Engenharia Informática

Boas, em primeiro lugar peço desculpa se isto não estiver no tópico mais adequado mas foi o que achei que melhor se relacionasse com a questão.
Então estou no 11º ano em ciências e tecnologias e tenho de começar a decidir o que seguir na univ. e estava indeciso entre Eng. Electrotécnica e Eng. Informática .
A minha maior questão é a dificuldade do curso com especial atenção á matemática.
Estou com média de 14.6 mas com 12 a matemática, até agora não tenho estudado muito e é esse o problema. Até sou um aluno com facilidade, no entanto, bastante preguiçoso no que toca a estudar (o que já sei que terá com certeza de mudar na univ.).
Eu estava mais virado par a eng. electrotécnica porque penso que seja algo mais prático no mundo do trabalho e não tão virada para passar um dia inteiro no pc como em eng. informática (é essa a minha ideia corrijam-me se estiver errado) no entanto tenho a ideia de que o curso de eletrotécnica é mais pesado e difícil tanto a matemática como no geral...
-Então o que eu disse neste ultimo paragrafo é verdade ?
-Em termos de empregabilidade qual é que tem vantagem ?
-Com qual dos cursos é "mais fácil" emigrar ?
-Física 12º é imprescindível para qualquer um deles ?

sargalha, pela minha experiência, eng. electrotécnica é mais puxada a nível de matemática e física mas os alunos acabam o curso mais rapidamente, porque têm poucos projectos. Em eng. informática tens imensos projectos e se te distrais um bocadinho... Sou do IST.

Acho que ambos os cursos são muito bons. Mas a verdade é que vejo muitos colegas electrotécnicos que acabam a formação e vão programar...

Física de 12º ano não é muito importante, acho.
 
sargalha, pela minha experiência, eng. electrotécnica é mais puxada a nível de matemática e física mas os alunos acabam o curso mais rapidamente, porque têm poucos projectos. Em eng. informática tens imensos projectos e se te distrais um bocadinho... Sou do IST.

Acho que ambos os cursos são muito bons. Mas a verdade é que vejo muitos colegas electrotécnicos que acabam a formação e vão programar...

Física de 12º ano não é muito importante, acho.
Obrigado pela resposta bastante exclaredor se alguem quisesse acrescentar agradecia
 
Boas, em primeiro lugar peço desculpa se isto não estiver no tópico mais adequado mas foi o que achei que melhor se relacionasse com a questão.
Então estou no 11º ano em ciências e tecnologias e tenho de começar a decidir o que seguir na univ. e estava indeciso entre Eng. Electrotécnica e Eng. Informática .
A minha maior questão é a dificuldade do curso com especial atenção á matemática.
Estou com média de 14.6 mas com 12 a matemática, até agora não tenho estudado muito e é esse o problema. Até sou um aluno com facilidade, no entanto, bastante preguiçoso no que toca a estudar (o que já sei que terá com certeza de mudar na univ.).
Eu estava mais virado par a eng. electrotécnica porque penso que seja algo mais prático no mundo do trabalho e não tão virada para passar um dia inteiro no pc como em eng. informática (é essa a minha ideia corrijam-me se estiver errado) no entanto tenho a ideia de que o curso de eletrotécnica é mais pesado e difícil tanto a matemática como no geral...
-Então o que eu disse neste ultimo paragrafo é verdade ?
-Em termos de empregabilidade qual é que tem vantagem ?
-Com qual dos cursos é "mais fácil" emigrar ?
-Física 12º é imprescindível para qualquer um deles ?

Se o teu problema é a matemática, alguns cursos a matemática vai ser de longe (e nao ha nada por que tenhas já passado, parecido em nivel de dificuldade semelhante ao que vais encontrar). Eu era aluno de 20 a Matemática no secundário e no primeiro exame de Análise 1 no tecnico tive 9... Outros cursos será mais fácil (conheço algumas pessoas que acabaram por se mudar para ISCTE e dar melhor, p.ex.). Nos cursos de engenharia, as matemáticas mais teoricas sao sempre as mais dificeis, quando começa a ter aplicacoes praticas torna-se mais simples.

Em termos de empregabilidade, diria Informatica
Sao os dois "faceis" de emigrar... para emigrar com experiencia o que interessa sao os teus ultimos empregos por isso é indiferente qual o teu Major.

Fisica é uma parte importante da formaçao de um Eng., aposto que electrotecnica terá mais "fisica" que informática.
 
Boas noites.
Venho aqui fazer um pequeno desabafo ao pessoal da informática :lol: Estou no meu 12º ano e agora que estou a acabar o secundário fico sem saber no que me meter no ensino superior , apesar de sempre ter pensado para mim que queria ir para informática.
Como é a vida de um informático? Não é estar 24/7 em frente a um computador a programar? Chegou aquela altura da vida em que tenho de tomar uma decisão (entrar para informática ) e está cada vez mais dificil, e ainda para mais , nenhum dos outros cursos me chama assim a atençao , porque o que gosto mesmo é de tecnologia
 
Boas noites.
Venho aqui fazer um pequeno desabafo ao pessoal da informática :lol: Estou no meu 12º ano e agora que estou a acabar o secundário fico sem saber no que me meter no ensino superior , apesar de sempre ter pensado para mim que queria ir para informática.
Como é a vida de um informático? Não é estar 24/7 em frente a um computador a programar? Chegou aquela altura da vida em que tenho de tomar uma decisão (entrar para informática ) e está cada vez mais dificil, e ainda para mais , nenhum dos outros cursos me chama assim a atençao , porque o que gosto mesmo é de tecnologia

Escolhe uma coisa que aches que vais gostar de aprender, depois o que vais fazer pode ser completamente diferente ou nao. Informática nao é só estar 24/7 em frente a um computador, mas provavelmente grande parte do tempo vai ser. Mas isso é o mesmo que um gajo que trabalhe na area de serviços profissionais.
 
Uma dúvida:

Alguém teve no Técnico no TagusPark, em regime noturno? Tenho algumas dúvidas e gostava de as esclarecer. Caso tenha andado, mandar PM

Obrigado!

Pedro Cruz
 
Olá a todos,

Primeiro em resposta a ser 24/7 a programar não é, eu não programo desde que acabei o curso :) depende é da área que pretendas depois seguir, mas sim cada vez mais querem que a pessoa saiba programar e saiba fazer análise funcional, e saiba trabalhar com ferramentas de testes e bla bla..querem tudo e não têm nada...

Mas se não queres programar vais sentir alguma dificuldade com as cadeiras de programação especialmente as práticas..muitos trabalhos, linguagens diferentes...pensa se é mesmo isso que queres, senão tens sempre opções mais orientadas para gestão do género informatica de gestão ou sistemas de informação, etc.

E por falar em sistemas de informação, alguém aqui sabe-me dizer se o curso de Engenharia Informatica no ISCTE é bom?

Obrigado! :)
 
Uma dúvida:

Alguém teve no Técnico no TagusPark, em regime noturno? Tenho algumas dúvidas e gostava de as esclarecer. Caso tenha andado, mandar PM

Obrigado!

Pedro Cruz


No polo do IST no TagusPark não existe regime nocturno para nenhuma das 4 licenciaturas. Só se para o ano houver.
Há muitas aulas de mestrado lá, mas também acho que são todas de dia.
 
Boas,

Vi um anúncio onde procuravam engenheiros de outras áreas que não a informática para receber formação intensiva em programação de outsystems durante 3 meses. Alguém já experimentou ou sabe o que é que se aprende aqui?
 
Boas!

Estive a dar uma vista de olhos por respostas anteriores sobre o curso de Engenharia Informática no ISEL em que falam comparativamente às outras faculdades sobre as cadeiras e achei que tinha uma particularidade em relação às restantes..no ISEL quem não quer seguir programação e prefere uma área mais ligada a redes e administração de sistemas no terceiro ano tem hipotese de escolher esse tipo de cadeiras em vez de cadeiras de programação. Não será uma vantagem para quem quer ir para o mercado de trabalho e concorrer para funções de administração de redes e/ou sistemas?

Aqui falam muito de Engenharia Informatica como o curso da programação mas o curso no ISEL não é assim tanto virado para a programação, basta consultarem o plano curricular...estou enganada nalgum ponto? :) isto para reforçar que nem toda a gente precisa de levar com a programação no mercado de trabalho ;) alguém aqui que tenha frequentado o ISEL e que tenha optado por cadeiras mais viradas para redes/administração e tenha realmente conseguido mercado de trabalho nessa área?

Obrigado
 
conheço uma pessoa que participou num em Coimbra chamado "Acertar o Rumo". É virado para JAVA. Depois de terminar teve contrato de 1ano garantido e penso que ainda lá continua.
 
Boas, pela informação que tenho de alguns colegas, o Técnico e a Nova, tens muitas cadeiras que não tem grande fundamento para a área e no metodo de ensino não são muito praticos, o ISEL é mais virado para cotas e parece que os exames de acesso são bue fdds, eu conheço o ISCTE que na licenciatura é uma das melhores em Engenharia Informática e conheço uma privada que é o ISTEC, o Campus é no Lumiar, a Licenciatura é bastante boa porque é muito focada na área e não em matematicas, nem quimicas e isso é muito fixe e no final da Licenciatura tem outra vantagem que quem se quer inscrever na ordem dos engenheiros não precisa de fazer exame de aptidão, basta inscrever-se e começar a pagar as quotas porque a licenciatura é certificada como Engenharia Informática mesmo pela Ordem;
Se forem procurar não se preocupem por o curso não se chamar diretamente Engenharia Informática tem outro nome, que é o antigo curso antes de se chamar Eng. Informática
 
Boas, pela informação que tenho de alguns colegas, o Técnico e a Nova, tens muitas cadeiras que não tem grande fundamento para a área e no metodo de ensino não são muito praticos, o ISEL é mais virado para cotas e parece que os exames de acesso são bue fdds, eu conheço o ISCTE que na licenciatura é uma das melhores em Engenharia Informática e conheço uma privada que é o ISTEC, o Campus é no Lumiar, a Licenciatura é bastante boa porque é muito focada na área e não em matematicas, nem quimicas e isso é muito fixe e no final da Licenciatura tem outra vantagem que quem se quer inscrever na ordem dos engenheiros não precisa de fazer exame de aptidão, basta inscrever-se e começar a pagar as quotas porque a licenciatura é certificada como Engenharia Informática mesmo pela Ordem;
Se forem procurar não se preocupem por o curso não se chamar diretamente Engenharia Informática tem outro nome, que é o antigo curso antes de se chamar Eng. Informática

Escrever um texto longo com tamanha ignorância é uma arte...
 
Back
Topo