Engenharia Informática

Não é bem verdade que não existe diferenças entre Mestrado Integrado e Licenciatura + Mestrado.
Se ambos forem concluídos, então não existe diferenças para o formando. No entanto existem duas diferenças fundamentais:

1. Um mestrado integrado é um curso cuja formação foi pensada para ocupar 5 anos completos. Por exemplo, o Mestrado Integrado de Engenharia Electrotécnica no Técnico é um curso que claramente foi pensado para 5 anos, porque nos primeiros três anos da licenciatura dá-se praticamente as bases de todos os "ramos". O resultado é que se o aluno saísse ao final dos três anos, ficaria na verdade a saber o básico de várias coisas, mas sem valor no mercado porque aquilo que sabe não é suficiente para... bem, nada. Sabes o básico de electromagnetismo, os fundamentos de circuitos, os fundamentos teóricos de telecomunicações, os fundamentos de energia eléctrica, os fundamentos de controlo e os fundamentos de computadores/programação. Os últimos 2 anos servem para o aluno, agora que tem fundamentos de tudo, poder fazer uma escolha sobre qual ramo se especializar e aprender efectivamente alguma coisa.

2. Inerente ao facto no ponto 1, tendo em conta que ao final dos três anos o aluno não sabe nada, se num mestrado integrado sair ao final dos 3 anos pode não ficar com um diploma de licenciatura na área. Por exemplo, em Eng. Electrotécnica no IST (tal como todos os outros mestrados integrados do IST), um aluno que saia após 3 anos fica com o diploma de "Licenciado em Ciências da Engenharia", que é uma licenciatura genérica para um aluno que tem bases mas não tem conhecimento específico o suficiente para se poder chamar licenciado na sua área.

Não havia também diferença a nível de propinas? Isso já não tenho a certeza.

Isto agora já é a minha opinião pessoal:
Se houver escolha, é preferível tirar Licenciatura + Mestrado, porque ao menos ao final dos 3 anos ficas com um diploma da área. Da mesma forma, uma licenciatura foi pensado para dar 3 anos de formação e preparar o formando para o mercado de trabalho, pelo que nos primeiros três anos já tem de ter conteúdo suficientemente específico para que o aluno no final saiba fazer alguma coisa.

Por outro lado, a tua escolha deverá passar pelo currículo do curso em si. Se calhar uma licenciatura, por já ter de ser algo especifica, talvez te dê mais formação específica numa área que se calhar não é tanto do teu interesse dentro da Informática. Da mesma forma, se ainda não sabes bem que área queres seguir, talvez o mestrado integrado seja preferível porque talvez de dê mais escolha e poder de decisão: mais uma vez depende do currículo.

Relativamente ao curso de Engenharia Electrotécnica vs. Informática: Informática lida com software, Electrotécnica lida com hardware e outras áreas tipo Energia, Telecoms, etc, sendo que apenas oferece o básico da programação. Regra geral o único motivo que levaria um aluno mais orientado a informática ir para Electrotécnica (e foi o meu caso) é se o aluno estiver algo indeciso se efectivamente quer fazer carreira de programação. Eu na altura não estava confiante que queria passar a vida a programar e por outro lado sempre tive muito interesse em Telecomunicações, pelo que fui para Electrotécnica. Hoje em dia desempenho funções mais ligadas à Informática, e efectivamente descobri que gosto de passar o dia a programar - tirar Electrotécnica não me impediu de o fazer, mas confesso que se fosse hoje se calhar tinha ido para Informática porque me teria dado logo umas bases um pouco mais orientadas ao que gosto de fazer.
 
Uma pergunta.
Tenho um colega que me disse que C é mais dificil que python? Isto é verdade , mentira ou simplesmente uma comparação sem sentido?

Obrigado desde já
 
Hoje vou eu postar neste topico pois ando com duvidas relativamente ao curso de eng informatica que ando a tirar em pos laboral.

Basicamente tirei um curso profissional informática há uns 7 anos atrás. Desde ai sempre fui trabalhando, já passei por algumas empresas e tenho me mantido na vertente desenvolvimento .Net. Inscrevi-me nessa altura na faculdade em pos laboral mas logo no 1º ano por questões de saude tive que parar.

O ano passado aliado a faculdade ser "perto" da empresa regressei, meti-me em regime parcial e consegui deixar "só" 2 cadeiras do 1 ano!
Actualmente estou em parcial no 2. Vou actualmente com quase 28 anos e esta a ser bem complicado conciliar os estudos com o resto (tenho trabalhos a todas as cadeiras).

Sinto me ainda desmotivado porque fico com ideia que quando acabar o curso (no mínimo preciso de mais uns 4 anos!), dada a minha experiência, que o curso não me vai dar qualquer valor. Actualmente noto que ganho o mesmo ou mais que muitos licenciados. Mesmo quando vou a entrevistas ninguém me fala da licenciatura.

Esta desmotivação é maior por dar cadeiras que noto que no meu dia a dia de .Net Developer não me ajudam em nada (Assembly, c, etc). As vezes acordo a pensar que gastava melhor o tempo a ver cursos no pluralsight!

Voces na minha situação o que fariam?
 
Voces na minha situação o que fariam?

Eu esforçava-me para fazer pelo menos a licenciatura. E o quanto antes.

Caso pessoal: comecei a trabalhar sem ter a licenciatura concluída. Tinha 25 anos na altura, tenho agora 37. Trabalho nunca me faltou nem nunca me senti discriminado relativamente a outro pessoal.

Há dois anos inscrevi-me para terminar. Porquê?
  1. Era uma perda no sapato. Algo que deixei a meio. Algo que podia ter feito, mas não o fiz.
  2. Não quero ser programador a vida toda. Daqui por algum tempo quero assumir cargos de gestão. Um mestrado ou pós-graduação em Gestão pode ser util (quanto mais não seja para ganhar competência, já que se vê muito pessoal a assumir este tipo de cargos só porque tem anos de carreira, apesar de não terem nem vocação nem conhecimentos para tal). Sem licenciatura, esses cursos não estão ao meu alcance.

Estas foram as minhas razões.

Quero apenas lembrar que não sendo impossível voltar ao estudo 10 anos depois, é muito complicado. Temos rotinas (eventualmente família) que fazem com que a conciliação entre aulas, trabalhos da faculdade, trabalho, família e tempo para o próprio seja muito complicado.

Enquanto tiveres energia para trabalhares e estudares ao mesmo tempo, força nisso!
 
Eu esforçava-me para fazer pelo menos a licenciatura. E o quanto antes.

Caso pessoal: comecei a trabalhar sem ter a licenciatura concluída. Tinha 25 anos na altura, tenho agora 37. Trabalho nunca me faltou nem nunca me senti discriminado relativamente a outro pessoal.

Há dois anos inscrevi-me para terminar. Porquê?
  1. Era uma perda no sapato. Algo que deixei a meio. Algo que podia ter feito, mas não o fiz.
  2. Não quero ser programador a vida toda. Daqui por algum tempo quero assumir cargos de gestão. Um mestrado ou pós-graduação em Gestão pode ser util (quanto mais não seja para ganhar competência, já que se vê muito pessoal a assumir este tipo de cargos só porque tem anos de carreira, apesar de não terem nem vocação nem conhecimentos para tal). Sem licenciatura, esses cursos não estão ao meu alcance.

Estas foram as minhas razões.

Quero apenas lembrar que não sendo impossível voltar ao estudo 10 anos depois, é muito complicado. Temos rotinas (eventualmente família) que fazem com que a conciliação entre aulas, trabalhos da faculdade, trabalho, família e tempo para o próprio seja muito complicado.

Enquanto tiveres energia para trabalhares e estudares ao mesmo tempo, força nisso!

Obrigado pelo teu feedback! Tambem não quero ser programador a vida toda, mas também estou confiante que consiga ser team leader ou project manager graças ao meu esforço no trabalho do dia a dia e não por terminar o curso!
Por onde passei e na empresa actual conheci varios leads sem serem licenciados e muitos eram bons no que faziam. No entanto também sei que tudo ajuda, e acabar o curso mal não faz, mas ter energia para trabalhar e estudar e ter ainda vida pessoal é uma missão quase impossível!
 
Pessoal estou a pensar candidatar-me a EI no ISEL em pós-laboral para +23. Alguém já frequentou o curso que o ISEL disponibiliza de preparação de matemática?
Que manuais é que eu devo pegar para começar a estudar para a prova? Livros de matemática do 10º até ao 12º?
 
Boas pessoal,
sou da zona norte, e estou com umas dúvidas acerca do que fazer. Eu tirei o curso de engenharia mecânica, e neste momento trabalho mas andei durante uns tempo andei a aprender C, andei trabalhar um pouco com a biblioteca OpenCv (visão por computador), andei a "mexer" no Linux, andei a fazer experimentações com o Arduino e raspberry, e gostei muito!!
E andei a pensar se existiria algum curso (licenciatura ou mestrado) em que posso aprender e aprofundar os conhecimentos nas áreas de robótica, embebidos, etc. Talvez algo como electrónica e computadores, mas não sei e também não sei se a área de informática propriamente dita seja a mais indicados além de que só tive contacto com as áreas que mencionei acima.

Podem-me ajudar?

cumprimentos :)
 
Obrigado pelo teu feedback! Tambem não quero ser programador a vida toda, mas também estou confiante que consiga ser team leader ou project manager graças ao meu esforço no trabalho do dia a dia e não por terminar o curso!
Por onde passei e na empresa actual conheci varios leads sem serem licenciados e muitos eram bons no que faziam. No entanto também sei que tudo ajuda, e acabar o curso mal não faz, mas ter energia para trabalhar e estudar e ter ainda vida pessoal é uma missão quase impossível!
A questão que eu me coloquei foi a seguinte: cada vez mais existem mais pessoas com o canudo. Se para o mesmo cargo existirem 2 pessoas possíveis (por causa da sua competência, desempenho, capacidades de comunicação, relação com os outros) um tem canudo e outro não. Quem será o escolhido?
 
Pessoal, tenho uma pergunta. Em relação à empregabilidade e salário e também quanto à formação... Será que há diferença entre o curso de Engenharia Informática e de Computadores (https://www.isel.pt/cursos/licenciaturas/engenharia-informatica-e-computadores) e o curso de Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações (https://www.isel.pt/cursos/licenciaturas/engenharia-informatica-redes-e-telecomunicacoes), ambos tirados no ISEL?
Estou no 12º ano, e tenho dúvida entre qual desses dois cursos escolher...
Uma observação... Parece que esse curso (Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações) é novo. Será que pode influenciar para o conseguir emprego?
 
Sei que esta pergunta já deve ter passado aqui N vezes...
No entanto vou fazê-la de novo. Até que ponto vale a pena ter um mac para o curso de EI?
Vim aqui fazer a perguntar pois surgiu-me a oportunidade de "herdar" um e se forem mais as vantagens que as desvantagens aproveito.

Obrigado desde já
 
Sei que esta pergunta já deve ter passado aqui N vezes...
No entanto vou fazê-la de novo. Até que ponto vale a pena ter um mac para o curso de EI?
Vim aqui fazer a perguntar pois surgiu-me a oportunidade de "herdar" um e se forem mais as vantagens que as desvantagens aproveito.

Obrigado desde já

Não vais ter grandes vantangens relativamente a outra pessoa qualquer com Ubuntu no seu portátil. Podes vir a ter de usar VMs de distribuições Linux de qualquer das formas, mas na maioria dos casos tal não será necessário.
 
Boa tarde,

Alguém já estudou na UAB? Acham que o curso por ser feito online, tem menos impacto do que em outra faculdade presencial? É que trabalho por turnos, mesmo uma faculdade pós-laboral é complicado gerir por N factores.. qual a vossa opinião?
 
Última edição:
Obrigado pelo teu feedback! Tambem não quero ser programador a vida toda, mas também estou confiante que consiga ser team leader ou project manager graças ao meu esforço no trabalho do dia a dia e não por terminar o curso!
Por onde passei e na empresa actual conheci varios leads sem serem licenciados e muitos eram bons no que faziam. No entanto também sei que tudo ajuda, e acabar o curso mal não faz, mas ter energia para trabalhar e estudar e ter ainda vida pessoal é uma missão quase impossível!


em Portugal há um bocado esta coisa de se achar que ser programador é mau e é sinal que não se está a avançar na carreira. E depois mal um programador mostra ser bom, lá o metem como manager a gerir pessoas, como se fossem essas as suas qualidades...

já no estrangeiro, as carreiras técnicas e de gestão são paralelas. Consegue-se chegar ao topo da carreira (ou a executivo) apenas pela carreira técnica, começando em junior soft engineer, soft engineer, senior soft engineer, tech lead, architect, senior achitect, tech executive.

um senior architect ganha batuladas de dinheiro, é responsável pela parte técnica de um produto inteiro, tem arquitectos e tech leaders a reportar-lhe, mas mesmo assim ainda se farta de bater código, especialmente de integração.
 
Sei que esta pergunta já deve ter passado aqui N vezes...
No entanto vou fazê-la de novo. Até que ponto vale a pena ter um mac para o curso de EI?
Vim aqui fazer a perguntar pois surgiu-me a oportunidade de "herdar" um e se forem mais as vantagens que as desvantagens aproveito.

Obrigado desde já

Acho que ter um mac só tem vantagem se tivesses de desenvolver para ios/mac, o que duvido que aconteça.
Da ideia geral que tenho dos cursos, desde que corra windows/linux e não crashe a meio dos trabalhos, é bom, seja pc ou mac.
 
@BatBoy999, posso-te dizer que, do pouco tempo que tive um MacBook Pro (acabei por vender porque deixei de lhe dar uso) que gostei bastante do Xcode, para quem não tem "vícios" de outros IDE que aceito serem superiores / com maior potencial, achei-o bastante agradável (verdade seja dita a minha experiencia advém de programar em GNU Emacs pela versão de linha de comandos... ligação via VPN ás maquinas da faculdade, como os projetos tinham que correr a 100% no GCC do departamento o pessoal usava mesmo as maquinas do mesmo para compilar o código senão os resultados nunca eram os mesmos), de resto, tudo o que o OSX não corra abres o Windows 10 em Paralells Desktop, ainda por cima se portátil não de vai custar nada...

Compra é o dongle para porta VGA para as apresentações, diria HDMI mas duvido que exista alguma faculdade com projetores com menos de 10 anos...
 
Back
Topo