Engenharia Informática

Não fiz lá a licenciatura, nisso não te posso ajudar. Aliás, se é o primeiro ano de ctesp, não há ainda ninguém com o curso + experiência que te possa dar muito feedback.

No meu caso (que estive em redes) achei que o ipl era muito muito bom. Depois de andar lá mudei-me para o ipc para a licenciatura de EI: Redes e Administração de Sistemas e, apesar de redes no ipc também ser bom, achei inferior ao ipl.

Mas só tive uma cadeira de introdução à programação, portanto não tive muita experiência com programação lá.
 
Boas pessoal
Venho pedir a vossa opinião sobre um assunto (que se calhar até ja foi respondido)
Para vos situar vou expor aqui o meu percurso:
Fui para o ensino normal no 10º, no qual reprovei por nao gostar do que aprendia (nao era nada da area que eu queria seguir) por isso no ano seguinte fui tirar o curso profissional de programaçao (completado em 2014), incluindo 2 estágios.
Em Janeiro de 2015 fui fazer um estágio curricular de 1 mes para Barcelona. Neste mesmo ano, em Agosto fui fazer um estagio profissional de 9 meses para uma grande empresa de energia (no qual, apesar de o estágio nao ser de programação, consegui tocar um bocado em programação através de macros em VBA) que acabou o mês passado.

Agora a duvida:
Tenho 21 anos, este ano lectivo que vai entrar planeio arranjar alguma coisa (um part-time ou assim) e estudar para fazer os exames nacionais para o proximo ano. Feitas as contas, vou entrar na faculdade com 22 anos + 4 anos (a correr bem) para tirar a licenciatura acabo com 26 anos.
A idade com a qual vou acabar o curso terá muito impacto no que diz respeito a encontrar emprego?

Obrigado desde já
 
Tenho 21 anos, este ano lectivo que vai entrar planeio arranjar alguma coisa (um part-time ou assim) e estudar para fazer os exames nacionais para o proximo ano. Feitas as contas, vou entrar na faculdade com 22 anos + 4 anos (a correr bem) para tirar a licenciatura acabo com 26 anos.
A idade com a qual vou acabar o curso terá muito impacto no que diz respeito a encontrar emprego?

Estás com medo de ser velho aos 26? :biglaugh:

Isso não deverá ter nenhum impacto. Tive colegas meus que começaram o curso com 28/29 anos e também não me parece que tenham tido grandes stresses a encontrar emprego...
 
E comecei a tirar o curso com quase 30, ja tinha emprego na area, mas serve o exemplo de colegas q fizeram o mesmo, sem emprego( ou emprego noutras areas ) e nao tiveram problemas nenhuns.
 
Desde já peço desculpa se houver um post igual mas nao encontrei.

Entao a minha duvida é a seguinte,

Eu acabei agora o 12ºano e vou entrar na universidade e queria saber qual é a diferença entre engenharia informatica e engenharia e gestao de sistemas de informaçao.

Obrigado
 
Tendo em conta as exigências do mercado, atualmente e a curto prazo, que linguagem/tecnologia é que recomendam que se aposte para complementar o que se vai dando na licenciatura em EI? A ideia será, se possível, trabalhar em TI fora do país.
 
Tenho 21 anos, este ano lectivo que vai entrar planeio arranjar alguma coisa (um part-time ou assim) e estudar para fazer os exames nacionais para o proximo ano. Feitas as contas, vou entrar na faculdade com 22 anos + 4 anos (a correr bem) para tirar a licenciatura acabo com 26 anos.
A idade com a qual vou acabar o curso terá muito impacto no que diz respeito a encontrar emprego?

Obrigado desde já
Tenho 27 anos.... uma licenciatura que achei ser ótima na altura (coisa que até era) e agora apenas serve no estrangeiro... um emprego onde estou efectiva.... e efectivamente infeliz.... não percebo nada de informática.... aos teus olhos tenho tudo contra mim.... por pensar da forma que pensas agora já olhei para tras vezes demais e o tempo passa.... mas há algum tempo descobri.... a idade e só um número.... não deve condicionar a tua vontade.... deve sim dar te vantagem da experiência... do saber o que queres e da força e vontade para lutar por isso... por isso digo... tenho 27 anos e vou concorrer.... quando acabar será que vou ter emprego? E a dúvida que todos temos.... não te preocupes acabarás por ver que por vezes a vida abre portas onde não estamos a espera.... não penses tanto nesse tipo de questões esforça te pelo melhor que sabes em cada dia.... amanhã.... podemos nem viver amanhã.... o que importa é a decisão que tomamos hoje é aquilo que investimos no momento
 
Última edição:
é para arranjar mais tachos para os amigos... e o mesmo se passa com os cursos que não dão futuro nenhum... criam cursos que não tem procura nenhuma... para arranjar emprego para os amigos...

entao mais vale entrar para engenharia e gestao de sistemas de informação do que informatica ja que a media é menor?
 
Entao porque é que há os dois cursos? xD (falo da UM)

Tantas razoes, mas a principal há-de ser para poderem ter mais vagas e mais financiamento. Para o mercado de trabalho é completamente indiferente o nome que dás ao curso e se o candidato A tirou "Apertar parafusos I" ou "Enroscar Roscas A".

Escolhe o curso que tiver mais cadeiras que aches piada ou o que seja mais fácil de acabares o mais rapidamente possível. E nao vás para uma universidade maravilhosa. É tudo o que precisas de te preocupar. Se nao sabes se vais gostar de uma cadeira ou outra, entao escolhe ao calhas.
 
Bom dia malta, venho aqui colocar uma dúvida pelo meu primo.

Ele quer tirar a licenciatura em informática e por algumas razões, terá de ser numa faculdade privada. A questão é: terá na mesma facilidade em encontrar emprego mesmo tirando o curso numa privada? A área de informática vai continuar a crescer ou tem tendência para estagnar e perder emprego?
Relativamente aos cursos e faculdades: tem licenciatura em engenharia informática na Lusófona do porto. E licenciatura em informática no Ismai e portucalense. Será melhor escolher a lusófona por ser uma engenharia? Algum feedback destes cursos e faculdades?

Grande obrigado a todos

Ps: eu já tinha colocado estas dúvidas noutro tópico mas este parece ser o mais adequado.
 
Estás com medo de ser velho aos 26? :biglaugh:

Isso não deverá ter nenhum impacto. Tive colegas meus que começaram o curso com 28/29 anos e também não me parece que tenham tido grandes stresses a encontrar emprego...

Desculpem mas vou ser bruto: comecei a tirar o curso com 33 anos e neste momento (38) estou a ganhar 4500€ limpos em Londres. Velhos sao os trapos carai!!!
 
Boas pessoal,

Mais um com uma duvida. A questão da idade aqui não se coloca tenho 27 anos e o [Bob]Jamaica já arrumou comigo loool

A minha duvida é a seguinte, eu ja estive em informatica á uns tempos atrás onde não estudava nada, estava atento nas aulas, ia as frequencias e tirei:

Introdução programação - 14
Iniciação á informatica - 14
Sistemas Digitais - 13

Isto foi o que fiz, visto que no segundo semestre mudei para o curso de gestão de empresas. O motivo da mudança foi o ter medo que a vida de informatico no futuro fosse estudar e voltar a estudar visto as linguagens andarem sempre a evoluir.

As questões aqui são:

1 - Sou mau a matematica, falta de bases no secundario dá em grandes dificuldades agora, talvez com explicações vou ao sitio mas está complicado.
2 - Sem estudar tirava estas notas, será que vou ter alguma dificuldade agora que não olho para informatica á bastantes anos?
3 - Nunca foi o meu interesse programar como estilo de vida, sempre fui um gajo que gosta de computadores, mas aborrece-me estar 8h diarias a trabalhar em programação depois de terminar o curso. Será mesmo assim no final?
4 - Estou a ponderar voltar a mudar de curso pois gestão de empresas está a ser um tédio e estando eu no segundo ano, vejo interesse por as disciplinas é 0, não consigo tirar boas notas nem mesmo ás materias teoricas que é o mais facil pois não me está a puxar minimamente o curso em si.

ps: se for para ajudar, o meu objetivo é emigrar para o Reino Unido ou Suiça no final pois já trabalhei nesses dois paises e gostei bastante disso.

Obrigado
 
Back
Topo