Eng. Electrotécnica vs. Eng. Informática

Status
Fechado a novas mensagens.
Quer dizer que o exame é igual para a duas? Menos mau

Mas era mais justo a faculdade escolher a prova que queria e haver um exame para cada e pronto.
 
Quer dizer que o exame é igual para a duas? Menos mau

Mas era mais justo a faculdade escolher a prova que queria e haver um exame para cada e pronto.

Nãão, os exames são completamente diferentes, a matéria leccionada também o é. Mas para uma faculdade que exige matemática como específica, tanto faz o aluno candidatar-se com o exame de A ou B, coisa que vem trazer ainda mais desigualdade a um sistema que já de si é pouco justo.
 
Acho a criação destes tópicos tão injustificada. Vejam o currículo dos cursos. Se for preciso vão até às faculdades falar com os coordenadores se conseguirem e escusam de criar tópicos propícios a flame wars ;).
 
Última edição:
É a mesma injustiça de quem vem/vinha do tecnológico e do Geral..., via pessoal entrar com grandes notas para a faculdade, para onde queria porque vinham do Geral e segundo os mesmos, era mais fácil..., no tecnológico de informática, regra geral, a média era sempre mais baixa..., mas nós estamos mais preparados para o curso...

Não percebo porque raio existem vários ramos no secundário se não existe qualquer tipo de preferência pelo menos quando se entra na faculdade, é desperdício de tempo e recursos.

HecKel
 
É a mesma injustiça de quem vem/vinha do tecnológico e do Geral..., via pessoal entrar com grandes notas para a faculdade, para onde queria porque vinham do Geral e segundo os mesmos, era mais fácil..., no tecnológico de informática, regra geral, a média era sempre mais baixa..., mas nós estamos mais preparados para o curso...

Por acaso tenho a ideia contrária....sempre me disseram que o Geral era mais difícil mas preparava melhor as pessoas para o acesso á faculdade, enquanto que o tecnológico era mais específico mas depois para o exame nacional não eram tão bem preparados :P

Epa...mas ao menos o exame nacional era igual para toda a gente, nesse aspecto quem se candidatava tinha uma prova de acesso que tinha que fazer e que punha todos (supostamente) em igualdade de circunstâncias. Agora dizem-me que existem duas provas, uma de uma disciplina facilitada e outra da disciplina parecida com a Matemática antiga, e dizem-me que no final valem o mesmo?? Ou o ensino em Portugal bateu mesmo no fundo ou então estou a ver mal a coisa :S
 
No meu curso o Geral era considerado mais difícil principalmente porque tinha Química e outras cadeiras genéricas que necessitavam de estudo e geralmente baixavam a nota do secundário.
 
Ou o ensino em Portugal bateu mesmo no fundo

Isso não é possível, pela simples razão que isto é como o universo, é infinito.

Então, quando tu pensas que não podemos descer mais baixo, eis que a imaginação dos nossos governantes nos leva a um novo mínimo.

O nosso ensino é vergonhoso e esta situação só o vem confirmar.

Que palhaçada. Acham que ao meter mais gente na faculdade aumentam a qualidade do ensino e não percebem que é ao contrário. Deviam ser mais exigentes, para o ensino ter mais qualidade, para os profissionais serem mais competentes no futuro.

Enfim ... sorry pelo off-topic, mas esta maravilha irrita.

Quanto ao resto llclg3, tanto podes ir por um caminho como por outro. Como disse, eu na altura em que vim para a faculdade vim do curso geral e apesar de ter de trabalhar mais um pouquinho, não senti assim grandes dificuldades. A exigência da faculdade já te dará um ritmo tal, que se tiveres de fazer mais um esforçozinho verás que é mínimo.
 
sim porque no inicio o mais dificil acho que é a Matemática no inicio na univ...

Não é assim tão simples.
A diferença na exigência e no ritmo de trabalho é tão grande, que vais notar a diferença. Vais ter muito mais trabalho (a algumas cadeiras mais do que a outras como é óbvio), mas acima de tudo vais ter outra exigência por parte dos professores naquilo que fazes. Por isso é que muito boa gente de muito boas médias chega à faculdade e fica chocado com as notas que tira.

Na faculdade, não há cá a história de levar os meninos ao colo.

Pelo menos falo do que sei do IST. ;)
 
Deixa-me ver se eu entendi: temos dois exames diferentes, de duas disciplinas diferentes (em que a B parece-me ridícula), e no entanto ambas são aceitas para a mesma coisa?? (leia-se, cursos que peçam "Matemática").

Acho isso muito estranho, para além de ser uma injustiça do camandro :P

Correctíssimo, não estás a ver mal a questão - é mesmo assim que funciona. Podes confirmar em http://www.acessoensinosuperior.pt/pdfs/tabB_guia.pdf (Matemática é o 16).
Mas isto tem outra consequência engraçada, que é permitir que um aluno do agrupamento de Artes, por exemplo, que nunca tenha tido contacto com Física ou outra disciplina semelhante possa entrar numa Engenharia exactamente nas mesmas condições em que um aluno do Científico-Natural entra.

O sistema de acesso ao ensino superior português está cheio de falhas e, na minha opinião, esta nem sequer é a mais grave.


Tens razão nao fazia a minima ideia... mas muito obrigado... entao no natal ja sei vou mudar para um curso tecnológico... talvez para electrónica pois é o que tem vagas la na prof. herculano de carvalho... (ja agora, ja alguem andou la?? e fixe???

Tem cuidado, não vá a faculdade a que quiseres concorrer exigir Físico-Química como específica que (pelo menos fiquei com essa ideia) não faz parte dos tecnológicos.

Que palhaçada. Acham que ao meter mais gente na faculdade aumentam a qualidade do ensino e não percebem que é ao contrário. Deviam ser mais exigentes, para o ensino ter mais qualidade, para os profissionais serem mais competentes no futuro.

A ideia parece estar a ser mesmo essa.

Por exemplo, a FEUP, que sempre teve Matemática e Física como específicas na maioria dos cursos, este ano permite concorrer a Electrotecnia, Informática e Industrial e Gestão com Matemática e Físico-Química ou Matemática e Português.

Suspeito que um dos grandes motivos desta alteração, foi o facto de no ano passado terem tido vagas sobrantes em Electrotecnia, coisa que na FEUP não acontecia há uns bons anos, penso eu. Dá a impressão que o objectivo é entupir as faculdades com alunos, a ver se o Estado não deixa de injectar fundos.
 
Última edição:
Não é só a exigência (que no fundo não é tão diferente, existe uma matéria a saber e depois existe avaliação). A matéria naturalmente é mais difícil mas a diferença não é nada do outro mundo.

Para mim a principal diferença para o aluno recém chegado é ao nível do apoio e proximidade. No secundário a matéria dos "testes" está sempre muito próxima do que se dá nas aulas, o professor conhece toda a gente, a nota desenvolve-se ao longo do ano, as pessoas vão aprendendo a martelo mesmo que não queiram (com exercícios na aula, com faltas, etc...) e portanto é mais fácil ter sucesso.

No ensino superior as aulas teóricas são "inúteis" e não se vai, as práticas é só para ir lá passar pro caderno, o exame é depois do Natal num período longínquo e amanhã é o rali das tascas (acontecimento realmente importante) e depois chega o dia não se percebe nada "daquilo", não há o caderno com a papa toda feita para estudar e pronto ... bem vindo ao clube...
 
Não é só a exigência (que no fundo não é tão diferente, existe uma matéria a saber e depois existe avaliação). A matéria naturalmente é mais difícil mas a diferença não é nada do outro mundo.

Para mim a principal diferença para o aluno recém chegado é ao nível do apoio e proximidade. No secundário a matéria dos "testes" está sempre muito próxima do que se dá nas aulas, o professor conhece toda a gente, a nota desenvolve-se ao longo do ano, as pessoas vão aprendendo a martelo mesmo que não queiram (com exercícios na aula, com faltas, etc...) e portanto é mais fácil ter sucesso.

No ensino superior as aulas teóricas são "inúteis" e não se vai, as práticas é só para ir lá passar pro caderno, o exame é depois do Natal num período longínquo e amanhã é o rali das tascas (acontecimento realmente importante) e depois chega o dia não se percebe nada "daquilo", não há o caderno com a papa toda feita para estudar e pronto ... bem vindo ao clube...

Depende.

Posso-te dizer que já tive testes em que tinha 0 em certas perguntas por me ter enganado em cálculos intermédios ou por me ter esquecido de um pass e no secundário se calhar tinha tido cotação muito próximo da total porque "o raciocínio estava certo".

Mas o que referes é verdade. Aqui, só passa quem realmente quer. O professor tem interesse em que os alunos aprendam, mas se estes não fizerem por isso, os profs não vão andar a fazer a papinha aos meninos.
 
Depende.

Posso-te dizer que já tive testes em que tinha 0 em certas perguntas por me ter enganado em cálculos intermédios ou por me ter esquecido de um pass e no secundário se calhar tinha tido cotação muito próximo da total porque "o raciocínio estava certo".

Mas o que referes é verdade. Aqui, só passa quem realmente quer. O professor tem interesse em que os alunos aprendam, mas se estes não fizerem por isso, os profs não vão andar a fazer a papinha aos meninos.
Isso também ter a ver com o que referi da proximidade. O professor do secundário conhece o aluno, sabe instintivamente se ele realmente fez aquilo bem ou não. Se se enganar no resultado e tiver o raciocínio certo se calhar ainda lhe dá a cotação praticamente completa.
 
Isso também ter a ver com o que referi da proximidade. O professor do secundário conhece o aluno, sabe instintivamente se ele realmente fez aquilo bem ou não. Se se enganar no resultado e tiver o raciocínio certo se calhar ainda lhe dá a cotação praticamente completa.

True.

Eu costumo dizer que a partir do momento em que entrei na faculdade o meu nome passou a ser igual ao meu número mecanográfico (número de aluno)

:lol:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo