Eng. Informatica....UBI VS. BRAGANÇA

Boas,
Entre engenharia informática e informatica de gestão ha muita diferença.. realmente eng. é muito mais "prática" do que gestão.. se gostas de informática a séria escolhe sem dúvida eng. quanto as saidas profissionais se escolheres eng. informática fazes o mesmo que os de gestão (ou quase) e ainda tens a possibildade de trabalhar mesmo no ramo da engenharia.
quanto aos transportes não te preocupes, mesmo tendo "só" o ip4 tens transportes bons para ir a casa todos os fins de semana, isto se não tiveres carro (até tens o avião se quizeres.. :lol:)
fiquem bem...
 
http://www.topuniversities.com

Agora tens de te registar para ver o top 520, mas pelo menos consegues ver que universidades portuguesas estão nesse top. Mas lá está, é apenas um estudo feito por eles, não dá para garantir fiabilidade.

nao e pra criticar, mas pra 1 pagina que quer criar um ranking, o top 500 e so tem uma listagem de 708 nao e propriamente fiavel, tendo em conta o numero de faculdades analisadas vs existentes
 
Boas,
Muita conversa e pouca ajuda ao rapaz, por aquilo que aqui vi nenhum de vocês está lá muito habilitado a falar acerca quer da UBI quer do IPB.

Bem, eu posso-te falar acerca da UBI já que estudo lá precisamente em eng. informática.

É um curso relativamente recente, tem 6 anos e já sofreu a reestruturação de Bolonha o ano passado (ou seja, este é o 2º ano com Bolonha), nem tudo funciona propriamente bem, encontras alguns professores mais marretas e alguns mais porreiros, penso que como em todo o lado.
Curricularmente tens 5 disciplinas de matemática (Matemática Computacional I e II, Algebra Linear, Tópicos de Matemática Discreta e Probabilidades e Estatística), a malta por aqui tem mais dificuldades é nas cadeiras de Compiladores e Teoria da Computação, de resto é necessário muita dedicação e trabalho, como em todo o lado.
Os primeiros alunos saíram do curso o ano passado e a dois anos e por aquilo que me apercebi toda a gente arranjou colocação.

De resto, na Covilhã arranjas um espírito académico muito forte, praxes, latada, recepção ao caloiro são epocas fortes por estas bandas.
Não é uma cidade grande, mas também já não é uma cidade pequena, por isso não podes considerar que estejas num fim de mundo.

Mais alguma duvida, está á vontade e boa sorte.
Cumps.
 
Muita gente fala, mas poucos com conhecimento de causa.

Aqui vai o meu voto, eu acabei o curso eng. informatica em Bragança (IPB), e posso-te dizer que muitos dos que acabaram no meu ano já estam empregados, acabaram em Julho estamos em Setembro, é só para teres uma ideia, eu próprio ainda arranjei emprego quando estava em aulas e concorri com eng. de outras univ. feup, utad e afins.

Não penses que o curso lá é fácil, porque não o é, tem uma componente prática muita grande em respeito à programação, agora entrou em Bolonha e posso-te dizer que está muito bom, melhor até de quando eu lá andava.

O ambiente é porreiro, pessoas, noite, transporte tens o IP4 não é mau.

Nível de vida barato, com 100 euros arranjas um quarto "bom", eu pagava pouco mais que isso e tinha wc privativo e morava mesmo em frente à escola.

Deves pesar muitos factores, curso, saídas, nível de vida, etc...

O meu voto vai para Bragança como não podia deixar de ser.
 
A minha escolha ja ta feita! vou pa IPB, so agora nao sei se ei de ir para eng informatica ou Informatica de gestao, IG parece mais facil (ms tb dificil)! Como sou de economia a melhor escolha seria IG...o k temo mais em eng informatica é msm as cadeiras de fisica! E sinceramente nunca fui bom aluno, por outras palavras estudava mt pouco no secundario ms é algo k tenho k mudar!
 
Durante estes dias...mudei de ideias radicalmente sobre a instituição onde colocado - ESTGF ( Escola Superior de Tecnlogia e Gestão de Felgueiras )

Depois das colocações, apanhei uma grande "desilusão" por ter ficado nela...pois, o que queria mesmo era Minho ou ISEP.

Hoje vejo isso como uma tolice. Um dos "engenheiros"...disse que, entre ir para ISEP's ou FEUP's ou outras menos reconhecidas ( como esta que agora frequento ) tem que se lhe diga. Ele disse...que tem colegas que foram para o ISEP, e que ainda hoje, andam no 1ºano(passados 3). Porquê?
Pois, grande parte disto...vem dos profs. Queres tirar umas dúvidas, ele dizem-te: "Estude/Pergunte ao colega do lado..." Vais no corredor falas para eles, eles fazem de conta que não estás ali, pois...lá mania de dizer para eles, sou catedrático / ou prof. de x ou y instituição; dão-lhes "inteligência" suficiente para te ignorarem.

Tipo, tinha uma amiga na Covilhã na UBI, que estudava Medicina lá...ela simplesmente detestava aquilo de todo por causa dos profs.
Pediu transferência para o S.João...juntou-se a outras duas amigas minhas lá...nunca mais disseram mal de nada...

No ESTGF, todos os profs. têm horários definidos para tirar dúvidas exclusivamente...todos têm de colocar na net os apontamentos/acetatos e por aí fora...usa-se o moodle para ajudar a ASI...
Não sei como é nos outros lados...

É pouca gente, toda a gente se conhece...os profs. dão se contigo como se fossem amigos de há muito tempo...estão sempre dispostos a ajudar...

Bem...

----

Sou da opinião...que quem dá o renome à escola somos...nós somos o cartão de visita das nossas escolas...

Falamos ontem com o coordenador do curso...ele disse-nos ( turmas )...quando colocada uma pergunta sobre o prestígio das uni's...ele respondeu que isso é muito relativo...

No estágio de finalistas deste ano...a Vodafone veio cá buscar um aluno para estágio...
Entre outras coisas,ficaram impressionados com a qualidade do curso cá leccionado...de forma que até vieram acompanhar o aluno de Lisboa até cá...para ver o ambiente deste politécnico do IP do Porto...bem como assistir às provas de final de curso desse aluno...

Como o professor referiu e eu concordei...

Sim, estar numa entidade muito reconhecida pode fazer diferença...mas realmente, quem pode fazer toda a diferença somos nós; somos nós o pessoal que se encarrega de dar o bom nome às instituições de ensino...devido às nossas prestações como alunos...


Cumps
 
Última edição:
Queres tirar umas dúvidas, ele dizem-te: "Estude/Pergunte ao colega do lado..." Vais no corredor falas para eles, eles fazem de conta que não estás ali, pois...lá mania de dizer para eles, sou catedrático / ou prof. de x ou y instituição; dão-lhes "inteligência" suficiente para te ignorarem.

Eles não dão confiança (pelo menos a maioria), mas acho bem que não o façam, porque uma instituição de Ensino Superior não é a Escolinha Secundária, onde os stores andam a fazer a papinha aos alunos e andam sempre com as preocupaçõezinhas da moda. Acho bem que eles actuem desta forma, pois tornam os alunos mais independentes e preparam para as relações trabalhador/boss. Nas empresas de sucesso, o patrão mantém uma relação de distância para com o trabalhador. O mesmo se passa no Ensino Superior. Se querias que eles andassem a fazer-te cócegas, então começa a mudar de ideias. Só concordo contigo no ponto de alguns acharem que são superiores e por vezes "ignorarem" os alunos. Mas a esses um gajo tem é de lhes lixar em cima.

Luisakamotor disse:
No ESTGF, todos os profs. têm horários definidos para tirar dúvidas exclusivamente...todos têm de colocar na net os apontamentos/acetatos e por aí fora...usa-se o moodle para ajudar a ASI...
Não sei como é nos outros lados...

Na UMinho os apontamentos também estão disponíveis na net e os profs. têm horário de atendimento de dúvidas, e tiram mesmo dúvidas.

Luisakamotor disse:
Tipo, tinha uma amiga na Covilhã na UBI, que estudava Medicina lá...ela simplesmente detestava aquilo de todo por causa dos profs.
Pediu transferência para o S.João...juntou-se a outras duas amigas minhas lá...nunca mais disseram mal de nada...

Oh isso são manias...também querem tudo como lhes convém...

Luisakamotor disse:
É pouca gente, toda a gente se conhece...os profs. dão se contigo como se fossem amigos de há muito tempo...estão sempre dispostos a ajudar...

Mais uma vez, está mal!

Luisakamotor disse:
Falamos ontem com o coordenador do curso...ele disse-nos ( turmas )...quando colocada uma pergunta sobre o prestígio das uni's...ele respondeu que isso é muito relativo...

No estágio de finalistas deste ano...a Vodafone veio cá buscar um aluno para estágio...
Entre outras coisas,ficaram impressionados com a qualidade do curso cá leccionado...de forma que até vieram acompanhar o aluno de Lisboa até cá...para ver o ambiente deste politécnico do IP do Porto...bem como assistir às provas de final de curso desse aluno...

Como o professor referiu e eu concordei...

Sim, estar numa entidade muito reconhecida pode fazer diferença...mas realmente, quem pode fazer toda a diferença somos nós; somos nós o pessoal que se encarrega de dar o bom nome às instituições de ensino...devido às nossas prestações como alunos...

Se achas que o nome não conta muito, então porque é que a Vodafone só foi buscar um aluno aí?
 
Resumindo este tópico, tive os meus melhores momentos no IPB. Ou seja, ingressei na ESAgrária, para fazer um CTeSP descentralizado aqui perto de casa, só para mudar de ares, foi interessante (tive o meu primeiro louvor do curso/vida em estágio e primeira melhor média), mas como o bichinho da informática ainda corria nas minhas veias, continuei no IPB mas seguindo o segundo CTeSP em Informática (descentralizado em Chaves pela ESaCT e com a segunda melhor média), seguindo-se a minha primeira Licenciatura completa em 2 anos na ESaCT em Informática e Comunicações. E para terminar em grande, fui para a ESTIG, na qual terminei a minha segunda Licenciatura em Engenharia Informática num mísero ano e obtive o meu segundo louvor em Sistemas Digitais (o docente era mesmo bacana)!!! :biglaugh:
 
Back
Topo