Engenharia Informática

Boas pessoal!

Tenho 25 anos e tenho um mestrado numa área onde já trabalho e gosto.

Porém, sempre quis ter 2 cursos de modo a ter mais opções ao longo da vida, então decidi ingressar, para o ano, em engenharia informática.

O meu maior receio é: Vou acabar o curso com 30 a 31 anos. Ficarei tapado no mercado de trabalho? Serei excluído?

Digo 30 a 31 porque entrando aos 26, acabaria 29 (quase 30), e dou sempre 1 ano a mais porque como trabalho na área posso precisar de 1 ano extra, ficando com uma desvantagem de 5 anos em relação aos outros.

Obrigado!
 
A procura é tanta que desde que sejas esforçado e tenhas gosto em aprender arranjas trabalho na área :victory:

Entrar noutro curso, já com 26 anos, dá-me outra maturidade e motivação que me vão levar isto muito a sério.

Quero mesmo ingressar na área e ser um bom profissional. Quero mesmo trabalhar na área e ter sucesso, o medo é mesmo a idade :D.
 
Nunca é tarde para entrar numa área. Basta estar disposto aprender e se adaptar as exigências. Com um curso de engenharia informática as perspetivas de empregos são muito boas.
 
Diria que não tens grandes problemas com a procura que existe. Falo pela zona do Porto, onde as oportunidades têm crescido bastante. Penso que em Lisboa serão ainda mais...
 
O meu maior receio é: Vou acabar o curso com 30 a 31 anos. Ficarei tapado no mercado de trabalho? Serei excluído?

Boa noite. Sou uma aluna de engenharia informática do 1° ano. Em relação ao mercado de trabalho não ficarás excluído porque supostamente eles têm acesso ao teu currículo e vêm os cursos que tiraste e quanto tempo demoraste e entre outras coisas, eles preocupam-se mais com as capacidades que tens a programar do que propriamente com que idade começaste o curso. Por outro lado, poderás apanhar um chefe revoltado com a vida e não te contratar por causa disso mas isso é 1 caso em 10 mas também criam problemas com pessoas que acabam logo a licenciatura com 21 anos (a idade que supostamente acabo a licenciatura) porque ainda não temos experiência suficiente para trabalhar, dizem os “supostos” experientes. Por isso em relação à idade que começas um curso não interessa mas sim o tempo que levas a acabá-lo e se es realmente bom!
Espero ter ajudado
 
Última edição:
Olá a todos. Eu estou numa situação semelhante, tenho 28 anos e gostava de saber o que acham do tesp de programação de sistemas de informação do IPLeiria? Quero continuar a trabalhar a part-time e especializar-me mais na programação e este curso pareceu-me bom nisso.
 
tenho elementos na minha equipa com o anterior (CET) e parece-me que aprenderam as bases relativamente bem. Onde estavam mais fracos era em Base de Dados.
 
E eu "só" quero um site parecido ao OLX, com uma das diferenças ser um Feedback a cada utilizador. :paranoid:
Porque valores rondará?

Penso que por no Algarve a concorrência ser inferior os preços saltam descriminadamente. É descabido falarem-me em 80.000 euros? Obrigado desde já por qualquer reposta.
O valor de um site varia também consoante onde ele é criado?

Quanto ao tópico em si eu neste momento encontro-me com 39 anos desempregado. Formação em Cine-Vídeo na Faculdade e comissário de bordo (entrei com 30 anos) durante 9 anos. Nunca exerci profissão relacionada com o curso, sendo que o meus interesses agora são outros e a vida moderna assim o "exige".

Me dissesses que querias ser jogador de futebol profissional com 30 anos seria mais esquisito. Mesmo que te quisesses integrar aos 40 anos penso, quase com toda a certeza, que não terias problemas.
Como já te disseram acima é uma área com bastante procura e atractiva em termos monetários.
 
E eu "só" quero um site parecido ao OLX, com uma das diferenças ser um Feedback a cada utilizador. :paranoid:
Porque valores rondará?

Penso que por no Algarve a concorrência ser inferior os preços saltam descriminadamente. É descabido falarem-me em 80.000 euros? Obrigado desde já por qualquer reposta.
O valor de um site varia também consoante onde ele é criado?

Depende de imensa coisa. Desde as funcionalidades que queres que o site tenha até à qualidade de quem te vai desenvolver o projecto.

É impossível dizer se é muito ou pouco sem definir o scope e analisar os requisitos.
 
Vários pontos:
- Informática é uma àrea enorme... vai desde base de dados, programação web, backend, redes, IA etc... Dentro dessas o que queres fazer? Um curso é sempre só o começo... Cada area tem varios ramos... variedade nao falta!
- Tens tantas opções e cada uma delas exige uma dedicação enorme para seres minimamnete decente! Não é algo que seja facil de ser um hobby pronto a virar trabalho...
- Evolui muito rápido, exige pratica constante e mesmo quem trabalha na área se desactualiza fácil se tiver um trabalho mais relaxado...

Se já tens um curso, acho que fazer outro é um erro.
Eu se fosse começar agora, do zero, já com outro curso, tirava um curso online para ter umas bases! Definia um projecto pessaol com alguma complexidade e perdia 1 ou 2 a implementá-lo. Nessa altura dava para ver se isso era para mim ou não, se sim, ia a entrevistas, sem medo de ser rejeitado e arranjava o melhor trabalho possível.
É facil arranjar trabalho e cresce-se bués é a trabalhar!

Não quero desvalorizar um curso em Infomática! Valorizo muito o meu, os colegas/professores que tive, etc. No entanto tirar um segundo curso que não te dá nenhuma carteira profissional necessária para exercer é um erro, uma perca de tempo. Vale mais algo focado e intensivo!

Tirar o curso é bom para quem nao sabe nada e quer começar do zero, tem um ensino estruturado mas grande parte do que aprendes não é decisivo na tua carreira profissional. Sim dá bagagem e faz-te crescer como Eng. Mas honestamente um curso intensivo online dá-te umas boas bases num mês versus um curso de 3 a 5 anos.

No fim, uma boa entrevista vale mais que qualquer CV. Na realidade nem precisas de curso basta experiencia, motivação e capacidade de desenraque. É facil arranjar trabalho como junior e com dedicação cresce-se rápido!
 
Vários pontos:
- Informática é uma àrea enorme... vai desde base de dados, programação web, backend, redes, IA etc... Dentro dessas o que queres fazer? Um curso é sempre só o começo... Cada area tem varios ramos... variedade nao falta!
- Tens tantas opções e cada uma delas exige uma dedicação enorme para seres minimamnete decente! Não é algo que seja facil de ser um hobby pronto a virar trabalho...
- Evolui muito rápido, exige pratica constante e mesmo quem trabalha na área se desactualiza fácil se tiver um trabalho mais relaxado...

Se já tens um curso, acho que fazer outro é um erro.
Eu se fosse começar agora, do zero, já com outro curso, tirava um curso online para ter umas bases! Definia um projecto pessaol com alguma complexidade e perdia 1 ou 2 a implementá-lo. Nessa altura dava para ver se isso era para mim ou não, se sim, ia a entrevistas, sem medo de ser rejeitado e arranjava o melhor trabalho possível.
É facil arranjar trabalho e cresce-se bués é a trabalhar!

Não quero desvalorizar um curso em Infomática! Valorizo muito o meu, os colegas/professores que tive, etc. No entanto tirar um segundo curso que não te dá nenhuma carteira profissional necessária para exercer é um erro, uma perca de tempo. Vale mais algo focado e intensivo!

Tirar o curso é bom para quem nao sabe nada e quer começar do zero, tem um ensino estruturado mas grande parte do que aprendes não é decisivo na tua carreira profissional. Sim dá bagagem e faz-te crescer como Eng. Mas honestamente um curso intensivo online dá-te umas boas bases num mês versus um curso de 3 a 5 anos.

No fim, uma boa entrevista vale mais que qualquer CV. Na realidade nem precisas de curso basta experiencia, motivação e capacidade de desenraque. É facil arranjar trabalho como junior e com dedicação cresce-se rápido!

Como é que se consegue a fase da entrevista? Eu mando CVS mas ninguém me chama. Tirei apenas um curso online na udemy de webdev.
 
Como é que se consegue a fase da entrevista? Eu mando CVS mas ninguém me chama. Tirei apenas um curso online na udemy de webdev.
tens algum projecto teu que possas apresentar? algo que tenhas feito que mostre o que sabes?

e não envies so CV, faz um linkdin e contacta tu todos os recrutadores que vejas, dizes que es auto-didata e andas a procura de oportunidade
 
Como é que se consegue a fase da entrevista? Eu mando CVS mas ninguém me chama. Tirei apenas um curso online na udemy de webdev.

Fizeste o curso e consegues aplicar o que aprendeste? Já fizeste alguma coisa do zero sozinho sem seguir um tutorial? Eu posso envia um cv a dizer que segui 1000 cursos da udemy, mas isso não significa que tenha aprendido alguma coisa, e esquece todo lists e calculadoras, tens de conseguir fazer alguma coisa mais "a sério".
 
Basicamente a situação é a seguinte:
Tenho 28 anos (quase 29) e estou presa numa bolsa de investigação de mestre na área da biologia num instituto público, o qual já faz dois anos que me anda a engonhar com a abertura de concurso para Técnica Superior (através do PREVPAP). Estou farta desta situação precária e como sempre me dei bem na área da informática comecei a fazer os cursos da codeacademy, udemy e freecodecamp em Web Development e achei que era uma carreira interessante para mim, não só pelo tipo de trabalho mas também das perspectivas de evolução serem bem melhores do que ser TS na função pública.

Tenho andado a ponderar entre 3 hipóteses:
  • Tirar um bootcamp em part-time (Primavera, IronHack ou CodeMaster)
  • Tirar o mestrado da FCUL em Informática (eventualmente apenas fazer o primeiro ano e ficar com uma espécie de diploma de pós graduação)
  • Tentar continuar a aprender de forma autodidacta, criar portefólio e mandar cvs à bruta
Acham que este mestrado iria ser valorizado quando analisassem o meu CV? Ou como não é uma LEI ou MEI vai dar no mesmo do que não ter nada? Pelo conteúdo programático parece-me equivalente e até mais abrangente do que um bootcamp, ou estou errada?
A questão é que gostaria de tirar a melhor formação possível tendo em conta que não queria investir 3 anos da minha vida em LEI, quando já li aqui testemunhos que defendem que tal não é necessário.

Obrigado!
 
Última edição:
Basicamente a situação é a seguinte:
Tenho 28 anos (quase 29) e estou presa numa bolsa de investigação de mestre na área da biologia num instituto público, o qual já faz dois anos que me anda a engonhar com a abertura de concurso para Técnica Superior (através do PREVPAP). Estou farta desta situação precária e como sempre me dei bem na área da informática comecei a fazer os cursos da codeacademy, udemy e freecodecamp em Web Development e achei que era uma carreira interessante para mim, não só pelo tipo de trabalho mas também das perspectivas de evolução serem bem melhores do que ser TS na função pública.

Tenho andado a ponderar entre 3 hipóteses:
  • Tirar um bootcamp em part-time (Primavera, IronHack ou CodeMaster)
  • Tirar o mestrado da FCUL em Informática (eventualmente apenas fazer o primeiro ano e ficar com uma espécie de diploma de pós graduação)
  • Tentar continuar a aprender de forma autodidacta, criar portefólio e mandar cvs à bruta
Acham que este mestrado iria ser valorizado quando analisassem o meu CV? Ou como não é uma LEI ou MEI vai dar no mesmo do que não ter nada? Pelo conteúdo programático parece-me equivalente e até mais abrangente do que um bootcamp, ou estou errada?
A questão é que gostaria de tirar a melhor formação possível tendo em conta que não queria investir 3 anos da minha vida em LEI, quando já li aqui testemunhos que defendem que tal não é necessário.

Obrigado!

Vou dizer já qual seria o meu conselho para ti e depois analiso em mais detalhe as tuas hipóteses: mestrado é sempre o melhor. Mas não faças só o 1º ano, acaba mesmo o mestrado. De qualquer forma, até só o 1º ano é bom.

Em relação ao bootcamp é uma boa opção, mas só consigo falar sobre a Academia de Código. Fazendo esse irás sempre conseguir uma vaga em algum lado, apesar de, provavelmente, ser numa consultora. Mas depois podes aprender mais e dar o salto para uma empresa melhor.

Mestrado eu acho que é o melhor porque além de dar mais valor ao CV e ser mais fácil arranjares algo na área, principalmente porque podes conciliar com o teu mestrado de biologia, chama logo a atenção às empresas o facto de teres dois mestrados. Também és capaz de conseguir arranjar logo um projecto mais interessante mesmo numa consultora que envolva biologia e programação e deve haver várias empresas de software em que é necessário perceber algo de biologia.

Aprender de forma autodidacta é o mais complicado. Da minha experiência no nosso país é mais complicado de arranjar algo dessa forma e demora algum tempo a construir um portefólio bom. Também posso dizer que em todas as entrevistas a que fui nunca devem ter olhado para o meu GitHub sequer, nem ligam (mas eu sou mais de backend, por isso pode ser diferente para frontend). Não digo que é impossível, mas pode demorar bem mais do que os 3 meses da Academia de Código ou os 9 meses do mestrado (assumindo que começas a trabalhar no final do primeiro ano) até conseguires uma oportunidade.
 
Back
Topo