Eng. Informatica ou Eng. Electrotecnica

MRuivo

I'm cool cuz I Fold
Antes de mais pesso a algum moderador que coloque na devida secção pois não encontrei nada que possa enquadrar mais este assunto e pesso desculpa de o estar a colocar mas de facto não encontro informações concretas na net acerca do mesmo.

Chega agora a altura de me candidatar ao ensino superior e eis que surge a minha duvida, eng. informatica ou electrotecnica? Alguém me poderia especificar melhor a que que está ligada cada uma? Obrigado.
 
Pa, sim, isto não está no sítio certo, sempre tens o fórum "Geral" mais abaixo.

Quanto ao curso, depende do que queres. No geral, informática abrange mais a área de software, ao passo que engenharia electrotécnica abrange mais o hardware (na área da electrónica, pelo menos).

Em electrotécnica tens diversas áreas que divergem da informática (energia, por exemplo) e outras mais dentro (telecomunicações, ou electrónica). Em informática tens várias áreas que são uma bosta, e outras que até são agradáveis (vem-me à cabeça eng. de software, programação e redes..).

Tem é algum cuidado: há a common misconception que informática e electro são cursos que te ensinam a mexer com um computador. Que em electro vais aprender o que os pixel buffers e shaders numa placa grafica significam e em informática vais aprender como hackar o windows. Não tem nada a ver, os cursos superiores são largamente mais abrangentes que isso, e se te meteres num deles vais-te ver a estudar áreas inacreditavelmente chatas e enfadonhas (e outras algo interessantes) que nunca na vida imaginarias que existissem.

<sarcasmo> É de mim ou há threads destas de ano para ano? :002: </sarcasmo>
 
Última edição:
Boas
Bem,penso que o nome de cada curso já diz alguma coisa,Eng.Informática tens de tudo desde programação,métodos numéricos,algoritmia e física (penso que só no 1º ano),eng.electrónica é mais virado para circuitos,electrónica,programação de periféricos relacionados com placas de circuitos,algoritmia e bastante matemática penso eu...assim no geral penso que seja isso ;)
Depende tudo,claro,da tua vocação e para o que te sentes mais preparado para agarrar,pedir opinião a pessoas que nem sequer conheces não me parece a melhor opção...
Cumps
 
basicamente as ligações são estas:

Eng. Informática - programação
Eng. Electrotécnica - robótica

Mas têm no seu geral bases computacionais!
 
O que que tem mais saída? (ahahah) Eu queria algo ligado à informatica, hardware etc. mas não tão ligado ao software e à programação. Por isso é que estas me deixam confuso, ainda para mais existe ainda a Eng. Electrotenica e a Eng. Electrotecnica e Computadores. Quais as diferenças?
 
É praticamente igual (claro que o conteúdo do curso varia minimamente de instituição para instituição). Quanto à saída depende no que te queres meter. Em electro estão a haver mais saídas na área de energia e telecomunicações, e não tanto no ramo da automação e da electrónica..
 
Bem. Realmente Engª Informática é mais virada para as programações, análises, etc. Pois, quere-se um engenheiro. Embora no mundo real, tanto faz se és engenheiro ou trolha informática. Se uma empresa quer um programador, na maioria dos casos procura um recem-licenciado para receber ordenado de 500€.
Isto tudo é subjectivo, não é regra.
Em relação à tua dúvida, Engª Informática tem vertentes/ramos de redes. Esse ramo é bem mais virado para Hardware.
Tens também curso de Engª Informática e Telecomunicações.
O que tens a fazer é decidir o queres mesmo fazer e pesquisares os objectivos dos cursos/universidades existentes.

cumps
 
basicamente as ligações são estas:

Eng. Informática - programação
Eng. Electrotécnica - robótica

Mas têm no seu geral bases computacionais!
Ai jesus...

Eu estou em Eng. Electrotécnica e não me parece que seja assim tão linear: Eng. Electrotécnica => Robótica.
Digo isto porque podes escolher entre diversas áreas: Computadores, Electrónica, Controlo (Robótica), Telecomunicações, Energias, etc...

Eu também estive indeciso entre informática e electro, mas acabei por escolher electro porque não me via a programar toda a vida, e também porque o que me puxa realmente é o hardware.
 
Ai jesus...

Eu estou em Eng. Electrotécnica e não me parece que seja assim tão linear: Eng. Electrotécnica => Robótica.
Digo isto porque podes escolher entre diversas áreas: Computadores, Electrónica, Controlo (Robótica), Telecomunicações, Energias, etc...

Eu também estive indeciso entre informática e electro, mas acabei por escolher electro porque não me via a programar toda a vida, e também porque o que me puxa realmente é o hardware.

Sim sim claro, eu apenas referi as diferenças mais abruptas... Até porque tanto um como outro curso tem cadeiras similares e até iguais!
 
Não te deixes enganar pelo nome das cadeiras.
Apesar do nome ser igual, o conteúdo das cadeiras, pode ser muito diferente.

Vou dar-te um exemplo. De todas as cadeiras que tive com o mesmo nome de algumas cadeiras de informática, nenhuma até agora foi exactamente igual, excluindo claro as cadeiras teóricas.
 
Ora aqui está uma duvida q também tenho...

Gosto mais da parte hardware do computador e não tanto da parte de "calculos" (tb nao me incomoda assim tanto mas digamos q tou mais virado para o hardware), mas também nao queria ir para um curso que nao me desse futuro, quando falo em futuro quero dizer saidas profissionais, remunerações, etc...

Vou ter q pensar!
 
Não te deixes enganar pelo nome das cadeiras.
Apesar do nome ser igual, o conteúdo das cadeiras, pode ser muito diferente.

Vou dar-te um exemplo. De todas as cadeiras que tive com o mesmo nome de algumas cadeiras de informática, nenhuma até agora foi exactamente igual, excluindo claro as cadeiras teóricas.

Eu ando em Eng. Informática e o meu colega de AP anda em Electro e posso-te dizer que há cadeiras com o mesmo nome ou similar e matérias díspares e cadeiras com nomes completamente diferentes e matérias muito similares!
 
Uii.. Tou a ver que esta thread ainda vai descambar para a eterna luta Informática vs Eletroctecnica. Normalmente dá curto-circuito..:)
Joke....

Se escolheres uma Engª, seja qual ela fôr, vais (em principio) estar preparado para fazeres um pouco de tudo na àrea. Isto é, vais saber, ter conhecimentos, ter práctica em um bocadinho de cada uma das matérias. O objectivo não é seres um expert numa matéria, mas sim teres os conhecimentos suficientes para poderes seres um Engº.
Em suma, no fim, e como exemplo um informático, tem que ter conhecimentos suficientes para ser programador, analista, administrador, técnico, gestor de projectos, etc, etc.
O que acontece é que no fim, cada pessoa tem o seu gosto e o àvontade com certa e determinada matéria, e vai ser essa matéria que a pessoa vai trabalhar e seguir carreira (em principio :) )
 
Antes de mais pesso a algum moderador que coloque na devida secção pois não encontrei nada que possa enquadrar mais este assunto e pesso desculpa de o estar a colocar mas de facto não encontro informações concretas na net acerca do mesmo.

Chega agora a altura de me candidatar ao ensino superior e eis que surge a minha duvida, eng. informatica ou electrotecnica? Alguém me poderia especificar melhor a que que está ligada cada uma? Obrigado.

Não sei se sabem ou não, eu estudo engenharia informatica e o que te posso dizer é que, segundo os meus conhecimentos um fan test não prejudica nem o CPU nem o GPU a não ser que seja como é realizado nas versões de 60 e 80gb que é tapando as entradas de ar para activar o nivel maximo das fans. Agora na versão de 40gb só poderá prejudicar caso as fans se estraguem com o fan test. De resto, não vejo qualquer tipo de inconveniente, agora é obvio que o fan test não é algo para se estar a fazer todos os dias, eu na minha ps3 só fiz uma vez.

Afinal em que é que ficamos? :lol:


De qualquer maneira, se consultares os sites das instituições de ensino podes ver quais as cadeiras de cada curso.
 
Ai jesus...

Eu estou em Eng. Electrotécnica e não me parece que seja assim tão linear: Eng. Electrotécnica => Robótica.
Digo isto porque podes escolher entre diversas áreas: Computadores, Electrónica, Controlo (Robótica), Telecomunicações, Energias, etc...

Eu também estive indeciso entre informática e electro, mas acabei por escolher electro porque não me via a programar toda a vida, e também porque o que me puxa realmente é o hardware.

Boas QuickFire,

Estou a pensar tentar entrar em electro em Aveiro. Segundo o site da UA, o último na 1ª fase entrou com 113,9.
Na primeira fase estou com média de 13, achas que consigo entrar sem problema? :D
 
Preparem-se para o disparo das médias este ano! eheh média a mat.- 14v formação ou estatistica?


Ora aqui está uma duvida q também tenho...

Gosto mais da parte hardware do computador e não tanto da parte de "calculos" (tb nao me incomoda assim tanto mas digamos q tou mais virado para o hardware), mas também nao queria ir para um curso que nao me desse futuro, quando falo em futuro quero dizer saidas profissionais, remunerações, etc...

Vou ter q pensar!

Eu tou em eng. eletro e não penses que te safas dos calculos! Muitos calculos mesmo..
 
Back
Topo