Engenharia Informática

A FCUP é pouco conhecida porque durante anos não teve Engenharia no nome e decadas de rivalidades entre a FEUP e a FCUP monipolizaram a procura/oferta na área, e ainda hoje fala-se em Engenharia Informática em Computer Science que é o nucleo da mesma. Já o ISEP é o ser uma antiga escola profissional e a rivalidade/desprezo entre a UP e o IPP.
 
Tens outras vertentes menos exigentes como Informática de Gestão, por exemplo, os cursos mais tecnicos como os CET.

Quanto à escolha de CC não a recomendo a ninguém, é demasiado esforço e demasiado teorico, a não ser que planeies desenhar uma linguagem de programação de raiz ou dedicares-te a algoritmia, Inteligencia artificial, motores graficos e afins vai para EI.

EI é muito mais realista, tenho é pena como certas instituições formem incompetentes mas se formos ver o mercado de trabalho onde pagam uns 1500€ mensais limpos para um tipo fazer uma app em android que um gajo aprende em menos de 6 meses não me supreende nada a falta de excelencia que os cursos pedem...

Já lidei com tanto SW feito por portuguses para uso empresarial interno... versões lançadas sem testes previos, a rede inteira morrer por pura incompetencia... tudo vindo de um Sr. Dr. Eng. Qualquer de uma universidade fina.

Longe vão os anos de um tipo ter que saber assembly e/ou linguagens de baixo nivel e a sua estabilidade e rapidez ser importante,, agora é tudo bloatware para idiotas como Java e afins.
Ou seja, um gajo que faça uma aplicação Android em 6 meses é um nabo e não merece ganhar 1500.. Sim senhor, sempre a aprender!
 
E vou-te contar uma pequena história:


Recrutámos há pouco tempo um gajo, Mestrado pelo ISCTE e tal, grande boss que ele era...

Alguém reportou um problema de downloads quebrados a meio, e vira-se o "Mestre" e diz "ah, já viram os hosts? pode ser disso"...

gg!
 
Boas, melhores ou piores é relativo, mas instituições que são mais bem vistas pelas empresas que outras há.

Eu já tive em entrevistas, em que me disseram que a ordem de preferência deles é: Técnico, Minho, FCUL e FCUP as duas ultimas em igualdade.
As restantes, para eles eram só em último recurso.

Espero ter ajudado.
Eu tanho também estás dúvidas seguintes : O que e ECTS ?
E o valor ECTS varia de universidade para outra tirando EI?
E e para que serve aquele valor? Por exemplo : 180
Eu sei eu quero "a papa toda feita e mestigada " .
 
Não te posso explicar isso muito bem pois não "vivi" pre-bolonha.

Os ECT's são os créditos que valem cada disciplina.
Uma licenciatura são 3 anos, 180 ECTs - 60 ECTs por ano - e um mestrado são 300 (mais dois anos).

Depois depende da instituição/curso. Normalmente tens X ECTs obrigatórios em determinadas áreas e tens Y opcionais. No final de contas, para teres o certificado tens de ter os tais créditos nas tais áreas.

Como ganhas os créditos?? Fazendo as disciplinas. Seja com 10 ou com 20.

@juveleo85 em breve mando PM :D
Não, não estou à procura dos 20 jogadores. Tenho é outras prioridades xD
 
Faltou dizer que os ECT's correspondem (ou deviam corresponder) às horas necessárias de trabalho para efetuar cada UC. Querendo dizer que uma UC de 10 ECT's requer o dobro do trabalho/esforço de uma UC com 5 ECT's.
 
Meh... Disseste tudo com aquilo que está entre parênteses :)

btw, o meu curso que tinha a maioria das cadeiras com 7,5 ECTs foi modificado para ficar com tudo a 3/6 (multiplos de 3). Devido a bolonha, eles disseram. Ou seja, quem ainda não tem os cursos neste formato deve estar para breve uma mudança, não?
Não é que me faça diferença alguma... Apenas curiosidade.
 
Alteraram agora e dizem que foi por causa de Bolonha?! Isso parece-me estranho, Bolonha já tem uns valentes anos, o que foi preciso alterar foi alterado e siga pa bingo.

Por exemplo o meu curso foi reestruturado na altura de Bolonha em todos os semestres tinha 4 Uc's de 5 ECT's e 1 UC de 10 UCT's. Recentemente (2 anos) voltou a ser reestruturado (passou para mestrado integrado) e em termos de estrutura de ECT's manteve-se tudo igual. Basicamente isto significa que temos sempre uma cadeira por semestre que tem um grande projeto que ocupa o semestre todo, se bem que há sempre mais algumas que acabam por ter projetos que também consomem muito tempo. O meu curso tem uma componente muito elevada de trabalhos de grupos e de esforço fora de aulas.

Sinceramente foi como disse em cima, os ECT's deviam corresponder ao esforço necessário, mas nem sempre funciona assim, até porque há muitos professores que pensam que a sua UC é a mais importante do mundo e por isso acabam por pedir demasiado.
 
Boas, sou novo por aqui e peço desde já desculpa se esta pergunta for algo redundante para aqueles que aqui andam há mais tempo, contudo estou neste momento a acabar um curso do IEFP de Programação Informática (muito mais básico do que algo que se dê na Universidade) antes disso eu já mexia em C/C++ e hoje estou cada vez mais virado para tecnologias web como NodeJS etc...

Estou a considerar se devo tirar um daqueles cursos pagos da Alphappl em Lisboa ou se devo ir pelo caminho da Engenharia Informática na FCT ou noutra Universidade, o meu problema é que eu perdi-me na matemática há muitos anos atrás quando abandonei o ensino público cedo devido a alguns problemas pessoais e hoje em dia tenho alguma dificuldade com alguns aspectos como a trigonometria e coisas assim, no meu curso do IEFP tive uma boa professora de matemática que me ajudou a compreender mesmo o porquê das coisas e melhorei na matemática um bocado, contudo estou apreensivo quanto a ingressar na Universidade devido a receio de não ter as bases matemáticas necessárias para me aguentar.

Daqueles que já estiveram na Universidade acham que há possibilidade de alguém fraco a matemática conseguir passar e aprender a matéria mesmo sem ter as bases todas? Acham que é melhor seguir outro curso mais ligado à Web ou tentar algum curso pago? Se sim então qual? O meu maior problema com tudo isso é acabar sempre com menos possibilidades de emprego do que alguém que tem o curso de E.I.

Se acharem que é possível eu safar-me na Engenharia Informática podem dizer-me mais ou menos quais são as melhores matérias na Matemática para eu rever e estudar melhor de forma a estar um pouco melhor preparado?
 
Boas, sou novo por aqui e peço desde já desculpa se esta pergunta for algo redundante para aqueles que aqui andam há mais tempo, contudo estou neste momento a acabar um curso do IEFP de Programação Informática (muito mais básico do que algo que se dê na Universidade) antes disso eu já mexia em C/C++ e hoje estou cada vez mais virado para tecnologias web como NodeJS etc...

Estou a considerar se devo tirar um daqueles cursos pagos da Alphappl em Lisboa ou se devo ir pelo caminho da Engenharia Informática na FCT ou noutra Universidade, o meu problema é que eu perdi-me na matemática há muitos anos atrás quando abandonei o ensino público cedo devido a alguns problemas pessoais e hoje em dia tenho alguma dificuldade com alguns aspectos como a trigonometria e coisas assim, no meu curso do IEFP tive uma boa professora de matemática que me ajudou a compreender mesmo o porquê das coisas e melhorei na matemática um bocado, contudo estou apreensivo quanto a ingressar na Universidade devido a receio de não ter as bases matemáticas necessárias para me aguentar.

Daqueles que já estiveram na Universidade acham que há possibilidade de alguém fraco a matemática conseguir passar e aprender a matéria mesmo sem ter as bases todas? Acham que é melhor seguir outro curso mais ligado à Web ou tentar algum curso pago? Se sim então qual? O meu maior problema com tudo isso é acabar sempre com menos possibilidades de emprego do que alguém que tem o curso de E.I.

Se acharem que é possível eu safar-me na Engenharia Informática podem dizer-me mais ou menos quais são as melhores matérias na Matemática para eu rever e estudar melhor de forma a estar um pouco melhor preparado?

O meu conselho é que não deves desistir. Não sei a tua idade, pelo que poderás ingressar no ensino superior de várias formas, mas a questão da matemática terás que a resolver. Fugir da matemática não é solução.

Não percebi em que ponto da matemática ficaste perdido, talvez no nono ano? Consulta os exames, se puderes comprar livros de preparação para o exame tanto melhor. Se o dinheiro não for problema, umas explicações de matemática durante uns meses parecem ser a melhor solução.
 
Última edição:
Visto que agora estou com mais tempo livre, gostaria de tentar aprender mais sobre linguagens da programação. Eu tenho algumas noções de VB, mas ao longo do tempo muita coisa se perdeu, qual seria a melhor linguagem para me iniciar neste mundo?
 
Visto que agora estou com mais tempo livre, gostaria de tentar aprender mais sobre linguagens da programação. Eu tenho algumas noções de VB, mas ao longo do tempo muita coisa se perdeu, qual seria a melhor linguagem para me iniciar neste mundo?

Na minha opinião, a melhor linguagem para se começar a perceber um pouco de tudo é C. Eu comecei por Java e, apesar de ter conseguido aprender bem, existiam sempre muitas coisas difíceis de perceber.
Acho que C é a linguagem mais equilibrada para se perceber as bases de programação. Depois disso, recomendaria uma linguagem OO (Java, C#, C++, etc.).
 
Na minha opinião, a melhor linguagem para se começar a perceber um pouco de tudo é C. Eu comecei por Java e, apesar de ter conseguido aprender bem, existiam sempre muitas coisas difíceis de perceber.
Acho que C é a linguagem mais equilibrada para se perceber as bases de programação. Depois disso, recomendaria uma linguagem OO (Java, C#, C++, etc.).

same here!
 
Visto que agora estou com mais tempo livre, gostaria de tentar aprender mais sobre linguagens da programação. Eu tenho algumas noções de VB, mas ao longo do tempo muita coisa se perdeu, qual seria a melhor linguagem para me iniciar neste mundo?

Já se falou muito disso aqui e a grande maioria irá dizer C.

Eu não tenho nada contra, aliás, há uns tempos atrás diria que C (sendo uma linguagem de mais baixo nível, com pouca abstração) é uma boa linguagem para começar e compreender melhor certas coisas no mundo da programação.

Mas;

Eu agora diria, DEPENDE!!!

Depende daquilo que tu queres fazer com a programação. O teu objetivo é ser programador?! Fazer da programação o teu ganha pão?! Se sim, a resposta diria que é C.

Senão, se apenas queres aprender a programar porque te dá jeito na área em que estás, porque queres perceber melhor os tempos e as necessidades para a realização de um programa/app/etc, diria JAVA.
 
Basicamente, ainda estou em dúvidas do mestrado que irei frequentar para o ano na UM, mas caso vá para o de engenharia de sistemas (virado para logística) terei de ter umas bases de C++ e java, segundo uma colega de lá. No caso de serem umas linguas complicadas iria começar por uma mais básica ou achem que não tem importância?
 
Basicamente, ainda estou em dúvidas do mestrado que irei frequentar para o ano na UM, mas caso vá para o de engenharia de sistemas (virado para logística) terei de ter umas bases de C++ e java, segundo uma colega de lá. No caso de serem umas linguas complicadas iria começar por uma mais básica ou achem que não tem importância?

Nesse caso acho que deves começar por Java. É como o @matavelhos diz. Visto que te "dá jeito" saber, não há necessidade de aprofundar muito a questão.
 
Olá• O chato voltou, eu sei quando vais para uma entrevista de trabalho eles perguntam qual universidade frequentaste? Certo? Há muitas universidades que eu posso frequentar mas qual delas e que teem mais importância ( conhecimento no mundo exterior , maior probabilidade de emprego nacional e internacional) Eles também perguntam a média de secundário e se essa têm alguma importância no mundo de trabalho?
Técnico L; UNL-FCT; FCUL ;UM-FCT;

Qual e a melhor?
 
Última edição:
Deste lado está decidido que irei aprender inicialmente JAVA e depois C, agora já tenho andado a ver alguns videos aula no youtube de uma universidade brasileira, mas não sei se este método é o mais adequado e de confiança. Alguém me pode sugerir cursos onlines grátis de preferência ou algum tipo de livro que acham mesmo melhor do que ver videos?
 
Deste lado está decidido que irei aprender inicialmente JAVA e depois C, agora já tenho andado a ver alguns videos aula no youtube de uma universidade brasileira, mas não sei se este método é o mais adequado e de confiança. Alguém me pode sugerir cursos onlines grátis de preferência ou algum tipo de livro que acham mesmo melhor do que ver videos?

O melhor mesmo seria aprenderes pelos tutoriais da Oracle, penso:
https://docs.oracle.com/javase/tutorial/
Mas existem imensos tutoriais desses que servem para o início. Para além desse que já estas a ver, fica aqui outra dica:
https://www.thenewboston.com/

Quanto a livros, nunca utilizei muito muito, mas para a faculdade serviu este Head First Java.
 
Boas tardes

Sou aluno do 12º ano e estou na seguinte situação: tenho média a rondar os 18,3 e gostaría de saber qual é a melhor universidade e respetivo curso para saber programar e ter saídas profissionais para o estrangeiro. Quero especializar-me em segurança informática e tentar ir trabalhar para os EUA.

Até agora estou indeciso entre Engenharia de Computadores e Telemática na UAveiro ou Engenharia Informática no IST Lisboa... pelo que tenho visto no vosso fórum há outras opções a considerar mas pedia-vos que me dispensassem uns minutos a dar-me uma resposta pois preciso de opiniões de quem sabe realmente o que é o melhor para mim na situação onde me encontro atualmente.

Agradeço desde já a atenção
Karkanius
 
Back
Topo