Engenharia Informática

Boas, estou agora no 12ºano de Ciências com Física e Aplicações infirmáticas B. Tenho média para entrar para EI na Nova e apenas saberei se terei no IST depois do exame visto que este conta 50% da nota no IST.
Apesar de o IST me ser muito mais conveniente tanto em termos de localização como de estatísticas de empregabilidade, não deixo de ter alguns receios...
Deixo aqui uma lista de receios para cada uma das universidades e pedia aos que frequentam/frequentaram recentemente algum destes cursos que me diga se tenho razões de os ter:

Receios do IST:
-Ego muito alto dos professores
-Arrogância e ego alto dos alunos (ouvi falar em venda de sebentas)
-Demasiado espírito de competição
-Demasiado teórico? (Eu adoro abordagens teóricas mas gostava de saber o quão preparados os alunos se sentem para o mercado de trabalho)

Receios da FCT:
-Menos empregabilidade e creditação
-Menos preparação e exigência

Agradeço desde já a quem me ajudar.
 
Boas, estou agora no 12ºano de Ciências com Física e Aplicações infirmáticas B. Tenho média para entrar para EI na Nova e apenas saberei se terei no IST depois do exame visto que este conta 50% da nota no IST.
Apesar de o IST me ser muito mais conveniente tanto em termos de localização como de estatísticas de empregabilidade, não deixo de ter alguns receios...
Deixo aqui uma lista de receios para cada uma das universidades e pedia aos que frequentam/frequentaram recentemente algum destes cursos que me diga se tenho razões de os ter:

Receios do IST:
-Ego muito alto dos professores
-Arrogância e ego alto dos alunos (ouvi falar em venda de sebentas)
-Demasiado espírito de competição
-Demasiado teórico? (Eu adoro abordagens teóricas mas gostava de saber o quão preparados os alunos se sentem para o mercado de trabalho)

Receios da FCT:
-Menos empregabilidade e creditação
-Menos preparação e exigência

Agradeço desde já a quem me ajudar.
Sou aluno de primeiro ano do IST em EI e heis o meu take nisto.
O Tribolet é engraçado, tirando isso e o Schiappa (prático de Algebra linear), acho os professores até que bem porreiros, apesar de não conviver muito com eles e mal ir às aulas.
Em relação à arrogância dos alunos... Estou no Tagus Park e tenho-te a dizer que conheci pessoas muito porreiras e outras nem tanto... Tenho um gajo no meu curso que fez um projeto sozinho, sem dizer nada ao grupo e tirou de lá o nome deles sem dizer nada, nem falava com o grupo nem nada. Epah, mas acho que isso vem do facto de tu não conheceres ninguém quando os primeiros grupos são formados.
Em termos do espírito de competição.. É assim, se tu precisares de ajuda, quase qualquer 1 te ajuda, tirando um ou dois pokémons que se acham bons, mas isso há em todo o lado acho.
Em relação à teoria. Epah, assim no primeiro semestre... Não sei.. Só tenho cadeiras de Matemática, IAC com o Assembly do PEPE que é horrível.. De resto, o que é relativo a programação é porreirinho.. Se quiseres mais algo, diz
 
Verdade. Já agora, como é que vocês se projetam para o mercado de trabalho? Estou no primeiro semestre de LEIC no IST e gostava de saber quais os steps mais importantes para ser bem sucedido nesta área
 
Já agora, como é que vocês se projetam para o mercado de trabalho? Estou no primeiro semestre de LEIC no IST e gostava de saber quais os steps mais importantes para ser bem sucedido nesta área
 
Eu tive no ist taguspark de 2010 a 2015.

Existe sim uma bocado a mentalidade de "o ist é que é e o resto não vale nada" em algumas pessoas. Existem também alunos mais parvinhos tal como professores que se acham melhores do que são. Mas dito isto, acho que isso é o tipo de coisas que vais encontrar em todo o lado e cabe a ti fazer a devida filtragem de pessoas (bem, fora os professores que não tens alternativa do que te sujeitar a isso). No geral tive colegas bastante bons e muito pouca razão de queixa nesse departamento.

A critica valida que podes levantar aí é a questão do programa mais teórico. Tanto a licenciatura como o mestrado já passaram por uma reforma desde a minha saída, mas sei que pelo menos no que toca a matemática e a física, continua a meu ver pelo menos uma cadeira a mais de cada que não seria necessária e prende um bocado os alunos ao curso pela falta de vontade de as fazer.

Não sei como é no ist da alameda no entanto, sempre ouvi dizer que o ambiente é menos "familiar" dado ser muito maior e com muito mais gente.
 
Eu tive no ist taguspark de 2010 a 2015.

Existe sim uma bocado a mentalidade de "o ist é que é e o resto não vale nada" em algumas pessoas. Existem também alunos mais parvinhos tal como professores que se acham melhores do que são. Mas dito isto, acho que isso é o tipo de coisas que vais encontrar em todo o lado e cabe a ti fazer a devida filtragem de pessoas (bem, fora os professores que não tens alternativa do que te sujeitar a isso). No geral tive colegas bastante bons e muito pouca razão de queixa nesse departamento.

A critica valida que podes levantar aí é a questão do programa mais teórico. Tanto a licenciatura como o mestrado já passaram por uma reforma desde a minha saída, mas sei que pelo menos no que toca a matemática e a física, continua a meu ver pelo menos uma cadeira a mais de cada que não seria necessária e prende um bocado os alunos ao curso pela falta de vontade de as fazer.

Não sei como é no ist da alameda no entanto, sempre ouvi dizer que o ambiente é menos "familiar" dado ser muito maior e com muito mais gente.
Epah, não podia concordar mais em relação a uma ou duas cadeiras a mais da área de matemática.... Cálculo então...
 
vamos lá ver - isto vai ser um post longo...

ao contrário do que muitos pensam o grande trunfo do IST nem é a qualidade do ensino. É certo que os professores têm muita experiência, mas os programas e os livros são copiados dos cursos de referência dos USA, por isso hoje em dia qualquer universidade está a ensinar as mesmas coisas.

além disso, há no IST algum défice pedagógico especialmente nas cadeiras de engenharia (não tanto nas de informática) como as Análises, Físicas, Estatística, etc

então porque é o IST é realmente superior? Porque te inseres num ambiente onde estão os melhores estudantes de engenharia do país (e o contacto com os melhores é bastante importante), porque durante todo o curso te passam a mensagem de que és realmente especial e estás destinado a ter sucesso, e porque te dão projectos bem lixados, com prazos curtíssimos e com pouco apoio por parte do corpo docente, nos quais tens de te desenrascar.

isto foi o melhor que eu trouxe do IST (e praticamente todos os meus ex-colegas concordam comigo), porque isto são capacidades que ganhas para a vida. Ganhas as valências para saber que tudo é atingível, que não há prazos impossíveis, e que há sempre uma solução para tudo.

é difícil, há pressão e há competição, mas isso é o que vais encontrar nos empregos nas grandes tecnológicas! A menos que queiras passar a vida numa empresa de vão de escada, ou emprestado a clientes de um talho, nas grandes empresas há grandes desafios, egos enormes, e gajos que são muito melhores que tu! Uma pessoa tem de saber lidar com isso e não desesperar.

e é para isto que a universidade te prepara, não é só a parte técnica, mas também a parte motivacional e comportamental. Se queres só ser um bom engenheiro de software, faz todos os cursos online, regista-te nos sites tipo careercup e topcoder, e safas-te à vontade nas entrevistas de emprego em qualquer sítio. No entanto, não ganhas as competências de crescer num ambiente exigente e competitivo que te ajuda muito para o futuro.

dito isto, também tenho de acrescentar que tanto no IST como nas grandes tecnológicas, também há gajos muito porreiros, que te ajudam bastante e que te dão todo o apoio que precisares. Mas dá jeito haver também fdps e malta com grandes egos, porque assim aprendes desde cedo a lidar com eles e a não ter medo da competição.
 
Boas, estou agora no 12ºano de Ciências com Física e Aplicações infirmáticas B. Tenho média para entrar para EI na Nova e apenas saberei se terei no IST depois do exame visto que este conta 50% da nota no IST.
Apesar de o IST me ser muito mais conveniente tanto em termos de localização como de estatísticas de empregabilidade, não deixo de ter alguns receios...
Deixo aqui uma lista de receios para cada uma das universidades e pedia aos que frequentam/frequentaram recentemente algum destes cursos que me diga se tenho razões de os ter:

Receios do IST:
-Ego muito alto dos professores
-Arrogância e ego alto dos alunos (ouvi falar em venda de sebentas)
-Demasiado espírito de competição
-Demasiado teórico? (Eu adoro abordagens teóricas mas gostava de saber o quão preparados os alunos se sentem para o mercado de trabalho)

Receios da FCT:
-Menos empregabilidade e creditação
-Menos preparação e exigência

Agradeço desde já a quem me ajudar.

Olha, desculpa a sinceridade mas acho que estás completamente a leste da realidade da FCT e IST. FCT com menos empregabilidade? Mas onde ouviste isso? Lê esta notícia de 2013. Isto vale o que vale, mas pelo menos serve para te mostrar que a FCT tem 0 problemas de empregabilidade. O IST está atrás da FCT nesse top, mas duvido que alguém esteja preocupado com a empregabilidade do curso de EI no IST lol

Eu, como antigo aluno da FCT, posso dizer-te o seguinte.

Entre FCT e IST escolhe aquela que te for mais conveniente em termos logísticos. Ponto. São para mim, as duas melhores escolas de EI da zona de Lisboa e ficas bem preparado em ambas. O ensino das duas é tão semelhante em termos qualitativos que o que faz realmente diferença é a vontade e motivação do próprio aluno. Por isso, se perderes mais 1h ou 2h por dia para te deslocares para a FCT em comparação com o IST então eu aconselho-te a ires para o IST, e vice-versa.

Relativamente aos teus receios sobre o IST, nunca os tive na FCT. O curso é bastante prático, e os colegas bastante acessíveis a partilhar ideias, informações, resultados, etc (claro que há sempre um ou outro mais anhado e que não colabora tanto, mas isso é assim em todo o lado). Se isto acontece no IST não sei porque nunca estudei lá, mas acho que isso são mais coisas que acontecem pontualmente e depois as histórias que passam cá para fora dão a ideia que é a realidade "normal".

E agora, só para haver algum contraste..

é difícil, há pressão e há competição, mas isso é o que vais encontrar nos empregos nas grandes tecnológicas! A menos que queiras passar a vida numa empresa de vão de escada, ou emprestado a clientes de um talho, nas grandes empresas há grandes desafios, egos enormes, e gajos que são muito melhores que tu! Uma pessoa tem de saber lidar com isso e não desesperar.

Discordo absolutamente deste ponto de vista. Não é com egos grandes, e numa óptica de "cada um por si para ver se consigo ultrapassar o meu colega e mostrar que sou melhor" que os grandes engenheiros se fazem. Até acho estranho este ponto de vista porque ao olhares para os exemplos de cima (Google, Spotify, Facebook, Amazon, etc) o output que eles nos dão é totalmente contrário do que escreveste @jimbooo.

Do meu ponto de vista, as grandes empresas (e grandes produtos) fazem-se precisamente ao contrário, com cooperação e reconhecimento que há sempre coisas a aprender com o meu colega. Que eu nunca vou saber tudo sobre tudo, e que 5 mentes fechadas numa sala arranjam soluções muito melhores do que cada um por si separadamente.
 
Última edição:
já passei por 2 das 5 maiores tecnológicas do mundo e sei do que falo.

há colaboração e entreajuda, mas há igualmente egos muito grandes e muita competição. Há quem não esteja preparado psicologicamente e se deixe ir abaixo facilmente com esta realidade.
 
Mais do que a faculdade em si, o teu sucesso no mundo do trabalho depende muito da tua atitude. Tanto conheço pessoas asquerosas e profissionais horriveis do tecnico, como pessoas super profissionais do politecnico de cascos de rolha
 
Mais do que a faculdade em si, o teu sucesso no mundo do trabalho depende muito da tua atitude. Tanto conheço pessoas asquerosas e profissionais horriveis do tecnico, como pessoas super profissionais do politecnico de cascos de rolha
Ora aqui está.

É verdade que o meio onde estamos inseridos ajuda em muitas coisas. Seja connections, ou porque no CV vai lá determinada escola.

Eu quero acreditar mais no mérito de cada um e o que cada um faz nos seus primeiros anos de profissional. Nesses primeiros anos existe muita margem de progressão e de mostrarmos do que somos feitos.

Estou como o @PlayDead disse: escolhe a que te for mais conveniente. Coloca outras escolas ao barulho. Se apenas consideras a FCT ou Nova (penso que pela geografia), pensa um pouco melhor: Ir para longe dos pais. Ganhas uma outra coisa muito importante para a vida: a gestão. Gestão financeira, gestão de tempo... Ganhas autonomia... Ganhas experiência extra escola. E em Portugal, Eng. Informática não é apenas Técnico ou Nova.
 
Última edição:
Eu na verdade nem estaria a considerar a Nova se não tivesse lá ido para uma escola de verão de matemática, onde alunos de lá nos falaram e mostraram relações com os professores e ambiente em geral que nunca estaria à espera de uma das melhores Universidades de Portugal.

Ao técnico nunca fui, mas pelo que ouço dizer os professores são extremamente arrogantes e os alunos têm um espírito excessivamente competitiva como se só um deles é que fosse ter emprego no fim...

Há também a possibilidade de eu não ter média para entrar em EI no IST (ainda não fiz o exame de matemática), mas teria média para todos os cursos que me interessam na FCT (Engenharia Física, Matemática, Engenharia Informática) e Eletrotécnica no IST, e aí teria de decidir o quanto vale estar perto de casa...

Quanto às estatísticas de empregabilidade no IST e na FCT fala-se sempre em 90 e tal %, posso confiar nestas estatísticas, verificaram-se nas turmas dos que já acabaram o curso? É que eu quando fui à nova eles falaram-me em 100% no curso de matemática e por alguma razão custa-me um pouco a acreditar que qualquer pessoas que passe um curso com média de 10 consiga ter necessariamente emprego...
 
toda a gente formada em EI tem emprego. A empregabilidade é 100% seja qual for a faculdade.

agora é diferente trabalhar numa grande tecnológica, numa grande consultora, numa startup cool ou num dos muitos talhos que por aí andam.

já agora, queria também deixar bem patente que para as grandes tecnológicas (facebook, google, apple, microsoft, amazon, ibm, ...) é indiferente onde tiraram o curso ou as notas (até porque ninguém no estrangeiro sabe o que o Técnico, quanto mais outras faculdades...).

as entrevistas de código são iguais para todos (independentemente do nível de senioridade) e são eliminatórias. Só nas entrevistas de system design e de comportamental é que se aperta mais com quem é mais senior.

por isso, desde que sejam bons, entram em qualquer lado.
 
vamos lá ver - isto vai ser um post longo...

ao contrário do que muitos pensam o grande trunfo do IST nem é a qualidade do ensino. É certo que os professores têm muita experiência, mas os programas e os livros são copiados dos cursos de referência dos USA, por isso hoje em dia qualquer universidade está a ensinar as mesmas coisas.

além disso, há no IST algum défice pedagógico especialmente nas cadeiras de engenharia (não tanto nas de informática) como as Análises, Físicas, Estatística, etc

então porque é o IST é realmente superior? Porque te inseres num ambiente onde estão os melhores estudantes de engenharia do país (e o contacto com os melhores é bastante importante), porque durante todo o curso te passam a mensagem de que és realmente especial e estás destinado a ter sucesso, e porque te dão projectos bem lixados, com prazos curtíssimos e com pouco apoio por parte do corpo docente, nos quais tens de te desenrascar.

isto foi o melhor que eu trouxe do IST (e praticamente todos os meus ex-colegas concordam comigo), porque isto são capacidades que ganhas para a vida. Ganhas as valências para saber que tudo é atingível, que não há prazos impossíveis, e que há sempre uma solução para tudo.

é difícil, há pressão e há competição, mas isso é o que vais encontrar nos empregos nas grandes tecnológicas! A menos que queiras passar a vida numa empresa de vão de escada, ou emprestado a clientes de um talho, nas grandes empresas há grandes desafios, egos enormes, e gajos que são muito melhores que tu! Uma pessoa tem de saber lidar com isso e não desesperar.

e é para isto que a universidade te prepara, não é só a parte técnica, mas também a parte motivacional e comportamental. Se queres só ser um bom engenheiro de software, faz todos os cursos online, regista-te nos sites tipo careercup e topcoder, e safas-te à vontade nas entrevistas de emprego em qualquer sítio. No entanto, não ganhas as competências de crescer num ambiente exigente e competitivo que te ajuda muito para o futuro.

dito isto, também tenho de acrescentar que tanto no IST como nas grandes tecnológicas, também há gajos muito porreiros, que te ajudam bastante e que te dão todo o apoio que precisares. Mas dá jeito haver também fdps e malta com grandes egos, porque assim aprendes desde cedo a lidar com eles e a não ter medo da competição.

No meu ano, apesar de haver alguns egos (eu provavelmente sendo um dos maiores) nunca notei grande competição, antes pelo contrário. Os melhores alunos sempre se mostraram abertos para ajudar os colegas quer fosse nos fóruns, por messenger oh ficando até mais tarde nos Labs.

De resto concordo com quase tudo.
 
Para a malta mais experiente, com o anda a empregabilidade na area mobile ? Ultimamente o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis tem-me despertado a atenção e estou indeciso de escolho um estagio curricular numa area de web develop que conheço e sei que gosto ou se me meto numa empresa para o mobile para conhecer e começar a trabalhar nesse ramo.
 
Olá

Assim, antes de tudo eu sou um aluno do 11 de ciências que a secundária não me esta a dar a experiência que eu queira, a minha medka ronda a volta de 13 , eu queria entrar na UNCTL mas não tenho media para, é não estou a espera que esta baixe ou abra mais cadeiras.

Este assunto pode ser um bocado escandaloso para alguns pois alguns partidos e algumas pessoas estavam contra ensino superior privado .

Eu queria saber umas coisinhas : 1- Qual e a despesa total (não incluído comida , transporte, alojamento etc) para entrar e ate acabar o curso. Despesas como por exemplo as propinas para área EI + valor de inscrição +valor ECSTs + a burocracia toda do universidade nova comparado com a lusófona ( e a minha 2 escolha para tirar EI ) se alguém quiser sugerir mais publicas/privadas com bom estatuto é que me prepare para vida profissional , esteja a vontade.

Para entrar na lusófona ou outra instituição privada preciso de medias superior a 95 ou não interessa a média para entrada ?

E a última pergunta :
A lusofona e uma boa universidade (além de muitos anúncios) em termos de professore, colegas,empregalidade etc ?

Em relação as primeiras perguntas que eu às fiz: eu pesquisai na net sobre as propinas e os custos mas há muitos fatores que eu ainda desconheço é por isso pedia ajuda aqui no fórum.
 
No ist dava ligeiramente dava ligeiramente acima de 1000€ (prai 1050?) por ano, pagos em 3x, quando lá estava. O valor de outras publicas nao deve divergir muito disso.
 
Olá

Assim, antes de tudo eu sou um aluno do 11 de ciências que a secundária não me esta a dar a experiência que eu queira, a minha medka ronda a volta de 13 , eu queria entrar na UNCTL mas não tenho media para, é não estou a espera que esta baixe ou abra mais cadeiras.

Este assunto pode ser um bocado escandaloso para alguns pois alguns partidos e algumas pessoas estavam contra ensino superior privado .

Eu queria saber umas coisinhas : 1- Qual e a despesa total (não incluído comida , transporte, alojamento etc) para entrar e ate acabar o curso. Despesas como por exemplo as propinas para área EI + valor de inscrição +valor ECSTs + a burocracia toda do universidade nova comparado com a lusófona ( e a minha 2 escolha para tirar EI ) se alguém quiser sugerir mais publicas/privadas com bom estatuto é que me prepare para vida profissional , esteja a vontade.

Para entrar na lusófona ou outra instituição privada preciso de medias superior a 95 ou não interessa a média para entrada ?

E a última pergunta :
A lusofona e uma boa universidade (além de muitos anúncios) em termos de professore, colegas,empregalidade etc ?

Em relação as primeiras perguntas que eu às fiz: eu pesquisai na net sobre as propinas e os custos mas há muitos fatores que eu ainda desconheço é por isso pedia ajuda aqui no fórum.
Ainda vais a tempo de subir a média e entrar na pública... Just saying...
 
EI na grande Lisboa não se resume ao Técnico ou Nova (falando apenas em público). Existe o ISEL na zona Oriental da cidade (e com metro mesmo à porta).

Nos dias de hoje não sei como anda a média, mas penso ser a mais baixa das 3. Em termos de empregabilidade, não conheço ninguém que tendo lá tirado o curso, alguma vez tenha ficado sem emprego ou tenha tido dificuldade em entrar no mercado de trabalho.
 
O meio de transporte por ágora não interfere com a instituição que podia escolher .

E cada vez mais havera mais alunos que irao querer entrar para EI e eu nao estou a ver subir a media mais 3 valores, principalmente com os meus profs (na biologia so hove 4 positivas de 30 alunos) e em mat e a mesma coisa
 
Back
Topo