Engenharia Informática

Ao ler o teu comentário até me caiu tudo, porra.

o que queres dizer com isso? ainda está longe de estar lotado mas vai acontecer a médio prazo, isto se , para recem licenciados começa a ser percário e os restantes pouco evoluem na carreira.
as excepções é quem muda de empresa como quem muda de roupa.

os recem licenciados hoje começam a ganhar bem menos que há 7/8 anos e o dinheiro agora vale menos 20% se considerarmos a inflação a 2% ao ano por exemplo...
 
Nada de especial. Mas estou numa situação parecida com algumas pessoas que cá comentaram nas páginas anteriores.

Sou formado numa área que pouca ou nenhuma saída tem em Portugal, estou a trabalhar numa área que não é a minha e a pensar lançar-me para a Engenharia Informática (que gosto bastante) e para ter outro tipo de oportunidades/condições.

Ao ler o que disseste fiquei com a ideia que, provavelmente, terei de repensar.
 
Nada de especial. Mas estou numa situação parecida com algumas pessoas que cá comentaram nas páginas anteriores.

Sou formado numa área que pouca ou nenhuma saída tem em Portugal, estou a trabalhar numa área que não é a minha e a pensar lançar-me para a Engenharia Informática (que gosto bastante) e para ter outro tipo de oportunidades/condições.

Ao ler o que disseste fiquei com a ideia que, provavelmente, terei de repensar.

avança sem medo... se não houver trabalhos decentes em portugal é uma área que te abre imensas portas no estrangeiro.

apesar de tudo ainda é das áreas com mais saída, mas já foi melhor é um facto...
 
Ele tem a sua razão, como qualquer outro mercado de trabalho o excesso de oferta irá resultar em piores condições de trabalho.
É um mercado que recompensa quem realmente se esforça, não é um em que se possa tirar o curso, arranjar um emprego e esperar pela idade da reforma.
Não digo que não seja boa ideia estudar nesta área, em Portugal continua a ser uma das áreas com maior saída.

Mas há a diferença entre ter saída e os salários milionários que tanto se falou nos anos 90, esses sim desapareceram, em Portugal, isto é.
Aqui aplica-se a lógica de que, se há 100 para um vaga então há um desses 100 que irá aceitar trabalhar pelo salário mínimo nacional.
Ainda não se chegou bem a esse ponto porque ainda há o estigma de que se é Engenheiro então obrigatoriamente tem que ganhar mais.

Todos sabem as historias daquele amigo ou conhecido que ganha 2500 euros mensais e passa a vida a viajar, mas por cada conhecido assim conheço tantos outros que mal ganham 1000 euros mensais e não fazem ideia se vão ter que, novamente, voltar a mudar de emprego porque estão empenados na sua carreira, é esse outro pormenor interessante que até torna as pessoas desta área um pouco indesejáveis, a sua volatilidade, não é à toa que existem várias empresas com clausulas de não competitividade bastante agressivas, conheço quem não possa sair da empresa em que está porque o contrato dele impede-o não se sair da empresa mas encontra-se impedido de arranjar emprego na sua área de especialidade porque todas as ofertas disponíveis são de empresas concorrentes à sua actual.

Resumindo, sim, ser-se Engenheiro Informático em Portugal ainda trás vantagens
, apenas não usem o "titulo" à frente de alguém com menos de 40 anos, especialmente quem seja licenciado e saiba o quão "relevante" é esse titulo, honestamente ainda nem compreendo porque é que não o aboliram de tão irrelevante que é actualmente, se a Ordem tivesse algum real impacto talvez ainda alguém os tomasse a sério, neste momento não passam de miúdos com demasiado tempo livre e dinheiro a brincar a gente importante que nada de valor trazem à profissão.
 
Então e o visto para trabalharem cá?
E a malta que se reforma?
Se fores bom não tens problemas em arranjar emprego!

Isso não é problema, portugal tem das fronteiras mais abertas da UE... Ja andaste na linha de sintra? Ha mais cabo verdianos que PT... So se estiverem ca ilegalmente....

Reforma??? 95% da área tem menos de 50 anos.

Claro que não tens mas com salarios decentes é para esquecer...
 
anda assim tão mal o mercado?
a quanto anda um java com 6 anos de exp?

Pela minha experiencia ha pessoal a ganhar bem e pessoal a ganhar mal, para cada um a ganhar bem ha 4 a ganhar mal.
O que ganha bem é porque mudou de empresa nuitas vezes e esta numa area com muita procura.

Existe um topico sobre ordenados é dares uma vistsde olhos.

Mas diria que se nunca mudou de empresa cerca de 1200 liquidos.
 
Última edição:
Boas. Já tinha criado um tópico mas não obtive respostas. Melhores cursos para Web development? Estiver a ver o da flag e por opiniões aqui do fórum também disseram bem. O problema é que tenho dúvidas em arranjar trabalho com um curso desses.
 
O meu problema é que já estive em Engenharia Informática na FCUL e não gostei nem do ambiente nem do facto de ter tantas disciplinas para além da programação. E que também me perdi completamente no 2º semestre com as classes em Java... Vale a pena começar de novo com cursos online e assim e depois fazer mesmo um curso específico em Android?
 
boa noite a todos;

desculpem estar a duplicar este tópico.( existe um tópico mas é de 2012).
alguém que seja engenheiro informático ou que esteja a tirar licenciatura/mestrado este ano ...

podiam tirar me algumas duvidas?

enquanto ao curso é um curso fácil? as disciplinas são difícil?

em media qual e o salário de um EI ( eu sei que depende dos cargos e da experiência) ?

alguém que esteja na uminho (Braga)?

tirando matemática A existe outra disciplina que seja difícil?

cumps
 
1200 com 3 anos de experiência.
O resto tens no tópico que mencionaste.
Uma coisa que vais ter de fazer no curso é pesquisar na interna, para já, pesquisa no tópico que referiste
 
O meu problema é que já estive em Engenharia Informática na FCUL e não gostei nem do ambiente nem do facto de ter tantas disciplinas para além da programação. E que também me perdi completamente no 2º semestre com as classes em Java... Vale a pena começar de novo com cursos online e assim e depois fazer mesmo um curso específico em Android?


tu queres uma saída fácil e sem esforço, não é? Então faz esses cursos da treta online e há-de haver muita chafarica que é bem capaz de te dar uma oportunidade.

a maior parte delas é mesmo para martelar código, sem nenhum interesse por fazer engenharia de software, por isso acho que há espaço para tudo.

vais ganhar muito pouco, mas sempre é melhor que tirar sociologia.
 
Nada de especial. Mas estou numa situação parecida com algumas pessoas que cá comentaram nas páginas anteriores.

Sou formado numa área que pouca ou nenhuma saída tem em Portugal, estou a trabalhar numa área que não é a minha e a pensar lançar-me para a Engenharia Informática (que gosto bastante) e para ter outro tipo de oportunidades/condições.

Ao ler o que disseste fiquei com a ideia que, provavelmente, terei de repensar.
Que área é essa senão é indiscrição?
 
enquanto ao curso é um curso fácil? as disciplinas são difícil?

tirando matemática A existe outra disciplina que seja difícil?

Acho que isso vai depender muito de faculdade para faculdade. Mas na generalidade é um curso que exige bastante dedicação.

Onde estou a tirar, as Análises (matemáticas) devem ser das cadeiras mais acessíveis. Basta ir às aulas para ir acompanhando a matéria e na época de exames dedicar umas boas horas a fazer exercícios que tens quase a garantia que fazes a cadeira com uma nota razoável.
 
Os tópicos "Há porque aqui engenheiros informáticos que queiram partilhar...." foram movidos para o Geral (restrito a Power Members) devido à crescente tendência de utilizadores registados com o único objectivo de causar confusão nesses tópicos.

Percebo que não seja ideal para quem ainda não tenha acesso, mas os tópicos já estavam nesta secção por excepção, e já havia demasiado ruído devido aos trolls.
 
Viva pessoal,

Estou a ponderar candidatar-me a dois cursos de engenharia no próximo ano académico pelo contingente especial para titulares de um curso de ensino superior, nomeadamente de áreas não adequadas. As instituições em mente são FEUP e o ISEP. Os cursos seriam Engenharia Informática e Computação e/ou Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Pessoalmente, estou mais inclinado para informática.

Breve contextualização: possuo um Mestrado na área da Educação, todavia o cenário de empregabilidade não está nada favorável para os próximos anos. A via para docente está muito complicada. Nesse sentido, ocorreu-me mudar de rumo e candidatar-me a uma dessas engenharias visto que, a nivel pessoal, sempre tive alguma ligação à informática. Todavia, a condição de apenas ter frequentado Matemática B no secundário (isto em 2007) e de não ter bases sólidas - ou quase nenhumas - nesta disciplina, leva-me a questionar se por ventura ao entrar num curso destes, não terei muita dificuldade em conseguir acompanhar o seu ritmo com cadeiras que envolvem muito matemática e álgebra (por exemplo). Pensam que isso é algo exequível ou 'muita areia para a minha camioneta?'. Gostaria que fossem o mais honestos comigo, por favor.

O que pensam e que conselhos dariam? Feedback de pessoal da área seria excelente.

Agradeço prontamente.
Cumprimentos
 
Viva pessoal,

Estou a ponderar candidatar-me a dois cursos de engenharia no próximo ano académico pelo contingente especial para titulares de um curso de ensino superior, nomeadamente de áreas não adequadas. As instituições em mente são FEUP e o ISEP. Os cursos seriam Engenharia Informática e Computação e/ou Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Pessoalmente, estou mais inclinado para informática.

Breve contextualização: possuo um Mestrado na área da Educação, todavia o cenário de empregabilidade não está nada favorável para os próximos anos. A via para docente está muito complicada. Nesse sentido, ocorreu-me mudar de rumo e candidatar-me a uma dessas engenharias visto que, a nivel pessoal, sempre tive alguma ligação à informática. Todavia, a condição de apenas ter frequentado Matemática B no secundário (isto em 2007) e de não ter bases sólidas - ou quase nenhumas - nesta disciplina, leva-me a questionar se por ventura ao entrar num curso destes, não terei muita dificuldade em conseguir acompanhar o seu ritmo com cadeiras que envolvem muito matemática e álgebra (por exemplo). Pensam que isso é algo exequível ou 'muita areia para a minha camioneta?'. Gostaria que fossem o mais honestos comigo, por favor.

O que pensam e que conselhos dariam? Feedback de pessoal da área seria excelente.

Agradeço prontamente.
Cumprimentos

A ideia que tenho, pelo que estou actualmente a fazer e do que tenho visto é o melhor que podes fazer:
Licenciatura no ISEP - Ao fim de 3 anos és licenciado em engenharia informática. Tem componente muito prática o que é bastante bom.
Mestrado na FEUP (ao fim de 3 anos és licenciado em ciências de engenharia, apenas com o mestrado ficas com o grau, porque o curso lá é mestrado integrado em eng informática, és obrigado a fazer os 5 anos) - também te podes candidatar apenas para fazer o mestrado depois, mas tens que ter média de 14 da licenciatura. Para já também estou num mestrado pela UP e acho que é tudo extremamente teórico, ainda bem que fiz a licenciatura pelo isep.
(a mesma coisa para eng. electrotécnica)


Sobre fazer o curso, é estudar. Tive colegas que também entraram com mat B, não fizeram o curso em 3 anos mas fizeram em 4 ou 5. O que interessa é fazeres e não desmotivares. Caso te vejas aflito, o youtube está cheio de vídeos com explicações da matéria. Acima de tudo tens que ter força de vontade porque um curso de engenharia é "puxado".
 
Boas Malta :)
Tenho uma questão que se levanta algumas vezes na minha cabeça.
Sou trabalhador estudante do curso de EI, acabei agr o primeiro semestre. Na vossa opinião é preferível acabar o curso o curso com uma média mais baixa em 3 anos ou acabar em 4 ou 5 mas seccionar as cadeiras para conseguir estudar mais e logo ter melhores notas?
Já agr, o meu background em matemáticas é muito pouco o que fiz foi estudar durante 1 ano matemática A concorri aos M23 tendo sido selecionado.
Tenho 27 anos e na altura larguei os estudos por volta dos 18.
 
A ideia que tenho, pelo que estou actualmente a fazer e do que tenho visto é o melhor que podes fazer:
Licenciatura no ISEP - Ao fim de 3 anos és licenciado em engenharia informática. Tem componente muito prática o que é bastante bom.
Mestrado na FEUP (ao fim de 3 anos és licenciado em ciências de engenharia, apenas com o mestrado ficas com o grau, porque o curso lá é mestrado integrado em eng informática, és obrigado a fazer os 5 anos) - também te podes candidatar apenas para fazer o mestrado depois, mas tens que ter média de 14 da licenciatura. Para já também estou num mestrado pela UP e acho que é tudo extremamente teórico, ainda bem que fiz a licenciatura pelo isep.
(a mesma coisa para eng. electrotécnica)


Sobre fazer o curso, é estudar. Tive colegas que também entraram com mat B, não fizeram o curso em 3 anos mas fizeram em 4 ou 5. O que interessa é fazeres e não desmotivares. Caso te vejas aflito, o youtube está cheio de vídeos com explicações da matéria. Acima de tudo tens que ter força de vontade porque um curso de engenharia é "puxado".

Acho essa ideia interessante. No entanto, gostaria de desmitificar uma questão que ouvia no passado em relação entre a feup e o isep. A nivel de emprego costuma-se dar preferência a estudantes vindo da feup? Existe algum tipo de 'diferença/distinção'?. Dito isto, não é minha intenção ofender ninguém, nem tão pouco começar um debate entre qual será a melhor das duas. Honestamente, a mim tanto me faz ser uma ou outra. Apenas gostava de esclarecer isso.
 
Back
Topo