Eng. Electrotécnica vs. Eng. Informática

Status
Fechado a novas mensagens.
Eu também estava indeciso como tu no 10º e optei por electrónica.

Vou agora para o 12º e estou a gostar bastante. Agora no 12º vou fazer estágio e vai ser a doer.

Não estou nada arrependido...

cumps
 
Mas como nos cursos de electro e informática (especialmente electro) vais ter maioritariamente fisica e matematica nos primeiros anos, ires mal preparado a essas disciplinas pode implicar que nunca ves sequer as outras...

Física e Matemática são as cadeiras base de todos os cursos de engenharia. Os 2 primeiros anos estão cheios delas :P
 
A eterna rivalidade entre Eng. Informática e Eng. Electrotécnica

Ui ... aqui está um tópico que pode dar pano para mangas. Não gosto de engenheiros electrotécnicos ... cheiram mal dos pés !!! LOL Fora de brincadeira : São áreas bem definidas ... Não espero que um engenheiro electrotécnico desenvolva uma base de dados empresarial usando tecnologia ORACLE nem espero que um Engenheiro Informático se ponha a experimentar com circuitos integrados, microprocessadores, and the list goes on ... Supostamente o conjunto de ambos os técnicos é que permite desenvolver projectos robustos ... Informáticos batem código e electrotécnicos desenvolvem a parte fisica do sistema . Agora se as empresas portuguesas são gulosas e querem que um trolha se torne médico .... aí já é outra história ...
 
@Strapa qual é a tua média de candidatura??

Qualquer coisa entre 14,8 e 15,0; ainda estou à espera da ficha ENES e de saber o resultado da reapreciação do exame de Matemática.

Eu tirei Eng. Informatica no ISEL e tive muito hardware relacionado com computadores, 4 ou 5 cadeiras de microprocessadores, análise de circuitos e por ai. Até acho que foi demais. Agora com Bolonha acho que isso é tudo opcional. Não percebi muito bem o que queres dizer come sse "hardware".

Se alguem te disse que um eng. electrotenico consegue fazer o que um eng. inf. faz enganaram-te, tal como o contrário também é verdade. Talvez alguma programação mais alto nivel que se dá nos primeiros semestres que são parecidos. De resto não tou a ver ser administrador de redes, ou de base de dados, ou arquitecto de software ou tanta coisa.

Tu é que tens de ver do que gostas mais, vê o plano curricular das cadeiras e não os nomes, são cursos diferentes.

Em termos de emprego eng. informática ha muita procura, mesmo muita, pelo menos em Lisboa.

Entendo, mas de qualquer forma sendo o ISEL parte do politécnico, a forma de leccionar será, suponho, mais prática e menos teórica. No plano de estudos da FEUP não vejo muitas cadeiras que se relacionem directamente com hardware.

Olá, não sei se te ajuda, segue aqui o link para leres:

http://www.dgct.msst.gov.pt/profissoes2005/engelectrotecnicos.htm

http://www.dgct.msst.gov.pt/profissoes2005/enginformatico.htm

http://www.dgct.msst.gov.pt/profissoes2005/engelectronica.htm

Realmente, tem também a ver com conhecimentos de matemática e também questão de gosto.

Sabena

Bons links, obrigado. :)
 
Nenhum dos dois cursos te vai "limitar as oportunidades".

Escolhe o curso pela área que gostas mais ;)

Qual é que escolheste?
É que é assim se eu for para electrónica, ou informatica estes 3 anos (10º, 11º, 12º) eu só irei ter mat B e fisica e química B o que depois nos exames vai ser mais dificil ter uma boa média a estas disciplinas!!
Pelo que me disseram é que é muito dificil entrar para a universide apartir desses cursos profissionais!
 
Qual é que escolheste?
É que é assim se eu for para electrónica, ou informatica estes 3 anos (10º, 11º, 12º) eu só irei ter mat B e fisica e química B o que depois nos exames vai ser mais dificil ter uma boa média a estas disciplinas!!
Pelo que me disseram é que é muito dificil entrar para a universide apartir desses cursos profissionais!

Eu escolhi informática, no IST. Se tudo correr bem acabo mestrado para o ano.

Se é mais difícil, isso é bom. Assim tens de começar a dar já o litro e depois se calhar não estranhas tanto quando chegares à faculdade.

É que uma das coisas que mais dificuldades criam é a transição para o primeiro ano de faculdade. O ritmo de trabalho é completamente diferente.

Em relação à área, eu não sou do novo currículo, por isso o paralelismo não se pode estabelecer (porque isto agora está diferente por causa das novas específicas exigidas por bolonha).
 
pois mas se eu for para um curso profissional e mais facil e se eu for para um curso cientifico e muito mais dificil passar, e de ter boas notas...
Obrigado pela resposta
 
Qualquer coisa entre 14,8 e 15,0; ainda estou à espera da ficha ENES e de saber o resultado da reapreciação do exame de Matemática.

Bem sempre é mais alta que a minha que se for para o IST é só de 13,5, mas se for para a nova já sobe um ou dois valores só espero é que as vagas não fiquem todas ocupadas pois estou com medo de não entrar
 
Entendo, mas de qualquer forma sendo o ISEL parte do politécnico, a forma de leccionar será, suponho, mais prática e menos teórica. No plano de estudos da FEUP não vejo muitas cadeiras que se relacionem directamente com hardware.

Sim, acho que metes mais a mão na "massa", mas se queres que te diga, acho que eram mais os engs. que estavam à vontade enssa área. Mas também acho bem, não vejo um gajo ser Eng. Inf. sem nunca ter estudado a arquitectura interna de um processador, o instruction set, as estruturas de hardware, assim como desenvolver em C++ e integrar com assembly.

Eu estudei algumas arquitecturas e microprocessadores diferentes, estilo o 8088, o 16-bit 8086 que é o pai da arquitectura x86 usada hoje. Arquitectura ARM que é usada em PDAs. Acho que são matérias interessantes mas não se vê emprego nesssas áreas como em software.

Também fica a informação que o ISEL vai passar a integrar a Universidade de Lisboa, que não tem nenhuma faculdade de engenharia, pois o IST pertence à Universidade Técnica de Lisboa. Não acho isso muito relevante, importa é a qualidade do ensino e os conteúdos que são leccionados.

Em relação à discussão do vir do tecnológico ou do geral, eu vim do geral e foi um desastre total no primeiro ano, tudo era chinês. O pessoal que veio do tecnológico também não se safavam muito bem, mas já tinham ouvido falar de um algoritmo e sabiam o que era um AND ou um XOR.... :007:
 
Em relação à discussão do vir do tecnológico ou do geral, eu vim do geral e foi um desastre total no primeiro ano, tudo era chinês. O pessoal que veio do tecnológico também não se safavam muito bem, mas já tinham ouvido falar de um algoritmo e sabiam o que era um AND ou um XOR.... :007:

Eu fui do geral e não tive assim muitos problemas ... tive de fazer algum esforço, mas nada de outro mundo considerando o esforço que o IST nos obriga a fazer :lol:
 
eu tenho um primo que ta a tirar eng.informatica e ele teve a estudar algoritmos....
Mas eu acho que prefiro a geral porque o meu maior problem e mesmo mat e fq nao tanto como algoritmia que ja ando a aprender e ja ouvi falar na var etc..
 
Se fores para uma engenharia, seja ela qual for, vais ter bastante matemática. Se pensas que vais fugir às matemáticas no secundário, alerto-te já que isso até te vai ser prejudicial para entrar numa engenharia, visto que 99% das engenharias têm como específica Matemática.

HecKel
 
nao pelo contrário eu quero matemática A, hoje em dia é que existe MAT A, e MAT B e sucessivamente em FQ. Se eu for para o 10 ano e escolher o curso profissional de informatica so vou ter MAT B, se eu for para ciencias tecnologicas vou ter mat A o que acho que me irá facilitar muito a vida na universidade!! A parte dos algoritmos estuda-se em casa depois da-se uns toques no inicio na universidade e siga que e caminho!!
 
olhem que a matemática da universidade pouco ou nada tem a ver com a do 12º. Pelo menos eu senti isso. Por outro lado nunca se pode ignorar a matemática do 12º que é para ir aquecendo os motores :D

Eu estudo eng electrotecnica (finalista), tb estive indeciso entre os dois cursos e não estou arrependido. Hoje não me via em eng informática, e apesar de as cadeiras de computadores que tive até me ter safado melhor que as outras, não me vejo a fazer daquilo vida (nunca se sabe né).

Acho que a melhor forma de uma pessoa escolher é ver o curriculo, procurar na net o que é são aqueles temas que aparecem nas cadeiras para se perceber o que é se vai lá aprender. Tenho um colega que esteve no meu curso e dps mudou para eng informática porque não se adaptou às nossas cadeiras e agora está a safar-se bem. Depende do gosto/vocação de cada um.
 
Atenção que eu falei apenas como específica, não falei sobre as dificuldades depois..., é que são matemáticas bastante distintas. Mas para poder entrar numa engenharia terá de fazer sempre o exame de Matemática.

Sobre as Matemáticas A e B..., é pá..., isto já mudou bué, nem sei como funciona isso agora.

HecKel
 
Isso na escolha das matematicas no secundario, mesmo não sabendo o que se da, acho que é igual ao litro. O que vais dar na faculdade em cursos de engenharia pouco ou nada terá haver. Logo que no secundario des derivadas ta andar.
 
Não leste os posts acima, pois não?

O que se fala é do exame de acesso, não se fala da matéria em si. Se o exame de acesso fosse culinária, falávamos da disciplina de culinária, e não da matéria da mesma. Já foi dito várias vezes que a Matemática de secundário pouco importa na universidade, são apenas as bases para a mesma. Claro que sem essa Matemática as dificuldades são acrescidas, mas nada de significativo. Vai ser difícil de qualquer das formas :P

HecKel
 
Atenção que eu falei apenas como específica, não falei sobre as dificuldades depois..., é que são matemáticas bastante distintas. Mas para poder entrar numa engenharia terá de fazer sempre o exame de Matemática.

Sobre as Matemáticas A e B..., é pá..., isto já mudou bué, nem sei como funciona isso agora.

HecKel

Para efeitos de acesso ao ensino superior, os exames de Matemática A e B são equivalentes - o que eu considero estúpido, mas enfim.
 
imagina eu ainda nao sei o qe vou dar mas tenho uma ideia... imagina que na B so dás equações de 3º e 4º grau, enquanto que na A dá-se equações até ao grau 10º e depois aparece-te no exame uma equação de 8º grau e lixa-se... depois a nota no exame é fraquinha e quer ter boas notas para entrar na faculdade e lixa-se de novo porque não fazia a minima ideia do que era aquilo-...-
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo