Engenharia Informática

@andrew.slb - Para estudar em casa, aconselho vivamente o site Explicamat, tens as matérias todas bem explicadas, com resolução de exercícios, e com resolução de exames. Tens no site também o link direto para o canal do YouTube caso queiras ver se há por lá mais alguma coisa que não esteja no site.

Eu há 2 anos, o que fiz foi dirigir-me a uma escola secundária (que nem foi a mesma que frequentei, nunca tinha lá andado), fui à secretaria expor o caso, e logo no dia seguinte comecei a assistir a aulas de Matemática A de uma turma de 12º ano, e acompanhei o 2º e 3º período (na altura decidi-me um pouco tarde e perdi o 1º período) sem faltar a uma única aula, a frequentar os apoios, e acima de tudo, marrar bastante em casa. Isto apenas tendo em mente que era o exame que necessitava para ingressar no curso, portanto nem me meti na Física.

No meu caso, apanhei uma professora 5* que se dispôs sempre a ajudar-me, mesmo tendo em conta a minha situação, mas caso não consigas assistir a aulas, provavelmente terás mesmo de optar por explicações. Também já referiram por aqui cursos próprios de Matemática nas faculdades, mas não te sei dizer nada sobre isso pois desconheço.

No caso do ISEL os cursos preparatórios iniciam no fim de Fevereiro, tem a duração de 12 semanas com uma aula semanal de 4h.
Faço intenção de me inscrever.

Amanha já vou aqui às escolas da zona ver se é possível assistir às aulas.

Obrigado pelo site.
 
No ipca tens nos serviços académicos, penso eu, a matéria que sai nos exames maiores.
Eu fiz os M23 no ipca, devo entrar este ano.
Eu fiz o exame de matemática mas o pessoal que fez o de informática este ano disse me que aquilo ficou bastante mais difícil do que os anos passados.
Para mim como o número de interessados aumenta de ano para ano eles tiveram de fazer outro tipo de exame para filtrar mais.
No de matemática o exame tb foi mais difícil mas não tanto como o de informática.

Concorreste pelos maiores de 23 anos para engenharia informática certo?

Não tiveste que demonstrar conhecimentos em matemática e informática no exame realizado?
 
Sim, entrei na 1a fase pelos maiores 23 em ESI.
Só fiz o exame de exame de matemática. O exame basicamente é matéria que vais dando ao longo do ensino secundário em matemática A.
Tens o plano disso nos serviços académicos no site.
As vagas são muito limitadas para concursos especiais (m23) por isso convém estar bem preparado para o exame para conseguires uma boa nota no exame.
 
Alguém me sabe dizer qual foi a media para entrar no ISEP em engenharia informática em regime pós-laboral?

Neste momento estou em CC na FCUP, mas está complicado até para arranjar apontamentos, e penso que o melhor talvez fosse fazer mudança de curso, ou entrar directamente fazendo o exame nacional de matemática.

Como tenho +23 (até já tenho uma licenciatura) também pensei nessa hipotese, mas só temos umas 2/3 vagas para a noite...
 
O meu irmão entrou no isep em eng. Informática pos laboral.
Entrou pelos maiores de 23.
Pelo que fui falando com ele, o exame de acesse é dificil, por dificil entenda se ao nível do exame nacional.
Entraram 9 alunos penso eu mas todos tinham acima de 16.5/17 no exame de M23
 
Alguém me sabe dizer qual foi a media para entrar no ISEP em engenharia informática em regime pós-laboral?

Neste momento estou em CC na FCUP, mas está complicado até para arranjar apontamentos, e penso que o melhor talvez fosse fazer mudança de curso, ou entrar directamente fazendo o exame nacional de matemática.

Como tenho +23 (até já tenho uma licenciatura) também pensei nessa hipotese, mas só temos umas 2/3 vagas para a noite...

Antes de fazer o exame, podes falar com os profs, se fores trabalhador estudante eles facilitam até nas vagas das turmas se for preciso.
E podes tentar pedir transferência de curso para o ISEP, passa pela secretaria deles para te informar.
 
Alguem já fez mudança de curso?

para trocar a FCUP (onde estou inscrito) pelo ISEP, tenho que fazer algum exame? ou basta candidatar-me e esperar por um veredicto?
 
Última edição:
Alguém me consegue elucidar sobre as saídas profissionais do curso do ISEL eng. Redes? A parte da informática (aka programar) eu sei, digo o resto.
 
Olá ppl,

Estou a tirar Licenciatura Informática no ISTEC.
Agora, eu tenho MAC(Macbook Pro) e, estou a ver que não existe por exemplo "DEV C++" para Mac, para alem de muitos outros.

Ora o que pretendo da comunidade é saber se me safo com Mac ou tenho que ter "obrigatóriamente" Windows.
Neste caso dualboot( que já tenho no MAC, windows10)

O pessoal que já passou por isto o que fez? Mudou ou manteve-se com o MAC?

Obrigado,
 
Safas-te com Mac, não precisas de mudar de sistema operativo. Pessoalmente tenho Windows e em algumas cadeiras de Engenharia Informática dava-me jeito ter o Linux. O que fiz foi instalar uma máquina virtual e consigo ter Linux. Não estou dentro do mundo dos Mac's e se calhar até tens uma alternativa melhor mas instalares uma máquina virtual para teres Windows/Linux/whatever também funciona.
 
Boas! Já estive em Engenharia Informática e agora Engenharia informática e multimédia, tenho um Mac e nunca tive problemas. Claro que por vezes é preciso usar maquina virtual para alguns programas específicos, mas podes não usar os softwares que usam na aula. Para programação tens: https://www.jetbrains.com. Tens o CLion para C e C++. Alguma duvida manda mp.
 
E o Xcode tambem tem o C/C++?! desculpem a minha ignorancia...mas quem nao sabe é como quem não vê.

Também tens outras alternativas como o CLion (da Jetbrains, mas a pagar) ou o Eclipse CDT.

E já agora, se por acaso precises de tools que o Mac não tenha, podes sempre espreitar package managers como o Brew para completares o teu ambiente.
 
O pessoal dos macs na minha fac usam na maioria vm depois à uns corajosos que usam dual boot mas são logo olhados de lado pelos fanáticos que passam o dia a dizer mal da microsoft!
 
Boa noite,

Eu estou neste momento no último ano do secundário e, como tal, estou perante a iminente decisão de escolha de curso e, consequentemente, de faculdade.
Eu já delimitei as minhas escolhas de curso a 3/4 cursos:
  • Engenharia Informática;
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores;
  • Engenharia Informática e de Computadores;
  • Ciências da Computação;
Também já tomei a decisão de tirar um mestrado integrado, independentemente to curso que tirar. Da mesma forma, delimitei as faculdades a escolher:
  1. FCTUNL;
  2. IST (Só possui mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, o que diminui as chances de vir para esta faculdade);
  3. ISEL (altamente improvável);
No entanto, apesar de toda a pesquisa que tenho feito em relação a estes cursos e às próprias faculdades, continuo com bastantes dúvidas em relação ao curso a tirar e, de certa forma, em relação à faculdade. Da informação que consegui adquirir em relação aos cursos, fiquei com as noções:
  • Engenharia Informática: Envolve muita matemática e pouca física. A componente essencial é, obviamente, a informática. Daquilo que consegui ver, não há componente de hardware ou, se houver, é mínima. Este curso aparenta ter uma aproximação mais prática de computação do que os cursos de Ciências de Computação;
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores: Este curso parece envolver também muita matemática e alguma, apesar de pouca, programação. Pelo que me parece, este curso está muito voltado para as áreas de sistemas de energia e robótica, mais do que informática propriamente dita (ou seja, mais do que aprendizagem de software e hardware);
  • Engenharia Informática e de Computadores: Parece ser, em tudo, semelhante ao curso de Engenharia Informática (Pelo que percebi, só difere o nome de faculdade para faculdade, pois na sua essência os dois cursos são iguais);
  • Ciências da Computação: Aprendizagem apenas de software. Tem uma grande componente matemática e é baseada em programação, entendimento de sistemas e [praticamente] tudo relacionado com software. É essencialmente teórico;
Dito isto, eu pretendo seguir um curso focalizado em Informática. No entanto, penso que também beneficiaria ter componentes de hardware (como perceber o funcionamento de componentes, não saber fazer sistemas de energia) integrados.

As minhas dúvidas são em relação a estes cursos: as suas diferenças efetivas (isto foi só pesquisa, e como tal pode ter informações erradas), o curso que recomendam, o que oferece melhores bases, etc, tudo perguntas que, se respondidas, ajudariam-me muitíssimo à escolha do curso e da faculdade.

Grato,
Bex
 
Não percebo porque queres Mestrado Integrado em vez de Licenciatura + Mestrado, mas só falaste do que pensas dos cursos e não do que gostas e queres seguir.

Existe várias cursos dentro da Engenharia Informática, por se chamar Engenharia Informática de Computadores não deixa de ser Engenharia Informática.

Todas as Engenharia envolvem Matemáticas (Cálculos, Álgebra, Matemática Discreta e Probabilidades) e Física (Mecânica e Campo).

Não vi nenhuma pergunta, e cursos que recomendam ou que oferece melhores bases é tudo subjectivo.
 
Em primeiro lugar, um mestrado integrado não tem qualquer vantagem em relação a licenciatura + mestrado. Se completares a licenciatura, tens entrada garantida no mestrado na mesma faculdade.

Quanto às diferenças entre cursos, estás mais ou menos certo.

Engenharia Informática costuma ter um par de cadeiras relacionadas com hardware. Mas não te preocupes demasiado com isto porque não é o foco do curso e não é relevante para a maioria das saídas profissionais.

Deste modo, se queres um curso focado em informática, normalmente Engenharia Informática é a melhor escolha.
 
Back
Topo