Engenharia Informática

Olá,

Estava interessado em tirar um Mestrado em Engenharia Informática, e gostava de obter alguma informação.

A minha formação está ligada ao Audiovisual e Multimédia (o que pode ser impeditivo). Como profissional, Front-End e Back-End (PHP).

É possível tirar um mestrado em Engenharia sem conhecimentos de Java, C#, etc. E um conhecimento mínimo de redes?

Há algo que recomendem em Portugal, ou mesmo fora? Seria mais vantajoso fazer outra licenciatura? Outra opção?

Obrigado!
 
Front end e PHP de pouco te vao servir se for um mestrado em software... vai ser muito duro, impossível nunca será.
Na minha opinião devias procurar outro mestrado.
 
Última edição:
"where there's a will there's a way"

Tens que saber o que pretendes. Um mestrado em Eng. Informática, pressupõe algumas bases independentemente do ramo ou áreas que aprofundes.

Se pretendes o mestrado, avalia o plano curricular, quais as cadeiras obrigatórias e o que cada uma delas recomenda saber. Depois se ainda quiseres ir para o mestrado recomendo-te inscreveres-te na faculdade que pretendes, mas para fazer "Créditos isolados". Tenho ideia de que estes (feitos por fora) não contam para o mestrado ou licenciatura, mas será sempre conhecimento/saber e o "saber não ocupa lugar".

Depois, siga para o mestrado, já com as bases mínimas.
 
@NightscreaM e @cconst obrigado pelo feedback! Era exactamente o que eu pensava.

Queria aprofundar os meus conhecimentos de programação e áreas ligadas à informática. E saltar logo um degrau que era ir já para o Mestrado. Mas também me pareceu ser um pouco complicado, apesar de gostar do desafio.

Perdi um pouco a paciência para o ensino online. Provavelmente vou acabar por fazer mais uma licenciatura, ou ver mesmo um mestrado noutra área.
 
Olá,

Estava interessado em tirar um Mestrado em Engenharia Informática, e gostava de obter alguma informação.

A minha formação está ligada ao Audiovisual e Multimédia (o que pode ser impeditivo). Como profissional, Front-End e Back-End (PHP).

É possível tirar um mestrado em Engenharia sem conhecimentos de Java, C#, etc. E um conhecimento mínimo de redes?

Há algo que recomendem em Portugal, ou mesmo fora? Seria mais vantajoso fazer outra licenciatura? Outra opção?

Obrigado!
Se fazes front end e back end, não vejo nenhuma dificuldade em tirares um mestrado. Se achas que vale a pena, força nisso!
 
Boas pessoal, será que aqui alguém me pode dar a sua opinião/visão sobre as seguintes empresas Accenture Portugal e Farfetch?
Isto para pessoal que está agora a começar.

Cmps
 
Trabalho de escravo.
Não ganhas mal para recem-licenciado.
Mas não esperes estar em casa a horas decentes.

Mas não fiques desmotivado, actualmente essas empresas não são mais do que pontos de partida para quem se formou recentemente, tal como a Novabase e outros afins, empresas que abusam da sua posição no mercado para explorar recem-licenciados. São boas para ganhar experiencia e depois passar para uma empresa com melhores condições de trabalho, não necessáriamente melhor ordenado, mas eu cá prefiro estar cedo em casa e ter vida propria a ganhar mais umas centenas de € ao final de mês.
 
Última edição:
Boas. Alguem me poderia explicar as diferenças entre tirar E.I no politécnico e numa faculdade?

Essa é uma questão ambigua... depende muito de sitio para sitio.
Mas se quiseres comparar FEUP,FCUP com ISEP: Nas 2 primeiras aprendes as bases das bases, sendo que terás sempre muita ciencia/investigação por detrás. No ISEP aprendes também as bases, mas não vais tao ao miolo nem te encaminham para a questão da investigação. Quando falo em investigação falo em investigação cientifica. Eles focam-se mais no mercado de trabalho em si.
Se deres o teu melhor, em qualquer sitio te safarás bem e aprenderás o suficiente para te iniciares no mercado de trabalho. Cabe a ti ir para o sitio que mais te agrade...
 
Um politécnico é mais hands-on approach, no meu caso foi muito batimento de código desde o momento 0, já sais com boa bagagem se o objectivo for ir trabalhar a programar.

Se queres mais teoria/investigação/ensino/ciência etc, então as Facs serão teoricamente melhores.
 
A FEUP / FCUP importa-se muito com a qualidade do codigo, optimização de recursos e blindagem à prova de erros... no ISEP só se preocupam se funciona ou se parece funcionar minimamente.
 
Eu fui aluno de ambos, a diferença na qualidade de ensino é surreal, passei da FCUP para o ISEP e fiquei parvo com a minha vida, as instalações, os equipamentos, até os alunos... Sem ofensa a quem possa ser um alumni do ISEP mas passar da FCUP / FEUP / UM para o ISEP e como passar da Primeira Divisão para a Liga de Horna...

Em teoria o ISEP é excelente e acredito que forme bons profissionais mas, nem com a propina oferecida voltaria a por os pés naquele local...
 
Última edição:
Eu fui aluno de ambos, a diferença na qualidade de ensino é surreal, passei da FCUP para o ISEP e fiquei parvo com a minha vida, as instalações, os equipamentos, até os alunos... Sem ofensa a quem possa ser um alumni do ISEP mas passar da FCUP / FEUP / UM para o ISEP e como passar da Primeira Divisão para a Liga de Horna...

Em teoria o ISEP é excelente e acredito que forme bons profissionais mas, nem com a propina oferecida voltaria a por os pés naquele local...
Eu conheci vários que após prescrição mudaram-se para o ISEP para continuar os seus estudos e lá safaram-se razoavelmente. Não sei se foi apenas pela mudança, ou se fizeram uma mudança de habitos
 
Já ouvi coisas ridículas de quem estudou no ISEP que nunca me aconteceram na FEUP.
A ultima que me lembro é fazerem um teste com perguntas que saíram para resolver em casa, lol...
 
Isso parece um pouco o que certos amigos meus me contam sobre os cursos profissionais deles :D

Agora, fora do off-topic, dado que num politécnico é tudo "mais facil", isso leva a que os engenheiros formados num não sejam tão reconhecidos no mundo laboral quantos os de uma faculdade, ou estou errado?
 
Back
Topo