Engenharia Informática

Boas,
Acabei agora o 12º e chegou o momento da candidatura ao ensino superior. Tenho já uma ideia muito sólida das minhas opções e agora que já sei exatamente as minhas notas queria tirar as minhas últimas dúvidas.
Acabei o secundário com média de 153 (Ex matemática A - 138/Ex FQ- 122) e estava a pensar em pôr em primeira opção Eng de telecomunicações e informática no ISCTE.
Estou a pensar neste curso pois os meus interesses estão virados tanto para Hardware como para Software e não conheço nenhum curso que envolva ambos os ramos melhor do que este . Estou certo? Alguma sugestão ?
Outra das minhas dúvidas é a faculdade, sei que o ISCTE é reconhecido na área da economia e gestão mas quanto às engenharias não sei se tem reconhecimento ou um curso de qualidade. O que é que acham ?
Sei que também existe o curso no técnico mas tenho um bocado de medo
clear.png

Cumps
 
Boas!
Fiz o secundário com o principal intuito de ingressar em Engenharia Informática no ensino superior. Visto que sou aqui do Porto ou queria entrar ou no ISEP ou na Feup.
Acabei o secundário com uma média interna boa (~18) porém o exame de matemática e de fq prejudicaram-me imenso na média.
Tou neste momento com média de 16.7 na Feup e cerca de 16.6 no isep.
A situação é seguinte: eu esforcei-me imenso para entrar na FEUP no curso d Engenharia Inf mas dado que a média é de 17.6 já sei que vai ser impossivel.. então encontro-me na duvida:
Ingressar no curso de Engenharia Informática no ISEP ou entrar em Engenharia eletrotécnica na FEUP e passado um ano tentar a transferência para o meu desejo.


Faço este post com o intuito de esclarecer umas dúvidas com pessoas que talvez o consigam fazer:
Acham que devo mesmo optar pelo ISEP ou "sacrificar"(talvez nem o refira com um sacrificio visto que há bastantes cadeiras em comum) um ano em Eletrotécnica e depois tentar a transferência? O unico medo que eu tenho desta segunda opção é as cadeiras que se deixa para trás ou a dificuldade da adaptação.

PS: Se houver alguem que ja fez a transferência na FEUP talvez pudesse dar o seu testemunho

Obrigado desde já! Cumprimentos
 
Se não estou em erro referes-te a mudança de curso e não transferência, isso é de uma faculdade para a outra.
Eu fiz exatamente isso na FEUP, entrei em electro e passado 2 anos mudei para informática, na altura havia 15 vagas para esse contingente.
Isto em 2007, quando a média de electro e informática era 13 lol, outros tempos.

Se pensares ir por esta via, confirma os critérios de seriação, mas à partida se fosse a ti tentaria fazer o máximo de cadeiras com a melhor nota possível, isso vai-te dar vantagem.
E há muitas cadeiras relevantes de programação no primeiro ano que são semelhantes nos dois cursos, por isso não perdes assim tanto.

Daquilo que ouço e vejo do ISEP, não fazias pior em tentar a opção da FEUP.
 
tiraste ciências e agora queres ir para um curso técnico de telecomunicações e informática sem bases nenhumas de trás, e com uma média dessas a matemática, isso vai ser complicado, vais ter que te aplicar forte e feio e mesmo assim sem bases de trás pois devias ter tirado curso de informática estavas agora mais á vontade, já para não falar que a matemática nestas áreas são fundamentais...

acho que vais á senhora da asneira devias ponderar um curso mais virado para as ciências, e não para um técnico...
 
tiraste ciências e agora queres ir para um curso técnico de telecomunicações e informática sem bases nenhumas de trás, e com uma média dessas a matemática, isso vai ser complicado, vais ter que te aplicar forte e feio e mesmo assim sem bases de trás pois devias ter tirado curso de informática estavas agora mais á vontade, já para não falar que a matemática nestas áreas são fundamentais...

acho que vais á senhora da asneira devias ponderar um curso mais virado para as ciências, e não para um técnico...
Hoje em dia quando dizemos que "somos de ciências" é ciências e tecnologias devia ter referido, eu tive matemática durante 3 anos e fisica e quimica durante 2 ... Peço desculpa a confusão
 
Hoje em dia quando dizemos que "somos de ciências" é ciências e tecnologias devia ter referido, eu tive matemática durante 3 anos e fisica e quimica durante 2 ... Peço desculpa a confusão

e a parte das tecnologias no curso envolvia disciplinas teóricas e praticas do que pretendes seguir, ou foi algo só de passagem???
 
e a parte das tecnologias no curso envolvia disciplinas teóricas e praticas do que pretendes seguir, ou foi algo só de passagem???
Envolveu alguma teórica, no entanto, este curso superior é principalmente para quem sai do agrupamento de ciências e tecnologias ... As bases obviamente que ajudam mas a situação mais comum é acederem ao ensino superior com as mesmas bases que eu
 
Envolveu alguma teórica, no entanto, este curso superior é principalmente para quem sai do agrupamento de ciências e tecnologias ... As bases obviamente que ajudam mas a situação mais comum é acederem ao ensino superior com as mesmas bases que eu

pois mas vais em desvantagem na pratica face aos que vem de cursos tecnológicos dedicados, pois teoria não é tudo, a pratica ajuda e muito a interpretar a teoria, dai quem vem de áreas técnicas para o superior vai muito melhor preparado que tu...

mas pronto seja como for tu é que tens de ver depois se estás á altura, pois o secundário é uma coisa a universidade é outra liga já muito diferente, ou tens pedalada ou não, isso só vais saber quando já entrares e veres como são as coisas...

para já tens de concorrer e logo vês , não podes ir a medo, se não ficas logo arrumado, não podes ter indecisões, isso já era algo que devias ter interiorizado na cabeça...

o ISCTE de facto como economia é bastante reconhecido, quanto a áreas tecnológicas não faço a mínima ideia, tens de ir saber isso tu melhor, e procurar outras alternativas mesmo que fiquem longe de casa...
 
Eu andei em ciências e tecnologias no secundário e fui para engenharia electrotécnica. Muitos que andaram comigo andaram em cursos tecnológicos e a muitos deles não lhes valeu de nada. Eu acabei o curso em 5 anos (mestrado integrado, acabei no ano passado e entrei em 2011), pessoal com esses cursos acabou em 6 (ficaram mais um ano). Até digo mais, dos alunos mais brilhantes que vi e que estudou comigo, andou no secundário em curso de ciências tecnologias e tirava notas na faculdade de cair os olhinhos.

Isto para dizer que isso não vale de muito e vai da vontade de aprender da pessoa. Que pode ajudar? Claro que pode. Que é fulcral? Longe disso. Fulcral é ter as bases de matemática e fisico quimica. As coisas que tens de aprender, vais aprender nas aulas, não te preocupes!

Se gostas tanto de hardware e software juntos, vai para electrotécnica. Tens muita programação, como também dás muito de circuitos electrónicos entre outras coisas. Na FEUP, que foi onde eu andei, tu escolhias depois o ramo e um deles era Telecomunicações (eu segui Automação).
 
Bom dia,
Vou-me candidatar este ano ao ensino superior estive a ver os vários locais para onde me posso candidatar e pensei no Politécnico de Viana do Castelo, Politécnico de Coimbra e Universidade Beira Interior para as 3 primeiras opções sendo este último a 3ºopção.
Onde estou mais indeciso é mesmo entre as primeiras duas qual colocar em 1ºlugar (Viana ou Coimbra). Na vossa opinião qual o melhor local para estudar ISEC ou ESTG IPVC? Acham que por ser do Norte deveria entrar antes em Viana por uma questão de facilidade de arranjar emprego perto de casa após a conclusão da licenciatura? Se alguém tiver opinião sobre estes 2 locais que me ajude sff;)
 
Não conhecendo nem um sitio nem outro, escolhia aquele que tem mais reputação, ISEC, não querendo com isto dizer que o IPVC não seria uma escolhia igualmente válida.
 
Não conhecendo nem um sitio nem outro, escolhia aquele que tem mais reputação, ISEC, não querendo com isto dizer que o IPVC não seria uma escolhia igualmente válida.

Achas que uma vez que sou do norte seria melhor entrar em Viana para arranjar emprego no norte uma vez que empresas do norte devem recrutar mais licenciados que tiram a licenciatura no norte ou isso é igual tirar em viana ou Coimbra?
 
Do meu ponto de vista não há grande relação.
Não quer dizer que não existam parcerias das empresas locais com as Universidades e Politécnicos da zona.
 
Qual dos dois é o melhor instituto para tirar o curso superior de engenharia informática, IPVC ESTG (Viana do Castelo) ou IPC ISEC (Coimbra).
É uma dúvida que já tenho à alguns dias e preciso urgentemente de esclarecer..
Já agora.. O facto de tirar uma licenciatura no norte é mais fácil de arranjar emprego no norte do país do que se tirar uma licenciatura no centro ou sul?
Obrigado desde já..
 
Back
Topo