Engenharia Informática

@xbostonx não quero de todo andar aqui a defender com unhas e dentes uma consultora ;). Isto é apenas a minha experiência até ao momento, que até pode mudar entretanto. Mas entre a consultora onde estou actualmente ou a software house onde estava prefiro 1000000 vezes a consultora.
Depois "respondendo às tuas questões":
  • Fora de Lisboa pagam ao km as deslocações, se for necessário levar o carro.
  • Pagam também ajudas de custo por dia, caso tenhas que ficar a dormir fora, além do hotel. Mas sim, as ajudas de custo não são nada de especial, até 100€/dia (incluindo sub alimentação), que pode ser pouco dependendo do sitio.
  • Bom salário .... Para mim tenho um salário razoável tendo em conta que sou estagiário ali. A nível de revisão anual, sei que quem teve aumento (depende das avaliações) são sempre acima dos dois dígitos percentuais. Acho que há sempre um aumento pequeno, mas aumentos grandes e prémios dependem das avaliações, o que faz sentido.
Depois até tenho aprendido muitas coisas ali nos últimos meses, o que é sempre bom, caso queira sair de lá. Na software house também aprendi muitas coisas novas, mas na globalidade gosto mais da consultora - Deloitte no caso em concreto.
 
Já vi neste fórum dizerem que a Deloitte era tipo "talho", daí estar com isto. Mas então está esclarecido [emoji6]
 
Boas.

Estou agora no 9º ano, sou muito novo é verdade mas preciso da vossa ajuda.
A Orientação Vocacional na minha escola é uma m****. Vou agora seguir Ciências e Tecnologias (melhor opção na minha opinião). Se eu quiser tenho notas para entrar no que eu quero e estudo/empenho não é preocupação.

Eu no futuro quero fazer o que gosto, e a única coisa que estou interessado (ainda é um bocado cedo?) é algo relacionado com Informática/Computadores/Tecnologia ou Economia (mas não falemos disto).

- O que se faz ao certo na área de Informática? (não tenho noção do que é trabalhar nesta área, (programação?, arranjo ou montagem de computadores/equipamentos?, analises/consulta de projetos?))
- Melhor curso para seguir? (o que é ao certo Engenharia Informática? Ciências da Computação? Por ai...)
- Empregabilidade?
- Procura de engenheiros informáticos?
- Salários? (menos importante por agora)

Sei lá... falem-me um pouco do que é trabalhar nesta área hoje em dia.

Obrigado a quem leu.
 
Na sua esmagadora maioria é ficares sentádo à frente de um ecrã a bater codigo na esperança que tal funcione, não esperes desenvolver algo "unico", muitas das vezes o pedido é para desenvolverem algo como uma certa aplicação mas não tão parecido ao ponto de resultar num processo em tribunal.

Como qualquer trabalho, é um trabalho, é aborrecido, é frustante, vais receber ordens e lidar com pessoas que não programam há anos mas pensam que sabém tudo, ai está, é um emprego como outro qualquer, apenas ganhas mais do que a maioria.
 
Boas.

Estou agora no 9º ano, sou muito novo é verdade mas preciso da vossa ajuda.
A Orientação Vocacional na minha escola é uma m****. Vou agora seguir Ciências e Tecnologias (melhor opção na minha opinião). Se eu quiser tenho notas para entrar no que eu quero e estudo/empenho não é preocupação.

Eu no futuro quero fazer o que gosto, e a única coisa que estou interessado (ainda é um bocado cedo?) é algo relacionado com Informática/Computadores/Tecnologia ou Economia (mas não falemos disto).

- O que se faz ao certo na área de Informática? (não tenho noção do que é trabalhar nesta área, (programação?, arranjo ou montagem de computadores/equipamentos?, analises/consulta de projetos?))
- Melhor curso para seguir? (o que é ao certo Engenharia Informática? Ciências da Computação? Por ai...)
- Empregabilidade?
- Procura de engenheiros informáticos?
- Salários? (menos importante por agora)

Sei lá... falem-me um pouco do que é trabalhar nesta área hoje em dia.

Obrigado a quem leu.



se queres ter sempre emprego garantido e ganhar montes de dinheiro vai para engenharia informática ou medicina.

é o conselho sincero que dou a todos os jovens que estão agora a escolher uma área. Não há melhor e o que aprendes é igual em qualquer país do mundo.
 
Boas.

Estou agora no 9º ano, sou muito novo é verdade mas preciso da vossa ajuda.
A Orientação Vocacional na minha escola é uma m****. Vou agora seguir Ciências e Tecnologias (melhor opção na minha opinião). Se eu quiser tenho notas para entrar no que eu quero e estudo/empenho não é preocupação.

Eu no futuro quero fazer o que gosto, e a única coisa que estou interessado (ainda é um bocado cedo?) é algo relacionado com Informática/Computadores/Tecnologia ou Economia (mas não falemos disto).

- O que se faz ao certo na área de Informática? (não tenho noção do que é trabalhar nesta área, (programação?, arranjo ou montagem de computadores/equipamentos?, analises/consulta de projetos?))
- Melhor curso para seguir? (o que é ao certo Engenharia Informática? Ciências da Computação? Por ai...)
- Empregabilidade?
- Procura de engenheiros informáticos?
- Salários? (menos importante por agora)

Sei lá... falem-me um pouco do que é trabalhar nesta área hoje em dia.

Obrigado a quem leu.

Na área de informática podes ser um programador, um analista de negócio (o gajo que está entre os clientes e os programadores), gestor de projecto, desenhar e arquitectar um sistema informático, entre outras coisas, na minha carreira já tive de desempenhar as 3 funções, embora o que goste mais é de programar.

O curso é pouco importante, é mais importante ser numa boa universidade. Tudo isso vai ao chapéu depois de arranjares o 1o/2o emprego, principalmente se a empresa for boa. Qualquer curso de informática vai ter uma dose boa de programação, por isso se achas que programar não é para ti, há outros cursos que podes tirar que te permitam trabalhar em projectos na área da informática (especialmente tarefas relacionadas com gestão de projectos e analista de negócio)

A empregabilidade é decente e, mais importante, é relativamente fácil tu poderes vir a ser o teu próprio patrão, uma vez que o curso te dá ferramentas para começares o teu próprio negócio, seja ele construir um produto ou oferecer um serviço. Há poucos cursos que te dão tanta capacidade para poder criar qq coisa.

A procura de eng. informaticos das melhores universidades vai sempre ser alta. Cada vez mais, vai haver uma dependência alta de malta com conhecimentos de informática, o que pode acontecer é que os salários vão baixar um pouco à medida que a oferta aumenta.

Em termos de salários, o potencial é grande, mas depende muito de ti (e um bocado da sorte que tenhas).
 
Boas.

Estou agora no 9º ano, sou muito novo é verdade mas preciso da vossa ajuda.
A Orientação Vocacional na minha escola é uma m****. Vou agora seguir Ciências e Tecnologias (melhor opção na minha opinião). Se eu quiser tenho notas para entrar no que eu quero e estudo/empenho não é preocupação.

Eu no futuro quero fazer o que gosto, e a única coisa que estou interessado (ainda é um bocado cedo?) é algo relacionado com Informática/Computadores/Tecnologia ou Economia (mas não falemos disto).

- O que se faz ao certo na área de Informática? (não tenho noção do que é trabalhar nesta área, (programação?, arranjo ou montagem de computadores/equipamentos?, analises/consulta de projetos?))
- Melhor curso para seguir? (o que é ao certo Engenharia Informática? Ciências da Computação? Por ai...)
- Empregabilidade?
- Procura de engenheiros informáticos?
- Salários? (menos importante por agora)

Sei lá... falem-me um pouco do que é trabalhar nesta área hoje em dia.

Obrigado a quem leu.
Acho engraçado tu estares no 9 ano e ja saberes fazer as perguntas certas.
O que se faz ao certo na área de Informática?
A area de informatica é um mundo vou fazer uma escada:
1-Redes/Desenvolvimento
2-Dentro das Redes tens um mundo que eu não conheço/Na Grupo de desenvolvimento podemos desenvolver em 3 áreas Web/Aplicacional/Mobile
3-Dentro de cada área em cima tem varias tecnologias de desenvolvimento.

Onde é que um developer se coloca então?
Basicamente ficas no ultimo ponto, e especializa-se numa linguagem especifica.

- Melhor curso para seguir? (o que é ao certo Engenharia Informática? Ciências da Computação? Por ai...)
Se queres ir para area de redes tens cursos com mais cadeiras de redes. Se queres programação (desenvolvimento de software) podes ir para "qualquer" curso de Eng. Informática.
O melhor curso a seguir é com base naquilo que queres fazer.

- Empregabilidade?
As areas de desenvolvimento é a que tem mais empregabilidade, e mesmo dentro das area de desenvolvimento existem linguagens com mais empregabilidade que outras. mas ha emprego num geral nelas todas.

- Procura de engenheiros informáticos?
Muita

- Salários? (menos importante por agora)
Recém-licenciado 1000€
2 anos de Experiência 1300€
E por ai a fora os falores em cima varias bastante do teu poder de negociação e da empresa etc etc. se estas em Lisboa ou no Alentejo :P
 
Na área de informática podes ser um programador, um analista de negócio (o gajo que está entre os clientes e os programadores), gestor de projecto, desenhar e arquitectar um sistema informático, entre outras coisas, na minha carreira já tive de desempenhar as 3 funções, embora o que goste mais é de programar.

O curso é pouco importante, é mais importante ser numa boa universidade. Tudo isso vai ao chapéu depois de arranjares o 1o/2o emprego, principalmente se a empresa for boa. Qualquer curso de informática vai ter uma dose boa de programação, por isso se achas que programar não é para ti, há outros cursos que podes tirar que te permitam trabalhar em projectos na área da informática (especialmente tarefas relacionadas com gestão de projectos e analista de negócio)

A empregabilidade é decente e, mais importante, é relativamente fácil tu poderes vir a ser o teu próprio patrão, uma vez que o curso te dá ferramentas para começares o teu próprio negócio, seja ele construir um produto ou oferecer um serviço. Há poucos cursos que te dão tanta capacidade para poder criar qq coisa.

A procura de eng. informaticos das melhores universidades vai sempre ser alta. Cada vez mais, vai haver uma dependência alta de malta com conhecimentos de informática, o que pode acontecer é que os salários vão baixar um pouco à medida que a oferta aumenta.

Em termos de salários, o potencial é grande, mas depende muito de ti (e um bocado da sorte que tenhas).

Obrigado a todos pelas palavras!

@juveleo85 o que é certo é que eu não sei bem se irei gostar de programar ou não...
 
o que é certo é que eu não sei bem se irei gostar de programar ou não...
Se fosse a ti começava a aprender algumas coisas de programação. Não precisa de ser já, mas aconselho por ex. nas férias do 11º ano. Vai ao plano de curso e vê a linguagem que aprendes no 1º semestre e começa a ver uns vídeos/ppts. Assim fazes duas coisas: Vês se gostas minimamente de programação (grande parte do curso de EI é programação) e também já ficas com umas bases se decidires seguir em frente, o que vai tornar a aprendizagem mais fácil. EI é um curso difícil, especialmente se não souberes patavina de programação quando lá entrares, pelo que qualquer "avanço" ajuda sempre.
 
Obrigado a todos pelas palavras!

@juveleo85 o que é certo é que eu não sei bem se irei gostar de programar ou não...

Pois... o meu concelho é que experimentes. Tenta fazer um site ou uma app ou um jogo ou tentar resolver um problema com um algoritmo e vê se achas piada ao percurso. Eu quando fui para o curso não sabia nenhuma linguagem de programação, mas gostava de fazer uns programinhas básicos para a calculadora gráfica para esconder as cábulas. Durante o projecto da cadeira de Fundamentos de Programação tive a minha epifania que foi ter encontrado uma solução para resolver o problema mais difícil do projecto, depois de andar 4 ou 5 dias a pensar como o fazer.

Para mim programação é engraçado por causa disso. Todas as ferramentas estão ao teu dispor para resolveres um problema, só tens é de aprender a usa-las da maneira certa. É criativo, é desafiante e não é monótono (há sempre uma maneira melhor de fazeres a mesma coisa e a beleza das tarefas repetitivas é que podem ser automatizadas) :)
 
Existe alguma espécie de programa de estágios de verão no Porto? Gostava de fazer um estágio nas férias para ir ganhando alguma experiência e fazer uns trocos, mas não sei bem onde procurar, e se as empresas aceitam malta ainda não licenciada (no meu caso, irei terminar agora o 2º ano).
 
Acho engraçado tu estares no 9 ano e ja saberes fazer as perguntas certas.
O que se faz ao certo na área de Informática?
A area de informatica é um mundo vou fazer uma escada:
1-Redes/Desenvolvimento
2-Dentro das Redes tens um mundo que eu não conheço/Na Grupo de desenvolvimento podemos desenvolver em 3 áreas Web/Aplicacional/Mobile
3-Dentro de cada área em cima tem varias tecnologias de desenvolvimento.

Onde é que um developer se coloca então?
Basicamente ficas no ultimo ponto, e especializa-se numa linguagem especifica.

- Melhor curso para seguir? (o que é ao certo Engenharia Informática? Ciências da Computação? Por ai...)
Se queres ir para area de redes tens cursos com mais cadeiras de redes. Se queres programação (desenvolvimento de software) podes ir para "qualquer" curso de Eng. Informática.
O melhor curso a seguir é com base naquilo que queres fazer.

- Empregabilidade?
As areas de desenvolvimento é a que tem mais empregabilidade, e mesmo dentro das area de desenvolvimento existem linguagens com mais empregabilidade que outras. mas ha emprego num geral nelas todas.

- Procura de engenheiros informáticos?
Muita

- Salários? (menos importante por agora)
Recém-licenciado 1000€
2 anos de Experiência 1300€
E por ai a fora os falores em cima varias bastante do teu poder de negociação e da empresa etc etc. se estas em Lisboa ou no Alentejo :P

Quando referes aqui os 1000€ estás a falar limpos ou brutos?

Se estás a falar limpos, estás a contabilizar SA e Duodécimos a 100%?

Obrigado :)
 
Boa noite, alguém que trabalhe na Farfetch, como é o ambiente de trabalho/condições/salários etc. Os contratos são a termo? Tenho entrevista brevemente para Junior .Net.
 
Boa tarde,
Estou no final do 12ºano e gostava de seguir Engenharia Informática na universidade mas tenho as seguintes dúvidas:
- É necessário ter bases de programação e de outros aspetos da informática?
- Apartir de onde posso obter essas bases?
- É um curso com uma grande taxa de empregabilidade pós-curso?
- O Politécnico de Viana do Castelo é um bom local para estudar neste curso?
- Quais as melhores universidades/politécnicos com média candidatura inferior a 14?

Obrigado.
 
Back
Topo