Engenharia Informática/Programação Dúvidas

Boa Noite,
Eu tenho 14 anos e adoro mexer em computadores. Vou para o 10°ano e já comecei a aprender C++.
Tenho 4 a quase tudo excepto francês e talvez português(provavelmente já subiu para 4).
As questões sao as seguintes:
1-Alguém com as minhas notas conseguiria se safar no curso de Engenharia Informática da universidade técnica de lisboa UTL?
2-Eu não tenho hábitos de estudo, não sei fazer resumos e so decoro quando entendo. Esqueço-me das fórmulas químicas e matemáticas. Gostaria de remediar isso algumas dicas?
3-A parte que eu mais gosto é programação, dá para fazer uma especifica nessa área? Se sim quantos anos demoraria.
4-Estou a aprender C++ mas está em Inglês, eu sou bom em Inglês mas a certas palavras que eu não entendo e como já referi só decoro e gosto se entender, gostaria de alguns tutoriais/dicas de preferência em português para aprender C++.
Obrigado pela atenção!
 
Boas,

1- Claro que sim. A Universidade em geral e o IST em particular não é nenhum bicho de 7 cabeças. Requer "apenas" trabalho.

2- Isso não creio que seja um problema teu mas sim um sintoma de todo o sistema de ensino público Português. Para Matemática e Física o que recomendo para colmatar isso é fazer exercícios (muitos).

3- Para engenharia as específicas que pedem é Matemática e Física.

4- Neste ponto não te safas. Os melhores tutoriais (e os mais pedagógicos) em programação estão sempre em Inglês. No meu caso o meu Inglês melhorou exponencialmente com o ter que ser obrigado ler bibliografia em Inglês. Não fujas dos tutoriais em Inglês. Faz um esforço e vais ver que compensa. É um 2 em 1 (aprendes a programar e a ser fluente em Ingl~es).
Em programação não decoras. Existe mais que uma maneira de fazer a mesma coisa. O que vais ganhando com o tempo é eficiência.
Para teres um aperitivo pedagógico de um curso de programação tenta este curso nas tuas horas vagas:
https://www.edx.org/course/cs50s-introduction-computer-science-harvardx-cs50x
Fazes com calma e É em Inglês.

Boa Sorte e vai partilhando as tuas dúvidas aqui. O pessoal ajuda sempre.
 
Boas,

1- Claro que sim. A Universidade em geral e o IST em particular não é nenhum bicho de 7 cabeças. Requer "apenas" trabalho.

2- Isso não creio que seja um problema teu mas sim um sintoma de todo o sistema de ensino público Português. Para Matemática e Física o que recomendo para colmatar isso é fazer exercícios (muitos).

3- Para engenharia as específicas que pedem é Matemática e Física.

4- Neste ponto não te safas. Os melhores tutoriais (e os mais pedagógicos) em programação estão sempre em Inglês. No meu caso o meu Inglês melhorou exponencialmente com o ter que ser obrigado ler bibliografia em Inglês. Não fujas dos tutoriais em Inglês. Faz um esforço e vais ver que compensa. É um 2 em 1 (aprendes a programar e a ser fluente em Ingl~es).
Em programação não decoras. Existe mais que uma maneira de fazer a mesma coisa. O que vais ganhando com o tempo é eficiência.
Para teres um aperitivo pedagógico de um curso de programação tenta este curso nas tuas horas vagas:
https://www.edx.org/course/cs50s-introduction-computer-science-harvardx-cs50x
Fazes com calma e É em Inglês.

Boa Sorte e vai partilhando as tuas dúvidas aqui. O pessoal ajuda sempre.
Obrigado pela resposta,
Eu hoje tive teste de Fisica-Quimica e correu muito mal deve dar 3. Mas a questão é que eu queria 4 e só me safei mais ou menos porquê copiei as fórmulas do meu colega do lado. Eu não consigo estudar de todo, não tenho jeito para decorar as coisas para sempre ou de sequer conseguir ter uma rotina de estudo e eu gostava de algumas dicas para conseguir criar essa rotina que me está a faltar para futuramente conseguir ser esse tal de Programador que tanto quero.
 
Não copies, para começar.

Dá uma olhada ao Codecademy, é um site fixe para aprenderes a programar umas coisas. Recomendo começares por Python. É uma linguagem porreira para se iniciar.

Bom, assim que vi isto, também gostava de recomendar algo bom para quem vier ver isto :)

Estou a construir uma comunidade aos poucos para aqueles que sabem nada ou pouco sobre programação, e com esta iniciativa pretendo dar motivação ao pessoal e ajudá-los neste percurso de aprender a programar

Portanto, recomendo o freecodecamp . Temos já freecodecamp Lisbon, basta pesquisar no facebook por isso, e existe já página/group e que fazemos meetups todos os sábados de manhã :)

Essencialmente HTML/CSS/Javascript . Existe certificação frontend/backend mas tudo á volta de JS .

Também recomendo bastante :)

Abraço
 
As notas não querem dizer nada. Já vi de tudo.

Se não gostas de estudar e só decoras o que gostas estás tramado. Começa a mudar esse hábito.

O ponto 3 não percebo o que queres perguntar.

Por fim inglês, há sempre coisas que uma pessoa não sabe e vais aprendendo com o tempo. Quanto mais exposto estiveres a essa parte técnica mais duvida vais ter e mais vais aprender.
 
1-Pela minha experiência, as notas do Básico e do Secundário podem ser completamente diferentes.
Depende de ti. No meu caso, saí do Básico com cinco cincos e o resto tudo quatro, quando cheguei ao secundário levei um murro nos olhos.
No fim do décimo ano tinha 10 a Matemática e 10 a FQ. Não estava preparado para aquela diferença de dificuldade. O problema principal foi que durante o básico nunca tive que estudar e achava que o secundário ia ser igual. A única solução foi ganhar método de estudo e trabalhar muito (e tive alguma ajuda extra a Matemática).

2-Ganha método de estudo. Acho que o melhor método para Matemática e FQ é fazer muitos exercícios. Em relação às fórmulas... Acho que a partir de agora não vais ter de decorar nada disso. Vais ter máquina gráfica para guardar essas coisas (se os professores não te derem formulário, que é provável que aconteça). No meu tempo era assim... penso que ainda seja. Estou no 2º ano de faculdade em EI e acho que tive sempre formulário.

3-??

4-Acho que já te deram uma boa resposta em relação a isto.
 
Back
Topo