Engenharia Informática

Pessoal, sou recém licenciado e ando em fase de entrevistas para o meu primeiro trabalho, e tenho 2 propostas, uma software house com uns bons anos de experiência em Portugal (mais de 20) a oferecer o valor normal que aqui dizem(700/800€ ) e a outra é uma consultora a oferecer 900€ mas extras(subsídios). O que acham que um recém licenciado deve escolher baseado em ganhar experiência, ter um bom ponto de inicio de carreira,carreira futura, salário, etc?

E se acabasse por escolher a software house será que em termos financeiros me ia arrepender, agora e no futuro?

Obrigado
 
Última edição:
Neste mercado é estar sempre a pensar em mudar após uns anos. Conheço quem tenha mudado 4 vezes em menos de 10 anos. A ideia de arranjar um bom emprego e só sair na reforma era há 50 anos atrás.
 
Última edição:
Desculpem a ignorância, mas isso não é pouco? Comparativamente com o resto da Europa (pelo menos)...

e quanto é o custo de vida no resto da Europa?

os preços são sempre estabelecidos pelo mercado. Se pagam isso, é porque há oferta de profissionais suficiente disponíveis para trabalhar por esse valor.

se querem receber mais vão para outro mercado que pague mais.

é como um gajo com um curso do MIT, a morar no alentejo e a queixar-se que só lhe oferecem 500 euros por mês.
 
Hey. Tou a acabar o curso de TGPSI e quero seguir a faculdade, o problema é que não sou tão bom a Matematica e o curso tem Mat B, que faculdade aconselham em termos de cadeiras e tudo. Thanks.
 
Boas. Eu estou no IPLeiria e até ver o curso é bastante bom. Têm uma cadeira introdutoria de Matematica Geral A opcional para casos como o teu e depois retomas a Analise Matematica no 2o semestre (em vez de no 1o). Boa sorte!
 
e quanto é o custo de vida no resto da Europa?

os preços são sempre estabelecidos pelo mercado. Se pagam isso, é porque há oferta de profissionais suficiente disponíveis para trabalhar por esse valor.

se querem receber mais vão para outro mercado que pague mais.

é como um gajo com um curso do MIT, a morar no alentejo e a queixar-se que só lhe oferecem 500 euros por mês.

Não é bem assim.
O que acontece é que a maioria das empresas recorre às consultoras para arranjar mão de obra, ou seja estas por sua vez acabam por ter o monopólio da oferta e podem manipular o mercado, estabelecendo um valor artificial para os salários.

Por isso é que eu não trabalho para consultoras e recomendo-vos vivamente que façam o mesmo, sai toda a gente a ganhar porque o mercado deixa de ser manipulado.

Até lá vão continuar a receber os vossos salários de 1000 euros, posso soar snob ou arrogante ao dizer isto, mas não deixa de ser a verdade.
 
Não é bem assim.
O que acontece é que a maioria das empresas recorre às consultoras para arranjar mão de obra, ou seja estas por sua vez acabam por ter o monopólio da oferta e podem manipular o mercado, estabelecendo um valor artificial para os salários.

Por isso é que eu não trabalho para consultoras e recomendo-vos vivamente que façam o mesmo, sai toda a gente a ganhar porque o mercado deixa de ser manipulado.

Até lá vão continuar a receber os vossos salários de 1000 euros, posso soar snob ou arrogante ao dizer isto, mas não deixa de ser a verdade.


as empresas recorrem às consultoras porque as leis laborais são demasiado rígidas e então o mercado criou naturalmente uma camada de intermediários que permitem uma flexibilidade artificial.

por outro lado, como a maioria dos portugueses não gosta de arriscar e gostam é de ter emprego fixo e certo, nem põem a hipótese de trabalhar como contractors como acontece naturalmente nos outros países.

Ambos estes factores criaram a necessidade das consultoras, que, como qualquer intermediário, fica com uma parte significativa do valor criado na cadeia, em troca de menos risco e mais segurança tanto para os clientes como para os trabalhadores.
 
O porquê não interessa para o caso, interessa é que os developers não compactuem e perpetuem esse sistema; comecem a privilegiar trabalhar diretamente para o empregador.
 
só vão trabalhar directamente se estiverem na disposição de ser contractors - profissionais liberais com contratos de 3 a 6 meses que tratam dos seus próprios descontos e contabilidade.

ou alguém acha que uma empresa que precisa de 10 developers para um projecto de 6 meses vai dar a todos contratos sem termo, com a legislação laboral que temos, de modo a ficarem lá a coçar a micose para sempre? Para isso já basta a função pública.

os clientes das consultoras nunca vão contratar developers para os quadros. Ou as pessoas tomam a iniciativa de trabalhar por conta própria e substituir as consultoras, ou fica tudo como está.

e quem quiser emprego estável que vá para software houses que desenvolvem os seus produtos em vez de irem para os talhos.
 
Reduzir o mercado de trabalho a empresas de "projetos" parece-me muito redutor.

Passei por empresas onde estive anos e rejeitei propostas para integrar os quadros de várias empresas.
Mais, há consultoras que recrutam diretamente para o cliente, ficam lá com a comissão deles e desaparecem do cenário.

Acho que basta ter como princípio não aceitar trabalhar para consultoras, e oportunidades aparecem de certeza, então no estado em que o mercado está nem se fala.
 
Trabalho numa consultora, quando entrei estava com o pé atrás, mas no final de contas até gosto. Ás vezes faço umas horas extra, mas não vejo aquela consultora em especifico um sitio mau para trabalhar, como muitas vezes até vejo escrito neste fórum. Então para começar, acho um excelente sitio. Anteriormente estava num estagio numa sofware house e comparando com a consultora, muito pior, sem comparação possível sequer.
 
A consultora tem condições muito melhores, normal. Mas a nível de ambiente, chefias a software house era muito pior. Na consultora vejo um ambiente de ajuda, tu ajudas no que podes e eu o mesmo. Naquela software house era tudo muito mais individualista, mesmo a chefia demonstrava muita frieza na gestão de tudo. A minha sorte foi um dos engenheiros que lá estava que me ajudava a mim e ao outro colega que lá estava também a estagiar. Claro que não é assim em todo o lado, esta minha amostra é pequena, mas é a minha experiência entre um sítio e outro.
Edit: outra coisa, isso de dizerem que numa empresa grande não passas de um número um recurso, eu não sinto isso de todo. Lá até fazem questão de tratar todos por tu, os meus chefes (até os big boss) fazem questão que os trate por tu.
 
Última edição:
Mau era que não tratasses as pessoas por tu, nunca tal coisa vi!
Não seres tratado como um número para mim é não te pagarem despesas em km ou outras ajudas de custo; é reconhecerem o teu valor e atribuirem-te um bom salário com revisão anual.

Boa sorte para encontrar isso numa consultora!
 
malta a quanto andam os salarios em lx para malta senior JAVA + frameworks SPA js recentes?

Ou sabem alguma empresa nao consultora que esteja a recrutar?
 
Última edição:
Back
Topo