Engenharia Informática

eu já vou com 2 décadas a virar frangos. Vivo no estrangeiro e já passei por várias das maiores gigantes tecnológicas.

doa a quem doer, a esmagadora maioria dos portugueses que vou encontrando nestas empresas de topo, são do IST e da FEUP.

será porque estas empresas ligam ao local do curso? Claro que não. Ninguém conhece as universidades portuguesas no estrangeiro. Esta malta só é contratada porque consegue passar cerca de 5-6 entrevistas técnicas de alto nível.

o que se ganha no IST e na FEUP não é só qualidade técnica, uma vez que os programas escolares hoje em dia são iguais em todo o lado. O que se ganha acima de tudo são valências pessoais por estudar num ambiente muito competitivo, com colegas acima da média, com projectos difíceis, pouco acompanhamento dos docentes, prazos irrealistas, etc

tudo isto cria uma carapaça bastante dura para depois vingar no mundo real.


se há malta do politécnico que consegue chegar tão longe? Claro que há! Desde que uma pessoa seja inteligente e tenha uma capacidade de aprendizagem e de trabalho acima de média consegue tudo! Mas aquilo que se tem de olhar é para aquilo que é estatisticamente superior, não outliers. E é mais fácil chegar lá estudando numa universidade melhor, devido a todo o contexto envolvente.
 
@jimbooo, novamente a universidade é quase irrelevante, mas fica na tua que não volto ao tema. Sabes a razão para essas pessoas serem assim melhores? Não é pela qualidade da universidade, é só e unicamente pela fama da universidade.

Se tens um local onde a fama é tanta que a média de entrada seja 17,6 (FEUP) e outro em que a média de entrada é 11,5 (Universidade do Algarve), mesmo que o curso seja exactamente igual, a quantidade de malta de sucesso que vai sair da FEUP vai ser sempre superior à da malta que entrou no Algarve, porque já tinham mais potencial quando lá entraram não pelo .

Claro que, estatisticamente, os locais onde a média de entrada é mais alta são de onde saem a maioria dos profissionais de sucesso, isso é o mesmo que somar 1 + 1. No entanto isso está longe de querer dizer que os outros locais têm um mau ensino. Essas pessoas de sucesso teriam o mesmo sucesso tivessem elas estudado onde quer que fosse. Os dois casos de maior sucesso que conheço estudaram um no politécnico de Leiria e outro no de Coimbra, entraram com médias de 18+ e, surpreendentemente, têm mais sucesso que grande parte dos colegas. Exactamente o mesmo que teriam se tivessem estudado no sítio mais xpto do País...
 
eu já vou com 2 décadas a virar frangos. Vivo no estrangeiro e já passei por várias das maiores gigantes tecnológicas.

doa a quem doer, a esmagadora maioria dos portugueses que vou encontrando nestas empresas de topo, são do IST e da FEUP.

será porque estas empresas ligam ao local do curso? Claro que não. Ninguém conhece as universidades portuguesas no estrangeiro. Esta malta só é contratada porque consegue passar cerca de 5-6 entrevistas técnicas de alto nível.

o que se ganha no IST e na FEUP não é só qualidade técnica, uma vez que os programas escolares hoje em dia são iguais em todo o lado. O que se ganha acima de tudo são valências pessoais por estudar num ambiente muito competitivo, com colegas acima da média, com projectos difíceis, pouco acompanhamento dos docentes, prazos irrealistas, etc

tudo isto cria uma carapaça bastante dura para depois vingar no mundo real.


se há malta do politécnico que consegue chegar tão longe? Claro que há! Desde que uma pessoa seja inteligente e tenha uma capacidade de aprendizagem e de trabalho acima de média consegue tudo! Mas aquilo que se tem de olhar é para aquilo que é estatisticamente superior, não outliers. E é mais fácil chegar lá estudando numa universidade melhor, devido a todo o contexto envolvente.
Viva,

Podemos saber quais das maiores gigantes tecnológicas?

Obrigado
 
por gigantes tecnológicas considero Apple, Facebook, Google, IBM, Amazon, Microsoft - não estou a falar de consultoras.

dessa lista não vou dizer exactamente quais, por razões de anonimato.
 
por gigantes tecnológicas considero Apple, Facebook, Google, IBM, Amazon, Microsoft - não estou a falar de consultoras.

dessa lista não vou dizer exactamente quais, por razões de anonimato.
Se de facto é verdade, muitos parabéns por teres trabalhado lá. =)
Gostava de ter essa experiência, mas bem sei que é muito dificil.
 
Se de facto é verdade, muitos parabéns por teres trabalhado lá. =)
Gostava de ter essa experiência, mas bem sei que é muito dificil.


as entrevistas são de facto difíceis, mas nada é impossível - numas tens de ser muito bom em algoritimia e estruturas de dados e noutras em desenho de sistemas.

as entrevistas de código são tipo isto:

1) como é que verificas que uma string tem caracteres repetidos?

e tu começas, ah vou iterando na string, tenho um hashmap de caracter>boolean e quando encontro um match retorno true

tempo: O(n) espaço: O(n)

2) como é que se optimiza isto para espaço constante?

se a string só tiver caracteres ascii, em vez da hash, uso um array boolean[256], e para cada caracter que encontro faço array[caracter]=true

tempo: O(n) espaço: O(1)

3) e se tivermos mesmo muito pouco espaço, dá para optimizar mais?

se considerarmos que os caracteres na string são apenas minusculas de a-z, então podemos usar um bit vector.

um inteiro em java são 32 bits, associas cada letra a um bit e fazes set do bit quando encontras a letra.

o espaço assim é constante e é de 32 bits.
 
E com que opinião ficaste do ambiente dessas empresas em que trabalhaste?

o ambiente é espectacular e aprendes imenso, quer a nível de processos como tecnologia. Cada empresa tem a sua própria cultura empresarial, mas são culturas muito fortes, que te fazem sentir bastante motivado.

no entanto, existem inúmeras startups hoje em dia com a mesma vibração. O meu conselho é que tenham coragem e vão para o estrangeiro.

engenharia de software é bastante mais do que os talhos e as consultoras em PT.
 
as entrevistas são de facto difíceis, mas nada é impossível - numas tens de ser muito bom em algoritimia e estruturas de dados e noutras em desenho de sistemas.

as entrevistas de código são tipo isto:

1) como é que verificas que uma string tem caracteres repetidos?

e tu começas, ah vou iterando na string, tenho um hashmap de caracter>boolean e quando encontro um match retorno true

tempo: O(n) espaço: O(n)

2) como é que se optimiza isto para espaço constante?

se a string só tiver caracteres ascii, em vez da hash, uso um array boolean[256], e para cada caracter que encontro faço array[caracter]=true

tempo: O(n) espaço: O(1)

3) e se tivermos mesmo muito pouco espaço, dá para optimizar mais?

se considerarmos que os caracteres na string são apenas minusculas de a-z, então podemos usar um bit vector.

um inteiro em java são 32 bits, associas cada letra a um bit e fazes set do bit quando encontras a letra.

o espaço assim é constante e é de 32 bits.

Isso é dado no primeiro ano de qualquer curso minimamente decente, até acho que tive algo semelhante num exame do primeiro semestre.
 
Isso é dado no primeiro ano de qualquer curso minimamente decente, até acho que tive algo semelhante num exame do primeiro semestre.


tudo o que te perguntam é ensinado nos bons cursos de computer science. Ninguém te pergunta nada que não tenhas aprendido.

se estiveres à vontade em:

Algorithms
Algorithm complexity
Sorting
Hash Tables
Trees
Graphs
LinkedLists
Tries
Heaps

tens boas hipóteses de passar as entrevistas.


mas não te esqueças que há cerca de 3 ou 4 entrevistas de código, e em cada uma tens de resolver 2 exercícios desses (escrever código em whiteboard). Normalmente há edge cases que são complicados de cobrir em pouco tempo.

há sites com centenas de exercícios desses para treinar, e quem seja activo no top coder ou parecido, não terá grandes dificuldades.


depois as entrevistas de desenho de sistema são diferentes, tens de perceber bem bottlenecks, compromissos, e como escolher componentes dependendo dos requisitos.
 
Ainda bem que estudei num politécnico e que ganho bem mais que os meus amigos que andaram no IST e na FEUP. Achas que alguém quer saber sequer onde estudaste depois de teres 1 ano de xp?

Essa distinção poderia fazer sentido há 15 anos atrás mas, hoje em dia, não existem assim esses patamares. Qualquer universidade/politécnico em que estudes te dá as bases necessárias, o que depois fazes com elas já é contigo...

E os teus colegas, igual?
 
Pelo que eu tenho observado ao longo dos ultimos meses onde uma pessoa estuda/estudou, apenas serve para nos ajudar na entrada.
Depois de entrarmos no mercado é indiferente se estudas na faculdade A,B ou C bem como o salário, que será adequado à nossa experiencia/forma de vendermos o nosso peixe.
 
Pelo que eu tenho observado ao longo dos ultimos meses onde uma pessoa estuda/estudou, apenas serve para nos ajudar na entrada.
Depois de entrarmos no mercado é indiferente se estudas na faculdade A,B ou C bem como o salário, que será adequado à nossa experiencia/forma de vendermos o nosso peixe.

Deixo aqui alguns links que acho interessantes e que têm a ver com isto:
https://www.joelonsoftware.com/2000/08/09/the-joel-test-12-steps-to-better-code/
https://thehftguy.com/2017/01/23/career-advice-and-salary-negotiations-move-early-and-move-often/
http://www.kalzumeus.com/2011/10/28/dont-call-yourself-a-programmer/
http://www.kalzumeus.com/2012/01/23/salary-negotiation/

Deve ser lido com uma pitada de sal claro, mas tem muito conselho interessante e é um bom abre-olhos para a realidade.
 
Back
Topo