Engenharia Informática

Boa tarde.

Tenho aqui umas questões ao qual gostava de me dessem uma ajuda.

É o seguinte, tenho 24 anos e há cerca de 4/5 anos fiz o 10º/11º e 12º ano via curso profissional do Iefp.

E tenciono para o ano (2017/2018) candidatar-me para Eng. Informática.

A primeira questão é: como não fiz o 3 últimos anos escolares pelo ensino regular, terei alguma diferença do modo como me irei candidatar ou a média que tive no curso contará de igual forma? Ou se terei que fazer algum exame extra ou algo do género?

2º questão: Quais as melhores Universidades onde poderei tirar Eng. Informática? Visto querer algo mais virado para a programação e não tanto para a gestão. Com bom rácio de aulas práticas também seria óptimo.

Obrigado.
 
Assim de repente acho que para o teu caso o melhor é concorreres via maiores de 23 anos.
É que usando o teu secundário terias que fazer pelo menos o exame nacional de Matemática A, que é um pouco puxado, na minha opinião.
 
Assim de repente acho que para o teu caso o melhor é concorreres via maiores de 23 anos.
É que usando o teu secundário terias que fazer pelo menos o exame nacional de Matemática A, que é um pouco puxado, na minha opinião.

É possível, não conheço a complexidade do exame..

Mas tendo em conta que já não estudo há alguns anos e a matemática que tive não ter sido dada no seu expoente máximo.. é capaz de vir a ser puxado. Porque basicamente teria que estudar tudo de novo.

Por outro toda esta complexidade e urgência em estudar e obter boa nota no exame nacional tornaria a minha vida mais fácil durante o curso (em matemática) por já ter novamente as bases presentes.
 
Última edição:
Claro que durante o curso terias as coisas mais facilitadas, mas vamos ser honestos, a probabilidade de passares no exame é pequena, não é impossível mas é difícil. O que te interessa é entrar, quando entrares logo tens tempo de te preocupar com essas questões, além de que a matéria é toda dada, na minha faculdade até havia cursos de preparação para as matemáticas, mas tinhas que estar inscrito no curso, percebes? Havia também cursos de preparação para as provas de maiores de 23, mas eram pagos. Se fazes questão de entrar com exame ao menos concorre também pelo maiores de 23 e ficas com duas opções, eu acho mais importante, neste caso, ver qual a maneira que te dê maiores hipóteses de entrar, mas isto é apenas a minha opinião.
 
É uma maneira legitima de ver as coisas e eu agradeço a tua opinião.

Como ainda estou numa fase inicial de preparação ainda tenho algumas duvidas sobre o melhor caminho a levar.
 
Desculpa se te deixei mais confuso, não era essa a minha intensão [emoji6]. Mas acho que não existe nenhum impedimento de concorrer pelas duas formas, não tenho a certeza, mas é questão te informares. Boa sorte!!
 
Se não estou em erro não podes concorrer pelas 2 vias (nacional e maiores 23) á mesma universidade.
Podes é usar ambos os concursos para universidades diferentes. E não esquecer que o exame maiores 23 é "exclusivo" de cada universidade, ou seja, se fizeres o exame na FCUL não o podes usar para entrar no ISEL ou IST.
 
É uma maneira legitima de ver as coisas e eu agradeço a tua opinião.

Como ainda estou numa fase inicial de preparação ainda tenho algumas duvidas sobre o melhor caminho a levar.
Estive na mesma indefinição que tu. Qual a melhor via a seguir para alguém que já largou os estudos secundários a alguns anos??!!
Bem, optei por fazer o exame maiores de 23 anos do politécnico que interessava. No meu caso o exame era mais fácil do que o exame nacional ( Vi os dois).
As vagas são muito limitadas para este tipo de curso que tem muita procura hoje dia.
O meu irmão fez o exame para o ISEP e no caso dele o exame M23 não era mais fácil do que o nacional.
Ambos entra mos nos respetivos politécnicos mas estudamos 1 ano completo so matemática A.
Espero que ajude
 
Estive na mesma indefinição que tu. Qual a melhor via a seguir para alguém que já largou os estudos secundários a alguns anos??!!
Bem, optei por fazer o exame maiores de 23 anos do politécnico que interessava. No meu caso o exame era mais fácil do que o exame nacional ( Vi os dois).
As vagas são muito limitadas para este tipo de curso que tem muita procura hoje dia.
O meu irmão fez o exame para o ISEP e no caso dele o exame M23 não era mais fácil do que o nacional.
Ambos entra mos nos respetivos politécnicos mas estudamos 1 ano completo so matemática A.
Espero que ajude

O numero de vagas realmente é algo que me preocupa porque já me falaram que é muito limitado.

Quanto ao exame foi assim do genero que tiveste de fazer https://www.isel.pt/media/uploads/tinymce/m23/M23_LEIC_Prova_Modelo_2016.pdf ?

Estive também a ver e o ISEL disponibilizou este ano um curso preparatório para física o que achei bastante interessante. Se fizessem um para matemática A seria excelente.
https://www.isel.pt/cursos/cursos-preparatorios-m23/fisica

Sabem se esta iniciativa costuma ser feita todos os anos?

Uma ultima questão, como relataste já não estudavas há algum tempo, como foi esse regresso aos estudos nomeadamente a preparação antes do ingresso no politécnico? Bastante trabalhoso e muitas de horas de sono dedicadas a estudar?
 
O ISEL faz esses 2 cursos todos os anos creio eu. Eu fiz os 2 este ano e concurri via m23, espero entrar :)

O exame foi mesmo esse e deve ser semelhante noutras instituições. Mas por exemplo o do técnico parece ser mais "completo" pois tens de demonstrar conhecimentos em Matmática A, Química, Física e claro informática.
 
O ISEL faz esses 2 cursos todos os anos creio eu. Eu fiz os 2 este ano e concurri via m23, espero entrar :)

O exame foi mesmo esse e deve ser semelhante noutras instituições. Mas por exemplo o do técnico parece ser mais "completo" pois tens de demonstrar conhecimentos em Matmática A, Química, Física e claro informática.

Podes-me falar um pouco da experiência no global sff ? Estavas há muito sem estudar?
 
Posso claro :)

Concluí o 12º ano em 2007 (mas em 2008 ainda tive a fazer melhoria a Matemática A). E em 2011 concluí um CET em Programação onde também tive Matemática.
Portanto há 5 anos sensivelmente sem estudar Matemática e há quase 10 sem estudar Física (só tive até ao 11º ano).

Primeiro acho que entrar na universidade "do nada" quando já paraste de estudar há imenso tempo é "suicídio".
Primeiro ano com as matemáticas e físicas, ficas logo desmotivado diria eu...
E mesmo só para tentar entrar, mesmo via M23 (que é mais "fácil" que o nacional) ires sem prática/conhecimentos não deves conseguir (apesar de a parte técnica contar mais que a parte de Matemática/Física).

Quanto aos cursos preparatórios em si, eu gostei mesmo muito. Não são propriamente baratos.. 500€ pelo de Matemática e pelo de Física 360€ (tive 2 descontos, 1 por ter pago o de matemática a pronto e outro por estar inscrito nos 2 cursos ao mesmo tempo senão também eram 500€).

Sinto que os cursos me deram as bases para poder atacar o curso e podes usar a nota dos cursos para o exame M23 (p/ex usas a nota do curso de matemática em vez de fazer o grupo de matemática no exame).
Também é muito fixe porque podes também ir habituanto-te ao ritmo de depois do trabalho ires para as aulas e de teres de estudar nos tempos livres.

Outro ponto que também acho interessante é o facto de os profs que dão os cursos serem profs da universidade e ensinam já de uma maneira que deduzo ser "á universidade" portanto também vais ganhando algum calo á rapidez como é dada a matéria (até porque vais dar Matemática do 10/11/12 e até algumas coisas do ciclo em apenas 20hrs) e até na maneira como as aulas são dadas (Aqui um ponto. O ISEL é um politécnico e é diferente das universidades. Tenho amigos meus do IST p/ex e sempre me falaram em aulas em anfiteatros com 100/200 alunos. Contudo no ISEL as aulas são em salas de aulas como no secundário. É um ambiente mais próximo e gostei bastante.).
E claro o facto de ires conhecendo os profs e quem sabe se não os apanhas durante o curso e já existe uma "certa relação" criada.

Apesar de ainda nem sequer ter entrado acho que os cursos seram uma mais valia para puder atacar o curso como disse :)
Alternativas é ter explicações, inscreveres-te numa escola secundária ou estudar em casa.

Ainda em relação aos custos do M23 de notar que para ires a exame tens de pagar (este ano no ISEL foram 102.50€) e se no final do processo (exame, entrevista) te quiseres candidatar tens de pagar novamente (este ano no ISEL foram 102.50€).

Qualquer coisa diz
 
Boa tarde, estou numa situação muito semelhante à do camarada lá em cima (curso profissional, 25 anos) e queria tentar entrar através da prova para maiores de 23 anos. No entanto não estou a conseguir encontrar o pdf com o conteúdo do exame de informática que eles chegaram a ter no site da universidade, eu sei por alto o que vou encontrar mas gostaria de saber algo mais especifico para orientar melhor o estudo e focar-me no mais importante.

Alguém consegue ajudar?

Peço desculpa se já alguém colocou a mesmo questão recentemente, não tenho seguido o tópico.
 
Assur antes de mais muitíssimo obrigado pelo feedback.

Gostei de ler algumas coisas, como de poder usar a nota do curso preparatório, e de esses mesmos cursos te darem um 'cheirinho' de como a matéria vai ser dada depois, gostei igualmente de saber que as aulas serão dadas em salas de aulas normais pelas mesma razões que disseste.

Por outro lado ao ler pela primeira vez o preço dos cursos preparatórios assustou-me um pouco, de facto não são nada baratos.
Mas tenho este ano lectivo para arranjar um part-time e juntar algum dinheiro.

Mas tenho uma questão que deve ser provavelmente a que mais me preocupa neste processo todo. Após esse tempo todo sem estudar, apenas te apoias-te nesses cursos preparatórios e conseguiste voltar a ter bases decentes?
 
Na boa :)

Como me dediquei sinto que fiquei com boas bases, sim :)
Agora só te consigo responder se é mesmo assim com certezas se/quando entrar na universidade :P
 
Deriva de eu só acreditar nas coisas quando elas acontecem xD
A probabilidade de entrar é de 99,9%, visto que estou empatado com outro colega com a nota mais alta.
 
Tinhas de ter no mínimo 9,5 no exame para ir a entrevista.
E novamente no mínimo 9,5 para te puderes candidatar.

Esta ano há 8 vagas. O último teoricamente a entrar têm 14.
 
Back
Topo