Engenharia Informática

Eu não tenho uma média muita alta, está nos 15,1 como disse anteriormente e vai mexer muito dependendo do exame nacional. Tinha pensado nas seguintes universidades e politécnicos com uma média candidatura do ano passado inferior a 15:
- Universidade Coimbra
- Instituto Politécnico Viana do Castelo
- FCUL
- ISCTE

Alguém me pode ajudar e dar a opinião pff..
Viana do Castelo ficava mais perto de casa e é onde tenho acerteza que a minha média me permite entrar. Coimbra é uma opção se tirar uma boa nota do exame nacional. As 2 últimas já são pouco hipótese visto que teria de mudar para o sul e a média também é "alta".
Gostaria de ouvir mais umas opiniões.. obrigado!
 
Eu que já andei aqui no 12º ano à procura de conselhos sobre o que seguir e que faculdade escolher, sugiro, a quem agora passa pelo mesmo, que vão lendo opiniões como a do @Morais com um bocadinho de "sal", porque é um ponto de vista individual e, na minha opinião, extremamente biased e com algum trauma escondido.

A nível mais pessoal, espero que essa atitude arrogante seja só uma persona de internet, porque pessoas assim são absolutamente tóxicas para se lidar no dia a dia de uma profissão como a nossa.
 
@Morais tanto ódio ao isep, vai com calma rapaz.
Eu também estudei no isep e actualmente estudo na fcup e fmup e não sei onde desencantastes isso de que falas a nível de infraestruturas. Acreditas que já não estudando no isep, continuo a ir para lá estudar? Se fosse mau, não iria certamente. Na fcup e fmup a net mal funciona, funcionários arrogantes, alunos sem qualquer tipo de respeito caso lhes peças para falarem um bocado mais baixo... no isep tens espaços abertos 24h por dia inclusive aos fins de semana, queres melhor do que isso?

Comparar um curso de ciências de computadores a engenharia informática? Épa... ao menos comparem algo que possa ser realmente comparável.
 
Boas, encontro-me de momento a frequentar o 4o ano do MIEIC da feup (apos término de licenciatura noutra faculdade). Visto que vim por transferência, tenho varias UCs sem equivalencia de 2o e 3o ano , principalmente no 1o semestre o que faz com que so possa terminar o mestrado daqui a mais 2 anos.
Já fiz as principais cadeiras de projeto de 4o ano (que sao espetaculares, diga-se de passagem - LGP e LDSO), mas a minha situaçao de momento é o facto de ter várias cadeiras de 2o e 3o ano que além da dificulade, de pouco servem e sinceramente a motivação não é muita, sinto-me a dar passos atrás.
Por outro lado estive-me a informar sobre o mestrado de Eng de Software do ISEP que me aprece envolver muita programaçao/desenvolvimento e tecnologias bastante atuais e que me está a interessar muito.
Que opiniões têm atualmente sobre esse mestrado?
Vale a pena a troca de Fac?

Parece-me que o MIEIC tenta ir por vários ramos e esse mestrado no ISEP foca-se mais na componente de desenvolvimento e tem bastante componente prática, o que adoro.

Alguém que me possa dar opiniões ?

Obrigado desde já
 
Boas, encontro-me de momento a frequentar o 4o ano do MIEIC da feup (apos término de licenciatura noutra faculdade). Visto que vim por transferência, tenho varias UCs sem equivalencia de 2o e 3o ano , principalmente no 1o semestre o que faz com que so possa terminar o mestrado daqui a mais 2 anos.
Já fiz as principais cadeiras de projeto de 4o ano (que sao espetaculares, diga-se de passagem - LGP e LDSO), mas a minha situaçao de momento é o facto de ter várias cadeiras de 2o e 3o ano que além da dificulade, de pouco servem e sinceramente a motivação não é muita, sinto-me a dar passos atrás.
Por outro lado estive-me a informar sobre o mestrado de Eng de Software do ISEP que me aprece envolver muita programaçao/desenvolvimento e tecnologias bastante atuais e que me está a interessar muito.
Que opiniões têm atualmente sobre esse mestrado?
Vale a pena a troca de Fac?

Parece-me que o MIEIC tenta ir por vários ramos e esse mestrado no ISEP foca-se mais na componente de desenvolvimento e tem bastante componente prática, o que adoro.

Eu acho que o que vale mais a pena é acabares o mais depressa possível e começares a trabalhar.
 
Eu acho que o que vale mais a pena é acabares o mais depressa possível e começares a trabalhar.

Concordo, mas a questão aqui é que é igual, vou ficar 2 anos de qualquer das formas porque tenho o 1o semestre atolado de cadeiras de 2o e 3o que nao me deram equivalencia. Mas basicamente estou a fazer coisas ou repetidas ou sem o mínimo interesse. E no ISEP iria aprender muito mais em relação á pratica que é o que interessa. Hoje em dia há assim um beneficio tão grande em acabar o mestrado na FEUP em relação ao ISEP?
 
Sinceramente, é o que menos me preocupa. Sempre aprendi rápido e com esforço nao deve ser dificil adaptar. E pode-se sempre mudar ao fim de algum tempo se a área não for a melhor.
isso e uma coisa que tens que pensar bem quando começares a trabalhar, porque depois e bem mais difícil mudar...
 
Porquê? Se estiveres 5 anos como Mobile dev e quiseres mudar para Web, basta começares como Junior Web Dev. A empresa que te contratar até fica a ganhar pois em comparação com outros Juniores tens experiência que ganhaste na primeira área.
 
Concordo, mas a questão aqui é que é igual, vou ficar 2 anos de qualquer das formas porque tenho o 1o semestre atolado de cadeiras de 2o e 3o que nao me deram equivalencia. Mas basicamente estou a fazer coisas ou repetidas ou sem o mínimo interesse. E no ISEP iria aprender muito mais em relação á pratica que é o que interessa. Hoje em dia há assim um beneficio tão grande em acabar o mestrado na FEUP em relação ao ISEP?

Se o tempo que demoras é o mesmo, podes mudar. A FEUP tem mais nome que o ISEP, mas isso tb só interessa para o primeiro emprego..
 
Porquê? Se estiveres 5 anos como Mobile dev e quiseres mudar para Web, basta começares como Junior Web Dev. A empresa que te contratar até fica a ganhar pois em comparação com outros Juniores tens experiência que ganhaste na primeira área.

E quanto é que custa passar de Senior para Junior outra vez? Claro que podes sempre começar do zero, mas mudar a meio tem sempre um custo, muitas vezes alto, associado.
 
Porquê? Se estiveres 5 anos como Mobile dev e quiseres mudar para Web, basta começares como Junior Web Dev. A empresa que te contratar até fica a ganhar pois em comparação com outros Juniores tens experiência que ganhaste na primeira área.
em Portugal e que nao vale apena ir novamente para junior por causa do valor, mas no uk ou outro locais ja es capaz de estar a ganhar bem mais...
Mas isso e nessas areas que consegues aprender alguma coisa, imagina SAP, ou outras areas...
Olha que nao e facil andar a estudar outras coisas depois de 8 horas de trabalho, eu quando era junior tambem conseguia fazer umas coisas em casa, agora 8h ja chega :)
mas as vezes la surgem umas oportunidades...
 
E quanto é que custa passar de Senior para Junior outra vez? Claro que podes sempre começar do zero, mas mudar a meio tem sempre um custo, muitas vezes alto, associado.

em Portugal e que nao vale apena ir novamente para junior por causa do valor, mas no uk ou outro locais ja es capaz de estar a ganhar bem mais...
Mas isso e nessas areas que consegues aprender alguma coisa, imagina SAP, ou outras areas...
Olha que nao e facil andar a estudar outras coisas depois de 8 horas de trabalho, eu quando era junior tambem conseguia fazer umas coisas em casa, agora 8h ja chega :)
mas as vezes la surgem umas oportunidades...

Obviamente vais ganhar menos ao mudar depois de uns anos, isso está subentendido. O que estava em causa era a facilidade. É fácil, agora se vale a pena ou não, fica ao critério de cada um.
 
em portugal se fizer um contrato novo (empresa 1) e entretanto uma outra empresa (empresa 2) em que eu queria entrar, arranja-me a oportunidade para ir la trabalhar... se quiser rescindir com a empresa 1 quantos dias tenho que dar?

Por exemplo, estou a 2 semanas na empresa 1... e quero ir para a empresa 2, quantos dias tenho que dar de casa?
 
Back
Topo