Engenharia Informática

Não precisas de bases. Os cursos são pensados para pessoas com zero noções de programação. No entanto, não será pior teres algum contacto para ver se realmente é algo que gostas. Algumas pessoas simplesmente não "clicam", e descobrir isso a meio do curso pode ser chato. A empregabilidade é virtualmente 100%. O resto não te sei responder.
 
Boa tarde,
Estou no final do 12ºano e gostava de seguir Engenharia Informática na universidade mas tenho as seguintes dúvidas:
- É necessário ter bases de programação e de outros aspetos da informática?
- Apartir de onde posso obter essas bases?
- É um curso com uma grande taxa de empregabilidade pós-curso?
- O Politécnico de Viana do Castelo é um bom local para estudar neste curso?
- Quais as melhores universidades/politécnicos com média candidatura inferior a 14?

Obrigado.
Não necessitas de bases. Se as tiveres tanto melhor, mas não é necessário.
A empregabilidade é muito boa, no entanto os salários de primeiro emprego já não são o que eram.
Qualquer faculdade é um bom local desde que estejas disposto a aproveitar ao máximo o que te disponibilizam. No entanto, existem diferenças entre frequentar o politécnico de Viana (por exemplo) ou o Técnico. A diferença é motivada especialmente pelos alunos: se num determinado local os alunos são alunos com notas melhores, tudo indica que serão melhores (mais inteligentes, ou mais esforçados) o que leva a que a exigência, ritmo, quantidade de trabalhos, competitividade entre colegas seja diferente.

Mas eu acredito que, qualquer que seja a escola terá meios para dar a qualquer aluno conhecimentos para brilhar, assim o aluno o queria e se esforce (dentro e fora da escola).

Abraços
 
Como conseguir ganhar 3600€ líquidos em Portugal sem ter que sair de casa. (sim eu sei que parece um anuncio duvidoso mas garanto que é verdade)

Está na altura de eu dar o meu contributo a nova geração de programadores, porque eu comecei por ganhar uma miséria e visto que eu ja tenho alguma experiência, vou tentar acabar com alguns medos/preconceitos.

Primeiro tenho a vos dizer que as Consultoras SÃO UM CANCRO o que vos pagam são MIGALHAS.
Voces têm de encarar as consultoras como um trampolim ou má fase na vossa vida ao qual se tiveram de sujeitar a certas coisas, para que pudessem ganhar alguma experiência.
Contratos sem termo é uma anedota, a "segurança" que acham que isso vos proporciona é uma ilusão e acreditem que é uma prisão psicológica que não faz sentido nenhum.
Expandam os vossos horizontes não somos Portugueses somos cidadãos do mundo e é assim que vocês devem encarar o mercado.

Eu tenho 2 contratos em modo de "prestação de serviços" um com cliente nacional e outro "contrato" com um cliente internacional.
Eu trabalho em equipa e com developers de outras consultoras nacionais, mas como eu me dirigi ao cliente e apesar da minha rate ser mais baixa consigo ganhar muito mais que os meus colegas da consultora x ou y.
Voces devem estar a pensar algo do tipo, "Como é que este palhaço tem tempo para 2 projetos em simultâneo?" é fácil.
Trabalhar por objectivos e trabalho em equipa, quem usa o JIRA sabe do que eu estou a falar. E tenho um conjunto de tasks que consigo acabar num determinado tempo e com a experiência que tenho há tasks que faço em metade do tempo ou ainda menos o que apesar de ter 2 contratos ainda me sobra muito tempo durante o dia, tipo, começo as 9 e as 16 ja fiz o que tinha a fazer em ambos os projetos. Agora vocês devem tar a pensar, "este palhaço ja deve ter tido problemas que o devem ter travado por alguns dias sem possível resolução em vista...bugs e outras cenas". Sim é verdade mas o que vocês têm de meter na cabeça é que os problemas não existem. (Este gajo é maluco). È verdade, isto para programadores com o primeiro emprego vai vos diminuir enormemente os níveis de ansiedade! O que vocês devem fazer é quando encontram um problema que vos esta a levar mais que uma hora a resolver a primeira coisa que devem fazer é ir ao stackoverflow (criar um conta caso ainda não tenham uma) ou ir a outros forums relacionados com a tecnologia em causa e fazer todas as perguntas que acharem necessárias, e esquecer a task anterior e passar a próxima, simples não é? Com isto não só constroem um bom portfolio no stackoverflow como recebem ajuda na resolução de todos os vossos problemas com developers que podem contribuir com outra visão do problema que tu nunca imaginaste. O importante aqui é fazerem a pergunta certa e bem estruturada.
Outro concelho que vos dou é nunca usar a mais recente tecnologia do mercado no vosso projeto, a não ser que a mesma tenha para cima de 2000 contribuíres no GitHub, bom suporte técnico, bons exemplos e varias projetos no mercado a usar a mesma.

Agora vamos falar de arquiteturas de desenvolvimento, a evolução tem sido a seguinte MVC -> MVVM e agora muito recentemente REDUX, e na minha opinião vocês devem começar aprender a usar REDUX, va lá...leiam sobre isto sff num futuro proximo vão me agradecer.

Aposto que aqui toda a gente tem facebook, agora imagem algo parecido mas só para profissionais e empresas, em que vocês atualizam como se fosse o vosso CV, e que vai catapultar a vossa carreira indefinidamente, vai ser basicamente o vosso ganha pão, estou a falar claro do LINKEDIN, se não têm conta VÃO JA CRIAR UMA SFF!!!!

Outra coisa muito importante é NUNCA DEIXAM DE PROCURAR NOVOS PROJETOS/DESAFIOS, mesmo que tenham entrado na empresa há um dia, vocês ja devem estar de olho noutras empresas e no que vão procurar a seguir.

Outra coisa é atitude, vocês têm de ser firmes naquilo que acham que está certo e ao mesmo tempo serem humildes o suficiente para reconhecerem que estão errados, esta skill, vai vos valer muito, arrogância e prepotência não vos leva a lado nenhum, se não sabem algo sobre um determinado assunto não tenham vergonha de o admitir, façam todas as perguntas que acharem necessárias até tudo ficar esclarecido, isto é valido para qualquer projeto.

Por falar em projeto, tenham sempre em mente que o cliente nunca sabe bem ao certo o que quer, é o vosso trabalho guiar o cliente para uma solução que melhor se adequa ao modelo de negocio do mesmo.

Por agora nao me lembro de mais nada, se houver alguma dúvida mandem uma mensagem ao palhaço :)
 
Última edição:
Estou agora a acabar o 1º ano em Eng. Informática.
Acham que me posso meter já num estágio de verão ou nem vale a pena por ter tão pouca experiência ?

Cumprimentos
 
Estou agora a acabar o 1º ano em Eng. Informática.
Acham que me posso meter já num estágio de verão ou nem vale a pena por ter tão pouca experiência ?

Cumprimentos


Se alguém te aceitar, porque não? Eu vou iniciar a minha investida no meio empresarial a partir do 4 ( estou 3 ano agora) pois aí sim j tens conhecimentos para algo desse género. Ate la, posso me dedicar a aprender frameworks e coisas úteis e atuais e usadas na empresas. Tenta criar aplicações ou sites ou jogos, o que gostares mais e guarda isso em repositórios de codigo. Assim demonstras conhecimento e alguma experiência.
 
Viva, malta! Basicamente acabei o segundo ano em EI e vou ter 3 meses livres da faculdade: Junho, Julho e Agosto.
Quero nesses 3 meses fazer algo que enriqueça o meu conhecimento na área. Algo desde tirar uma formação numa certa tecnologia (com certificado no final é de salutar) e que tenha que pagar x até trabalhar/estagiar numa empresa em Lisboa/Margem Sul e ganhar y. O principal foco é enriquecer o meu conhecimento. Se não der nada do que descrevi tenciono aprender RoR, fazer uma app para Android em Java ou uma em Swift para iOS, fazer uns sites/templates usando o bootstrap. Conheço udemy, code school, khan academy mas estes vão ser o ultimo recurso se não encontrar nada do que descrevi na 3 frase. O que recomendam ? Recomendam investir nalguma outra tecnologia nesses 3 meses ?
 
Eu fi-lo e não me arrependo.

Se alguém te aceitar, porque não? Eu vou iniciar a minha investida no meio empresarial a partir do 4 ( estou 3 ano agora) pois aí sim j tens conhecimentos para algo desse género. Ate la, posso me dedicar a aprender frameworks e coisas úteis e atuais e usadas na empresas. Tenta criar aplicações ou sites ou jogos, o que gostares mais e guarda isso em repositórios de codigo. Assim demonstras conhecimento e alguma experiência.

E qual é o melhor caminho para encontrar uma empresa que me aceite para estágio tão cedo ?
 
Acham que, neste momento, depois de licenciado em Engenharia Informática, faz sentido tirar um mestrado em Gestão de Projetos? Estou atualmente a acabar o 2º ano e a ideia que tenho é que a maior parte dos recém-licenciados quase que só têm uma opção que é programação e só com experiência é que poderão chegar à parte de gestão. Ou seja, o que beneficiaria eu com esse mestrado?
 
Se queres seguir gestão de projectos pode fazer sentido, tudo depende dos teus objectivos.

e só com experiência é que poderão chegar à parte de gestão.

Eu nem sou muito a favor de gestores vindos de IT. Gestão que fique para as pessoas dessa área...
 
Estou no final do 12º ano e estou a pensar entrar em Engenharia Informática no IPVC (Viana do Castelo)? Alguém conhece este politécnico e o que acha?
Não tenho grandes bases a nível da informática, vou "numa" de me aplicar a 100% ao curso e aprender ao máximo lá, acham q essas tais bases são necessárias ou o curso é feito para pessoal sem grandes bases?
Em relação a recomendações, o que acham que deveria começar a fazer e a ver para ganhar umas certas bases e ter uma ideia melhor do que faz realmente um engenharia informático e do que consiste mesmo a programação.
Por último.. O inglês é algo essencial ao longo do curso?.. é que não sou muito bom e até já pensei em inscrever-me num curso para aprender mais um pouco sobre a língua de forma a ajudar-me nesta área. O que acham?

Aguardo respostas, obrigado ;)
 
Estou no final do 12º ano e estou a pensar entrar em Engenharia Informática no IPVC (Viana do Castelo)? Alguém conhece este politécnico e o que acha?
Não tenho grandes bases a nível da informática, vou "numa" de me aplicar a 100% ao curso e aprender ao máximo lá, acham q essas tais bases são necessárias ou o curso é feito para pessoal sem grandes bases?
Em relação a recomendações, o que acham que deveria começar a fazer e a ver para ganhar umas certas bases e ter uma ideia melhor do que faz realmente um engenharia informático e do que consiste mesmo a programação.
Por último.. O inglês é algo essencial ao longo do curso?.. é que não sou muito bom e até já pensei em inscrever-me num curso para aprender mais um pouco sobre a língua de forma a ajudar-me nesta área. O que acham?

Aguardo respostas, obrigado ;)

Investe no inglês, o resto vão-te ensinar no curso ou consegues aprender na internet.
 
Estou no final do 12º ano e estou a pensar entrar em Engenharia Informática no IPVC (Viana do Castelo)? Alguém conhece este politécnico e o que acha?
Não tenho grandes bases a nível da informática, vou "numa" de me aplicar a 100% ao curso e aprender ao máximo lá, acham q essas tais bases são necessárias ou o curso é feito para pessoal sem grandes bases?
Em relação a recomendações, o que acham que deveria começar a fazer e a ver para ganhar umas certas bases e ter uma ideia melhor do que faz realmente um engenharia informático e do que consiste mesmo a programação.
Por último.. O inglês é algo essencial ao longo do curso?.. é que não sou muito bom e até já pensei em inscrever-me num curso para aprender mais um pouco sobre a língua de forma a ajudar-me nesta área. O que acham?

Aguardo respostas, obrigado ;)

Sou finalista de EI no IPVC e posso-te ajudar.

Sim, o curso é feito para pessoal que não tem bases, não te preocupes se vais para lá sem saber nada sobre programação ou informática.. Mas claro que se souberes umas coisas sempre ajuda, podes começar por aprender C.

A matemática é que convêm teres bases porque vais levar com muita no 1º ano.

Quanto ao inglês vais ter uma cadeira dedicada a isso mas é pouco tempo. Não é um requisito saberes inglês para acabar o curso mas para praticares a profissão é quase obrigatório por isso vai treinando isso com o tempo :)
 
Sou finalista de EI no IPVC e posso-te ajudar.

Sim, o curso é feito para pessoal que não tem bases, não te preocupes se vais para lá sem saber nada sobre programação ou informática.. Mas claro que se souberes umas coisas sempre ajuda, podes começar por aprender C.

A matemática é que convêm teres bases porque vais levar com muita no 1º ano.

Quanto ao inglês vais ter uma cadeira dedicada a isso mas é pouco tempo. Não é um requisito saberes inglês para acabar o curso mas para praticares a profissão é quase obrigatório por isso vai treinando isso com o tempo :)

Obrigado pelos conselhos!
E já que és finalista de EI no IPVC.. É um bom local para estudar e tirar este curso? A empregabilidade é bastante alta? Em termos de estágios como funciona? Os horários e aulas?
Gostaria de ouvir assim uma opinião geral de alguém como tu que está lá a estudar para saber se é o sítio certo para estudar.
Obrigado ;)
 
Obrigado pelos conselhos!
E já que és finalista de EI no IPVC.. É um bom local para estudar e tirar este curso? A empregabilidade é bastante alta? Em termos de estágios como funciona? Os horários e aulas?
Gostaria de ouvir assim uma opinião geral de alguém como tu que está lá a estudar para saber se é o sítio certo para estudar.
Obrigado ;)

É assim, sim é um bom local, e acho que tem vindo a melhorar, mas se há melhores? claro.. Quanto à empregabilidade neste momento não é de longe um problema, qualquer pessoa consegue emprego, seja na própria cidade ou fora.

Relativamente aos estágios são só no último ano e não funcionam mesmo como estágios, tens é cadeiras que são projetos que podes fazer para empresas. (E também és livre de procurares empresas para isso.)

Quanto às aulas a partir deste ano existem algumas que não são de presença obrigatória mas em geral todas são. E os horários não costumam ser puxados.

Existem professores muito bons que exigem bastante de ti mas também há alguns que não querem saber.. mas acho que isto é algo inevitável em todos os sítios.
 
Boas, encontro-me de momento a frequentar o 4o ano do MIEIC da feup (apos término de licenciatura noutra faculdade). Visto que vim por transferência, tenho varias UCs sem equivalencia de 2o e 3o ano , principalmente no 1o semestre o que faz com que so possa terminar o mestrado daqui a mais 2 anos.
Já fiz as principais cadeiras de projeto de 4o ano (que sao espetaculares, diga-se de passagem - LGP e LDSO), mas a minha situaçao de momento é o facto de ter várias cadeiras de 2o e 3o ano que além da dificulade, de pouco servem e sinceramente a motivação não é muita, sinto-me a dar passos atrás.
Por outro lado estive-me a informar sobre o mestrado de Eng de Software do ISEP que me aprece envolver muita programaçao/desenvolvimento e tecnologias bastante atuais e que me está a interessar muito.
Que opiniões têm atualmente sobre esse mestrado?
Vale a pena a troca de Fac?

Parece-me que o MIEIC tenta ir por vários ramos e esse mestrado no ISEP foca-se mais na componente de desenvolvimento e tem bastante componente prática, o que adoro.
 
Olá malta, preciso da vossa opinião.

Acabei este ano a licenciatura e para o ano vou fazer uma de duas coisas:
a) Entrar no Mestrado em Segurança Informática e conciliar com um emprego que arranje entretanto. Eventualmente gostaria de tirar MBA mais tarde.
b) Arranjar trabalho lá fora.

Arranjar trabalho cá, é mais do mesmo... LinkedIn, ITJobs e brute force até alguém aceitar.
E lá fora? É possível arranjar trabalho como recém licenciado sem experiência?
 
Olá malta, preciso da vossa opinião.

Acabei este ano a licenciatura e para o ano vou fazer uma de duas coisas:
a) Entrar no Mestrado em Segurança Informática e conciliar com um emprego que arranje entretanto. Eventualmente gostaria de tirar MBA mais tarde.
b) Arranjar trabalho lá fora.

Arranjar trabalho cá, é mais do mesmo... LinkedIn, ITJobs e brute force até alguém aceitar.
E lá fora? É possível arranjar trabalho como recém licenciado sem experiência?

A questao nao é arranjares trabalho sem ex, porque isso arranjas, o problema é conseguires viver com algumas condições, vais receber uma miséria e tens que pagar casa comida e nao vais guardar nada.
Mas isto para dizer oque? vale sempre a pena procurar la fora ja com alguma bagagem, porque consegues negociar um salário e viver com outras condições.
 
A questao nao é arranjares trabalho sem ex, porque isso arranjas, o problema é conseguires viver com algumas condições, vais receber uma miséria e tens que pagar casa comida e nao vais guardar nada.
Mas isto para dizer oque? vale sempre a pena procurar la fora ja com alguma bagagem, porque consegues negociar um salário e viver com outras condições.

Apenas podes dizer isso se a comparação for com viver em casa dos pais e não pagar nada.

Se comparares coisas comparáveis, por norma ficas com um maior poder de compra no estrangeiro. A vida de "emigrante que tem que poupar em todo o lado e não pode aproveitar nada" não se aplica em IT. Em qualquer País evoluído consegues ter uma vida igual, ou melhor, que em Portugal no inicio de carreira.
 
Back
Topo