Engenharia Informática

Basicamente e como disseste. Candidato me a reingresso é pago 100€, depois sou colocado (supostamente há número limitado de vagas)

Pois parece que as taxas aumentaram, tempos de austeridade. Ainda bem que já tens a situação resolvida, mesmo saindo uma lista de colocações a tua vaga é assegurada. Alerto-te que é possível que te exijam o pagamento da propina por inteiro no momento da matrícula (Setembro? ), não sei se entretanto os alunos já reclamaram. É algo quase inédito nas universidades públicas. Boa sorte ;)
 
Já quando me matriculei há uns 5 anos tive que pagar a matrícula por inteiro no momento da matrícula.
Agora é empenho em fazer um curso à noite [emoji24]
Thanks.
 
Boas malta! Eu estou a acabar o meu 12º ano, e tinha os olhos postos em Engenharia Informática há algum tempo. Nunca fui muito bom a matemática e a física, mas também não sou mau, à volta do 13/14 e um ocasional 15. A minha média dos 3 anos, sem os exames, está à volta dos 14,5 (Tenho 15 este ano). O pessoal que eu conheço diz que com a Engenharia Informática vou ser bombardeado com estas duas disciplinas, e não sei se é a melhor opção. Por isso, pesquisei um bocado, e encontrei um curso que me agradou, em Aveiro: Novas Tecnologias da Comunicação. Eu sou do distrito do Porto, e gostava de ir, pelo menos e se possível, para uma destas universidades:

ISEP (Porto - A média subiu muito este ano, é praticamente impossível)
UTAD (Vila Real)
UA (Un. Aveiro)

A questão aqui é: Se estivessem na minha posição, qual a decisão que tomavam? Engenharia Informática ou tentavam outro curso, relacionado com a informática? Se conhecerem mais cursos que achem relevantes informem-me, por favor!
Já agora desculpem lá por por postar isto, já vi que há imensos posts sobre o assunto, ou parecido! Mas não encontrei bem o que queria :smilliex:
Obrigado! :)
 
Já alguma vez programaste? Se sim e se gostaste, não acho que ter as matemáticas e as físicas sejam impeditivos de seguires EI.
 
Já alguma vez programaste? Se sim e se gostaste, não acho que ter as matemáticas e as físicas sejam impeditivos de seguires EI.

Sim, eu faço coisas básicas em casa, um sitezito, um servidor, por exemplo. Até tenho tirado um curso em javascript no codeacademy para ir tendo um ideia, e sim, gosto. Obrigado pela sugestão :)
 
Tão vai em frente. Se não fizeres à primeira, fazes à segunda. Mas se te esforçares e praticares não irás ter problemas.
 
Ha alguem aqui que tenha feito o curso profissional "técnico de gestão e programação de sistemas informáticos" que possa me dar um feedback de como é a vida após acabar o curso? capacidades que adquiriu por completar o curso, anos de experiencia apos completar o curso, cargo que ocupa na empresa em que trabalha e salario

Fiz esse curso, e de nada me serviu em termos profissionais, nos poucos meses que andei à procura de trabalho após terminar, só fui chamado para umas 3 entrevistas, sendo que nenhuma era para trabalho que envolvesse algo que tivesse aprendido, para esses nunca fui chamado sequer. De momento, estou em Engenharia Informática.

@rafastang - Se é mesmo o que queres, como te disseram, segue em frente. As Matemáticas, pelo menos no ISEP, só as tens no 1º ano, e são bastante acessíveis, é só frequentar as aulas e ir praticando um pouco em casa.
 
Boas, eu estou neste moment no 12ªano e tenho algumas duvidas sobre o curso de Engenharia Informática, se me pudessem esclarecer agradeceria
1- O que faz exatamente um Engenheiro informático (sei que não é so uma coisa em especifico mas gostava de ter uma ideia geral do seu dia-a-dia, trabalho)
2- Sei que o "melhor" instituto com tal curso seria o do IST, mas que outros se encontram ao nível? (não tenho a certeza se tenho media para o IST)

Muito obrigado
 
Pessoal, estou no 12ªano e tinha umas duvidas consoante ao curso de engenharia informática alguém me pode esclarecer ?

1- Sei que o "melhor" instituto com tal curso seria o do IST, mas que outros se encontram ao nível? (não tenho a certeza se tenho media para o IST)
2- O curso tem alguma ligação com a produção de video jogos ? (assumo que sim devido a grande necessidade de programação nestes)
 
Boas, Para o ano vão me faltar 5 cadeiras para acabar o curso, mas não queria estar "parado" um ano a fazer 5 cadeiras. Acham que as startup e empresas tecnológicas estão abertas a contratar um gajo como eu? Nem que seja por estagio profissional... Só não quero ficar parado. Quero ganhar experiência e uns trocos...
 
Última edição:
Pessoal, estou no 12ªano e tinha umas duvidas consoante ao curso de engenharia informática alguém me pode esclarecer ?

1- Sei que o "melhor" instituto com tal curso seria o do IST, mas que outros se encontram ao nível? (não tenho a certeza se tenho media para o IST)
2- O curso tem alguma ligação com a produção de video jogos ? (assumo que sim devido a grande necessidade de programação nestes)

Em Lisboa:
IST
Nova
FCUL/ISEL/ISCTE

2. No IST há um ramo de desenvolvimento de jogos no mestrado (4o e 5o anos)
 
Em Lisboa:
IST
Nova
FCUL/ISEL/ISCTE

2. No IST há um ramo de desenvolvimento de jogos no mestrado (4o e 5o anos)

Muito obrigado, só mais uma coisa, tenho ouvido falar que a FEUP(Porto) é bastante boa e a universidade Aveiro também, algum comentário sobres estas ? Estão ao nível do IST ?
Conheces de outras universidades com mestrados parecidos ?
ps: a nova é a nova de lisboa certo ?
 
Última edição:
Boas malta! Eu estou a acabar o meu 12º ano, e tinha os olhos postos em Engenharia Informática há algum tempo. Nunca fui muito bom a matemática e a física, mas também não sou mau, à volta do 13/14 e um ocasional 15. A minha média dos 3 anos, sem os exames, está à volta dos 14,5 (Tenho 15 este ano). O pessoal que eu conheço diz que com a Engenharia Informática vou ser bombardeado com estas duas disciplinas, e não sei se é a melhor opção. Por isso, pesquisei um bocado, e encontrei um curso que me agradou, em Aveiro: Novas Tecnologias da Comunicação. Eu sou do distrito do Porto, e gostava de ir, pelo menos e se possível, para uma destas universidades:

ISEP (Porto - A média subiu muito este ano, é praticamente impossível)
UTAD (Vila Real)
UA (Un. Aveiro)

A questão aqui é: Se estivessem na minha posição, qual a decisão que tomavam? Engenharia Informática ou tentavam outro curso, relacionado com a informática? Se conhecerem mais cursos que achem relevantes informem-me, por favor!
Já agora desculpem lá por por postar isto, já vi que há imensos posts sobre o assunto, ou parecido! Mas não encontrei bem o que queria :smilliex:
Obrigado! :)

Por acaso tenho uma dúvida: a média de eng informática subiu muito no ano passado no ISEP. Há uma estimativa se vai subir este ano? O número de vagas vai diminuir ou depende apenas da facilidade do exame de matemática?
 
Por acaso tenho uma dúvida: a média de eng informática subiu muito no ano passado no ISEP. Há uma estimativa se vai subir este ano? O número de vagas vai diminuir ou depende apenas da facilidade do exame de matemática?
A média subiu porque a média do exame nacional de Matemática foi mais alta e visto que é usado como prova de ingresso as notas de entrada em que se usa matemática como especifica subiram no geral, se este ano mantém ou desce vai depender da exigência do exame.
Se não estou em erro o número de vagas é a universidade que decide. A dificuldade do exame influencia a subida ou descida da média do ultimo aluno colocado que é a média de entrada
 
Boas, Para o ano vão me faltar 5 cadeiras para acabar o curso, mas não queria estar "parado" um ano a fazer 5 cadeiras. Acham que as startup e empresas tecnológicas estão abertas a contratar um gajo como eu? Nem que seja por estagio profissional... Só não quero ficar parado. Quero ganhar experiência e uns trocos...

Boas, ninguém me consegue responder a está mensagem?
 
Não podes fazer estágio profissional pelo grau de licenciado até o curso estar terminado, podes fazer estágio profissional apenas pelo grau que tiveres (provavelmente 12o).

Nada te impede de ir trabalhar normalmente para uma empresa, desde que quando estejas à procura não mintas e digas que já terminaste o curso. Convém é o trabalho ser próximo da universidade/politécnico, trabalhas de dia e vais ás aulas pós-laboral. No entanto 5 cadeiras (dependendo da distribuição delas pelos semestres e das cadeiras em si) podem não ser assim "pouco", eu fiz 3 cadeiras enquanto estava a fazer o estágio curricular (tendo assim alguma flexibilidade) e acho que se tivesse mais não as teria conseguido fazer.

Comecei a trabalhar 6 meses antes de terminar o curso, no entanto já tinha as cadeiras todas feitas excepto uma, mas para não ter que ficar em Coimbra por uma cadeira e como o professor era um gajo porreiro ele deixou-me fazer exame numa fase especial (a que eu não tinha acesso) e depois no final do semestre contou a nota desse exame.
 
Back
Topo