Engenharia Informática

Boas eu estou a pensar em ir para engenharia informática daqui a dois anos (estou a terminar o 11 ano) mas tenho alguma duvidas:

1) Quais são as cadeiras que vou ter na universidade, e vai haver alguma altura onde terei de fazer escolhas entre varias cadeiras?
2) 0-10 o quão difícil é?
3) Tenho andado a fazer um curso no codeacademy de python, acham que me vai ser útil para a universidade?
4) Há grande diferença entre universidade e politécnico actualmente? Estou indeciso entre o politécnico do Porto, o de Viseu e a universidade de Aveiro.



Abraço
 
Se estas a considerar politécnico no Porto acho que também podes considerar as faculdades do porto, FCUP e FEUP. Em relação ao resto não te posso ajudar porque ainda não estou a tirar o curso
 
A media da FCUP costuma ser inferior à do ISEP e FEUP, mas também estamos a falar de um curso em que, por cada ano, entram uns 100, no segundo semestre só há 50 e no segundo ano uns 20, e lá uns 5 é que completam o curso.

Há que ter isso em consideração, é facil entrar na FCUP mas o primeiro semestre foi desenhado para filtrar quem quer mesmo aquela área e quem lá parou porque tinha "computador" no nome, o curso de Ciencia de Computadores e Engenharia de Redes e Sistemas de Informática são identicos nos dois primeiros anos... até introduziram Fisica nestes ultimos 10 anos no programa de L-CC por causa de MI-ERSI.

O que podea fazer é entrar em L-CC, e se não for para ti transferes no ano seguinte para o ISEP que eles tem sempre vagas disponiveis para transferencias, embora não o recomende do ponto de vista de qualidade de vida, isto é, a FCUP tem umas 4 cantinas, uma casa de sandes, imensos espaços abertos, edificios amplos com iluminação natural e, no geral, um dos melhores locais que existem para estudar, o edificio do Departamento está aberto 24 horas por dia e salas de estudo há aos pontapés...

O ISEP parece algo saio de um futuro distopio, os edificios assemelham-se a um asilo, a iluminação frita-me os olhos (lampadas floruscentes que cintilam imenso, passava a vida a ter dores de cabeça devido a tal), só há um local em todo o asilo que dê para trabalhar ao fim-de-semana, e o que há fecha ás 24:00.

Isso e, quem mora no Porto vai compreender esta analogia, a FCUP é muito bem frequentada, o ISEP parece ser frequentada pelo bairro do Viso, ou, aplicando um analogia direccionada ao Sul, a Cova da Moura, é mesmo muito mau...

Nem falemos da praxe academica, o ISEP tem a honra de ser a unica instituição de já ter sida explusa de eventos academicos de tão animalescos que eram, sim, eu não sou fã do ISEP, estive lá dois anos, odiei cada minuto lá com cada fibra do meu ser.
 
Boas eu estou a pensar em ir para engenharia informática daqui a dois anos (estou a terminar o 11 ano) mas tenho alguma duvidas:

1) Quais são as cadeiras que vou ter na universidade, e vai haver alguma altura onde terei de fazer escolhas entre varias cadeiras?
2) 0-10 o quão difícil é?
3) Tenho andado a fazer um curso no codeacademy de python, acham que me vai ser útil para a universidade?
4) Há grande diferença entre universidade e politécnico actualmente? Estou indeciso entre o politécnico do Porto, o de Viseu e a universidade de Aveiro.



Abraço

Viva,
1) Cerca de 40% vão ser físicas e matemáticas (isto para licenciatura). Mas o melhor será veres nas páginas das faculdades que queres.
2) É no minimo trabalhoso. Se queres andar nos copos a toda a hora ou se trabalhas ou se tens outras ocupações tipo futebol, bem ... isso vai ser complicado.
3) Sim, tudo o que é praticar é muito bom. Tenta fazer um estágio de verão numa startup, para perceberes o ambiente e te dar motivação e uma visão mais clara sobre o que vai o teu mundo de trabalho.
4) Não sei, mas ouvi dizer que a universidade de aveiro era muito fixe.

Cumprimentos
 
A média de final de curso vai ser importante?
Tudo é importante. Se os teus objectivos forem trabalhar na NASA, por exemplo, acredita que a média é importante.

Acho que neste momento, a média não é importante, porque consegues emprego facilmente, mas no futuro quem sabe não será.
Se o empregador tiver dois candidatos exactamente com as mesmas condições, excepto as médias. Quem achas que ele vai escolher?
 
Viva,
1) Cerca de 40% vão ser físicas e matemáticas (isto para licenciatura). Mas o melhor será veres nas páginas das faculdades que queres.
2) É no minimo trabalhoso. Se queres andar nos copos a toda a hora ou se trabalhas ou se tens outras ocupações tipo futebol, bem ... isso vai ser complicado.
3) Sim, tudo o que é praticar é muito bom. Tenta fazer um estágio de verão numa startup, para perceberes o ambiente e te dar motivação e uma visão mais clara sobre o que vai o teu mundo de trabalho.
4) Não sei, mas ouvi dizer que a universidade de aveiro era muito fixe.

Cumprimentos

2) Se o utilizador souber gerir o seu tempo não vejo porque de vez em quando não tenha tempo para ir tomar uns copos, assim como tambem pode jogar futebol ou praticar desporto. Alias só faz bem praticar desporto para aliviar o stress. Aumenta os niveis de concentração
 
2) Se o utilizador souber gerir o seu tempo não vejo porque de vez em quando não tenha tempo para ir tomar uns copos, assim como tambem pode jogar futebol ou praticar desporto. Alias só faz bem praticar desporto para aliviar o stress. Aumenta os niveis de concentração
Certo, concordo, mas eu disse a "toda a hora".

Vou-te dar uma coisa mais matemática. Se durante a semana perdes 20 horas noutra ocupação destas, então acredita que vai ser muito complicado.
Se jogares futebol de forma federada, é muito facil chegares a esse valor.
Se tiveres um trabalho sexta, sábado e domingo, é muito fácil chegares a esse valor.
Se andares nos copos 5º, 6º e sábado, é muito fácil chegares a esse valor.

É para além da faculdade e ocupação e vais querer tempo para a namorada e para a familia... e claro, para estares a descansar também xD
 
Certo, concordo, mas eu disse a "toda a hora".

Vou-te dar uma coisa mais matemática. Se durante a semana perdes 20 horas noutra ocupação destas, então acredita que vai ser muito complicado.
Se jogares futebol de forma federada, é muito facil chegares a esse valor.
Se tiveres um trabalho sexta, sábado e domingo, é muito fácil chegares a esse valor.
Se andares nos copos 5º, 6º e sábado, é muito fácil chegares a esse valor.

É para além da faculdade e ocupação e vais querer tempo para a namorada e para a familia... e claro, para estares a descansar também xD

Eu pratico desporto sensivelmente 2h por dia, excepto ao Domingo, e não foi por isso que deixei de fazer o curso. Conseguia ir aos copos à sexta-feira com amigos, e também tenho tempo para a namorada. Claro que durante a semana as vezes é puxado, chego a dormir 7h ou menos, mas com esforço e uma boa gestao dá para tudo

Acham importante um mestrado?
Depende do que pretenderes, mas é sempre vantajoso
 
toda a educação dá-te uma vantagem competitiva extra sobre os outros candidatos.

agora se vais fazer um mestrado, fá-lo numa universidade de jeito e não numa de vão de escada.
Que universidades aconselhas? Como funciona para entrar no mestrado, basta fazer a licenciatura? Posso fazer a licenciatura numa universidade e depois o mestrado noutra?
 
Back
Topo