Engenharia Informática

Boas, alguém que tenha frequentado o ISEP tem boas recomendações do mestrado ?

Acabei por não me inscrever para a primeira fase pois fiquei dividido entre os ramos de Engenharia de Software ou Sistemas Computacionais, e como ainda me falta apresentar um relatorio para ter o certificado de licenciatura, decidi deixar para a segunda fase. Para mim terá que ser sempre pos-laboral por isso a alternativa será o IPCA, em Barcelos.

Cumprimentos
 
A licenciatura no IPCA é porreira mas o mestrado não tenho ouvido falar muito bem... Mesmo por parte dos profs que o leccionam.
Sei que eles estavam a tentar uma reestruturação, mas não sei se entra em vigor já o próximo ano.
 
Estive a ver os direitos de trabalhador-estudante no trabalho e existem coisas como:
- Se trabalhar mais de 38h por semana tenho direito a faltar 6h por semana para ir às aulas (sendo essas 6h pagas)
- Quando tenho exames tenho direito ao dia do exame e ao dia imediatamente anterior ao exame (máx de 4 dias por disciplina)

Como são as empresas relativamente a isto?
Há problemas devido a ser uma consultora e estar a trabalhar no cliente?

[não sei se existe tópico melhor para colocar isto]
 
Estive a ver os direitos de trabalhador-estudante no trabalho e existem coisas como:
- Se trabalhar mais de 38h por semana tenho direito a faltar 6h por semana para ir às aulas (sendo essas 6h pagas)
- Quando tenho exames tenho direito ao dia do exame e ao dia imediatamente anterior ao exame (máx de 4 dias por disciplina)

Como são as empresas relativamente a isto?
Há problemas devido a ser uma consultora e estar a trabalhar no cliente?

[não sei se existe tópico melhor para colocar isto]
Os 2 dias por exame normalmente dão, agora as 6 h pagas divido muito que deiam. Se te deixarem sair mais cedo vais ter que compensar nos outros dias ou ao almoço
 
Vamos a ver uma coisa: se está no código geral do trabalho tem que ser cumprido. O que pode acontecer é uma não renovação do contrato por algum motivo.

Temos que ser razoáveis se queremos que sejam razoáveis connosco. Se por um lado a nossa formação afecta directamente a nossa competência e reforça a empresa (sendo por isso do interesse do nosso patrão que nós estudemos), a formação é nossa e não da empresa. O conhecimento é nosso e não da empresa.

Portanto temos que dar com uma mão para podermos estender a outra.

Eu enquanto fui trabalhador estudante, NUNCA gozei dessa coisa do faltar 6hrs por semana. RARAMENTE tirei os dois dias para o exame e apenas OCASIONALMENTE o dia do exame sse o mesmo fosse em horário laboral (no ISEL muitos são após as 18h30).

Por outro lado, sempre que precisei de sair mais cedo por causa de aulas, trabalhos ou motivos pessoais, o meu empregador nunca me colocou nenhum entrave.

Resumindo: temos que ser razoáveis e ponderados.
 
Boas pessoal! Ouvi dizer que a licenciatura em Engenharia Informática do ISCTE não é reconhecida pela ordem dos engenheiros, sendo necessário fazer o mestrado para receber a certificação. Alguém pode me confirmar? E já agora, para que ser serve a acreditação da Ordem dos Engenheiros?

E qual é a área mais bem paga da informática: redes, programação, consultoria ou outros?
 
Última edição:
[QUOTE="Dario99, post: 14740249, member: 261472]

E qual é a área mais bem paga da informática: redes, programação, consultoria ou outros?[/QUOTE]

Malta ainda estou no primeiro ano de Engenharia de sistemas informáticos, mas tenho oportunidade de mudar de área na empresa onde estou mais precisamente para área de redes e suporte.

Acham que é um boa área para me especializar ou nao tem tanta saída como alguém que desenvolva software?
 
Estive a ver os direitos de trabalhador-estudante no trabalho e existem coisas como:
- Se trabalhar mais de 38h por semana tenho direito a faltar 6h por semana para ir às aulas (sendo essas 6h pagas)
- Quando tenho exames tenho direito ao dia do exame e ao dia imediatamente anterior ao exame (máx de 4 dias por disciplina)

Como são as empresas relativamente a isto?
Há problemas devido a ser uma consultora e estar a trabalhar no cliente?

[não sei se existe tópico melhor para colocar isto]

Vou começar a estudar agora, e vou também apelar ao estatuto de trabalhador-estudante. Já falei aqui na empresa, e deram o OK às 6h semanais. Claro que acredito que foi simplesmente por estar no Código do Trabalho, mas também pela boa fé mostrada pela parte deles, vou tentar não gozar em demasia destas horas.
Aqui foram porreiros, visto que vou estudar em horário diurno.
 
Boas

Sou licenciado em Engenharia Informática e trabalho à mais de 1 ano. Este ano estou a pensar iniciar o mestrado em regime pós-laboral.
Trabalhar das 9h às 18h e depois ir para as aulas. Irei tirar o mestrado no ISEP.

Acham que vale a pena?
Não sei se vou conseguir, já chego ao fim do dia cansado e ir para as aulas depois do trabalho...

Tenho lido neste forum e noutras comunidades que quando o pessoal emigra a evolução é muito mais rápida.
Eu estou um pouco desiludido com o estado actual da minha carreira. Desde Janeiro que o meu trabalho é fazer copy-paste e adaptar código e vai ser a maior parte do tempo que estiver aqui.

A minha candidatura já foi aceite...mas estou com algum receio..

Alguém numa situação idêntica?
 
Profissionalmente ter o Mestrado ou não é igual... Na empresa onde trabalhas o pessoal que tem Mestrado é tratado de forma diferente dos que têm apenas Licenciatura ou até mesmo o 12º ano? Calculo que não ou então é uma empresa especial em Portugal...
Tirar Mestrado é uma questão de brio pessoal. A tua carreira muito provavelmente não irá ser afetada em nada pelo Mestrado. Se estás insatisfeito o que tens de fazer é mudar de trabalho ou de empresa. Na minha opinião claro
 
Profissionalmente ter o Mestrado ou não é igual... Na empresa onde trabalhas o pessoal que tem Mestrado é tratado de forma diferente dos que têm apenas Licenciatura ou até mesmo o 12º ano? Calculo que não ou então é uma empresa especial em Portugal...
Tirar Mestrado é uma questão de brio pessoal. A tua carreira muito provavelmente não irá ser afetada em nada pelo Mestrado. Se estás insatisfeito o que tens de fazer é mudar de trabalho ou de empresa. Na minha opinião claro

Na minha opinião, irá ser algo com que vou "pegar" para pedir um aumento. Se me esforcei fora de horas, além de mérito pessoal, tenho mais valor, mais conhecimento, mais experiência. Se não estiverem interessados, ou se não valorizarem, há mais mercado.
 
Na minha opinião, irá ser algo com que vou "pegar" para pedir um aumento. Se me esforcei fora de horas, além de mérito pessoal, tenho mais valor, mais conhecimento, mais experiência. Se não estiverem interessados, ou se não valorizarem, há mais mercado.

Será que é muito diferente um Developer com 2 anos de experiência em .NET com uma licenciatura vs um com mestrado?
 
Depende de como se negoceia. Na empresa onde eu trabalho há pessoal com o 12º a ganhar mais 150€ do que eu (que tenho Mestrado) porque negociaram melhor com a consultora do que eu quando passei a interno
 
Será que é muito diferente um Developer com 2 anos de experiência em .NET com uma licenciatura vs um com mestrado?
Vendo o plano curricular de um mestrado decente , sim é. Pelo menos no meu caso , além de desenvolver em .NET tive cadeiras de testes, gestão de projeto, complexidade algorítmica etc.. são conceitos mais avançados que na licenciatura e que fazem diferença no dia a dia. Não sou mais que ninguém, mas destaco me
 
[QUOTE="Dario99, post: 14740249, member: 261472]

E qual é a área mais bem paga da informática: redes, programação, consultoria ou outros?

Malta ainda estou no primeiro ano de Engenharia de sistemas informáticos, mas tenho oportunidade de mudar de área na empresa onde estou mais precisamente para área de redes e suporte.

Acham que é um boa área para me especializar ou nao tem tanta saída como alguém que desenvolva software?[/QUOTE]
Ninguém me consegue responde a isto?
 
Boas pessoal, este post pode ser "enorme" mas estou mesmo a precisar de ajuda e qualquer uma é bem-vinda.
Como sabem as candidaturas estão aí à porta e os resultados dos exames da 1a fase já sairam e os exames não correram como esperei.

Tenho média de secundário de 13, posso usar prova de ingresso FQ e MAT A (no entanto tive 10 valores às duas...) o que faz com que a minha média de candidatura desça um bom bocado (dependendo da fórmula de candidatura).

A minha opção mais favorável é o curso de Engenharia de Desenvolvimento de Jogos Digitais no IPCA, o problema é que eu queria ir para Engenharia Informática e não ficar apenas com os conhecimentos no mundo dos jogos (corrigam-me se estou errado) e também disseram-me que este ano o curso não correu lá muito bem o que me deixou um bocado preocupado.

Também estou a pensar em candidatar-me em Engenharia Informática no ESTG do IPP em Felgueiras mas nunca ouvi falar do curso, ambiente, forma como é abordado o ensino, professores, etc...

Ou então tento fazer a 2a fase a Matematica A (não estudei na primeira fase porque necessitava de passar a FQ para ter a disciplina completa) e pode ser que até tenha a sorte de ter uma nota razoável (pelo menos 15) mas para a minha média ser algo de razoável teria de tirar entre 18/20 no exame o que é quase missão impossível mas vou tentar.

Como é que as universidades/institutos fazem a seleção dos alunos? Eles colocam por ordem decrescente as médias de candidatura das mais altas para as mais baixas? E selecionam conforme as vagas? E se houver dois alunos com a mesma média para a última vaga? Eles vão selecionar qual aluno?

Gostaria IMENSO de ir para a UMINHO mas a média aumentou imenso e muito provavelmente não vão baixar quase 2/3 valores

Se não poder entrar em Engenharia Informática, terei de optar por cursos que talvez sejam semelhantes. Eu estive a observar alguns e não sei bem a diferença entre eles:
- Engenharia Eletrotécnica e de Computadores;
- Engenharia de Telecomunicações e Informática;
- Engenharia de Sistemas Informáticos;

Resumindo, gostaria que alguém me podesse indicar algumas faculdades para me poder candidatar e onde tenho ou ainda poderei ter algumas hipóteses.

Agradeço desde já se perdeste imenso tempo a ler este post
 
Malta ainda estou no primeiro ano de Engenharia de sistemas informáticos, mas tenho oportunidade de mudar de área na empresa onde estou mais precisamente para área de redes e suporte.

Acham que é um boa área para me especializar ou nao tem tanta saída como alguém que desenvolva software?
Ninguém me consegue responde a isto?[/QUOTE]
"Acham que é um boa área para me especializar ou nao tem tanta saída como alguém que desenvolva software?"
Tens que ter uma coisa em mente, a Cloud esta a mudar todo o sector empresarial nas empresas. Na minha "visao" é uma profissão que estao em queda livre, ira passar a ser um pequeno nicho. Por exemplo os bancos tem as infraestruturas controladas por entidades externas, como por exemplo a IBM.

Ou seja, se quiseres ir para redes força!! mas tens que gostar muito e ser muito BOM muita formação, muito certificado. etc etc
 
Back
Topo