Engenharia Informática

Acham Eng. Informática em Aveiro uma boa aposta para quem não entrou na FEUP?
O curso parece estar a crescer bastante.
Agradeço desde já qualquer resposta.
FEUP, UA, FCTUC, IST são sítios com informática de excelência. Obviamente que haverá diferenças entre estas instituições em relação ás tecnologias utilizadas, mas vais ficar bem preparado em qualquer uma delas.
 
Acham Eng. Informática em Aveiro uma boa aposta para quem não entrou na FEUP?

Conheço gente que se encontra em Aveiro e que me diz maravilhas do curso e é uma boa opção, como qualquer outra faculdade minimamente decente do país. Ainda tens muito o estigma do nome da faculdade mas podes sair igualmente ou melhor preparado para o mundo do trabalho que qualquer outra faculdade de mais nome do que aquela em que te encontras. Não te guies por índices, guia-te sim pelo plano de estudos e por aquilo que pretendes seguir no futuro, penso que seja o melhor.
 
De tudo um pouco. Como é a faculdade em si? Ambiente? Acessos em termos de estacionamento?

Como é o curso de engenharia informática? Tem saída? Como costumam ser os horários diurnos?

Ainda vou agora para o 2º ano, mas gostei bastante da experiência do primeiro. Nunca tive nada a apontar em termos de ambiente e de pessoas, sempre achei o pessoal amigável, mas como em todos os lados, certamente haverão exceções.

Dentro da própria faculdade, tens bastantes sítios para estacionar, mas julgo que tens de alugar um lugar no início do ano letivo ou algo do género, não te sei dizer ao certo pois não utilizo nem conheço ninguém próximo que utilize.

Em relação ao curso, não sei bem o que pretendes saber, mas no geral, gostei do 1º ano, foi mais ou menos o que esperava, mas como já vinha de um curso profissional de informática, certamente que terá influenciado as expectativas. Pelo que tenho visto, julgo ser um dos cursos com mais saída atualmente, mas não serei a melhor pessoa para te precisar esta questão.

Em termos de horários, no ano passado sempre tive aulas de manhã e as tardes livres, e os horários eram semelhantes para todas as turmas de primeiro ano, mas no segundo, passa a ser o contrário, manhãs todas livres, e aulas durante a tarde, sendo iguais para todas as turmas do mesmo ano.
 
Olá Black_Fox, diz-me uma coisa, o curso que tiraste anteriormente foi CET ou um de equivalência escolar?

Pergunto isto porque também frequentei um curso profissional na área da informática e tenciono ir para o ensino superior (engenharia informática)

Mas estou um pouco preocupado com a Matemática, porque como é sabido as matérias non informática neste tipo de curso não tem o mesmo grau de exigência que tem na escola 'normal'.

Sentiste que ias boas bases para 'enfrentares' a matemática e física no ensino superior? Ou fizeste algum tipo de preparação antes?
 
Estou no primeiro ano de eng informática, estou gostar muito do curso e adoro programação mas estou sempre a ouvir pessoal a dizer que a FEUP é muito melhor e não arranjas nenhum emprego acima da media se fores para o ISEP algum feedback? ou alguem que esteja a trabalhar depois de tirar o curso no isep?
 
Isso são tudo balelas. Se és bom arranjas emprego na mesma. Eu tirei o curso na FEUP e trabalho com muita malta que tirou o curso no ISEP, sendo que aprendi bastante com muitos deles.
 
lol...da maneira que o mercado anda, desde que estejas disponivel para fazer estagio profissional, ate podes ter tirado a licenciatura na etiópia

P.S - O que aprendes na licenciatura/Mestrado pouco interessa, pois nao vais ser melhor do que quem ja se encontra no ramo. Aprendes muito mais a trabalhar do que no curso
 
@andrew.slb - O curso que frequentei foi também um curso profissional no secundário. Das 4 cadeiras ligadas à Matemática que tive até agora, apenas deixei uma por fazer, e por burrice minha, porque simplesmente nada estudei para o exame. Para estas 4, diria que só precisei mesmo das bases mais básicas. Em relação à Física, estou a começar agora, e aqui sim, estou a sentir a falta de bases mais complexas que normalmente teria se tivesse tido 3 anos de Matemática A, mas julgo que não seja nada que não se faça com mais estudo.
 
Desculpem lá mas isso não passam de cantigas de quem andou a tocar viola durante os anos de faculdade.
Aprende-se muito na Faculdade! Tento a FEUP como o ISEP oferecem muito boas condições de aprendizagem, mas tens que ser tu a ir à procura dessas oportunidades, procura programas e actividades extra curriculares (a juniFEUP ainda existe?) procura experiências em empresas e ate mesmo ERASMOS.

Se queres trabalho a cima da média tens que trabalhar a cima da média é verdade, mas esse trabalho começa agora com a tua pro actividade para aprender. Ha muito que se aprende na Faculdade para alem de linguagens de programação, algoritmos e física, aprende se a ser metódico aprende-se as ferramentas e bases para se ser um bom profissional e sobre tudo aprende-se a a lei do "desenrasca", aprende-se a superar desafios.

No trabalho aprende-se muito é verdade, principalmente com a experiência e com os mais experientes, mas se queres ter uma vantagem tens que a adquirir agora.

Programar qualquer um aprende em meia dúzia de horas de cursos online.

Mas sinceramente.... Se o teu objectivo é um emprego a cima da média... Aposta bem num bom ERASMUS para conheceres o mundo cá fora...

Boa sorte
 
@Black_Fox antes de mais obrigado pela tua disponibilidade.

Na minha situação, estou com um pouco de medo pela matemática e pela física, também fiz um curso profissional de equivalência ao 12ºano e já foi há uns 4 anos, desde então nunca mais estive em contacto com nenhuma das 2 disciplinas (física há mais até) e como tal já praticamente foi ´tudo ao ar´

E pretendo aproveitar este ano lectivo para me dedicar a essas mesmas 2 disciplinas, mas ainda ando há procura do melhor caminho.

Uma coisa é garantida.. vou ter de estudar muito em casa, agora será que devo assistir às aulas de matemática e física numa escola? É algo possível de se fazer? Optar por explicações privadas e focar-me apenas na matéria dada em engenharia informática?

Enfim anda mesmo indeciso.
 
@andrew.slb - Para estudar em casa, aconselho vivamente o site Explicamat, tens as matérias todas bem explicadas, com resolução de exercícios, e com resolução de exames. Tens no site também o link direto para o canal do YouTube caso queiras ver se há por lá mais alguma coisa que não esteja no site.

Eu há 2 anos, o que fiz foi dirigir-me a uma escola secundária (que nem foi a mesma que frequentei, nunca tinha lá andado), fui à secretaria expor o caso, e logo no dia seguinte comecei a assistir a aulas de Matemática A de uma turma de 12º ano, e acompanhei o 2º e 3º período (na altura decidi-me um pouco tarde e perdi o 1º período) sem faltar a uma única aula, a frequentar os apoios, e acima de tudo, marrar bastante em casa. Isto apenas tendo em mente que era o exame que necessitava para ingressar no curso, portanto nem me meti na Física.

No meu caso, apanhei uma professora 5* que se dispôs sempre a ajudar-me, mesmo tendo em conta a minha situação, mas caso não consigas assistir a aulas, provavelmente terás mesmo de optar por explicações. Também já referiram por aqui cursos próprios de Matemática nas faculdades, mas não te sei dizer nada sobre isso pois desconheço.
 
Desculpem lá mas isso não passam de cantigas de quem andou a tocar viola durante os anos de faculdade.
Aprende-se muito na Faculdade! Tento a FEUP como o ISEP oferecem muito boas condições de aprendizagem, mas tens que ser tu a ir à procura dessas oportunidades, procura programas e actividades extra curriculares (a juniFEUP ainda existe?) procura experiências em empresas e ate mesmo ERASMOS.

Se queres trabalho a cima da média tens que trabalhar a cima da média é verdade, mas esse trabalho começa agora com a tua pro actividade para aprender. Ha muito que se aprende na Faculdade para alem de linguagens de programação, algoritmos e física, aprende se a ser metódico aprende-se as ferramentas e bases para se ser um bom profissional e sobre tudo aprende-se a a lei do "desenrasca", aprende-se a superar desafios.

No trabalho aprende-se muito é verdade, principalmente com a experiência e com os mais experientes, mas se queres ter uma vantagem tens que a adquirir agora.

Programar qualquer um aprende em meia dúzia de horas de cursos online.

Mas sinceramente.... Se o teu objectivo é um emprego a cima da média... Aposta bem num bom ERASMUS para conheceres o mundo cá fora...

Boa sorte

Obrigado pelos conselhos e sim já estava a pensar fazer um erasmus nalgum pais do norte da europa visto que falo bem inglês
 
Bom dia.
Para o ano quero entrar no ISEL, mas tenho uma dúvida acerca das licenciaturas que eles têm.
Eu gosto de programar, e o que eu gostava de fazer é trabalhar com o arduino e fazer pequenos autómatos, mas sempre com aquela componente de servidor. Também gosto de fazer sites, mas aquilo que queria mesmo era desenvolver aquelas web apps, e também desenvolver algo na area do IoT.
Então, fui ver as licenciaturas, e vi duas que me intressaram: Engenharia informática e multimédia e Engenharia informática e computadores. Fui ver o programa, e ambas tem Java, portanto, alguem sabe-me dizer qual a diferença?
Conseguem-me aconselhar qual a mais correta?
 
Obrigado pelos conselhos e sim já estava a pensar fazer um erasmus nalgum pais do norte da europa visto que falo bem inglês
Não queiras, o alcool é caro demais aqui para Erasmus. Na minha experiência estás mais bem servido em sítios baratos e com muitas cenas para visitar à volta.
 
Back
Topo