Engenharia Informática

Boa noite , eu encontro-me no 3 ano do curso de informática .
Falta muito pouco para terminar e dar mais uma passo em frente , mas o problema é que eu nao sei o que fazer depois da licenciatura !
Gostaria de fazer um mestrado , mas nao sei qual fazer , ou devo começar a procurar logo um emprego ?!
A disciplina que mais domino é programação !
Gostaria de ter a opniao de todos que estiverem dispostos a ajudar e a dar uma "Luz / Dica " ao que devo seguir / fazer !
Obrigado :001::001:

Começa logo à procura de emprego mas não vás para uma empresa manhosa
 
Eu domino " JAVA , PHP , HTML e C "
HTML não é uma linguagem de programação, tal como todas as outras linguagens acabadas em "ML", tal como XML, XAML, QML, etc., em que o "ML" vem de Markup Language.

São usadas geralmente para fazer a parte da interface gráfica, para web é HTML, para o Qt é QML, para Windows (WPF) é o XAML, etc, ou podem ser usadas para agrupar e organizar informação, como por exemplo o XML.

Apesar de muitos considerarem HTML5 como linguagem de programação, na realidade continua a não ser, apenas a parte do Javascript o é.
 
Boa tarde.
Entrei no mestrado em gestão industrial no ISEP e entrei num programa de pôs graduação em informática, também lecionado pelo isep. Este último, é laboral, e implica um primeiro ano de aulas (Metodologias ágeis e interativas de desenvolvimento de software,Sistemas computacionais e redes,Bases de dados,Projetos I,Programação orientada a componentes & SOA,DevOps,Projeto II)
(com as cadeiras essenciais para poder trabalhar) e um segundo ano com estágio remunerado numa de 15 empresas (farfetch, sonae bit, blip, euronext, etc). Este programa implica ainda o pagamento de quase 3k€, que no segundo ano naturalmente se recupera durante o estágio.
A minha dúvida é a seguinte: a minha paixão é a informática, sem duvida que me alicia o facto de poder trabalhar logo daqui a um ano numa grande empresa e queria enveredar por este ramo. Por outro lado, também gosto das cadeiras do mestrado, também tem emprego, e dá-me mais um grau (já sou licenciado).
Alguém que saiba como são os mercados de ambas as áreas, ou se exerce uma delas, pode dar a sua opinião? Ao ter as cadeiras de informática e adquirindo experiência na área facilitará o acesso ao mestrado em informática no futuro (sem ter de tirar a licenciatura em informática antes)? Obrigado desde já.
 
Dúvida:
Um portátil com um i5-7200U da última geração , uma gráfica integrada Intel HD 620 e 8GB DDR4 são suficientes para o curso? De notar que pretendo seguir um caminho mais virado para redes.
 
E agora vai a minha segunda e principal dúvida: entrei em engenharia informática no ISEP, como queria. Tenho 27 anos e já tenho um curso superior (e o curso tecnológico de informática, tirado no secundário), ou seja, como imaginam não quero perder mais tempo da minha vida.

Posso estar seguro que estou a apostar numa área que me trará estabilidade profissional? Boas perspectivas para o futuro?

Com 27 anos, na melhor das hipóteses terminarei o curso com 30 anos. Não será tarde demais?
Alguém com experiência em estudar no período pós laboral? Prós e contras?

Obrigado, desde já, a todas as respostas.
 
E agora vai a minha segunda e principal dúvida: entrei em engenharia informática no ISEP, como queria. Tenho 27 anos e já tenho um curso superior (e o curso tecnológico de informática, tirado no secundário), ou seja, como imaginam não quero perder mais tempo da minha vida.

Posso estar seguro que estou a apostar numa área que me trará estabilidade profissional? Boas perspectivas para o futuro?

Com 27 anos, na melhor das hipóteses terminarei o curso com 30 anos. Não será tarde demais?
Alguém com experiência em estudar no período pós laboral? Prós e contras?

Obrigado, desde já, a todas as respostas.
Vou entrar agora também em Pós laboral e também já tenho um curso superior. Tenho 22 anos por isso não me encontro na mesma situação que tu, mas a meu ver se gostares do que fizeres, te empenhares e fores bom no que faças tem um bom futuro á tua frente.

Não há nada exigente a nível gráfico? Tenho receio por causa gráfica integrada, nem tanto pelo CPU mesmo sendo dual-core.
 
Vou entrar agora também em Pós laboral e também já tenho um curso superior. Tenho 22 anos por isso não me encontro na mesma situação que tu, mas a meu ver se gostares do que fizeres, te empenhares e fores bom no que faças tem um bom futuro á tua frente.


Não há nada exigente a nível gráfico? Tenho receio por causa gráfica integrada, nem tanto pelo CPU mesmo sendo dual-core.

Estudei também no isep, não em informática apesar de ter tido bastante contacto com alunos do curso, mas pelo que vi, o que acontecia durante a licenciatura era que não precisavas de nada muito potente... 6-8gb de ram é suficiente, um i5 desenrasca-se bem... Vi muita gente ainda no final deste ano lectivo a usar pcs com 3-4gb e i3 e safaram-se bem. Notei que usam muito linux. Depende se usares muitas máquinas virtuais, mas durante a licenciatura é tranquilo usar o que tens agora.

E agora vai a minha segunda e principal dúvida: entrei em engenharia informática no ISEP, como queria. Tenho 27 anos e já tenho um curso superior (e o curso tecnológico de informática, tirado no secundário), ou seja, como imaginam não quero perder mais tempo da minha vida.

Posso estar seguro que estou a apostar numa área que me trará estabilidade profissional? Boas perspectivas para o futuro?

Com 27 anos, na melhor das hipóteses terminarei o curso com 30 anos. Não será tarde demais?
Alguém com experiência em estudar no período pós laboral? Prós e contras?

Obrigado, desde já, a todas as respostas.
Visto que informática tem uma vertente de programação grande e quando saíres certamente haverá muitos licenciados já com 30 anos, com 7 anos ou mais de experiência, o conselho que te posso dar é estuda muito e empenha-te bastante. Fica atento ao site do isep, às vezes saem umas bolsas de investigação que te permitem estudar e trabalhar ao mesmo tempo e podes adquirir experiência.
Estabilidade profissional e bom futuro terás certamente, o que não falta por aí é recrutamento para IT e já há vagas que não são ocupadas por falta de profissionais.
 
Boas , tou no meu 3o ano de engenharia informatica mas ja deixei 2 cadeiras para trás.
O que eu gostaria de saber é se acham que se arranja trabalho na área depois de acabar o 3o ano e assim completar a licenciatura pós laboral.
 
Boas. Eu sou estudante do 11ºano do curso profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e quero prosseguir os meus estudos depois de acabar o 12ºano para engenharia informática, o problema é que eu não tenho matemática A tenho a B. Eu vou ter que estudar matemática A em casa. Eu pergunto se é possível estudar 3 anos de matemática A em 2 anos e em casa sem professor apenas por mim?
E quais são as diferenças para entrar numa universidade privada e universidade publica?
Obrigado.
 
Boas. Eu sou estudante do 11ºano do curso profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e quero prosseguir os meus estudos depois de acabar o 12ºano para engenharia informática, o problema é que eu não tenho matemática A tenho a B. Eu vou ter que estudar matemática A em casa. Eu pergunto se é possível estudar 3 anos de matemática A em 2 anos e em casa sem professor apenas por mim?
E quais são as diferenças para entrar numa universidade privada e universidade publica?
Obrigado.
relativamente a estudares em casa/so, é muito difícil.

Relativamente a universidade privada ou publica uma é pagas as outras "nao" estamos a falar de uma publica custa 3000€ ou seja 1000€ e tal de propinas por ano na privada é por volta de 12.000€ +/- 400€ mes.

As privadas nao precisas de concorrer para entrar na universidade. cada universidade privada tem o seu método.

Relativamente a se é melhor ou pior publico ou privado depende da universidade, e sobre esse assunto tens o forum cheio.
 
Nunca conheci nenhuma faculdade privada com bons cursos de Informática. Aliás cheguei a entrevistar 1 aluno finalista da Lusófona e não sabia a diferença entre um GET e um POST, isto diz muito da instituição.

Posso estar a generalizar mas nunca ouvi ninguém dizer bem dos cursos de Informática das privas... My personal opinion!
 
Nunca conheci nenhuma faculdade privada com bons cursos de Informática. Aliás cheguei a entrevistar 1 aluno finalista da Lusófona e não sabia a diferença entre um GET e um POST, isto diz muito da instituição.

Posso estar a generalizar mas nunca ouvi ninguém dizer bem dos cursos de Informática das privas... My personal opinion!

Isso parece me um pouco extremo demais, dizer que alguem é bom ou não, ou mesmo uma instituição é boa ou má por uma pergunta da diferença entre um GET e um POST, just my opinion

Edit: A minha opinião é a seguinte, um aluno de um publica acaba por ter de ser mais desenrascado, pois como o numero de alunos é muito superior ou se desenrasca ou então muitas vezes fica sem saber/tirar a duvida, coisa que na privada acaba por ser diferente, como é um numero reduzido de alunos tens muito mais possibilidade de tirar duvidas, sem ter de ser por ti próprio, mas acredito que saem otimos alunos/profissionais tanto de publica como privada, depende do aluno se estuda e se empenha ou não, porque até conheço casos de professores a darem aulas em privadas e publicas (logo o problema não estará ai).
 
Última edição:
Back
Topo