1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Eng. Informatica ou Eng. Electrotecnica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por MRuivo, 7 de Julho de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 1524)

  1. MRuivo

    MRuivo I'm cool cuz I Fold

    Antes de mais pesso a algum moderador que coloque na devida secção pois não encontrei nada que possa enquadrar mais este assunto e pesso desculpa de o estar a colocar mas de facto não encontro informações concretas na net acerca do mesmo.

    Chega agora a altura de me candidatar ao ensino superior e eis que surge a minha duvida, eng. informatica ou electrotecnica? Alguém me poderia especificar melhor a que que está ligada cada uma? Obrigado.
     
  2. pureluck

    pureluck Power Member

    Pa, sim, isto não está no sítio certo, sempre tens o fórum "Geral" mais abaixo.

    Quanto ao curso, depende do que queres. No geral, informática abrange mais a área de software, ao passo que engenharia electrotécnica abrange mais o hardware (na área da electrónica, pelo menos).

    Em electrotécnica tens diversas áreas que divergem da informática (energia, por exemplo) e outras mais dentro (telecomunicações, ou electrónica). Em informática tens várias áreas que são uma bosta, e outras que até são agradáveis (vem-me à cabeça eng. de software, programação e redes..).

    Tem é algum cuidado: há a common misconception que informática e electro são cursos que te ensinam a mexer com um computador. Que em electro vais aprender o que os pixel buffers e shaders numa placa grafica significam e em informática vais aprender como hackar o windows. Não tem nada a ver, os cursos superiores são largamente mais abrangentes que isso, e se te meteres num deles vais-te ver a estudar áreas inacreditavelmente chatas e enfadonhas (e outras algo interessantes) que nunca na vida imaginarias que existissem.

    <sarcasmo> É de mim ou há threads destas de ano para ano? :002: </sarcasmo>
     
    Última edição: 7 de Julho de 2008
  3. jota WA

    jota WA [email protected] Member

    Boas
    Bem,penso que o nome de cada curso já diz alguma coisa,Eng.Informática tens de tudo desde programação,métodos numéricos,algoritmia e física (penso que só no 1º ano),eng.electrónica é mais virado para circuitos,electrónica,programação de periféricos relacionados com placas de circuitos,algoritmia e bastante matemática penso eu...assim no geral penso que seja isso ;)
    Depende tudo,claro,da tua vocação e para o que te sentes mais preparado para agarrar,pedir opinião a pessoas que nem sequer conheces não me parece a melhor opção...
    Cumps
     
  4. CrazyMonkeyTM

    CrazyMonkeyTM Banido

    basicamente as ligações são estas:

    Eng. Informática - programação
    Eng. Electrotécnica - robótica

    Mas têm no seu geral bases computacionais!
     
  5. MRuivo

    MRuivo I'm cool cuz I Fold

    O que que tem mais saída? (ahahah) Eu queria algo ligado à informatica, hardware etc. mas não tão ligado ao software e à programação. Por isso é que estas me deixam confuso, ainda para mais existe ainda a Eng. Electrotenica e a Eng. Electrotecnica e Computadores. Quais as diferenças?
     
  6. pureluck

    pureluck Power Member

    É praticamente igual (claro que o conteúdo do curso varia minimamente de instituição para instituição). Quanto à saída depende no que te queres meter. Em electro estão a haver mais saídas na área de energia e telecomunicações, e não tanto no ramo da automação e da electrónica..
     
  7. MRuivo

    MRuivo I'm cool cuz I Fold

    Ok. Obrigado. Vou ver se me informo melhor e depois logo vejo que isto está muito complicado. :P
     
  8. viperundergroun

    viperundergroun Power Member

    Bem. Realmente Engª Informática é mais virada para as programações, análises, etc. Pois, quere-se um engenheiro. Embora no mundo real, tanto faz se és engenheiro ou trolha informática. Se uma empresa quer um programador, na maioria dos casos procura um recem-licenciado para receber ordenado de 500€.
    Isto tudo é subjectivo, não é regra.
    Em relação à tua dúvida, Engª Informática tem vertentes/ramos de redes. Esse ramo é bem mais virado para Hardware.
    Tens também curso de Engª Informática e Telecomunicações.
    O que tens a fazer é decidir o queres mesmo fazer e pesquisares os objectivos dos cursos/universidades existentes.

    cumps
     
  9. QuickFire

    QuickFire What is folding?

    Ai jesus...

    Eu estou em Eng. Electrotécnica e não me parece que seja assim tão linear: Eng. Electrotécnica => Robótica.
    Digo isto porque podes escolher entre diversas áreas: Computadores, Electrónica, Controlo (Robótica), Telecomunicações, Energias, etc...

    Eu também estive indeciso entre informática e electro, mas acabei por escolher electro porque não me via a programar toda a vida, e também porque o que me puxa realmente é o hardware.
     
  10. CrazyMonkeyTM

    CrazyMonkeyTM Banido

    Sim sim claro, eu apenas referi as diferenças mais abruptas... Até porque tanto um como outro curso tem cadeiras similares e até iguais!
     
  11. QuickFire

    QuickFire What is folding?

    Não te deixes enganar pelo nome das cadeiras.
    Apesar do nome ser igual, o conteúdo das cadeiras, pode ser muito diferente.

    Vou dar-te um exemplo. De todas as cadeiras que tive com o mesmo nome de algumas cadeiras de informática, nenhuma até agora foi exactamente igual, excluindo claro as cadeiras teóricas.
     
  12. Ora aqui está uma duvida q também tenho...

    Gosto mais da parte hardware do computador e não tanto da parte de "calculos" (tb nao me incomoda assim tanto mas digamos q tou mais virado para o hardware), mas também nao queria ir para um curso que nao me desse futuro, quando falo em futuro quero dizer saidas profissionais, remunerações, etc...

    Vou ter q pensar!
     
  13. CrazyMonkeyTM

    CrazyMonkeyTM Banido

    Eu ando em Eng. Informática e o meu colega de AP anda em Electro e posso-te dizer que há cadeiras com o mesmo nome ou similar e matérias díspares e cadeiras com nomes completamente diferentes e matérias muito similares!
     
  14. viperundergroun

    viperundergroun Power Member

    Uii.. Tou a ver que esta thread ainda vai descambar para a eterna luta Informática vs Eletroctecnica. Normalmente dá curto-circuito..:)
    Joke....

    Se escolheres uma Engª, seja qual ela fôr, vais (em principio) estar preparado para fazeres um pouco de tudo na àrea. Isto é, vais saber, ter conhecimentos, ter práctica em um bocadinho de cada uma das matérias. O objectivo não é seres um expert numa matéria, mas sim teres os conhecimentos suficientes para poderes seres um Engº.
    Em suma, no fim, e como exemplo um informático, tem que ter conhecimentos suficientes para ser programador, analista, administrador, técnico, gestor de projectos, etc, etc.
    O que acontece é que no fim, cada pessoa tem o seu gosto e o àvontade com certa e determinada matéria, e vai ser essa matéria que a pessoa vai trabalhar e seguir carreira (em principio :) )
     
  15. NRaider

    NRaider Power Member

    Afinal em que é que ficamos? :lol:


    De qualquer maneira, se consultares os sites das instituições de ensino podes ver quais as cadeiras de cada curso.
     
  16. Marco André

    Marco André Power Member

    Boas QuickFire,

    Estou a pensar tentar entrar em electro em Aveiro. Segundo o site da UA, o último na 1ª fase entrou com 113,9.
    Na primeira fase estou com média de 13, achas que consigo entrar sem problema? :D
     
  17. jahmal

    jahmal Power Member

    Preparem-se para o disparo das médias este ano! eheh média a mat.- 14v formação ou estatistica?


    Eu tou em eng. eletro e não penses que te safas dos calculos! Muitos calculos mesmo..
     

Partilhar esta Página