Abraço!

9. nram

nram Power Member

"mas não consigo externamente..." ??? Externamente, é de outro PC e de outra rede?
    Se sim, depende do IP que estás a introduzir... Acho que devias trabalhar com DNS...

10. MrRCS

MrRCS Power Member

comecemos pelo básico, a partir de outro pc, na mesma rede.

ping 192.168.1.104
    tracert 192.168.1.104

11. Quando digo "externamente" quero dizer de outro pc, fora da rede. O ip que estou a introduzir é 192.168.1.104.

MrRCS,
    A partir de outro pc, na mesma rede, com 192.168.1.104 funciona.

Mas se for de outro pc, fora da rede, já não dá...

No caso de usar internet directamente a partir de um modem (neste caso um modem da Zapp), com o ip que obtenho em http://www.omeuip.com/ , tudo funciona bem, isto é, é possível aceder à aplicação a partir de outros pcs (naturalmente fica mto lenta, pq o upload do isp é lentissimo, mas funciona!).

Agradeço a vossa paciencia! :beerchug:

12. nram

nram Power Member

O teu erro está aqui... Lool EXTERNAMENTE, tens que introduzir o teu IP EXTERNO.... e não o interno. E pronto..

13. Então coloco simplesmente o IP do router nram?

14. É isso nram! Já funciona! Contudo, fica lentíssimo... Quase tão lento como com o modem da Zapp, e naquele caso é com o Meo 16Mb... Será porque o pc servidor está a aceder via wireless e ficaria mais rapido se estivesse ligado directamente pela RJ45?

Obrigado!

15. nram

nram Power Member

Isso já tem a ver com a ligação... o teu upload....

Quando atrás disses-te, ip do router, eu diria NÃO, ip externo. O que o ISP te dá... normalmente 85.***.***.***

16. Pois foi esse ip que usei!

Certo! Obrigado pela ajuda!

Abraço!

Partilhar esta Página