1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Eng. Informática vs Ciência de Computadores

Discussão em 'Programação' iniciada por Inpanzinator, 8 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 9874)

?

Que curso seguirias?

1. Eng. Informática e Computação

32 vote(s)
    84,2%
  2. Ciência de Computadores?

6 vote(s)
    15,8%
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Inpanzinator

Inpanzinator Power Member

Alguém me sabe dizer quais são as grandes diferenças entre Eng. Informática e Computação (neste caso da FEUP) e Ciência de Computadores (FCUP)? Estou no 12º ano e gostava de seguir um deste dois, mas gostava saber qual é o mais indicado para mim...Já agora, se souberem, podiam dizer-me as diferenças entre o ensino de Eng. Informática na FEUP e na Uni. de Aveiro.

Desde já, obrigado.

2. Inpanzinator

Então, basicamente a diferença reside nas disciplinas auxiliares? Enquanto que na FEUP temos Física e Redes, por exemplo, na FCUP só temos Matemática? E para quem está dentro do assunto, essas disciplinas auxiliares (como a Física) podem vir a ser importantes no futuro ou a matemática chega por si só?

3. arconada

arconada Power Member

depende... assim de uma forma mais leve, tive de fazer um programa em assembly 8086 para simular um lançamento de projectil... ok, ja sabia disso antes de ter fisica no primeiro ano, mas pronto... ajuda sempre... alem do mais agora fisica basicamente é electrotecnia (falo pelo menos por aqui) portanto convem saber sempre alguma coisa.

4. Inpanzinator

Estás a falar então do curso da FEUP, certo? Em CC há uma cadeira de Elemnetos de Mecânica e Electricidade...Não será basicamente o mesmo?

5. sumi

sumi Power Member

Nenhum dos dois, vai para o ISEP :)
    Ficas com um curso bastante mais pratico e não tao teorico como esses dois.
    Aprendes de tudo um pouco com um foco na programação claro principalmente c++ e java e suas variantes. O que mais me agrada é mesmo a componente pratica já que na maioria das cadeiras tens um computador à frente e podes testar tudo o que aprendeste em vez de te matares a ler calhamaços...

Não é por nada mas fomos o curso com maior media de entrada deste tipo dado o elevado grau de interesse (sim superamos a feup!).

abc

Última edição: 9 de Fevereiro de 2008
  6. coldfire

coldfire Power Member

Bem relatovamente a este ultimo comentario acerca do isep. Eu nao anda nao feup, ando na Uminho mas ja estive também num politecnico e basicamente nao tem nada a ver a nivel de exigencia. So se estivesse bebado é que trocava a Feup pelo Isep. Quanto a questão prática, eu nao conehco o metodo de ensino na Feup, mas eu ando em uma universidade em Eng Informática e tirando o primeiro ano que podia ser mais prático, depois o que nao falta é componente prática alida como é obvio ao conhecimento prévio que convem existir. Pelo que percebi da tua parte começas por exemplo a programar Java sem fazeres a minima ideia do que é um paradigma orientado aos objectos né ? o que interessa é saber escrever codigo em java. Pah pra mim nao tem muito interesse

abraço

7. cuca_porto

cuca_porto Power Member

So espero ter notas para a feup.
    (11ano, ainda)

8. Inpanzinator

Felizmente a média não é problema...

O grande problema é mesmo a escolha. Quem anda nos politécnicos diz que a componente prática é super importante e quem não anda diz que sem teórica nada feito! Em princípio, não estou a pensar ir para o politécnico, mas não deixa de ser uma opção a considerar...

9. Hipnoted

Hipnoted Power Member

Agora com bolonha os cursos são +- iguais por isso não percebo a rivalidade FEUP vs ISEP que vejo neste tópico.

@thread
    Se fosse eu a escolher, entre esses dois que mencionas-te escolhia a FEUP. Mas é como te digo... não é por andares na FEUP que vais sair de lá a saber mais... isso depende de ti e aquilo que te aplicas no curso.

Boa escolha.

10. Inpanzinator

Pois, se calhar vai ser mesmo a minha escolha. Mas já ouvi dizer que na FEUP aprendemos a linguagem A, B e C; enquanto que na FCUP aprendemos "todas". E que na FEUP usamos um programa X; na FCUP aprendemos a fazer esse programa X.

Alguém confirma?

11. coldfire

coldfire Power Member

Como disse nao ando na feup nem faço a minima ideia como é o metodo de ensino. o que te posso dizer é que suponho ke eles nao te ensinam linguagem A, B ou C, eles ensinam te metodos de programação que é bastante diferente. ou seja isso de veres em ke universidade aprendes mais linguagens é uma estupidez. Quanto ao programa que estas a referir te que fazem na FCUP nao sei o que referes mas ate estou curioso :)

12. Inpanzinator

Tens de ver que eu limitei-me a transpor o que li. Não sei se é verdade ou não...E também, se formos a ver, é preferível aprender a linguagem A, B e C sabendo que vão ser práticas no futuro do que aprender tudo e mais alguma coisa.

13. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Última edição: 10 de Fevereiro de 2008
  14. zitrop

zitrop Power Member

O ISEP com maior media de entrada que a FEUP ?? deves tar a gozar.... sem querer ofender ninguém toda a gente sabe que o ISEP não é primeira escolha de ninguém (seja em que engenharia for), só quem não consegue entrar na FEUP é que tenta o ISEP.

Mesmo assim, para confirmar esta crença generalizada, decidi ir ver os resultados das ultimas candidaturas:
    A média do ultimo colocado em Engª Informatica na FEUP foi de 15.43 na primeira fase. No ISEP foi de 13.17

EDIT:

olha que não é bem assim. Na FEUP alem de tomares contacto com diversas linguagens diferentes (ruby, php, java, c, c++, prolog, scheme, c#, etc, etc) aprendes a programar. Com a pratica que la adquires consegues pegar em qualquer linguagem em 30 min - 1 hora

15. Hipnoted

Hipnoted Power Member

Só para que fique bem claro... não é só na FEUP que aprendes a programar, é em todas!

E depois, uma coisa que me está a fazer confusão Ipanzinator, tu no curso não vais aprender só a programar. Isso é uma pequena parte por de resto também tens matemáticas com forrça, física, sistemas de informação, etc.

EU se fosse a ti não reduzia a minha escolha às linguagens que vais dar, até porque ninguém te vai ensinar todas. Ou melhor, não vais aprender todas em nenhuma faculdade porque isso é impossível.

16. OubeLa

OubeLa Power Member

Não. Na FEUP utilizamos linguagens para aprender a programar nos primeiros anos. Depois em anos mais avançados podes ter que fazer projectos com varias linguagens (se calhar algumas nunca tinhas pegado nelas). Isso é totalmente falso ;)

Mentira total. Na FEUP tens muitas cadeiras em frente ao computador, isso é um mito. Mas também temos algumas que não são, e isso na realidade dá-nos outras competencias que não sejam apenas programar. E depois superaram a FEUP? Já viste as medias da ultima decada? Mas nem é isso, eu não vejo os cursos por medias. As medias apenas são um factor de preferencia dos alunos, não de qualidade. Mas quanto à qualidade, não tenho dúvidas que o curso da FEUP supera o ISEP (nem que seja pelo factor universidade vs. politecnico). Pessoalmente não fui para informática para passar a vida a programar, e até quero "especializar-me" em algo tipo engenharia de software, ou computação movel, intelegencia artificial...ainda não sei, o futuro dirá :)

Exactamente, muito bem dito. Eng. Informática tem algo para além de programar (e na minha opinião quanto maior for essa componente melhor, daí o que já disse anteriormente). Mas quanto às linguagens não me parece que estes cursos de top em Portugal ensinem a programar na linguagem X. Ensinam a programar utilizando uma ou outra linguagem, mas isso é necessário.

Inpanzinator, visto que és de Penafiel a minha opinião é que deverias escolher ou a FEUP ou a UM, mas isto é só uma opinião e respeito a opinião dos outros, mesmo que sejam diferentes.

17. sumi

sumi Power Member

https://www4.dei.isep.ipp.pt/dirlei/?p=9

Não consideraste que o isep tem muito mais vagas que a feup logo a media do ultimo colocado que foi a que apresentaste é inferior. Mas como podes ver nesse site a media ponderada (essa sim é a media justa de comparação) no isep foi superior a qualquer outro lado.

E sim coldfire este ano vi muito pessoal a por a feup em 2º lugar. E sim vi pessoal a deixar a feup e a vir para o isep. Os tempos são outros. Sim este curso ja foi menos bom e o nivel de exigencia baixo. Mas não e o que se passa agora com bolonha, alias estou aqui antes de bolonha entrar e posso dizer que se ha coisa que aumentou foi o nivel de exigencia.

Agora on topic, sinceramente se a escolha é entre feup e fcup, pah vai para a feup, e nao olhes pra tras.

18. HecKel

HecKel The WORM

Já existem algumas threads relacionadas com cursos de informática, programação e afins. Usem o search, sff. É escusado estar a dizer 1000 vezes a mesma coisa.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página