1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Engenharia eletrotécnica ou informática (FEUP)

Discussão em 'Programação' iniciada por RodrigoAC, 5 de Agosto de 2018. (Respostas: 2; Visualizações: 214)

  1. Boas, acabei o 12º ano e estou na dúvida entre Engenharia Informática e Engenharia Eletrótécnica ambas na FEUP. Sempre estive inclinado para eletrotécnica dado que tenho bastante interesse pela área da robótica/automação. Porém nos últimos dias chegou-me aos ouvidos que formados com o MIEEC na FEUP (e provavelmente nas outras universidades) com especialização em automação/robótica ou ficavam em Portugal a receber uma miséria (800/900€) ou iam para o estrangeiro ganhar muito dinheiro. Não sei se é verdade ou não neste momento mas gostava que me confirmassem. Não levo de ânimo leve escolher um curso que me leve necessariamente para fora do país. Quanto a informática o que ouço é que basta ser mediano e já se arranjam salários bem melhores cá em Portugal, é verdade? Alguém me consegue dar uma noção de como estão os salários em ambas? Sei que ultimamente a escolha tem de ser baseada no que gosto mais, mas gostando de ambas, o salário tem de ser o fator de desempate. Agradeço toda a ajuda possível.

    Abraço
     
  2. lpa

    lpa Power Member

    Boas,
    O que te disseram é a realidade.

    No inicio de ano tive que ir a Pt para uma desmonstração de produto numa empresa de Electromecãnica do Norte do país e ao falar com o pessoal que lá estava (Eng. Automação) verifiquei que as coisas não mudaram muito desde que abandonei o país. Dos 4 gajos com quem falei só 3 tinham contrato (2 com base de 580 + extras por debaixo da mesa e o outro com 800 base + ajudas de custo) o quarto estava num estágio do IEFP e não recebia o subsidio a 4 meses.

    Em Eng. Informática as coisas não são muito melhores. Em Lx existe um tecto invísivel de 1400 Euros liquidos (posso estar desactualizado mas era assim a 5 anos atrás). São poucos os que ultrapassam esse valor.

    O MIEEC da FEUP é um dos melhores cursos em Pt. Penso que só a partir do 3º ou 4º ano é que tens que decidir a área. Há muita malta desse curso a trabalhar em Eng. de Software por exemplo. Não cometes nenhum erro ao escolher esse curso.

    Boa Sorte.
     
    Última edição: 5 de Agosto de 2018
  3. wowmiguelfcp

    wowmiguelfcp Power Member

    Eu sou de electrotécnica da FEUP. Fez agora 2 anos que acabei o curso.

    O que dizes é muito relativo, há quem ganhe mal mas também há quem ganhe bem. Lá fora, seja a área que for, vais ganhar mais do que ganhas cá. É um facto. Vai depender muito da empresa para onde vais, função que vais exercer, etc.

    Eu por acaso a única pessoa que conheço que trabalha na área da robótica, por acaso está a trabalhar em Espanha, mas não sei quanto ganha.

    E é verdade que muito pessoal que estudou electro trabalha também engenharia de software, eu de momento sou um deles.

    Se quiseres mais informações de alguma coisa podes mandar mensagens privada à vontade ;)
     

Partilhar esta Página